A exposição de Vila Franca foi só para Homossexuais ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo fev 15, 2004 2:24 pm

Pedra Escreveu: Na realidade o que me está a parecer é que a ida á exposições, para muitos de vós, é, como em tempos a Sealords disse (e eu na altura não concordei muito), o passeio dos tristes.
Concordo que para alguns seja o passeio dos tristes, mas também o dos contentes, dos que mandam bitaites, dos que gostam de animais, dos que procuram conhecer certas raças, dos criadores que contra as regras vendem o seu produto no local, dos criadores que gentilmente se oferecem para divulgar as raças que possuem aos tristes, uns por simpatia e outros porque pode ser que calhe ... ;) Enfim...de todos os que têem acesso livre a uma exposição pública
Parece que só há gente que vai para ver o que há de mau.
Ando há muito em exposições e na realidade nunca vi nem metade dos que vocês comentam. E o que vejo, muitas vezes, vejo com outros olhos.
É uma questão de prestar a tenção aos ditos " humanos " ;)

Olhe que não é bem assim... ;) . Até há quem diga bem. Esta até a achei bem organizada ao contrário de outras.
E tomasGil, ajude, ajude, pode ser que qualquer dia lhe calhe a si também.
Ha gente boa e má em todo o lado e os donos de cães de exposição, não são excepção. E os caes também não, são cães como os outros, com 4 patas, dentes, etc...
Isabel

Infelizmente não são execpção, mas era bom que fossem sendo que podem ser o exemplo de alguns tristes que lá vão :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo fev 15, 2004 3:49 pm

CindelP Escreveu:
Se um cão se porta mal no ring é porque não teve treino suficiente, se o dono está em "stress", esse é problema do dono, não ?
Se as pessoas não percebem que cão é apenas um cão, também é problema delas.
Com que direito se descarrega no cão ?
o problema aisd, é que há cães que por mais calmo estejam os donos, que por mais treino tenham, stressam em exposições. E a unica maneira, de os habituar é mesmo os habituar a isso.

Agora vamos supor, que em causa está um macho algo dominante e que tem o raio de mania de rosnar e se atirar ao juiz ? Há que repreender na hora e no local.

A meu ver é das tais situações, que vale a pena sacrificar a imagem e corrigir o cão, eliminando tal comportamente.
E este treino, só se pode fazer em exposições. Nunca, em treinos caseiros se consegue reproduzir a confusão, o barulho, o stress que se passa nas expos.
Pois a situação é mesmo essa.
Resta-me tb acrescentar que o animal em questão é adulto, não é raquitico, e com dificuldade seria confundido com um cachorro.
Isabel
Pedra
Membro Veterano

domingo fev 15, 2004 8:08 pm

[quote=leonildecarvalho]
[
Infelizmente não são execpção, mas era bom que fossem sendo que podem ser o exemplo de alguns tristes que lá vão :roll:

Leo
[/quote]

Os tristes a que me refiro não precisam de exemplos, pois já vão com as ideias muito bem concebidas e com olhos muito criticos. Alias, o que eles vão mesmo é á procura de maus exemplos para assim se desculpabilizarem perante as coisas que eles proprios fazem aos seus animais lá em casa, fora do olhar de todos.
Não é ataque a ninguém em especial.
Mas na realidade, de há uns tempos para cá tenho notado o acréscimo de:
1- Olhe, o cão vai ficar o dia todo aí nessa jaula?
2- Olhe, o cão tem a boca aberta, não lhe dá agua porquê? Deve ter sede.
3 - Pobre bicho, ja está há meia hora em cima da mesa a ser penteado e nem sequer se queixa.
4 - Ah, isto devia ser proibido, tadinhos dos bichos aqui fechados.
5 - Pais para criança: Não mexe, que o cão morde!
6 - Se dois machos dominantes passam perto e há uma rosnadela apenas - "Ái, que bichos mais mal educados e perigosos, vamos, vamos..."

