Corte de Orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta out 24, 2012 6:12 pm

indigo003 Escreveu:daqueles que reparo, só mesmo um labradoodle que conheci nos primeiros dias aqui estava castrado porque está a ser treinado para cão de assistência. de resto, os que vejo estão todos inteiros!
São mesmo bons...não é milagre das esterilizações/castrações :lol:

Eu não sou contra, que as façam; há casos que deviam mesmo fazer e não o fazem.

E espero que as cadelas que estão na mãe e na avó não me venham a ter problemas relacionados. Eu tenho aqui lido tanto, que fico a pensar no assunto.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quarta out 24, 2012 6:19 pm

para mim, a castração como modo de evitar o aumento do numero de animais de rua, tem todo o sentido.

agora, castrar só por castrar... não me parece. mas há algum tempo pensava de modo diferente sobre este assunto. tb era totalmente a favor das esterelizações e castrações. mas agora penso sempre que há 50% de probabilidades mediante as minhas decisões.

se tiver uma cadela inteira, há 50% de probabilidade de ela vir a ter problemas de saúde relacionados com o sistema reprodutor. mas se a esterelizar, há 50% de probabilidade de a cirurgia correr mal. mesmo que a cirurgia corra bem, há por ex 50% de probabilidade de vir a ter uma cadela incontinente, ou predisposta a um osteossarcoma.

tudo bem pesadinho, prós e contras... tenho as minhas cadelas e cão tudo inteiro! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta out 24, 2012 6:37 pm

A minha filosofia, tem sido: Não lhes faço nenhuma operação que não precisem, também nunca as deixei cruzar. Não tenho contributo algum em ninhadas indesejadas...

Mas uma coisa sempre mandei tirar...são os presunhos.

Para não afastar muito para off tópic.

Em relação às orelhas no Dob principalmente, o efeito dissuasor; ficou um bocado abalado. Não há dúvida que ele faz o trabalho da mesma forma, mas aquele primeiro impacto é diferente.
Ainda assim, acho que ninguém fica indiferente...o cão ficou com o aspecto totalmente diferente. Tem aspectos positivos também.
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quarta out 24, 2012 10:07 pm

indigo003 Escreveu:para mim, a castração como modo de evitar o aumento do numero de animais de rua, tem todo o sentido.

agora, castrar só por castrar... não me parece. mas há algum tempo pensava de modo diferente sobre este assunto. tb era totalmente a favor das esterelizações e castrações. mas agora penso sempre que há 50% de probabilidades mediante as minhas decisões.

se tiver uma cadela inteira, há 50% de probabilidade de ela vir a ter problemas de saúde relacionados com o sistema reprodutor. mas se a esterelizar, há 50% de probabilidade de a cirurgia correr mal. mesmo que a cirurgia corra bem, há por ex 50% de probabilidade de vir a ter uma cadela incontinente, ou predisposta a um osteossarcoma.
Cada vez mais dou por mim a pensar da mesma forma!
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta out 24, 2012 11:11 pm

Os cães de guarda não perdem nada do instinto de defesa por serem esterilizados, perdem apenas o instinto reprodutor que leva entre outras coisa a confrontos com outros machos.

Conheço uma propriedade onde há dois machos, um rott e um fila brasileiro. Eram dois filas mas um morreu. Seria impossível ter 3 machos inteiros com aquelas características todos juntos.

De dia estão num canil os dois juntos e de noite são soltos. O fila é mais velho que o rott.

Ambos castrados e só digo: coitado de quem um dia entre lá e caia no meio daqueles dois :?

Como cães de guarda são exactamente como qualquer outro.
Não é hipotético os assaltos com cadelas com cio. Já está a acontecer. Ou julgam que quem anda no gamanço é parvo?

Uma cadela esterilizada não foge de algo de que dantes não fugia, eu tive uma que detestava cavalos e mesmo depois de esterilizada, era um sarilho com ela.

Não é o impulso sexual que tira os medos aos animais. Há animais inteiros com pavor a imensas coisas.

Um cão de rebanho tem de estar concentrado no rebanho e nos animais que guia, não pode andar atrás das cadelas.
Mas já é com muita sorte que o pastor se lembra da coleira das carraças quanto mais do resto!

Quanto às doenças, já o disse e volto a dizer: perguntem da frequência de cancros do aparelho reprodutor em animais que não criam.
É alta e para mim, podendo evitar, não vale a pena correr o risco.

É claro que é uma prática recente. A vulgarização dos serviços veterinários é relativamente recente no nosso país. A importância que se dá aos pt's também.

