A diferença entre Cuidar bem Vs Exageros Vs Maus Tratos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

domingo out 21, 2012 3:25 pm

sasquatch Escreveu:Não consigo deixar de me admirar com as desculpas que as pessoas arranjam para tornar aceitável a imagem de um animal preso a uma corrente :roll:
Pode explicar, se não se importar, do que é que não concorda no seguinte parágrafo que escrevi?
Quanto às correntes, acho que não é assim tão mau, desde que haja espaço suficiente e confortável, comida e água, e o cão não estiver exposto aos elementos, e ter cuidados de saúde e também socialização suficiente. Mas talvez ver um cão acorrentado é muito aversivo para algumas pessoas porque geralmente os cães acorrentados que vemos estão em condições lamentáveis. Mas já vi cães acorrentados em boas condições, e acho que seria pior cães soltos em quintais mas que mal são passeados e socializados e que têm o quintal cheio de cocós.
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

domingo out 21, 2012 3:31 pm

Sheep vou falar por mim,não suporto ver cães acorrentados.
Se conhecer os donos do animal, tenho uma conversa com eles sobre o mesmo,se não os conhecer...Não posso fazer nada.
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
sheep23
Membro Veterano

domingo out 21, 2012 3:53 pm

nandaalmeida Escreveu:Sheep vou falar por mim,não suporto ver cães acorrentados.
Se conhecer os donos do animal, tenho uma conversa com eles sobre o mesmo,se não os conhecer...Não posso fazer nada.
Compreendo que pode custar a algumas pessoas ver um cão acorrentado, só que de que condições é que estamos a falar? Correntes pesadas e curtinhas e o cão ao frio, calor e chuva? Ou corrente leve e longa e apenas algum tempo, e com condições decentes, que comparando com cães em quintais, a única diferença seja uma corrente leve e longa em vez de muros ou redes?

Eu própria não tenho o meu acorrentado nem preciso, mas às vezes não percebo o porquê de certas pessoas falar de cães acorrentados como se fosse necessariamente algo horrível. Talvez porque geralmente os que vemos estão em condições horríveis, mas generalizar também não está certo.

Por exemplo, vejo uns que pertencem de uma garagem de mecânicos, estes estão acorrentados durante algum tempo à porta da garagem, e de vez enquando, quando os donos estão livres, solta-os para correrem num espaço com relvas em frente da rua, e depois quando estão cansados voltam para os seus lugares. E quando a garagem está fechada, não são acorrentados/deixados lá.
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

domingo out 21, 2012 3:59 pm

sheep23 Escreveu:
nandaalmeida Escreveu:Sheep vou falar por mim,não suporto ver cães acorrentados.
Compreendo que pode custar a algumas pessoas ver um cão acorrentado, só que de que condições é que estamos a falar? Correntes pesadas e curtinhas e o cão ao frio, calor e chuva? Ou corrente leve e longa e apenas algum tempo, e com condições decentes, que comparando com cães em quintais, a única diferença seja uma corrente leve e longa em vez de muros ou redes?

Eu própria não tenho o meu acorrentado nem preciso, mas às vezes não percebo o porquê de certas pessoas falar de cães acorrentados como se fosse necessariamente algo horrível. Talvez porque geralmente os que vemos estão em condições horríveis, mas generalizar também não está certo.

Por exemplo, vejo uns que pertencem de uma garagem de mecânicos, estes estão acorrentados durante algum tempo à porta da garagem, e de vez enquando, quando os donos estão livres, solta-os para correrem num espaço com relvas em frente da rua, e depois quando estão cansados voltam para os seus lugares. E quando a garagem está fechada, não são acorrentados/deixados lá.
Sheep eu não gosto de ver cães acorrentados,seja em que situação for :wink:
Desculpe mas só agora é que reparei que é uma mulher :oops: :oops:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo out 21, 2012 6:16 pm

Ninguém no seu perfeito juizo acorrenta um animal e considera isso boas condições, só porque dá comida e uma casota para dormir.

É uma restrição de espaço e de movimentos particularmente cruel.

Generalizo sim, porque seja em que condições for é terrível. Não há desculpa nem atenuante. Não pode ter um cão solto? Não tem cão. É simples de resolver.
sheep23
Membro Veterano

domingo out 21, 2012 6:58 pm

sasquatch Escreveu:Ninguém no seu perfeito juizo acorrenta um animal e considera isso boas condições, só porque dá comida e uma casota para dormir.

É uma restrição de espaço e de movimentos particularmente cruel.

Generalizo sim, porque seja em que condições for é terrível. Não há desculpa nem atenuante. Não pode ter um cão solto? Não tem cão. É simples de resolver.
Porque é que acorrentar é uma restrição de espaço e movimento particularmente cruel? Qual a grande diferença entre restringir um cão com uma corrente ou com muros/rede, se o resto das condições for igual? Mais uma vez, estou a falar de correntes não pesadas, não estar exposto a elementos, ter espaço amplo, comida e água, e apenas estar restringido por algum tempo, tendo passeios e exercício e socialização.

É fácil criticar algo que ao nosso ponto de vista é cruel. Por exemplo, os positivistas fazem isso todos os dias nos seus forums, generalizam tudo para o mesmo. Para eles é tudo cruel e não querem saber se é diferente entre dizer "não" a um cão ou usar aversivos à old school.