Continuo a dizer que os cães de exposição são cães iguaizinhos aos outros, como cães que são. Os donos, também deveriam ser.
Isabel
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo fev 15, 2004 9:14 pm

eh, eh, qualquer dia está como eu :D

Pois, voltamos ao mesmo, exposição é para mim lugar de trabalho, quer esteja como concorrente quer esteja como visitante. O simples facto do simples mortal não se munir dum catálogo e, portanto, não saber "quem-foi-a-besta-que deu-um-murro-no-cão" diz tudo. Ir ver raças novas, como diz a aisd - parece-me visita a Jardim Zoológico. A língua portuguesa, que é tão rica, devia dar uma volta a isto, que aqui os "bifes" batem-nos aos pontos: é que é fácil perceber que um "dog show" não é uma "dog exhibition". Com isto tudo, fico sem perceber porque é que há gente que insiste em ir passear para as exposições. Não devem ter mesmo mais nada que fazer. É mesmo volta dos tristes.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Pedra
Membro Veterano

domingo fev 15, 2004 9:25 pm

È "in" ;)
Isabel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo fev 15, 2004 10:08 pm

Pois, será assim, Sealords.
Só que em Portugal não há dog exhibitions.
Só há expos que se não são exposições então deviam mudar-lhes os nomes.
Dê-lhe o nome de "avaliação cinófila".

Mas quer-me cá parecer que a maioria dos criadores não ia gostar de simples "avaliações cinófilas".
Afinal dependem fortemente das classificações, mas também do interesse do público para vender.
Penso que é por isso que toda a gente se queixa da falta de classificações em trabalho própriamente dito.
O público não se interessa, logo não se fazem.

Quando será que encaram a simples realidade que um criador existe, não só mas também, para vender ?

É a mesma coisa que um pintor não querer expôr as suas obras.
Não querer que o público se interesse pelo seu trabalho, não querer publicidade no jornal, nem referências nas revistas da especialidade.
Eu conheço alguns artistas assim mas, se quer que lhe diga, só o são por orgulho.
Como na fábula de La Fontaine "Ah, são verdes, não prestam".

Tentar fechar os olhos e ignorar a simples verdade de que só sobrevive quem sabe crescer com o mercado, é perder a luta à partida e sujeitar-se à corrente do rio sem fazer um esforço para nadar.
Tanto interesse em cães devia ser aproveitado pelos criadores e não menosprezado.

Só aviso - não é só na natureza que sobrevivem os que tem capacidade de adaptação às mudanças.No mundo humano, também.
Pedra
Membro Veterano

domingo fev 15, 2004 10:28 pm

aisd Escreveu:
Mas quer-me cá parecer que a maioria dos criadores não ia gostar de simples "avaliações cinófilas".
Afinal dependem fortemente das classificações, mas também do interesse do público para vender.

Uma outra que pegou moda e tenho ouvido ultimamente:
"Ò Manel, anda cá ver estes cães! Parecem mesmo "bábuinos"."
Não é anedota, é mesmo verdade.
Agora diga-me lá quem é que vai a uma exposição para comprar macacos?

Penso que é por isso que toda a gente se queixa da falta de classificações em trabalho própriamente dito.
O público não se interessa, logo não se fazem.

Engana-se. Não é por falta de público, é por falta de vontade e de tempo ou lá o que queira chamar dos proprietários.

