Ajuda na escolha de primeiro cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

arcaredm
Membro Júnior
Registado: sábado out 27, 2012 2:38 pm

domingo out 28, 2012 8:48 am

kittten Escreveu:Claro que não, senão só uma meia duzia de pessoas poderia ter cão.

Vá a expos, faça como lhe disse.
Tenciono ir à minha primeira Expo. Lá existem criadores de várias raças e podemos abordar os criadores à vontade e falar com os mesmos?

Pensei que as exposições eram mais para provas de agilidade, obediência e afins, mas que basicamente era apenas para assistir.
arcaredm
Membro Júnior

domingo out 28, 2012 8:50 am

srYuki Escreveu:
arcaredm Escreveu:
ana-carla Escreveu:Se trabalha todo o dia, chega a casa tarde, o cão fica fechado e sem companhia...não me parece bom ter um cão.
Se pretende um animal pq não um ou até 2 gatos?

Se mmo assim quer um cão..esqueça o cocker....adoram ter companhia.
O cão em ultimo caso so ficaria sozinho dois periods de 4h separados por uma hora. Ha raças mais independentes que toleram melhor a situacao. O Shiba inu adapta-se perfeitamente a isso. Alem disso nao vou deixar de ter um cao so por trabalhar se for capaz de lhe dar atencao durante o resto do dia e assegurarlhe todos os cuidados para que possa ser feliz. E nao chego tarde, chego as 17.00.

Respeito, mas nao gosto de gatos. Obrigado na mesma
Acredito que a sua situação seja ideal para muitos dos cães. Tem tempo.
Se se programar para dar um passeio com ele pela manhã, o mais provavel é que ele durma o tempo todo enquanto trabalha, nos 2 períodos.

De qualquer forma, além das características da raça, cada cão é um individuo e cada um tem a sua "personalidade" que se consegue ver desde cedo. O criador consegue indicar-lhe as personalidades dos cachorros.

A história da "independência", por exemplo, a minha cadela não é de uma raça considerada "independente" mas consegue perfeitamente passar 8h sozinha sem qualquer stress (situação pouco frequente). A única coisa que faz é dormir. Não destrói nada, não ladra e brinca muito pouco. Já quando tem alguém em casa... não nos larga. Sim, quando estamos presentes, aqui é que não é independente e é mesmo mais reguila! :)
Ainda assim, dorme muito! :D

A forma mais fácil de tirar dúvidas é em exposições, como aliás já foi dito, já que encontra muitas raças e pode fazer as suas perguntas a quem lida directamente com eles.

Por outro lado... apesar de haver alguns cães mais dominantes, TODOS precisam de educação. O facto de não pretender um cão dominante, não significa que pode demitir-se do seu papel de educador. Caso contrário, terá um mimadão, que só faz asneiras e nunca lhe obedece. E (qs) todos tentam esticar a corda.

Estude um pouco mais a sua lista e reduza a 3 ou 4 preferências. Ficará mais fácil para si.

Boa sorte.
Tem um king charles que "tolera" esse tempo?
Acho uma raça muito bonita e parece bastante afectuosa, mas a priori pensa que se for educada poderia ficar esses 2 periodos de 4 horas sozinnho? Já agora, o sexo do animal tem influencia na independencia ou é indiferente ser macho ou femea? Qual o melhor género para ficar numa casa ? Não sei se os machos fazem xixi a marcar território e isso acabaria por ser mais complicado...
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo out 28, 2012 9:55 am

arcaredm Escreveu:
kittten Escreveu:Claro que não, senão só uma meia duzia de pessoas poderia ter cão.

Vá a expos, faça como lhe disse.
Tenciono ir à minha primeira Expo. Lá existem criadores de várias raças e podemos abordar os criadores à vontade e falar com os mesmos?

Pensei que as exposições eram mais para provas de agilidade, obediência e afins, mas que basicamente era apenas para assistir.
Sim, existem criadores de várias raças e mesmo que o dono da raça que pretende não seja o criador saberá encaminhá-lo para quem cria a raça.
Pode abordar os criadores mas não o faça antes deles entrarem em ringue, faça-o depois dos cães serem julgados.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
arcaredm
Membro Júnior

domingo out 28, 2012 10:48 am

O facto de o Shiba Inu "testar" o dono, e nao ser adequado para 1ºs donos de cães, quer dizer que poderá ser agressivo comigo ou que se não souber lidar com ele poderá fazer asneiras?

O meu único "receio" é não saber lidar com um rosnar de um cão, ou uma atitude mais agressiva e mostrar medo, levá-lo a mandar em mim lol o que não é o objectivo..
kittten
Membro Veterano

domingo out 28, 2012 10:57 am

Mas isso poderá acontecer com qualquer cão e qualquer raça e sim, qualquer um poderá ser agressivo consigo.
Já agora coloco-lhe uma questão, tem medo de cães?

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
arcaredm
Membro Júnior

domingo out 28, 2012 11:05 am

Não diria medo, é assim tenho algum preconceito em relação a certas raças potencialmente perigosas.

Quanto a medo, não acredito, mas tenho precaução em relações a cães que não me "conhecem"; por exemplo se for ao vizinho que tem um pastor alemão não entro sozinho, espero que ele esteja ao lado do cão, mas penso que é normal, acho que anormal seria entrar em propriedades com cães de guarda e entrar como se nada fosse. Para o meu perfil tem que ser claramente uma raça que normalmente e com correcta educação, seja uma raça extremamente amigável e apegada ao dono, e que não esteja associada a comportamente mais agressivo e dominante. Já pensei no basset hound e agrada-me muito , mas li algures que é uma raça com um cheiro muito muito característico e assim sendo, desadequado para estar numa casa. Nao sei se é verdade..
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo out 28, 2012 11:35 am

Vou acrescentar mais umas que me lembrei:
Pug
Bouledogue Francês
Whippet
Épagneul Breton
Beagle
Pastor australiano

Atenção que sao todos caes com necessidades diferentes em termos de exercício, educação etc

Ou ainda:
Um rafeiro jovem/adulto por exemplo. Já da para ver a personalidade, o novel de energia, o porte etc.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
kittten
Membro Veterano

domingo out 28, 2012 12:28 pm

Eu nem me atrevi a falar em whippets, já que aí o meu "amigo" vai já dizer que eu tenho cães para vender :wink: . Mas não, não tenho.

