Cauda, sim ou não
Moderador: mcerqueira
Eu compreendo a proibição da ablação das cordas vocais, aceito a proibição dos cortes de orelhas e até consigo compreender que proibam os cortes de caudas, não consigo compreender a proibição dos cortes dos presunhos. Não tem a ver com estética, tem a ver com a integridade física do animal. Não servem mesmo para nada e quando rasgam é um problema para estancar o sangue, provoca dor ao animal e é uma porta aberta a infecções graves.
Aliás, aquilo é um dedo que está solto, só está preso à pata por pele.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Pois eu não compreendo que se sujeite um animal a uma intervenção cirurgica para prevenir algo que pode nunca acontecer na sua vida.
Todos nós nascemos com um apêndice inútil que pode infectar e até causar morte. Que eu saiba, ninguém o tira a titulo preventivo.
Todos nós nascemos com um apêndice inútil que pode infectar e até causar morte. Que eu saiba, ninguém o tira a titulo preventivo.
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Eu não sou muito de comportamentos à margem da lei; mas neste caso...temos pena.kittten Escreveu:Eu compreendo a proibição da ablação das cordas vocais, aceito a proibição dos cortes de orelhas e até consigo compreender que proibam os cortes de caudas, não consigo compreender a proibição dos cortes dos presunhos. Não tem a ver com estética, tem a ver com a integridade física do animal. Não servem mesmo para nada e quando rasgam é um problema para estancar o sangue, provoca dor ao animal e é uma porta aberta a infecções graves.
Um presunho dá sempre problemas. Não é imaginar se acontece ou não. Porque a unha tem de ser sempre cortada e se não o for regularmente, vai encravar de certeza.
Jà nem falo nos presunhos que se prendem
É uma intervenção muito simples. Não se compara evidentemente à retirada do apêndice dos humanos.
Jà nem falo nos presunhos que se prendem

É uma intervenção muito simples. Não se compara evidentemente à retirada do apêndice dos humanos.
O facto de os presunhos parecerem soltos e presos só pela pele não os torna excrescências inúteis que se deva retirar para nos poupar a maçada de termos de andar sempre a vigiá-los.
São extremidades iguais aos outros dedos, têm terminações nervosas e sensibilidade, como o prova a mais elementar observação, aliás, já referida pela Maraya. Mas nem era preciso, pois todos os que têm cães com presunhos sabem como eles se retraem e gostam pouco que se lhes mexa nesses dedos.
Há alguns anos acompanhei o caso do cão de uma pessoa amiga, que também achou que os presunhos do animal não serviam para nada e eram descartáveis. Depois de retirados, o cão apresentou durante algum tempo problemas de equilíbrio ao levantar-se. Acabou por se adaptar, mas nunca recuperou totalmente quando tocava a certas tarefas que exigissem trepar, por exemplo. Mas foi o único caso, pois a maioria das pessoas que conheço e que têm cães não lhes mandam retirá-los.
Em muitos cães têm um papel de algum peso no seu equilíbrio, e há mesmo uma raça em que eles têm um papel activo no trabalho desses cães. Noutras, o próprio estalão exige que os cães não tenham presunhos, pelo que estes são eliminados nos exemplares que venham com eles, logo que nascem.
O resto não passa de desculpas para o comodismo dos donos.
São extremidades iguais aos outros dedos, têm terminações nervosas e sensibilidade, como o prova a mais elementar observação, aliás, já referida pela Maraya. Mas nem era preciso, pois todos os que têm cães com presunhos sabem como eles se retraem e gostam pouco que se lhes mexa nesses dedos.
Há alguns anos acompanhei o caso do cão de uma pessoa amiga, que também achou que os presunhos do animal não serviam para nada e eram descartáveis. Depois de retirados, o cão apresentou durante algum tempo problemas de equilíbrio ao levantar-se. Acabou por se adaptar, mas nunca recuperou totalmente quando tocava a certas tarefas que exigissem trepar, por exemplo. Mas foi o único caso, pois a maioria das pessoas que conheço e que têm cães não lhes mandam retirá-los.
