Abandono dos Animais - Quais as soluções?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sexta out 26, 2012 11:58 pm

Talvez os cães serem adoptados/comprados já com chip e com os dados do novo dono actualizados, mais a sensibilização sobre a realidade do abandono, mais canis disponíveis para aceitar animais em vez de serem abandonados seria melhor? Punir por abandonar talvez não funcionaria tão bem, ou até pior, pois as pessoas, para evitar a punição, podem abandonar os animais bem longe ou até de formas mais cruéis (não havendo maneiras de o animal voltar ou até mesmo ser identificado). Mas se houver canis dispostos a aceitar os cães, talvez as pessoas, por muito frias que sejam, pelo menos podem deixar os cães lá em vez de os abandonar de piores formas, pois é fácil e não lhes custa (se bem que isso pode levar a uma sobrecarga para os canis).
E depois, imaginem donos que não tinham intenção de abandonar os seus cães, mas que sem querer os perderam e estes fugiram. Não haveria maneiras de saber se um dono realmente tinha intenção de abandonar um cão ou não, e neste caso, punir um dono severamente por terem encontrado o seu cão algures não seria viável.

Quanto a inspeccionar casas, tenho que confessar que eu recearia um pouco quem me obrigasse a ter que possibilitar encontros com o meu cão ou até inspecções em casa. Uma vez tive uma conversa com alguém que gosta muito de animais e que acolhe e ajuda animais da rua, e esta pessoa disse que certas pessoas que tiveram intenções de adoptar alguns dos seus animais salvos deixaram depois de querer fazê-lo, porque a pessoa em questão queria (um pouco à força) que possibilitassem encontros e inspecções. Tudo o que imaginei com esta conversa foi uma pessoa demasiada obcecada a fazer stalking e se algo não for do seu agrado, iria raptar-me o cão para o salvar...
Nós até levámos o nosso menino para visitar a associação de novo há uns tempos atrás, e depois temos a associação no Facebook e eles vêem fotos dele de vez enquando, mas se eles tivessem feito isso uma obrigação e não por nossa iniciativa, penso que nunca teria adoptado deles.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado out 27, 2012 12:47 am

Isto é só a minha ideia (que dantes era contra, os cursos, mas como o meu semelhante gosta de complicar...) ,mas se as pessoas não vão lá por elas nem por sensibilizações, é a própria autoridade que lhes fornece o caminho (depois delas também devidamente sensibilizadas).
Quanto ao ponto dois, pode-se (digo eu) criar protocolos com instituições, linhas de crédito, etc, a fim de tornar mais barato tais cursos (p.e. tecnologias são muito caras ao princípio antes de se tornarem mais acessíveis com o tempo). Protocolos e créditos iriam suavizar o embate primário e mais violento para o geral da população,para a frequência se tornar massiva com mais facilidade .
O comentário do ministro foi só uma analogia com a insistência no erro. (na minha óptica.)
Nunca disse que era fácil, temos é de começar em algum sítio e tentar, ou vamos todos continuar a olhar para o "elefante no meio da sala"? E a pensar ou a dizer: É grande!

Sheep23.

Isso dos chips requer mais disciplina , eu estou a falar de um registo de propriedade obrigatório, como por exemplo, nos carros ou em cães de raça.
Mesmo sem querer,os donos podem estar a violar a lei, nem que seja por acidente (a mim já me aconteceu) para a próxima terão cuidados redobrados.

Temos já tudo que necessitamos (estruturas) e pelo caminho ainda temos a vantagem de exercer o direito e o dever de cidadania. Pode não ser fácil nem imediato mas é mais definitivo.
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

sábado out 27, 2012 11:54 am

kissmeaz Escreveu:
Impedir quem vive do rendimento mínimo ou do subsídio do desemprego de ter cães. Para ter um cão deveria ser obrigatório apresentar o comprovativo dos seus rendimentos.
E quem ganhe menos de 3000 €

E quem tenha menos de dois cursos universitários e um MBA

E que tenha uma casa de dimensão inferior a 1200 M2

E que tenha mais de 30 anos


Enfim, deve ser do fim de semana, só pode
<strong>Paulo Santos</strong>
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado out 27, 2012 11:58 am

PauloSantos1 Escreveu:
kissmeaz Escreveu:
Impedir quem vive do rendimento mínimo ou do subsídio do desemprego de ter cães. Para ter um cão deveria ser obrigatório apresentar o comprovativo dos seus rendimentos.
E quem ganhe menos de 3000 €

E quem tenha menos de dois cursos universitários e um MBA

E que tenha uma casa de dimensão inferior a 1200 M2

E que tenha mais de 30 anos


Enfim, deve ser do fim de semana, só pode
É sem duvida 8)

Já vi gente que apesar de ter pouco faz tudo para tratar do seu companheiro... acredito que tambem haja gente que apesar de ter muito não dá as devidas condições ao animal...
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado out 27, 2012 12:07 pm

Não é por alguém estar a passar uma altura de dificuldade que deve ser impedido de ter um cão ou um gato... não há dinheiro para dar uma ração XPTO? dá-se tricas de arroz e aparas de carne....
Não se pode pagar uma emergência no vet? os vets que eu conheço aceitam pagamento a prestações. De facto já vi gente com dinheiro a negar, por exemplo, uma ida ao vet para vacinação, por puro "não dá jeito" e já me cruzei com gente que ia ao vet pagar prestações de 10€ para pagar uma vacinação....


