Abandono dos Animais - Quais as soluções?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
davipet
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: terça abr 17, 2012 1:06 am

quinta out 25, 2012 5:34 pm

- Castrar;
- Adotar com responsabilidade;

Vamos criar uma lista que ajude a evitar o abandono!

Quem começa?

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/In ... id=2846727
Joie2
Membro Veterano
Mensagens: 1365
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta out 25, 2012 5:36 pm

Quando houver outros valores (morais, por exemplo) que não a desculpa da crise (que tem a culpa de tudo), deixará de haver abandonos.
AlexandreMqs
Membro Veterano
Mensagens: 2722
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quinta out 25, 2012 5:50 pm

Minha visão, não têm de concordar...mas devem respeitar

Abater (para diminuir a superpopulação de animais)
Muitas das associações devem ser fechadas porque não são mais que depósitos de cães, estarem presos numa box uma vida toda não é a melhor vida que os animais devem ter.
As adoções devem ser mais que rigorosas, cada associação, depois de ter a aprovação da DGV e Canil Muncipal, devia ser ajuda pelo o estado e ter um treinador de psicologia canina
Castração (obrigatória nas associações e donos(com ou sem LOP))
Canis municipais, devem melhores condições, mas a sua função não deve mudar até ao dia que não haja grande necessidade.
Depois questão de valores e melhoramento de vida da população Portuguesa.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

Joie2
Membro Veterano
Mensagens: 1365
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta out 25, 2012 6:10 pm

Bom, eu entendi que ´se falava de abandonos e do que fazer para os evitar :roll:
sendo assim, para além do que postei acima e como abandonar é crime; há que denunciar quem abandona. Como? :roll:


Agora, se for para evitar a sobrepopulação de errantes, será outra questão e aí já entram os canis, abates, castração, etc.
AlexandreMqs
Membro Veterano
Mensagens: 2722
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quinta out 25, 2012 6:21 pm

Joie2 Escreveu:Bom, eu entendi que ´se falava de abandonos e do que fazer para os evitar :roll:
sendo assim, para além do que postei acima e como abandonar é crime; há que denunciar quem abandona. Como? :roll:


Agora, se for para evitar a sobrepopulação de errantes, será outra questão e aí já entram os canis, abates, castração, etc.
Para mim,está tudo ligado e não podemos falar de uma coisa sem tocar noutra.
Sobre a denuncia, a lei é uma coisa que devia ser reforçada e cumprida (como a preocupação dos nossos policiais com os cães de raça PP). Os chips é outra coisa que devia funcionar, mas tantos casos de animais terem chip mas não estão registados, por isso...
Mas quando uma pessoa entrega um animal a uma associação, não é considerado crime...
E depois o crime dos bebés no lixo, é sempre muito difícil dizer quem foi...
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

davipet
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: terça abr 17, 2012 1:06 am

quinta out 25, 2012 8:28 pm

AlexandreMqs Escreveu:Minha visão, não têm de concordar...mas devem respeitar

Abater (para diminuir a superpopulação de animais)
Muitas das associações devem ser fechadas porque não são mais que depósitos de cães, estarem presos numa box uma vida toda não é a melhor vida que os animais devem ter.
As adoções devem ser mais que rigorosas, cada associação, depois de ter a aprovação da DGV e Canil Muncipal, devia ser ajuda pelo o estado e ter um treinador de psicologia canina
Castração (obrigatória nas associações e donos(com ou sem LOP))
Canis municipais, devem melhores condições, mas a sua função não deve mudar até ao dia que não haja grande necessidade.
Depois questão de valores e melhoramento de vida da população Portuguesa.
Algumas sugestões que dás são muito controversas, mereciam debate. Por exemplo - Se compro um cão tenho o direito de decidir se quero castra-lo mas também tenho o dever de não o abandonar. O chip denuncia o dono. Talves podessemos eliminar a ideia radical de castrar todos os cães fazendo, por exemplo, uma campanha a nível nacional que sensiabilize os donos a terem os seus cães com chip (com legislação aprovada) e as devidas sansões para quem não cumpra estes requisitos. Se houvesse fiscalização neste sentido podiamos exigir mais das autoridades.
bhess
Membro Veterano
Mensagens: 2089
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
Localização: O meu anjo da guarda: Bia

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta out 25, 2012 8:38 pm

davipet Escreveu:O chip denuncia o dono. Talves podessemos eliminar a ideia radical de castrar todos os cães fazendo, por exemplo, uma campanha a nível nacional que sensiabilize os donos a terem os seus cães com chip (com legislação aprovada) e as devidas sansões para quem não cumpra estes requisitos. Se houvesse fiscalização neste sentido podiamos exigir mais das autoridades.
É difícil de aplicar... Primeiro há que mudar muitas mentalidades, depois tem de haver alguém que obrigue as pessoas a colocarem o microchip... Ninguém vai fiscalizar isso, os agentes de autoridade não vão andar de sensor na mão a ver se os cães que circulam na rua têm chip ou não... Daí as medidas drásticas sugeridas. Por muitos pensarem assim, que têm o direito de escolher, escolhem não castrar, escolhem não vacinar, escolhem não colocar microchip e por aí fora...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta out 25, 2012 8:41 pm

Senhores, JÁ é obrigatório que todos os cães nascidos salvo erro depois de 2008 estejam chipados, a legislação existe... e no entanto...