Em muitos cães têm um papel de algum peso no seu equilíbrio, e há mesmo uma raça em que eles têm um papel activo no trabalho desses cães. Noutras, o próprio estalão exige que os cães não tenham presunhos, pelo que estes são eliminados nos exemplares que venham com eles, logo que nascem.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
A primeira fonte de perigo de uma cirurgia é a própria anestesia. O nosso animal pode morrer ali de um momento para o outro. Conheço muitos animais com presunhos sem qualquer problema. Mais a mais, que custa fazer manutenção à unha do presunho? Quem possui gatos tem de o fazer a 20 unhas semanal ou quinzenalmente.
<p> </p>
<p> </p>
Nem sempre, a certeza não é, nem de perto, absoluta. Na minha cadela, tendem a crescer encostadas, formando uma espiral. Algumas vezes, em alturas em que me desleixei de as vigiar, cravaram-se na almofadinha, sim, mas ela própria trata disso: quando a vejo procurar muito aqueles dedos, já sei que alguma coisa se passa e intervenho.sasquatch Escreveu:Um presunho dá sempre problemas. Não é imaginar se acontece ou não. Porque a unha tem de ser sempre cortada e se não o for regularmente, vai encravar de certeza.
Jà nem falo nos presunhos que se prendem![]()
E não foram poucas as vezes em que a Rita deixou as unhas presas no mato, durante as suas caçadas, e me apareceu sem elas, só com o sabugo à vista. Nunca infectaram nem sangraram, nem ela nunca mostrou ter dores, mas também nunca deixei de cuidar de as desinfectar e tratar. Como compete a qualquer dono medianamente cuidadoso.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
Ah é? Então porque motivo defendem a esterilização para prevenir tumores e infecções uterinas?Argay Escreveu:Pois eu não compreendo que se sujeite um animal a uma intervenção cirurgica para prevenir algo que pode nunca acontecer na sua vida.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Os meus cães é que foram todos muito artistas que nunca ficaram afectados quando lhe retiraram os presunhos e outros eram removidos no criador, também nunca notei qualquer problema no andar muito pelo contrário sempre assisti a problemas por terem os tais presunhos.
Tenho uma cadela em casa que foi agora operada, irei busca-la hoje, a uma operação por as tais infecções no útero, agora já velhota. Mas até agora não me arrependi de nunca lher feito a operação antes.kitten Escreveu:Argay escreveu:
Pois eu não compreendo que se sujeite um animal a uma intervenção cirurgica para prevenir algo que pode nunca acontecer na sua vida.
Ah é? Então porque motivo defendem a esterilização para prevenir tumores e infecções uterinas?
Última edição por margoustink em sexta nov 02, 2012 1:30 pm, editado 1 vez no total.
Nunca notei alteração de espécie alguma no equilíbrio dos meus cães quando se tirou o presunho
Trate-se de um dedo rudimentar, por vezes até é duplo que era apreciado quando se considerava isso como prova de raça....
É um dedo tão rudimentar que alguns nem tem unha.
Em cães de gado pensa-se que podiam ajudar a dar mais aderência na marga em neve ou rochas. Portanto a unha gastava-se.
Mas mesmo neste caso é um pau de dois bicos porque o mais comum é prender-se e rasgar
Hoje há até quem considere que em certos casos atrapalha o andamento de certos animais.
Nos meus a unha ia-se logo meter na carne, o vet sugeriu mesmo a intervenção.

Trate-se de um dedo rudimentar, por vezes até é duplo que era apreciado quando se considerava isso como prova de raça....
É um dedo tão rudimentar que alguns nem tem unha.
Em cães de gado pensa-se que podiam ajudar a dar mais aderência na marga em neve ou rochas. Portanto a unha gastava-se.
Mas mesmo neste caso é um pau de dois bicos porque o mais comum é prender-se e rasgar
Hoje há até quem considere que em certos casos atrapalha o andamento de certos animais.