Eu que adoro fininhos, digo-lhe que são a raça ideal para apartamento, raramente ladram, não largam pelo, lavam-se como os gatos, são animais que apesar de parecerem frágeis são bastante robustos. Necessitam de exercício como qualquer outro cão e são umas melgas que adoram colo e mimos.

De qualquer modo necessitam de educação como qualquer outra raça, ou sem raça.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo out 28, 2012 12:32 pm

kittten Escreveu:Eu nem me atrevi a falar em whippets, já que aí o meu "amigo" vai já dizer que eu tenho cães para vender :wink: . Mas não, não tenho.

Eu que adoro fininhos, digo-lhe que são a raça ideal para apartamento, raramente ladram, não largam pelo, lavam-se como os gatos, são animais que apesar de parecerem frágeis são bastante robustos. Necessitam de exercício como qualquer outro cão e são umas melgas que adoram colo e mimos.

De qualquer modo necessitam de educação como qualquer outra raça, ou sem raça.
8)
Eu percebi... Daí te-lo incluído eu na lista :wink:
Qualquer dia também sou "acusada" de vender caes... De que raça? Nem sei :lol:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

domingo out 28, 2012 12:33 pm

maraya Escreveu:Vou acrescentar mais umas que me lembrei:
...
Whippet
...
Atenção que sao todos caes com necessidades diferentes em termos de exercício, educação etc

Ou ainda:
Um rafeiro jovem/adulto por exemplo. Já da para ver a personalidade, o novel de energia, o porte etc.
bem simpaticos para termos em casa.. 8)
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo out 28, 2012 12:41 pm

Apesar de simpatizar bastante com todos os da lista, excluiria o pug e o bouledogue francês pela dificuldade de um leigo no assunto ( o forista disse tratar-se do seu 1º cão) arranjar um exemplar de confiança, sabendo que há tantos por aí já com graves problemas de saúde.

Excluiria o beagle (que gosto imenso) pela teimosia e a tendência para a fuga.

Excluiria os rafeiros pela incógnita que sempre significam à partida (tamanho, temperamento, etc).

Para mim a escolha seria entre estes dois:
Whippet
Épagneul Breton

Qualquer que seja a raça: não compre em lojas de animais.
Não compre OLX e semelhantes.

Não compre em intermediários , nunca compre sem ver a cadela, o local onde os animais estão e sem

Não compre animais sem LOP e sem garantia de despistes de doenças genéticas, sem desparasitação feita e 1ªs vacinas.

Lembre-se que a qualidade tem um custo e um animal de origem suspeita e baratucha pode vir a trazer grandes despesas.
kittten
Membro Veterano

domingo out 28, 2012 12:45 pm

Épagneul larga pêlo e pela experiência que tenho tem um nível de energia muito elevado e necessita de ser muito estimulado para que não se torne destrutivo.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
arcaredm
Membro Júnior

domingo out 28, 2012 12:51 pm

O whippet é bom para primeiro dono?

São bastante bonitos é um facto, e gosto muito de cães gentis. E sempre me fascinei pela velocidade dos greyhounds, são parecidos estes. Tenho que ler sobre esta raça :D , e pelos vistos há cá criadores o que é bom
kittten
Membro Veterano

domingo out 28, 2012 12:57 pm

Não há muitos criadores, mas há alguns sim. Mas eu não sou criadora convém dizer já. Limito-me a expôr a minha cadela (nem isso que já está retirada dessas lides).
O whippet é bom para qualquer dono, é um cão excelente, enquanto não estragarem a raça é claro.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo out 28, 2012 1:21 pm

Em jeito de acrescento ao que os outros users já lhe disseram ...

arcaredm, na realidade e normalmente, a escolha de um cão não é um bicho de sete cabeças.
A minha sugestão e a minha experiência é que um companheiro aparece sobre a forma que aparece,ou seja,o que estou a tentar dizer (e já o disse num outro tópico), não escolha um cão por critérios de perda de pelo, ou o cheiro que deitam, etc.
Procure um cão/raça que tenha os atributos que procura,(seja eles quais forem) dentro das suas capacidades/disponibilidades e que se adapte à sua realidade.
Por exemplo.
Se quiser um pet,não vai escolher um cão de linha de trabalho, que são mais energéticos, exigem mais disciplina, etc) ou uma raça mais propensa a trabalho, p.e. Pastor Alemão, Malinois, por aí.
Se quiser fazer actividades (muitas),não vai escolher um cão de linha de lazer. (fulgo, beleza)
Os links que eu lhe dei são para serem considerados um guia,não uma religião.
Isto já é, se calhar por a carroça mais para a frente,mas...
Não se preocupe em trazer o melhor cão da ninhada, desde que seja equilibrado,com drive qb,já é bom.
Até porque o melhor cão da ninhada é uma coisa subjectiva (dentro dos parâmetros que lhe disse), o melhor cão para mim poderá não ser o melhor cão para si,etc.
Tome o tempo que achar necessário tomar, para ficar mais dentro do assunto e para agir com conforto.
Responder

Voltar para “Cães”