A diferença entre Cuidar bem Vs Exageros Vs Maus Tratos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo out 21, 2012 10:29 am

Um cão não sabe cuidar dele próprio. Sabe procurar comida e resguardar-se do frio e da chuva.
Mas não sabe ir ao vet ou meter uma coleira das pulgas.

Não suporto ver tratar animais como se fossem crianças, coisa muito comum em pessoas que transferem para animais o desejo de filhos.

Nem sequer percebem do que é um cão ou gato. Enchem de roupas ridículas (os animais não gostam disso), estão constantemente com eles ao colo, geralmente são animais intolerantes e mal educados e obesos.

Cães à corrente: não estou a ver como é que um animal à corrente pode ser equilibrado e bem tratado. Não é. A pessoa pode calar a sua consciência alegando a alimentação, cuidados veterinários, etc.

Se não pode garantir a segurança de um cão sem ser acorrentado a solução é simples: não ter animais.
Peixinhu
Membro
Registado: sábado nov 13, 2010 3:39 pm

domingo out 21, 2012 10:50 am

Bem, em relação aos cães acorrentados ou livres tenho duas experiencias que vou partilhar.

Já trabalhei num local, um armazem, em que junto dos nós trabalhadores andava um Rot e tres Boxers, sempre foi tudo tranquilo pois eles já não nos conheciam e os clientes não entravam no armazem. A unica vez que foram ao local em que entravam os clientes o Rot atacou o cliente. O cliente estava a discutir contra um dos patrões.

Já trabalhei noutro local em que o acesso ao mesmo era ao exterior e nesse espaço existia um cão de porte medio, um rafeiro suponho eu...como havia clientes que tinham medo de cães e como tinhamos medo que ele ao querer brincadeira pode se colocar algum cliente ao chão(havia uma rampa de acesso e alguns clientes eram idosos) o cão encontrava-se acorrentado a um cabo onde ele podia circular mas que não tinha corrente suficiente para chegar aos clientes.

Os cães do armazem apenas eram alimentados e levados ao vet quando necessario...eram cães de guarda...tinham um espaço exterior grande onde podiam circular livremente mais o espaço do armazem que tambem era grande.

O outro cão era alimentado, era levado ao vet, era escovado 3 vezes por semana mais ou menos, iamos passear com ele umas 3 vezes por semana tambem, banho pai de 2 em 2 meses...

Maus tratos?
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo out 21, 2012 11:35 am

Sim, maus tratos nos dois casos. Se bem que no 1º. caso o rott ter atacado ... ele não atacou, ele defendeu o dono.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Peixinhu
Membro
Registado: sábado nov 13, 2010 3:39 pm

domingo out 21, 2012 11:41 am

Não concordo na parte dos maus tratos. Sim, ele defendeu o dono.

Acho que os primeiro eram mal tratados pois apenas faziamos o minimo para a sua sobrevivencia.

No segundo não acho que fosse mal tratado. Estava preso mas podia mesmo assim passear ao longo de todo o cabo. Era alimentado com uma boa ração, era bem tratado, ensinava mos truques, brincavamos com ele, etc.
Não o faziamos diariamente de uma forma religiosa mas faziamos. Esqueci me de dizer que apenas estava preso durante o horario de trabalho, o restante tempo passava solto tal como nos fins de semana.

Numa analise mais generalista, sabendo do perigo de generalizar, podemos dier que todos os cães que estão em armazens, fabricas, stands ou ate mesmo em casas em que o principal motivo é serem cães de guarda, são mal tratados?!
kittten
Membro Veterano

domingo out 21, 2012 11:48 am

Não considero que nenhum animal preso pelo pescoço esteja bem. Os maus tratos não são só bater ou não alimentar. Um animal preso pelo pescoço tenta sempre chegar perto de alguém que acabou de entrar, seja para agredir seja para fazer festas.
Todos nós já assistimos a cães a puxar desenfreadamente a corrente onde estão presos e além do mais quando falamos em algumas horas com corrente, não são algumas horas, são muitas horas.

Por acaso ainda não entendi certos critérios. Se o cão estiver 8/horas dia, dentro dum apartamento onde pode circular à vontade cai o carmo e a trindade, neste caso, como são "só algumas horas", mais de 8 certamente não faz mal nenhum.

Editei porque não tinha lido o ultimo parágrafo.
Generalizando, sim, todos os animais que são relegados para o fundo do quintal, sem terem contacto com os donos senão o estritamente necessário, estejam eles soltos ou presos, são maltratados.
Última edição por kittten em domingo out 21, 2012 11:51 am, editado 1 vez no total.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

domingo out 21, 2012 11:51 am

kittten Escreveu:Sim, maus tratos nos dois casos. Se bem que no 1º. caso o rott ter atacado ... ele não atacou, ele defendeu o dono.
Fez o que tinha de fazer... :lol:
sasquatch Escreveu:Nem sequer percebem do que é um cão ou gato. Enchem de roupas ridículas (os animais não gostam disso), estão constantemente com eles ao colo, geralmente são animais intolerantes e mal educados e obesos.
Eu concordo em muitos aspectos, mas neste não. Há raças de cães que pelas características deles, precisam mesmo de um agasalho. Eles tremem por todo lado, e ficam inactivos...e gostam mesmo dos agasalhos. Depois o gosto depende. Há pessoas que usam roupas que nem aquecem nada o cão, nem percebo, eles continuam a tremer.

