clicker
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
- Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português
acabei agora de fazer o primeiro treino com clicker a um pastor holandes de 3 meses, no final do treino já sentava e deitava. O senta sem luring o deita ainda tinha de o puxar para baixo com a comida
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo set 02, 2012 1:53 am
Já agora, para ensinar a fazer as necessidades em que momento se debe clicar (quando começa, a meio ou a terminar) e se dá a recompensa? Dada a minha inexperiência, fico sempre a na duvida.
-
- Membro
- Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
- Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português
Na minha opinião deve clicar mal vê que o cão vai começar a fazer e depois vai fazendo reforço continuo.
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta mai 09, 2012 12:59 pm
o cliker funcionara numa cadela de 8 anos?
O clicker não funciona por si só. O treino com recurso ao clicker depende... há cães que aos 8 anos ainda têm facilidade em aprender outros nem tanto.catarinakiki Escreveu:o cliker funcionara numa cadela de 8 anos?
Mas pode sempre tentar

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta mai 09, 2012 12:59 pm
pergunto isto porque a cadela era da minha sogra e esta mt bem ensinada mas no ia a rua e comigo vai todos os dias mas nao sabe se comportar na rua
carlaurora Escreveu:Já agora, para ensinar a fazer as necessidades em que momento se debe clicar (quando começa, a meio ou a terminar) e se dá a recompensa? Dada a minha inexperiência, fico sempre a na duvida.
Eu não usaria o clicker nessa situação. O clicker deve ser uma ferramenta, e não um tipo de treino. Como tal, devemos usá-lo quando nos dá jeito. Eu creio que um clicker é apropriado para marcar comportamentos pouco longos ou mesmo imediatos (sentar é um bom exemplo). Como as necessidades são um processo que ainda demora, creio que não há necessidade de marcar aquele momento exacto. É mais adequado demonstrarmo-nos contentes ao longo do processo e reforçar no final. Se clickarmos no final, talvez não passemos a ideia de que é o "fazer as necessidades na rua" que estamos a marcar; se clickarmos durante, poderemos colocar o cão numa certa ansiedade, sobretudo naqueles que são doidos pelas recompensas.
está a falar de recompensas ou do clicker? É que, tal como já foi dito, o clicker não é uma recompensa.margoustink Escreveu:Não é por nada mas recompensa para eles basta palavrinhas chave. Aliás basta sorrir que eles já ficavam recompensados. É que não sou apenas eu que os estudo, eles já sabiam bem o que em mim significava bom e mau...péssimo e excelente.
Os seus cães podem perceber o que significa bom e mau, e isso é já um óptimo sinal. Mas e em situações em que pedimos um dado comportamento (ainda em aprendizagem) e eles nos dão uns 3 ou quatro? Só a expressão não é suficiente; um clikcer ajuda-nos a identificar qual foi o comportamento correcto.
E outra coisa: recompensar um cão não se trata (só) de demonstrar que nós estamos contentes com o comportamento do nosso cão; trata-se também de tornar toda a experiência mais agradável, ou seja, fazer com que o cão GOSTE de fazer determinadas coisas. A longo prazo, um comportamento que é, normalmente, associado a uma recompensa, passa a ser bom por si só
Algo me diz que não está a usar o clicker correctamente. Diz que eles se sentem antes do barulho; mas é mesmo isso o pretendido. O clicker não é um comando, uma ordem. a ordem é dada, o comportamento acontece, e o clicker é apertado. O clicker MARCA o comportamento, não o pede nem o antecipa.Eles olham para as pessoas antes de ouvir o barulho já eles se sentam...vi isso num vídeo. Já não era o barulho, bastava verem o dedo a mover.
Eu mexo um músculo e eles já estavam a advinhar o que vem a seguir.
então, em primeiro lugar, terá de ver que comportamentos errados ela tem na rua e se o treino desses comportamentos é exequível com clicker ou não...catarinakiki Escreveu:pergunto isto porque a cadela era da minha sogra e esta mt bem ensinada mas no ia a rua e comigo vai todos os dias mas nao sabe se comportar na rua