Cauda, sim ou não

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta nov 02, 2012 10:15 am

marianamar Escreveu:...

Floripes, também sou completamente contra o corte de orelhas e cauda (e cordas vocais???), mas abro excepção no caso dos presunhos porque esses sim, podem tornar-se um problema para o animal. É um apêndice sem qualquer utilidade e quando a unha encrava... torna-se tortura. Já vi cães com a unha do presunho encravada e não é bonito.
Ninguém o sabe melhor do que eu, cuja cadela tem presunhos duplos que bastante trabalho dão. E cujas unhas já se têm encravado.

Mas referia-me ao que é tido por ablação estética ou por comodismo dos donos.

Quanto ao corte das cordas vocais, faz-se, embora o assunto não seja falado. Como de resto, já aqui foi confirmado pela Joana Gonçalves, não foi nenhuma atoarda lançada por mim, só porque sim.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta nov 02, 2012 10:15 am

Tira-se a língua, ora :roll:

A amputação do presunho é um motivo médico muito evidente, já tivemos de fazer em dois cães, é uma grande chatice aquelas unhacas não tocam no chão e crescem que se fartam. Penso que não se compara a uma intervenção por motivos meramente estéticos.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sexta nov 02, 2012 10:18 am

Woodchester Escreveu:Lamento que a fiscalização não seja mais rigorosa. Temos visto casos aqui na arca de amputações que são proibidas mas que continuam a acontecer porque os donos "gostam mais assim".
Também eu. Para além de abrir portas a outras intervenções proibidas.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
sasquatch
Membro Veterano

sexta nov 02, 2012 10:22 am

Quando me apontam a história das lesões na cauda lembro-me sempre que os cães que conheci que mais atreitos era a isso eram os danois.

Sei que há aqui vários donos desta raça, não sei se concordam, mas os que eu conhecia nem sequer estavam em canil, eram cães de quinta com imenso espaço e tinham muita tendência para isto.

Ora que eu saiba a amputação da cauda nos danois nunca foi prevista....e os animais ficariam horrendos! :?
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta nov 02, 2012 10:25 am

há dogues que ao bater com as caudas na parede e quinas de parede abrem feridas feias que demoram imenso a sarar! foi o que aconteceu ao dogue de uma conhecida. acabou por levar a cauda amputada porque aquilo estava constantemente a infectar e começou a necrosar! depois de amputado parecia um perdigueiro gigante! ficou horrivel!!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta nov 02, 2012 10:53 am

Eu apesar de gostar muito mais de ver os cães de cauda longa sou muito a favor da amputação de caudas.
Falo por mim... que ja tive 2 cães, aos quais não amputei as caudas por achar desnecessário e o resultado foi o pior possivel. Eram cães de porte médio com caudas tipo chicote, que magoavam como o caraças a bater nas nossas pernas, mas o pior era mesmo as lesões constantes nas pontas das caudas, que eram horriveis para conseguir sarar, e que facilmente voltavam a ficar feridas.
Nos animais que vivem em regime de semi-liberdade, ou seja em vedações amplas o problema não deve ser muito grave, mas no meu caso, ombreiras de portas, paredes de casa, corrimões...enfim, tudo se transformava num perigo imenso de lesão nas caudas. era eles ficarem contentes e começarem a 'saracotear-se' e aqueles chicotes a bater em tudo, daí até começar a saltar sangue por todo o lado era um passinho.
Fazer pensos em pontas de caudas... ou tentar impedir que eles se saracoteassem... enfim.
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Quinx
Membro Júnior
Registado: quinta nov 01, 2012 2:49 pm

sexta nov 02, 2012 10:59 am

marianamar Escreveu:
Rucandrade Escreveu:É verdade ou mito que amputar a cauda a um cão de caça apura o seu faro? Já ouvi dizer isso varias vezes mas desconheço a sua veracidade.
Claro que é falso.

Floripes, também sou completamente contra o corte de orelhas e cauda (e cordas vocais???), mas abro excepção no caso dos presunhos porque esses sim, podem tornar-se um problema para o animal. É um apêndice sem qualquer utilidade e quando a unha encrava... torna-se tortura. Já vi cães com a unha do presunho encravada e não é bonito.
Isto, só acontece se o dono for negligente e nao cortar as unhas dos presunhos amiude.
<p>the whole man must move together - by n&atilde;o me recordo</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta nov 02, 2012 11:06 am

Eu acho que fez bem, deixar o pinscher com a cauda inteira.
indigo003 Escreveu:
botas96 Escreveu:Cortar as cordas vocais :o

Com tantas modificações, mais vale ter uma tartaruga.
mais vale não ter nada... não vá a tartaruga ladrar também!!

agora a sério, cortar as cordas vocais? vocês sabem de alguem que tenha feito isso? há veterinários que fazem isso?
Eu sei! :lol:

E também dizem que fazem essa operação aos cavalos para certas actividades.

Eu acho que não será uma operação muito frequente nos cães, mas fazem.
As operações para tirar a barbela ou papada...Há quem faça também, para mim é ridículo... mas fazem.

