TINHA E FUNGOS - DOENÇA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Marlenee
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: quinta set 20, 2012 3:36 pm

terça out 23, 2012 10:02 am

Bom dia a todos :)

À dias fui dar me como voluntaria para tratar de um gatil na minha zona e alertaram-me para um problema: os gatinhos estão com tinha!

Eu tenho 3 gatas em casa e tenho receio de lhes transmitir alguma coisa tando em contacto com os gatinhos do gatil.

Podem falar-me mais sobre a doença?
Cuidados, tratamentos, se é transmissivel para os humanos...

Obrigado!
Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo!
Sasha9
Membro Veterano
Mensagens: 1386
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

terça out 23, 2012 11:09 am

Bom dia,

Transmissível, sim é! Mas como qualquer fungo trata-se.
Tendo cuidados de higiene penso que não terá grandes problemas.
Aconselho a utilizar luvas quando tratar dos gatinhos e trocar de roupa quando chegar a casa e for ter com os seus, mas provavelmente até já usa estes procedimentos. :wink:
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
LordNagash
Membro Veterano
Mensagens: 628
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

terça out 23, 2012 11:13 am

http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &Itemid=47

Eu aconselho informar-se com o veterinário e com um dermatologista pq é contagioso
Marlenee
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: quinta set 20, 2012 3:36 pm

terça out 23, 2012 3:27 pm

Eu dei-me como voluntaria e o meu primeiro dia foi no sabado, mas como não ia "equipada" para isso, fiquei so a observar.
Daí ter-vos pedido opinião.
Quero ser voluntaria mas ao mesmo tempo nao quero por, nem a minha saude, nem a dos meus animais em risco.
Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo!
Sasha9
Membro Veterano
Mensagens: 1386
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

terça out 23, 2012 3:37 pm

Claro, faz todo o sentido! Luvas, roupa velha para o efeito e cuidados de higiene.:wink:
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça out 23, 2012 11:18 pm

a "tinha" só é contagiosa entre criaturas com o sistema imunitário fragilizado ou comprometido. Já tive gatos tinhosos cá em casa, em convívio uns com os outros e não houve contágios. Os fungos são disseminados por esporos, não há nada que mate os esporos, té sem oxigénio sobrevivem... basta encontrem um meio escuro, quente e húmido ppara poderem desenvolver-se. Há gatos que apanham tinha uma vez na vida e não voltam a ter, outros têm recorrentemente... até o stress desencdedo por uma castração pode provocar "tinha"! ou seja, o fungo está lá, latente e "adormecido" por um sistema imunitário combativo, mas basta uma brecha para.... pluf, manchinhas peladas e redondas! A eles, felizmente, não fa comichão. Por vezes a pele fica hiperpigmentada (e o pelo também :twisted: ) mas passa. Importante mesmo é evitar infecções na pele, as chamadas infecçoes secundárias ou oportunistas, arejar bem os espaços, secá-los e deixar entrar o sol! Esta época do ano é muito boa para o crescimento de fungos, liquenes e bolores, porque ainda não está frio suficiente para lhes inibir o crescimento...

De resto, não se preocupe, o mais provável é não apanhar nada e para evitar contágios, fora os meios habituais de higiene, não há muito a fazer. Não havendo outros problemas, é daquelas coisas que, com tratmento, demoram 2 meses a passar e sem tratamento, demoram 3... não mata! :)
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça out 23, 2012 11:40 pm