Mas enfim, irão sempre existir pessoas que preferem chamar "cruel" a tudo que não concordam, como se fossem juízes morais. Uma coisa é discordar de forma neutra, outra é discordar lançando julgamentos pelo meio. Pelo menos a nandalmeida expressou a sua opinião de forma sem julgamentos.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo out 21, 2012 8:30 pm

a obrigatoriedade de andar de trela ou açaime tb é uma restrição cruel. O uso de coleiras com identificaçã idem, era o que faziam aos escravos; no entanto, cães e gatos são, legalmente, obrigados a usá-las. Nem toda a gente pode erguer vedações... não estou a defender o uso de correntes, simplesmente não as condeno em determindas situações, da mesma forma que nao defendo os "cães de guarda" - alarmes são mais eficazes, baratos e não são seres vivos - mas não condeno quem os tem (apesar ds desgraçados não poderem defender coisa alguma sob risco de serem condenados à morte... no entanto, se estiverem acorrentados, esta pena já não se aplica). É muito ténue a frnteira entre maus tratos e negligência... também depende do cão em questão, se é mais ou menos independente. Vejam-se os cães de pastoreio, szinhos noos montes guardando o gado; nã se poderá dizer que estão a abandono, por conta própria e a infringir a lei, obriga ao uso de trela ou açaime salvo em actos venatórios?? Estas coisas não são preto no branco...
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo out 21, 2012 8:41 pm

Os cães de gado e pastoreio tem como sabe estatuto especial perante a lei que se reflecte até nas taxas de licenciamento.
E as raças verdadeiramente de gado como o castro laboreiro e o cg transmontano desde bebés passam por um processo de adaptação ao rebanho e são há séculos vocacionados para isso.

Não há duas maneiras diferentes de ver um cão à corrente....não se pode querer ter um cão à viva força se não se tem condições para ele.
Peixinhu
Membro
Registado: sábado nov 13, 2010 3:39 pm

domingo out 21, 2012 8:53 pm

Então se é maus tratos ter o cão acorrentado por certas horas, mesmo dando os passeios diarios, brincadeiras, comida, tudo em ordem no vet, etc....o que será de um cão que vive fechado num apartamento e tem de ficar sozinho enquanto o dono esta a trabalhar? O que será pior? Não existem correntes no apartamento...!
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo out 21, 2012 8:57 pm

Pois, Peixinhu, há imensas correntes que não são de metal, nem seuer são visíveis... nalguns casos, apesar de tudo, prefiro vê-las. :?
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo out 21, 2012 9:08 pm

Peixinhu Escreveu:Então se é maus tratos ter o cão acorrentado por certas horas, mesmo dando os passeios diarios, brincadeiras, comida, tudo em ordem no vet, etc....o que será de um cão que vive fechado num apartamento e tem de ficar sozinho enquanto o dono esta a trabalhar? O que será pior? Não existem correntes no apartamento...!
Huuummm está bem! então e o cão que está à corrente está sempre acompanhado? Ou acha que o cão que está no apartamento não tem comida, brincadeiras diárias, passeios diários (provavelmente mais porque o dono não quer mijas em casa) ? Ah! e coitado do cão de apartamento que não apanha frio, nem chuva, nem calor excessivo ...

Na minha opinião não há desculpas plausíveis para cães à corrente.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Peixinhu
Membro
Registado: sábado nov 13, 2010 3:39 pm

domingo out 21, 2012 9:17 pm

Nos casos que descrevi os cães apenas estavam sozinhos a noite. Acho que nem todos os donos dormem com os cães no quarto..não sei!
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo out 21, 2012 9:24 pm

Pois, mas a maior parte dos cães de apartamento à noite não estão sozinho ainda que não durmam no quarto dos donos.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda out 22, 2012 9:32 am

Peixinhu Escreveu:(...)

Será maus tratos deixar o cão no exterior da casa? Depende, se estiver acorrentado não concordo e considero maus tratos sim, e acho que é preciso fazer o mínimo para o cão se sentir confortável, uma boa casota, abrigos da chuva, mantas para o inverno frio, e deixar um espaço considerável para ele poder correr e andar à vontade, assim sim, e já não acho que sejam maus tratos.
Será maus tratos apenas ir passear o cão um vez por dia? Depende da função e tempo desse passeio, se for apenas por 10min e essa única vez para o cão fazer as necessidades considero que sejam maus tratos, mas se o cão tiver onde fazer as necessidades e esse único passeio diário tenha uma boa duração não considero maus tratos.
Será maus tratos não escovar o cão diariamente? Depende do tipo de pêlo do cão, mas todos necessitam de ser escovados uns com mais frequência que outros.
Será...?

Será exagerado comprar colonias para os cães? Pessoalmente não gosto, pois sei que a nenhum cão é fã de cheiro a perfume e não tem qualquer benefício para a saúde da ele e pêlo, se tivesse era diferente. Mas concordo com a compra de um bom champô, amaciador e spray para pentear o pêlo isto dependendo das necessidades de cada pêlo e pele de cão, e não acho exagerado, para mim são bons tratos.
Será exagerado sentir a necessidade de ir passear o cão 3 vezes por dia? Se puder passear as 3 vezes e durante um tempo considerável acho muito bem que o façam, só faz bem ao cão e ao dono, desde passear a correr e/ou outros exercícios que se possam fazer.
Será exagerado comprar roupas para os cães? Depende das roupas, há roupas que só servem para enfeitar, os vestidinhos e essas coisas, o que eu acho exagerado sim, mas se forem roupas com a função de aquecer o cão e proteger do frio (independentemente das cores e/ou feitios) acho que sim devem ser compradas, isso já são bons tratos.
Será...?

(...)
vdcrafa
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 7:03 pm

segunda out 22, 2012 10:59 am

sasquatch Escreveu:Exagero passear o cão 3 x??? :o
Porquê?

Tenho animais habituados a isso e vão à rua com essa frequência. Tem quem os leve. E não são nada alvo de excessos. Não são escovados todos os dias por acaso, fará mal de 3 em 3 dias?
Bem, eu tambem passeio o meu 3x por dia e por ele e por mim passeava muito mais, mas com o trabalho não da!!
Responder

Voltar para “Cães”