Gato ataca gata no cio....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

sábado out 27, 2012 11:43 pm

Olá.

Desculpem, mas nao sabia o que escrever no titulo, mas eu ACHO que foi isso que aconteceu primeiro, se não foi, foi o que aconteceu depois.

Como alguns já devem ter lido, tenho o Micky de repouso no meu quarto.
No entanto tenho mais 2 gatos, um macho (castrado) e uma femea ainda nao esterelizada, o que acontece é que ela está no cio.
Tem havido alguns stresses porque a gata anda oferecida e o meu gato castrado anda a montar nela. E isso já aconteceu antes, ela só ainda nao foi esterilizada porque como tem um tamanho pequeno, esperei que ela tivesse um cio pra ver se as hormonas faziam-na crescer, e nao foi o que aconteceu.

Agora á noite, estava a ver um filme já deitada na minha cama, quando ouço rosnar, ladrar e uns miados super aflitivos na sala. Sim, eu tenho uma cadela, Rottweiler, e ao ouvir tanto barulho já pensei o pior. (Isto porque ela tem muita força, e um instinto protector demasiado elevado, e ela adora o gato que atacou a gata, mas sempre se mostrou muito protectora com os gatos que miam num tom aflitivo)
Mas a situação quando cheguei á sala tinha parado...
Factos a constatar:
A cadela rosnou e ladrou pra proteger a pequena, que estava a miar 'aflita' por causa do outro. O receio é que possa a vir magoar o gato.

Mas para separar e acalmar as coisas, peguei na gata pequena e estava a leva-la para o quarto do meu irmão, que também tem um gato, mas ainda está em fase de adaptação, mas já se dá mais ou menos bem, mas deixamos separados à noite e quando não estamos presentes, quando o meu gato começa a rosnar junto ás minhas pernas, e a minha gata pequena começa a rosnar ao meu colo, quando de repente, e eu nao estava á espera, o meu gato salta pra cima de mim para atacar a gata, e saltou varias vezes, e era só miados muito irritados.
Eu tou toda lixada com F grande, em muitas partes do meu corpo, porque o gato literalmente trepou por mim acima. O que é certo é que acabamos por separar os gatos, e a menina está no quarto do meu irmão já a dormir, com o outro gato.
O que me atacou, eu peguei nele depois e percebi que estava cheio de xixi, comecei a perceber que o chão da sala tava todo cheio de xixi.
Mas não percebi esta reacção toda no final, de ele querer atacar a gata, e como ficaram tão F** uns com os outros.
Já lavei o chão todo, limpei caixotes, e o gato tá todo cheio de medo na casa de banho, e tá com uma pelada no pescoço que nao percebi de onde surgiu, ele já tinha um bocadinho porque o Micky atacava-o antes de ficar doente e ficar aqui fechado, tanto é que na pelada já estavam a crescer mais pêlos. Mas agora tá maior, já nao sei se foi a gata, se foi ele com o stresse de ela estar no cio.

Dêm-me umas luzes sobre este drama.

Hoje vou dormir na sala, porque a cadela está lá e o gato também. O Micky dormirá aqui sozinho, mas terá de ser.
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo out 28, 2012 4:18 pm

é stress e se estiverem juntos, as coisas podem correr mal
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo out 28, 2012 4:54 pm

esterilizar a gata parece-me uma boa luz. E é 2 em 1, porque ela regressará com um cheiro diferente e poderão recomeçar "do zero": enquanto ela repousa e recupera, ele habitua-se a sentir a sua presença e deixa de existir o "apelo" hormonal que o arrelia. Também já tive um gato castrado que insistia em montar uma gata inteira (mas sem brigas), eles percebem o cheiro diferente, sei lá... isso acontece sobretudo com os machos castrados na idade adulta e que "conheceram fêmea". Mesmo sem as hormonas e o instinto reprodutivo, o "apelo" é reconhecido; no entanto, o comportamento de monta deve"deixar algo a desejar", ele sente-se frustrado sem compreender e deve atribuir a "culpa" à fêmea. Isto sou eu a "extrapolar", já que o acto reprodutivo entre gatos não se caracteriza exatamente pela "meiguice". E ela pode também não o "querer", porque sabe que ele não é capaz de gerar descendência, ou sei lá, elas é que escolhem mesmo...

por agora, e enquanto o cio durar, o melhor é mesmo mantê-los separados. A gata pode ser esterilizada com o cio, já que não há perdas de sangue como nas cadelas, e até facilita o trabalho ao vet, com os ovários inchados não há riscos de deixar tecidos residuais que continuam a provocar cios. Boa sorte... muito catnip e paciência!
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

segunda out 29, 2012 12:04 am

Muito obrigada pelas respostas.

Vou falar com a associação que o apanhou para marcar a esterilização, sempre é mais barata,dá entrada como gata de rua e pago um bocado menos.

Ela agora ainda está fechada no quarto do meu irmão, onde existe um macho também, como expliquei, mas o meu irmão disse que ele nao lhe liga nenhuma, ela bem tenta se esfregar à frente dele, mas ele até foge dela.

O outro está na sala com a cadela. Vou ter mesmo que esperar para depois os juntar.

Obrigada! :)

edit: Uma coisa que me esqueci, ele nunca montou numa gata enquanto nao era castrado, sei lá eu onde ele aprendeu isto. O Micky que é mais velho, foi castrado aos 6 meses por isso nem nunca marcou. Já o Zuky foi um bocado tarde e já andava a marcar pela casa toda. Até em cima do portatil da minha mae ele fez xixi. Mas foi castrado praí á 1 ano, já nem devia ter hormonas.

E a cena de ela ter que recuperar, já nao tenho casa com mais espaço, porque o Micky ainda está separado, o outro estando no quarto do meu irmão, a outra nao ia repousar como deve de ser, e mesmo assim não sei.
Amanha o Micky vai ao veterinario e vou perguntar se já posso junta-lo ao outro. Se bem que ele ainda cheira a gel da ecografia e a hospital e o outro (Zuky) bufa-lhe ahahah
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

segunda out 29, 2012 11:42 am

Deixo foto de como está tudo bem entre o Zuky e a Nasty.

Hoje de manha ele já esteve com a menina oferecida e ele nao reagiu mal. É deixar passar a fase do cio/mandar esterilizar e pronto.


Imagem

:)
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Responder

Voltar para “Gatos”