Concordo que devia ser verificado o cadastro para quem quer cães com peso superior a X, e/ou de determinadas raças ou com determinada aparência com isso concordo. Não me refiro a "quem tem uma multa de estacionamento não pode ter um rotweiller", mas sim a quem já foi condenado por agressão não poder ter cão com peso superior a X, por risco de usar o dito para fins ilicitos.
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

sábado out 27, 2012 12:19 pm

angeleyes20 Escreveu:Não é por alguém estar a passar uma altura de dificuldade que deve ser impedido de ter um cão ou um gato... não há dinheiro para dar uma ração XPTO? dá-se tricas de arroz e aparas de carne....
Não se pode pagar uma emergência no vet? os vets que eu conheço aceitam pagamento a prestações. De facto já vi gente com dinheiro a negar, por exemplo, uma ida ao vet para vacinação, por puro "não dá jeito" e já me cruzei com gente que ia ao vet pagar prestações de 10€ para pagar uma vacinação....

O problema do abandono, não está nem nunca esteve relacionado com rendimentos ou falta deles.

Hoje e face à conjuntura, é muito fácil pegar nesse argumento para aliviar consciências.

O abandono sempre esteve e sempre estará relacionado com falta de carácter, isenção de principios, irresponsabilidade e porque não dizê-lo, com maldade, da mais preversa e primária que se pode encontrar no ser humano.
<strong>Paulo Santos</strong>
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

sábado out 27, 2012 12:26 pm

Os cães dos mendigos, são animais extremamente equilibrados, já alguém reparou nisso?

Eu vejo-os no metro, sempre sem problemas...nem andam na frente do dono nem puxões das trelas nem ladram a outros cães, nem a pessoas.

No chiado, quando há imensas pessoas a circular e aqueles cães junto dos donos sem qualquer sinal de agressividade ou desiquilíbrio.
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado out 27, 2012 12:47 pm

"O abandono sempre esteve e sempre estará relacionado com falta de carácter, isenção de principios, irresponsabilidade e porque não dizê-lo, com maldade, da mais preversa e primária que se pode encontrar no ser humano." <------- exato... e isto muda-se como ?

Se há pessoas - tantas pessoas - que acham que não é acto de pura irresponsabilidade e maldade abandonar um animal... como convencê-las de que, pelo menos esse acto tem consequências? E como evitar dar animais a adoptar a quem fará isto?
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado out 27, 2012 1:32 pm

Isso é fácil, como disse, cumprir e fazer cumprir a lei,(com suplementos que eu já referi.)


Kissmeaz.

Esta-se a oferecer para ficar com a minha bicha e de outros tantos?
Não percebi.
Tenha cuidado com os seus extremismos, mein kommandant!
Olhe que é um pulinho.
kittten
Membro Veterano
Mensagens: 2388
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado out 27, 2012 3:14 pm

Huuuummmm, chegou o sábado está tudo dito!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
nanda4
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

sábado out 27, 2012 3:20 pm

kittten Escreveu:Huuuummmm, chegou o sábado está tudo dito!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado out 27, 2012 5:42 pm

kissmeaz, não concordo consigo...de todo.

Vou só disser,que não é só um problema de dinheiro, nem exclusivo de uma determinada classe social.
Sobretudo quando o resultado final indicia que o problema percorre toda uma sociedade.
Para mim é irresponsabilidade,imaturidade.
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sábado out 27, 2012 5:46 pm

Mas abandono no sentido de abandonar o cão e deixá-lo à sorte, ou também estamos a falar de abandonos no sentido de um dono não poder mais ter o cão e deixá-lo a outras pessoas ou canis?

Podem haver pessoas que por alguma razão (desemprego, saúde entre outros) são forçadas a deixarem os seus animais. Por exemplo, um dono pode ter tido acidente ou doença que o torna incapaz de continuar a cuidar do cão. Ou então uma família que se vê forçada a mudar de casa, para um sítio muito mais pequeno e que não seja permitido animais, mas como não têm capacidade financeira para pagar mais, não podem escolher nem têm tempo para escolher. Há pessoas que se vêem nessas situações, e mesmo assim tentam procurar alguém ou no último caso algum canil ou associação para acolher os seus animais.

Acho que também não podemos ser assim tão extremos ao ponto de criticarmos tudo e todos que desistem dos seus animais. É verdade que existem pessoas que não querem saber muito deles, mas também há pessoas que realmente amam os seus animais e se vêem mesmo forçados a desisti-los, podendo eles apenas esforçar o melhor que conseguem para procurar alguém para tomar conta deles.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado out 27, 2012 7:01 pm

Isto é de uma tontice assustadora.

Estamos num momento em que a vida das pessoas pode mudar de um dia para outro.

E muitas pessoas são "obrigadas" por via das circunstâncias a prescindirem do seu animal. Quem ama, faz tudo para que ele fique bem e quem ama tenta o mais possível que não vá parar a um canil/gatil. Tenta desesperadamente colocar.

Acho revoltante que isso seja criticado. Tira-me do sério porque nenhum de nós actualmente pode dizer que sabe o dia de amanhã.
joa0
Membro Veterano
Mensagens: 309
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

sábado out 27, 2012 9:52 pm

margoustink Escreveu:Os cães dos mendigos, são animais extremamente equilibrados, já alguém reparou nisso?

Eu vejo-os no metro, sempre sem problemas...nem andam na frente do dono nem puxões das trelas nem ladram a outros cães, nem a pessoas.

No chiado, quando há imensas pessoas a circular e aqueles cães junto dos donos sem qualquer sinal de agressividade ou desiquilíbrio.
completamente verdade

também muitos deles já são velhinhos e não tem aquela energia de cachorro, e também já conhece bem o dono, mas sim, tenho reparado muito bem nisso o que só prova que os comentários anteriores não são verdade e que as pessoas gostam muito de entrar em generilizações
Responder

Voltar para “Cães”