Isabel
SeaLords
Membro Veterano

segunda fev 16, 2004 6:10 am

Voltamos ao mesmo. Não tenho nada contra o público - mas o público conhecedor. O público que sabe reconhecer um bom cão. O público que sabe apreciar a evolução dos cães em ringue. O público que sabe avaliar a actuação do juiz. Gente que faz os comentários que a Pedra referiu (e eu já ouvi muitos outros) não é gente que percebe de cães e não é gente que interessa ter como visitante. Numa exposição de pintura se calhar não vê muita gente a comentar que o artista não sabe pintar, ou que as cores são feias, ou que o puto de 5 anos lá de casa pinta melhor. É um bocadinho diferente, não é ? E isto apesar de, no caso da pintura, se tratar mesmo de "exhibitions" e não de "shows". Já agora, "exposição" é termo que ficou por hábito e por ser mais prático porque a verdadeira designação, e muito mais sugestiva, é "evento de morfologia canina" (assim já dá para ver que não é coisa para o pessoal ir passear aos fins de semana, não dá?).

Quanto aos criadores dependerem das classificações para venderem os cães: a percentagem de compradores que se interessa por isso é muito, mas mesmo muito pequena. De tal forma que eu já nem faço referência a resultados em exposição a pessoas que me perguntam por cachorros (e, que eu me lembre, só houve uma pessoa interessada nisso). Também nunca vendi nenhum cão a pessoas que tenha conhecido em exposição. Por isso, aisd, acho que empola demasiado o papel das exposições na venda de cães. E basta olhar para si: porventura conheceu o "seu" criador numa exposição?
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda fev 16, 2004 6:50 am

Eu empolo, é verdade, mas só pelo prazer do debate.
E olhe que em exposições de pintura já ouvi piadas e risos altos.
O que é , é que, normalmente, o artista não está lá para ouvir.
Mas concordo que é super chato para o pintor em especial se ele é tímido e inseguro (como são , na sua maioria).

Embora, francamente, quem não vir o talento de uma obra como "Guernica" (não sei se se escreve assim) pois, é cego.

Claro que sempre há-de haver o Manel e a Maria que não pescam nada de nada.
Mas não acha que têm alguma piada ?
Afinal o elemento cómico também tem o seu lugar.

É verdade não conheci o meu criador em expos.
Aliás eu passo pelas expos, nem dão por mim.
Mas sabia dos seus prémios e dos seus cães e conheci-o no seu local de trabalho - o canil.

Ainda hoje estou impressionada com o "irish wolfhound" - é esta minha atração pelos cães grandes - que não posso ter por falta de espaço.
Conheci a raça numa expo.

Não vejo que haja outro sítio para conhecer raças de cães.
Pelo menos por cá.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda fev 16, 2004 10:57 am

Quanto aos "tristes" que visitam as exposições, infelizmente eles são necessários, é que sem publico os municipios não dariam o seu apoio a estes eventos. E este infelizmente, é a grande maioria do publico que temos.

Aqui vão algumas respostas, para que se leve a imbecilidade mais na desportiva:

Pedra Escreveu: 1- Olhe, o cão vai ficar o dia todo aí nessa jaula?
Claro que sim, ele já está habituado, pois mesmo lá em casa ...
Pedra Escreveu: 2- Olhe, o cão tem a boca aberta, não lhe dá agua porquê? Deve ter sede.
Se não lhe dou água em casa, para quê dar-lhe aqui ?
Pedra Escreveu: 3 - Pobre bicho, ja está há meia hora em cima da mesa a ser penteado e nem sequer se queixa.
Ele sabe que se se queixar que leva.
Pedra Escreveu: 4 - Ah, isto devia ser proibido, tadinhos dos bichos aqui fechados.
E é, as multas é que são pequenas.
Pedra Escreveu: 5 - Pais para criança Não mexe, que o cão morde!
Pois, e é preciso ter cuidado porque tem raiva.

E aínda acerca da agressão ao Bouvier, também já me estive a informar e o que me disseram vai de acordo ao que a "Pedra" apurou. Talvez pela distância a leonilde não tivesse visto bem como as coisas se passaram.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

segunda fev 16, 2004 4:14 pm

aisd Escreveu: Eu empolo, é verdade, mas só pelo prazer do debate.
E olhe que em exposições de pintura já ouvi piadas e risos altos.
O que é , é que, normalmente, o artista não está lá para ouvir.
Mas concordo que é super chato para o pintor em especial se ele é tímido e inseguro (como são , na sua maioria).