Mais que uma vez, quando escrevem os tópicos a reclamar que o cão ladra imenso eu penso...vou escrever: " tirem as cordas vocais, porque o cão, nunca vai miar." - Mas como não quero ser má e ter que inventar mais um nickname (ustink)...abafo o pensamento para mim.
Eu acho que as pessoas cada vez mais são intolerantes ao cão em si. Elas gostam da companhia do cão ao género quase de um tamagotchi, mas mais táctil.
Os cães têm aspectos que se as pessoas pudessem tenho a certeza que modificavam.

O que eu não gosto mesmo nada são os presunhos. É o que mais frequente me trazia mais problemas. Mais tarde ou mais cedo todos têm problemas com aquele "dedo". De uns anos para cá tudo que tivesse esse dedo, mandava tirar logo no criador ou depois...já os meus pais o faziam.

A cauda já tive problemas com apenas um cão...também não tiro a razão a qem as "tire"; se o animal for destinado a alguma actividade que seja melhor não ter a cauda.

Há motivos válidos sim. Foi durante tantos anos, uma prática corrente, não acredito que tivessem completamente errados. E agora é que estejam certos.

Mas hoje as pessoas vão buscar um cão de caça só para ficar no sofá. Vão buscar um cão de guarda e não querem que ele o seja. Enfim, hoje caimos também no rídiculo...os extremos nunca são muito estáveis.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta nov 02, 2012 11:18 am

Quinx Escreveu:
marianamar Escreveu:
Rucandrade Escreveu:É verdade ou mito que amputar a cauda a um cão de caça apura o seu faro? Já ouvi dizer isso varias vezes mas desconheço a sua veracidade.
Claro que é falso.

Isto, só acontece se o dono for negligente e nao cortar as unhas dos presunhos amiude.
Meu caro(a) há donos que nem sequer sabem que os cães têm presunhos.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Quinx
Membro Júnior
Registado: quinta nov 01, 2012 2:49 pm

sexta nov 02, 2012 11:33 am

Como é que é possível, nao saber que o cao que se possui tem ou nao presunhos? :o
Se manusear o animal dá conta. :? Depois, é ter cuidado e cortar as unhas.
É mais fácil e indolor para o cao, cortarem-lhe as unhas e nao os presunhos. :wink:
<p>the whole man must move together - by n&atilde;o me recordo</p>
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta nov 02, 2012 11:38 am

Quinx Escreveu:Como é que é possível, nao saber que o cao que se possui tem ou nao presunhos? :o
É mais fácil e indolor para o cao, cortarem-lhe as unhas e nao os presunhos. :wink:
Mais facil não sei não :twisted:
A minha cadela é bastante calma e meiga mas no que toca a mexer nos presunhos... Acho que foi das poucas vezes que me rosnou e ameaçou morder (coisa que não voltou a repetir).

E tendo em conta que é uma cadela calma imagino a possível reaçao de outro tipo de caes :|

Claro que não foi justificação para os cortar.
Mas não sou contra o corte (por outras razoes)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta nov 02, 2012 11:49 am

os presunhos só dão é chatice. se o cão prende o presunho nalgum sitio e aquela porcaria rasga e infecta! raio de evolução que ainda não fez desaparecer aquela unha inutil!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
sasquatch
Membro Veterano

sexta nov 02, 2012 11:55 am

E a unha como não se gasta cresce a uma velocidade incrível.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta nov 02, 2012 12:09 pm

Quinx Escreveu:Como é que é possível, nao saber que o cao que se possui tem ou nao presunhos? :o
Como é possível? Para mim é inconcebível, mas olhe, faça uma coisa se duvida do que eu lhe digo, fale com quem faz tosquias e ficará admirado com as respostas.
Se as pessoas nem com o pelo têm cuidado, se nem uma porcaria duma escova usam no cão, acha estranho que não saibam que o cão que têm tem presunhos? Olhe eu não.

E sim, os presunhos não servem para absolutamente nada. A minha whippet quando a comprei já não os trazia, e felizmente, já que com as correrias e saltos já teriam rasgado há que tempos.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta nov 02, 2012 12:10 pm

maraya Escreveu:
Mais facil não sei não :twisted:
A minha cadela é bastante calma e meiga mas no que toca a mexer nos presunhos... Acho que foi das poucas vezes que me rosnou e ameaçou morder (coisa que não voltou a repetir).

E tendo em conta que é uma cadela calma imagino a possível reaçao de outro tipo de caes :|

Claro que não foi justificação para os cortar.
Mas não sou contra o corte (por outras razoes)
Para mim é justificação para os cortar. No veterinário claro.

Ainda que mal comparado, comparo os dentes do siso no homem aos presunhos nos cães.
Agora perguntem-me se os prefiro ter ou preferia não ter, eu preferia não ter, uma vez que os tinha, tirei-os. Simples.

Ainda recentemente tive de ajudar a soltar as unhas de um cão porque se encaixaram uma na outra o animal tentava levantar-se e está claro o resultado... E noutras situações em que ficam com o dedo, não só a unha; mas o dedo completo pendurado...é lindo.

Presunhos nem pensar.
Responder

Voltar para “Cães”