O que tem de mudar é a mentalidade de que os animais são coisas descartáveis sem valor, bem como a reprodução desenfreada de animais de companhia por razões vãs e egoistas...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Peixinhu
Membro
Mensagens: 105
Registado: sábado nov 13, 2010 3:39 pm

quinta out 25, 2012 8:44 pm

Acho que não existe propriamente nenhuma solução para o abandono dos animais pois o ser humano e a sua irresponsabilidade é que causam essa situação e não podemos mudar todas as formas de pensar. Contudo, existe formas de diminuir o numero de abandono de animais:

- Todos os donos de animais que não queiram que o seu cão tenha crias, deve ser obrigado a castrar/esterilizar o seu cão. (Deveria de haver um limite de idade para esta decisão)

- Haver um maior rigor sobre quem realmente pode/quer ou não que o seu cão procrie. Verificar por exemplo quem vende os seus cães na net, a forma como os mesmos são criados, as condições da maternidade, os despistes realizados, etc.

- Haver uma multa muito pesada para quem abandona o seu cão.

- Campanhas de sensibilização à adopção de cães que se encontram em canis e associações.

- Multa para quem vende os seus cães na net como sendo da raça X,Y,Z quando não são.

- Ter de haver uma licença para se poder vender os animais, e mesmo esses criadores serem fiscalizados com alguma frequência.

Depois, é necessario que se acabe com os animais que estão abandonados pois mesmo que se diminuia os abandonos os abandonados continuarão a procriar entre eles.. Os canis estão cheios, as associações estão a abarrotar portanto a unica solução seria fazer varias analises da saude desses mesmos animais e os que estivessem com problemas seram abatidos. Todos os cães idosos também serem abatidos. Depois ainda ficamos com milhares de cachorros e cães jovens em canis e associações, que juntamente com campanhas de sensibilização à adopção estes poderiam ser entregues.
Sei que para muito pode ser cruel mas se houver outra solução apoio a 100%.
Todos os animais de canis e associações deveriam ser castrados/esterilizados. O estado deveria ajudar com um bom € para se melhor as condições dos mesmos mas este pais está um bocado em crise!
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta out 25, 2012 8:46 pm

O chip é já obrigatório (para todos os caes nascidos depois de 1 de julho de 2008).
O problema é que muitos chips ficam mal registados e os que ficam bem de pouco têmn servido para punir os abandonos pelo que sei...
O que acontece se um cão for apanhado pelo canil e tiver chuip? Alguem sabe o que realmente acontece (e não o que deveria acontecer)?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
davipet
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: terça abr 17, 2012 1:06 am

quinta out 25, 2012 8:49 pm

Ultima: Canil de Óbidos fechou e mataram todos os animais

https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =1&theater
NaoInteressa
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm

quinta out 25, 2012 8:53 pm

davipet Escreveu:Ultima: Canil de Óbidos fechou e mataram todos os animais

https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =1&theater
Todos criticam, mas ninguém abriu as portas de casa para acolher estes animais...
Peixinhu
Membro
Mensagens: 105
Registado: sábado nov 13, 2010 3:39 pm

quinta out 25, 2012 8:56 pm

NaoInteressa Escreveu:
davipet Escreveu:Ultima: Canil de Óbidos fechou e mataram todos os animais

https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =1&theater

Todos criticam, mas ninguém abriu as portas de casa para acolher estes animais...
Isto!
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta out 25, 2012 11:00 pm

- Na compra/adopção de um cão:
- informar o possível dono de possíveis custos para ter um cão;
- informar as necessidades de saúde de um cão (vacinas, desparasitação e as suas importâncias, entre outros);
- informar das necessidades físicas, mentais e socialização de um cão e a sua seriedade e consequências;
- informar sobre os aspectos importantes da raça (caso seja aplicável);
- informar sobre treino de obediência (recomendações de leituras online, livros, fóruns, recomendar um treinador, e o que o dono pode começar por fazer);
- informar sobre os piores cenários que se pode ter (destruição em casa, barulho, ansiedade de separação).

- Ajudar o dono a escolher o cão com o temperamento adequado ao seu estilo de vida e personalidade.


Não posso dizer que isso ajude assim muito, pois há muitas pessoas que compram ou adoptam por impulso e depois não têm capacidade financeira ou psicológica (paciência e/ou capacidade de lidar com comportamentos chatos ou até graves). Mas pelo menos ajuda sempre um pouco, especialmente na parte de ajudar a escolher um cão com temperamento compatível.
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta out 25, 2012 11:10 pm

Sensibilizar também o que poderia acontecer aos cães que são abandonados. Um cão que sempre esteve habituado a ter comida provavelmente não saberá encontrar por ele próprio na rua, e depois pode ser atacado por outros cães por questões territoriais, e também podem ser atropelados, ou maltratados por pessoas que o costumam fazer a cães da rua, ou apanharem doenças e sofrerem lentamente até morrerem... Se forem atropelados podem não morrer logo e sofrerem lentamente...

E uma coisa horrível que já ouvi - há cães que, se forem abandonados enquanto novinhos e com coleira, depois quando crescerem e a coleira apertar... Aquilo pode ficar entranhado na pele e na carne... e pode ser horrível para o cão.

Acho que ter media, como programas de TV ou revistas que ajudam a mostrar como é a realidade dos cães abandonados também ajuda.

E depois, sensibilizar as pessoas a darem uma chance aos cães por porem anúncios de adopção e tentarem encontrar algum dono em vez de os abandonarem para a rua também pode ajudar um pouco.
Responder

Voltar para “Cães”