Embora, francamente, quem não vir o talento de uma obra como "Guernica" (não sei se se escreve assim) pois, é cego.

Claro que sempre há-de haver o Manel e a Maria que não pescam nada de nada.
Mas não acha que têm alguma piada ?
Afinal o elemento cómico também tem o seu lugar.
Pelo menos por cá.
Pois, aisd, no caso das exposições o criador normalmente está lá para ouvir. Se se acha piada ou não - depende da disposição. E se, no dia a dia, eu mesma estou sempre a dizer larachas, gosto de piadas e até tenho mais paciência para alarvidades que muitos dos meus colegas, quando vou a exposição fico mesmo sem disposição para observações idiotas. É que não vou passear, nem arejar os cães, e ser bicho de Jardim Zoológico não é a minha vocação. De resto, pode crer que é mais fácil o Manel e a Maria verem o talento de Picasso que perceberem que, debaixo dos pompons e dos lacinhos, um bom caniche (como qualquer bom cão, aliás) é qualquer coisa de extraordinário e igualmente belo (está a ver o que me fez dizer, que até os caniches podem ter piada?).
aisd Escreveu: Ainda hoje estou impressionada com o "irish wolfhound" - é esta minha atração pelos cães grandes - que não posso ter por falta de espaço.
Conheci a raça numa expo.

Não vejo que haja outro sítio para conhecer raças de cães.
Pois eu antes de comprar a minha primeira cadela Bobtail tinha visto um unico cão da raça, de fugida e todo rapadinho. Claro que tinha (e tenho) uma data de livros e foi por aí que recolhi informação. Não fui a exposições para conhecer a raça (só comecei a ir depois de comprar essa cadela e porque, é a história do costume, o criador nos convenceu a ir). E se calhar, se tivesse ido, tinha mudado de opinião e de raça. É que as "penteações" dos Bobs é como a água tónica - aprende-se a gostar. O primeiro impacto é sempre muito negativo.

Relativamente às vendas vs. exposições, lembrei-me de um exercício engraçado de se fazer. Peça uma lista de criadores de uma raça, qualquer raça, ao CPC. E divirta-se a ver quantos dos que vêm listados aparecem regularmente em exposição. Eu aposto que entre 50 e 100% (consoante as raças) desses criadores não vão a exposição. Será que não vendem cães?
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 16, 2004 5:13 pm

Olá,
Ora lá voltamos nós a este assunto delicado...do Público Geral Vs 'Profissionais'. A minha opinião, e ao que parece é a mesma de quem organiza as EXPOSIÇÔES de cães, é que elas devem ser abertas ao Público em Geral. Esta é a oportunidade de ver exemplares das raças que gostamos, daquelas que só ouvimos falar e daquelas que nunca ouvimos falar na vida. Não se trata de um 'Jardim Zológico', em termos perjorativos, mas a verdade é que, para o público que visita uma exposição canina esta é uma forma de tomar contacto e ter conhecimento do que são determinados cães. Melhor seria se, e em vez de darem as classificações 'em segredo' sem que as pessoas "menos informadas" percebam porque ganhou o cão A e não o B, dessem os resultados das avaliações de forma visível ou audível. Assim é que se aprenderia verdadeiramente. Pode até ser que algumas pessoas que visitassem mais do que uma exposição fossem aprendendo alguma coisa e deixassem de fazer certos comentários menos informados. O público só se torna conhecedor aprendendo, e essa aprendizagem não deve ser necessáriamente nenhum curso, estruturado em aulas práticas e teóricas, em que as 'visitas de estudo' às exposições têm de ser antecedidas por leituras exaustivas seguidas de 'exame escrito'!!
Manueis e Marias existem em todas as àreas e em muitas situações, não podemos condicionar e catalogar todo um grupo de pessoas que, individualmente ou em familia, visitam exposições só porque alguns são "borjeços".
Ainda me lembro que quando era jovem adolescente ( já no século passado), o primeiro Rottweiler que vi pensei que era o cruzamento de um Pastor Alemão com um Dobermann, e perguntei ao respectivo dono. Felizmente ele foi compreensivo e não me mandou dar uma volta ao bilhar grande nem me deu nenhuma resposta torta! Explicou-me que era uma raça e que esta se chamava Rottweiler. Este nome ficou-me na memória ( embora na altura não fizesse ideia como se escrevia) e bem mais tarde, assim que tive possibilidades, fui 'à procura da raça'. Li alguns livros, sim...mas também fui vê-los onde eles estavam à minha 'disposição' para VER e sobretudo para COMPARAR. Comparar uns com os outros e mesmo comparar com outras raças. Esse local onde fui vê-los foi a uma exposição.