Mas se forem para o resto da europa ou eua, perguntem desde quando se esterilizam animais...
indigo003
Membro Veterano

quarta out 24, 2012 11:44 pm

Medo? mas quem é que falou em medo?
</p>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quinta out 25, 2012 7:28 am

Um animal castrado não perde, nem de longe, as suas capacidades e aptidões. Não perde energia, não perde concentração, nem fica lanzão e apalermado. É um perfeito disparate achar que a castração castra as capacidades inatas de um animal. E se o faz, agradeço factos que apoiem tal teoria.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
indigo003
Membro Veterano

quinta out 25, 2012 12:01 pm

é exaustivo discutir consigo sabe? :roll:

toda a gente fala nas imensas vantagens de castrar um cão/cadela, pois aqui fica o reverso da medalha!

em machos:

- se realizada antes do animal ter 1 ano de idade, aumenta o risco de osteossarcoma.
-aumenta o risco de hemangiosarcoma.
- triplica a probabilidade de hipotiroidismo
- triplica o risco de obesidade
- quadruplica o risco (0,6%) de cancro na próstata
- duplica o risco de tumores no tracto urinário.
- aumenta exponencialmente o risco de doenças do foro ortopédico.
- aumenta o risco de reacções adversas à vacinação.

em fêmeas

-se realizada antes do animal ter 1 ano de idade, aumenta o risco de osteossarcoma.
- aumenta o risco de hemangiosarcoma esplénico (baço) e hemangiosarcoma cardiaco.
- triplica a probabilidade de hipotiroidismo.
- aumenta o risco de obesidade.
- há o risco de incontinência urinária.
- aumenta o risco de infecções recorrentes ou persistentes do tracto urinário.
- aumenta o risco de dermatite vaginal e vaginite, especialmente para cadelas esterelizadas antes da maturidade sexual.
- aumenta exponencialmente o risco de doenças do foro ortopédico.
- aumenta o risco de reacções adversas à vacinação.

Noutro estudo:

- há uma diferença morfológica em animais castrados/esterelizados antes e depois dos dois anos de idade, o que pode ter consequências na saúde e bem estar do cão.
- as hormonas sexuais, em comunicação com outras hormonas de crescimento, proporcionam o fecho das placas de crescimento na maturidade. Isto significa que os ossos de cães/cadelas castrados/esterelizadas antes da maturidade sexual, vão continuar a crescer!
- cães castrados precocemente podem ser identificados pelos seus membros longos, estrutura óssea mais fina, peitos e crânios mais estreitos. este crescimento anormal tem como consequência alterações significativas nas proporções corporais, particularmente no comprimento de alguns ossos relativamente a outros.
- as hormonas sexuais são fundamentais para que o animal possa atingir a sua densidade óssea máxima.

e mais...

- uma gonadectomia precoce foi associada ao aumento da incidência de intolerância ao barulho e comportamentos sexuais indesejados.
- um relatório do American Kenel Club Canine Health Foundation relata que há mais desvios comportamentais em cães/cadelas castrados/esterelizadas.
- o desvio comportamental mais observado em cadelas esterelizadas foi o comportamento temeroso, enquanto que nos machos foi o comportamento agressivo.

fontes:

http://www.caninesports.com/SpayNeuter.html

http://www.neutering.org/files/LongTerm ... InDogs.pdf
</p>
nanda4
Membro Veterano
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

quinta out 25, 2012 12:13 pm

Portanto o meu cão só vai ser castrado com um ano e meio :D
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quinta out 25, 2012 12:50 pm

indigo003 Escreveu:- um relatório do American Kenel Club Canine Health Foundation relata que há mais desvios comportamentais em cães/cadelas castrados/esterelizadas.
- o desvio comportamental mais observado em cadelas esterelizadas foi o comportamento temeroso, enquanto que nos machos foi o comportamento agressivo.

fontes:

http://www.caninesports.com/SpayNeuter.html

http://www.neutering.org/files/LongTerm ... InDogs.pdf
Esta é o único parágrafo que aflora a minha questão, mas sinceramente, não diz nada, é apenas um relatório.
Mais a mais aborda a problemática das castrações precoces que chegam a níveis surrealistas de castar animais de 4 meses.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Sasha9
Membro Veterano

quinta out 25, 2012 1:13 pm

Confesso que não tinha conhecimento de metade desses riscos...
Uma parte de mim acaba de ficar muito preocupada! :(
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
indigo003
Membro Veterano

quinta out 25, 2012 1:20 pm

Por alguma razão eu só coloquei no meu post o que acho que tem sentido, pois se não concordo com a castração/estrelização a torto e a direito, muito menos concordo com uma esterelização aos cinco meses de idade!

não sei que mais razões você precisa! ah, já sei... talvez o facto de TODAS as forças policiais que trabalham com cães terem os seus cães inteiros, agentes que trabalham com cães em segurança teem os seus cães inteiros. pessoas que treinam os seus cães em ataque e defesa teem os seus cães inteiros... porque será?
</p>
nanda4
Membro Veterano
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

quinta out 25, 2012 2:07 pm

Sasha9 Escreveu:Confesso que não tinha conhecimento de metade desses riscos...
Uma parte de mim acaba de ficar muito preocupada! :(
Eu já não sei é se o castro ou não!
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
indigo003
Membro Veterano

quinta out 25, 2012 2:16 pm

atenção, eu debrucei me sobre estas questões relativamente a cães. no que toca a gatos, é um mundo totalmente aparte, podemos esperar que foristas mais experientes com gatos (como a water monitor) nos possam elucidar!
</p>
Sasha9
Membro Veterano

quinta out 25, 2012 2:24 pm

Sempre me apresentaram as vantagens da castração como forma de prevenir doenças, as únicas desavantagens que conhecia eram os riscos inerentes à operação propriamente dita e o facto de o animal ter tendência a ganhar peso...
Desconhecia estes estudos, dão algo que pensar! Em primeiro lugar fazem pensar qual a idade ideal para uma intervenção deste género.
Responder

Voltar para “Cães”