Aqui sempre que me calhou um mariconço desses, cortava as pernas de umas calças de algodão ou de lã , dois buracos e já estava. E garanto que não sou nada de humanizar cães.
Última edição por margoustink em domingo out 21, 2012 11:53 am, editado 2 vezes no total.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo out 21, 2012 11:52 am

é a esse tipo de cao acorrentado que me refiro. E não, não é meu.
kittten
Membro Veterano

domingo out 21, 2012 11:59 am

margoustink Escreveu:
kittten Escreveu:Sim, maus tratos nos dois casos. Se bem que no 1º. caso o rott ter atacado ... ele não atacou, ele defendeu o dono.
Fez o que tinha de fazer... :lol:
sasquatch Escreveu:Nem sequer percebem do que é um cão ou gato. Enchem de roupas ridículas (os animais não gostam disso), estão constantemente com eles ao colo, geralmente são animais intolerantes e mal educados e obesos.
Eu concordo em muitos aspectos, mas neste não. Há raças de cães que pelas características deles, precisam mesmo de um agasalho. Eles tremem por todo lado, e ficam inactivos...e gostam mesmo dos agasalhos. Depois o gosto depende. Há pessoas que usam roupas que nem aquecem nada o cão, nem percebo, eles continuam a tremer.

Aqui sempre que me calhou um mariconço desses, cortava as pernas de umas calças de algodão ou de lã , dois buracos e já estava. E garanto que não sou nada de humanizar cães.
Eu tenho uma cadela que tem obrigatoriamente que andar vestida no inverno, tem muito pouco pelo e não tem subpelo, tem frio tal como acontece à maior parte dos galgos e algumas outras raças de pelo curto e sem subpelo.
Se me perguntam se eu gosto, não gosto. Se ela gosta? adora, assim que vê o agasalho salta imediatamente para cima duma cadeira ou do sofá para eu lho colocar.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
kittten
Membro Veterano

domingo out 21, 2012 12:01 pm

Em relação ao tratar os animais como filhos, pois, eu não o faço, acho irritante quem o faz, mas até compreendo. Em norma são pessoas que vivem sozinhas e que transferem para o animal o amor e os cuidados que teriam com um ser humano.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

domingo out 21, 2012 12:08 pm

Nestes casos, não lhes vestir nada era tratar mal...
Não podem ser radicais.

Hoje vi um champoo e um creme para cão, que até era caro; mas a cadelita lá de casa precisa, facilita imenso a manutenção do pêlo dela. As pessoas que estavam ao meu lado criticaram baixinho que era capaz de gastar tanto dinheiro por um cão e para uma criança não o fazia.

Há assim situações assim rídiculas. A uma criança ainda fazia mais.
danniela
Membro
Registado: sábado out 20, 2012 11:00 pm

domingo out 21, 2012 12:11 pm

Tenho neste momento 4 cães e 3 cadelas. Todos rafeiros. Uns vieram da rua outros do canil municipal. Uns são de raça grande, outros médios e outros pequenos. Todos se dão bastante bem.
A minha preocupação com eles é saber se eles estão felizes. eles estão na minha vida não para me fazerem felizes mas sim o contrário. E não raras vezes olho para eles e pergunto: Serã que são felizes ?
Para mim é este o meu grande desafio...fazer os meus cães felizes.
kittten
Membro Veterano

domingo out 21, 2012 1:17 pm

Não estão na sua vida para a fazer feliz? Então são o quê uma obrigação?

Eu quero que as minhas cadelas sejam felizes, mas não as tenho/comprei por esse facto, comprei-as/tenho-as para meu prazer que adoro cães.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

domingo out 21, 2012 2:21 pm

não vejo mal algum os caes andarem ao colo...o meu gosta de pedir colo,e fica todo satisfeito com isso...nao passo o dia todo com ele ao colo como é obvio mas qdo ele pede....sim dou colinho... :)
Roupa...nao acho mal...há animais que apreciam bastante, e se nao faz mau a saude,qual é a crise?... :|
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

domingo out 21, 2012 2:37 pm

Na minha opinião, acho que é mau trato se pusermos o bem estar e a satisfação de necessidades físicas (saúde, comida, água, temperatura, entre outros) e mentais em causa.
Quanto às correntes, acho que não é assim tão mau, desde que haja espaço suficiente e confortável, comida e água, e o cão não estiver exposto aos elementos, e ter cuidados de saúde e também socialização suficiente. Mas talvez ver um cão acorrentado é muito aversivo para algumas pessoas porque geralmente os cães acorrentados que vemos estão em condições lamentáveis. Mas já vi cães acorrentados em boas condições, e acho que seria pior cães soltos em quintais mas que mal são passeados e socializados e que têm o quintal cheio de cocós.

Quanto à roupa de cães... Acho que alguns ficam giros, e até gosto. :D Não acho isso exagerado, a não ser que o dono gasta mesmo mais dinheiro que pode ou para com os seus filhos. E desde que na altura da educação seja firme e consistente e que tenha consciência que um cão é um cão.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo out 21, 2012 3:03 pm

Não consigo deixar de me admirar com as desculpas que as pessoas arranjam para tornar aceitável a imagem de um animal preso a uma corrente :roll:
Responder

Voltar para “Cães”