TINHA E FUNGOS - DOENÇA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta out 24, 2012 6:22 pm

o max vinha raquitico, tinhoso, com sarna e mais mil mazelas. ninguém, nem nenhum ficou doente.
agora estou a ficar preocupada. a cinderela tem um fungo na cara. a mim apareceu-me uma coisa esquisita na perna. é redondo e tem "relevo". terei sido contagiada? penso ir ao médico no fim da semana :cry:
Bingley
Membro Veterano
Mensagens: 1396
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta out 24, 2012 6:38 pm

Redonda e com relevo quase que pode apostar que é tinha.
Eu cá tenho muito respeitinho à tinha, das duas vezes que tive gatos com tinha apanhei e não foi lá com pomadinhas, só mesmo com medicação que é bastante agressiva.
O primeiro caso, embora bebé, era um gato super saudável e o segundo caso felizmente não contagiou nenhum dos outros que estavam separados. E a Nikki só passou completamente depois de se complementar a medicação com um banho com o produto próprio.

Por isso, quando me falam em apenas pôr betadine e passa, desculpem, mas tenho sérias duvidas que seja tinha.
Nenhum dos doentes teve recaidas, apesar de já terem tido altos e baixos de saude, pelo que a teoria do sistema imunitário só não convence, deve ter conseguido eliminar os esporos completamente. Noutro forum havia um caso de um forista cujos gatos tinham recaidas repetidas que acabaram quando se desfez do arranhador!

Portanto, não é o bicho papão, mas merece bastantes cuidados.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta out 24, 2012 6:50 pm

eu andava preocupada com o contágio em zonas visiveis. agora na parte superior da perna que anda de calças?
a cinderela não tem tinha mas fungos
Bingley
Membro Veterano
Mensagens: 1396
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta out 24, 2012 7:03 pm

A tinha é um fungo! O que é que o vet disse que era?
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta out 24, 2012 8:27 pm

Bingley Escreveu:A tinha é um fungo! O que é que o vet disse que era?
só falou em fungo. fez cultura de pelos e ontem telefonei. confirmou-se mas nao entrei em pormenores.o vet habitual está de férias.
kelinhapbl
Membro Veterano
Mensagens: 846
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Localização: Londres, UK

quinta out 25, 2012 11:19 am

Quando eu tinha 12 anos, num consultório veterinário, estive (como estava sempre quando era miuda), de volta de um cão que lá estava na sala de espera. Abracei-o, dei festinhas... Só no fim é que perguntei o que ele tinha, e o dono diz, com a maior descontração: "Tinha". E eu fiquei :o

Resultado: uma semana depois começa a surgir-me uma mancha na cara, precisamente do lado onde tive abraçada ao cão, que foi crescendo, crescendo... Fui a 2 médicos de clínica geral e 2 dermatologistas, só o último conseguiu acertar com o diagnóstico: tinha facial.

Andei imenso tempo a tomar medicação para passar, e passei um mau bocado, porque nestas idades os miudos são maldosos, e na escola... chamavam-me "a vaca malhada" :cry: :cry:

PS: Para terem noção, era algo deste tipo:

Imagem
RS
Marlenee
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: quinta set 20, 2012 3:36 pm

quinta out 25, 2012 2:13 pm

O assunto é mais sério do que eu pensava.
Tenho sido FAT de varios gatinhos e nunca pensei nisto!
Será que deva levar os meus animais ao vet para fazer algum teste a ver se esta tudo bem com eles?
Agora fiquei bastante preocupada, porque alem da sua deles, está a nossa em risco tambem
Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo!
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta out 25, 2012 6:00 pm

Não há testes sem sintomas, acho. Não vão fazer uma raspagem aleatória... Mas já sujeitar o bicho ao stress de uma ida ao vet sem motivo, pode dar mau resultado. Eu não o faria.
kelinhapbl
Membro Veterano
Mensagens: 846
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Localização: Londres, UK

quinta out 25, 2012 6:06 pm

Espere uns tempos, e veja se desenvolvem sintomas... Se não apresentarem nenhuns sintomas, é porque não contagiou. Esteja atenta também no seu corpo e da sua família, se não aparecem sinais.
Use luvas para lidar com os bichinhos do canil enquanto eles estão assim. Claro que há sempre risco, de tinha e de outras doenças, mas eles precisam de ajuda na mesma :)
RS
Bingley
Membro Veterano
Mensagens: 1396
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta out 25, 2012 6:13 pm

Marlenee Escreveu:O assunto é mais sério do que eu pensava.
Tenho sido FAT de varios gatinhos e nunca pensei nisto!
Será que deva levar os meus animais ao vet para fazer algum teste a ver se esta tudo bem com eles?
Agora fiquei bastante preocupada, porque alem da sua deles, está a nossa em risco tambem
A tinha não é nenhum virus para o qual se teste. Se houver sintomas - isto é peladas, levam-se ao vet para ser examinados, não sem qualquer sintoma.

É um problema para ser tratado com respeito, mas sem exageros. Também se pode apanhar por contacto com pessoas infetadas, portanto só se nos metermos numa redoma!
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

quinta out 25, 2012 11:17 pm

Essa foto que postaram, essa mancha eu tinha na perna, e dava uma comichão dos diabos, e é um sitio que para coçar dá mais mau aspecto que o normal. LOL
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado out 27, 2012 6:36 pm

ontem fui ao médico e o que tenho na perna é um fungo :cry: devo andar mesmo mal. o max vinha carregado de tinha e sarna e nunca apanhei nada :roll:
não sei se o flávio tb. não terá nas patas :roll: daqui a pouco estão todos tinhosos. eu já lhes chamava isso. agora têm a fama e o proveito :P
o médico não quer que eu pegue na cinderela. o pior é convence-la.
será que os gatos fiv+ têm dificuldade em combater a doença?
Responder

Voltar para “Gatos”