tenho de acrescentar que a tinha, ou dermatofitose, é o que menos a deve preocupar em termos de contágios. Mantenha as suas gatas vacinadas e desparasitadas interna e externamente, e atenção às "viroses"... Num gatil é fácil haver propagação de doenças contra as quais nenhuma vacina protege, e nem sempre é preciso contacto directo. Por outro lado as vacinas não oferecem protecçao a 100%, e tratando-se de corizas (herpesvirus, calicivirus...) há muitas estirpes e mesmo as abrangidas pelas vacinas podem desenvolver-se, embora de forma mais atenuada e com menos virulência; mesmo assim, depende de animal para animal. Olhe, eu tenho aqui 3 pequerruchos de 4 meses que já vieram cm os olhos inflamados para cá, já melhoraram, já pioraram, voltaram a melhorar e agora estão outra ve cm os olhitos numa desgraça. Já vamos no 3º colírio e 2º antibiótico, já nem sei quantas sacas de ração pediátrica (com lisina e mais um monte de cenas q supostamennte fortalecem o sistema imunitário)... o melhor tempo foi mesmo em Setembro, com os dias bons q estiveram, puderam andar no pátio o dia todo, a arejar, as janelas sempre abertas de par em par; cm a chegada d outono e a vinda para dentro de casa, lá vieram as remelas e os atchins, ainda nem puderam ser vacinados. :? Estao comigo há 2 meses... sim, procuram donos, mas quem quer gatinhos remelosos? Só lembram aqueles garotos que andam de ranhoca a pingar no nariz durante toda a infância, até que um dia, na adolescência, acordam limpinhos... :roll:

Arranje uma bata, touca, luvas, galochas e certifique-se que não entra em casa com esse arsenal vestido. Mande para a lavandaria, de preferência. Se tiver mesmo de entrar em casa vestida ou calçada, dispa-se e descalce-se no hall, ponha tudo num saco do lado de fora e corra para o duche... :) sim, é árduo, mas é por isso que há sempre vagas para voluntariado! :)
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

terça out 23, 2012 11:45 pm

Só por experiencia.

A minha gata mais nova quando veio cá para casa vinha com Tinha, mas como não era algo muito visivel eu só fui dar conta quando EU fiquei com manchas redondas avermelhadas nos sitios onde ela dormia que era na minha perna ao pé da virilha, era verão e estava calor, logo nunca usava calças de pijama.

Bastou um comprimido, passou a mim e a ela. Mas não chegou a pegar aos da casa porque ela ainda estava de quarentena.
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta out 24, 2012 12:15 am

não contagiou os da casa, não por estar de quarentena - uma vez que a Catarina apanhou e podia ter-lhes transmitido - mas porque os residentes não tiveram quebras imunitárias. De qualquer modo acho estranho, sendo tinha, passar assim com um comprimido, parece mais uma alergia do que um fungo...
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

quarta out 24, 2012 9:13 am

Tomou um comprimido durante 21 dias,1 o teste pelo menos deu positivo.

Além disso como eu tinha as manchas nas pernas, apenas lavava as maos sempre que ia interagir com os outros.
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta out 24, 2012 9:33 am

ah! não tinha percebido, pensei que tinha sido toma única. Eu nem nunca cheguei a dar comprimidos ou banhos antifúngicos aos meus "tinhosos", fazia tratamento tópico para evitar as tais infecções oportunistas, reforçava-lhes o sistema imunitário e pouco mais. Também nunca tive casos graves, é verdade, uma peladita ou outra, nada de mais. E nunca apanhei (mas isso é da ruindade!) :P
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta out 24, 2012 10:02 am

Boas.
Riscos de contágio para com os seus gatos, estando a lidar, em voluntariado, com gatos duma associação, claro que os haverá sempre. Seja Tinha ou qualquer outra doença infectocontagiosa.
A chave da situação é ter o máximo cuidado em desinfectar-se convenientemente. Quando chega a casa, mudar de roupa e de calçado.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta out 24, 2012 2:25 pm

a minha cinderela tb. apareceu com fungos por baixo de um dos olhos. acho que alastrou para cima. está a fazer um tratamento com um líquido. só ontem soube o resultado das análises. começou com comprimidos. nenhum dos outros apanhou.
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta out 24, 2012 4:06 pm

Conheço pessoas que apanharam especialmente com gatos, nota-se muito na cabeça aquelas peladas redondas...

A tinha é um grande aborrecimento, não percebo porque a desvalorizam, nunca apanhei mas os relatos que ouvi, as pessoas não acharam graça nenhuma.
Por alguma razão em certas terras o diabo chama-se "Tinhoso" :?
Joie2
Membro Veterano
Mensagens: 1365
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quarta out 24, 2012 6:06 pm

A filha de um familiar levou para casa uma gata de rua com tinha. Apanhou a família toda e foi uma chatice para se livrarem dela (da tinha).
Responder

Voltar para “Gatos”