Abraços
Paulo C.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda fev 16, 2004 5:41 pm

PauloC Escreveu: Olá,
Ora lá voltamos nós a este assunto delicado...do Público Geral Vs 'Profissionais'. A minha opinião, e ao que parece é a mesma de quem organiza as EXPOSIÇÔES de cães, é que elas devem ser abertas ao Público em Geral. Esta é a oportunidade de ver exemplares das raças que gostamos, daquelas que só ouvimos falar e daquelas que nunca ouvimos falar na vida. Não se trata de um 'Jardim Zológico', em termos perjorativos, mas a verdade é que, para o público que visita uma exposição canina esta é uma forma de tomar contacto e ter conhecimento do que são determinados cães. Melhor seria se, e em vez de darem as classificações 'em segredo' sem que as pessoas "menos informadas" percebam porque ganhou o cão A e não o B, dessem os resultados das avaliações de forma visível ou audível. Assim é que se aprenderia verdadeiramente. Pode até ser que algumas pessoas que visitassem mais do que uma exposição fossem aprendendo alguma coisa e deixassem de fazer certos comentários menos informados. O público só se torna conhecedor aprendendo, e essa aprendizagem não deve ser necessáriamente nenhum curso, estruturado em aulas práticas e teóricas, em que as 'visitas de estudo' às exposições têm de ser antecedidas por leituras exaustivas seguidas de 'exame escrito'!!
Manueis e Marias existem em todas as àreas e em muitas situações, não podemos condicionar e catalogar todo um grupo de pessoas que, individualmente ou em familia, visitam exposições só porque alguns são "borjeços".
Concordo plenamente, quanto aos borjeços, ou se gozam ou se ignoram é a opção de cada um.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

segunda fev 16, 2004 6:40 pm

Bem eu não tenho assim muito contra o publico porque ate eles ficam todos espantados com o meu cão e gostam imenso dele!
Mas tenho de admitir que há comentarios que me deixam assim um bocado transtornado...como por exemplo a historia de o morder porque ate parece que os pais incentivam ao filho a ter uma má opiniao em relação aos cães..!
Pedra
Membro Veterano

segunda fev 16, 2004 11:24 pm

Casadotrevo, o que eu me ri com os seus conselhos ;)
Na realidade ás vezes dá vontade sim.
Mas acho que não se deve.
No entanto, o que eu disse atrás foi apenas uma constatação de há uns tempos para cá. Ou seja, este tipo de comentários estão a ser cada vez mais comuns, nada mais.
Quanto aos tristes e contentes, venham eles, que a mim não me faz confusão, aliás eu estou lá é para que os meus cães sejam avaliados, outras vezes apenas pelo convivio, e... cá para nós que ninguém nos ouve, acho que também pelo "bichinho".
Apenas, o que me mete confusão é as pessoas muitas vezes fazerem bichos de sete cabeças, onde na realidade só há uma apenas.
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”