Nos meus a unha ia-se logo meter na carne, o vet sugeriu mesmo a intervenção.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
ia dizer o mesmo! há umas quantas cirurgias preventivas, que servem para prevenir algo que pode ou não acontecer. ovariohisterectomias, orquiectomias, gastropexia preventiva... and so on and so on. porque não os presunhos? aquele dedo não serve para nada, é vestigial. daqui a uns quantos anos não vai existir.kittten Escreveu:Ah é? Então porque motivo defendem a esterilização para prevenir tumores e infecções uterinas?Argay Escreveu:Pois eu não compreendo que se sujeite um animal a uma intervenção cirurgica para prevenir algo que pode nunca acontecer na sua vida.
problemas de equilibrio? e quem foi o veterinário devidamente certificado que associou o corte do presunho aos problemas de equilibrio do cão? vocês inventam cada história da carochinha que é de rir!!

<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Não são iguais aos outros dedos não senhor, basta dizer-se que os cães não os podem mover porque estão soltos do esqueleto.Floripes3 Escreveu:O facto de os presunhos parecerem soltos e presos só pela pele não os torna excrescências inúteis que se deva retirar para nos poupar a maçada de termos de andar sempre a vigiá-los.
A extracção dos presunhos faz-se em cachorros pequeninos, não em adultos e é feito do mesmo modo que o corte das caudas, com anestesia local, não é em adultos.
Então em que ficamos? tem terminais nervosos ou não? Se não tem dores se calhar ...Floripes3 Escreveu:E não foram poucas as vezes em que a Rita deixou as unhas presas no mato, durante as suas caçadas, e me apareceu sem elas, só com o sabugo à vista. Nunca infectaram nem sangraram, nem ela nunca mostrou ter dores, mas também nunca deixei de cuidar de as desinfectar e tratar. Como compete a qualquer dono medianamente cuidadoso.
Nenhum cão gosta de cortar as unhas, sejam os presunhos ou sejam as outras, as minhas cadelas deixam fazer tudo e no entanto para cortar as unhas é sempre um festival.
Esta "discussão" lembra-me uma outra em que se discutia a falta que fazem os bigodes aos cães ... enfim!
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
O meu pequenote tem presunhos e nunca teve problemas.
Vá, uma vez no veterinário, ao tentar fugir de uma intervenção, tentou trepar-me e uma dessas unhas prendeu-se na camisola e... ficou sem ela.
Sangrou um pouco e depois ficou meses sem unha até começar a aparecer unha.
Mas de resto nunca teve problemas, admito que foi um sortudo mas queria aqui relatar um caso onde os presunhos nunca incomodaram.
De notar que ele faz tosquias e banhos regularmente onde são-lhe cortadas as unhas (normalmente as únicas por cortar, e só às vezes, até são as do presunho).
Não sei se seria capaz de cortar presunhos só para evitar possíveis chatices mas compreendo que se faça.
Os cortes de caudas é que já me parecem por motivos estéticos ou comodistas embora eu pessoalmente goste de ver algumas raças com cauda amputada. Contudo a cauda tem uma função, penso que essencialmente comunicativa, que me faz pensar até que ponto amputar a cauda não compremete essa funcionalidade.
Vá, uma vez no veterinário, ao tentar fugir de uma intervenção, tentou trepar-me e uma dessas unhas prendeu-se na camisola e... ficou sem ela.
Sangrou um pouco e depois ficou meses sem unha até começar a aparecer unha.
Mas de resto nunca teve problemas, admito que foi um sortudo mas queria aqui relatar um caso onde os presunhos nunca incomodaram.
De notar que ele faz tosquias e banhos regularmente onde são-lhe cortadas as unhas (normalmente as únicas por cortar, e só às vezes, até são as do presunho).
Não sei se seria capaz de cortar presunhos só para evitar possíveis chatices mas compreendo que se faça.
Os cortes de caudas é que já me parecem por motivos estéticos ou comodistas embora eu pessoalmente goste de ver algumas raças com cauda amputada. Contudo a cauda tem uma função, penso que essencialmente comunicativa, que me faz pensar até que ponto amputar a cauda não compremete essa funcionalidade.
kittten Escreveu:Ah é? Então porque motivo defendem a esterilização para prevenir tumores e infecções uterinas?Argay Escreveu:Pois eu não compreendo que se sujeite um animal a uma intervenção cirurgica para prevenir algo que pode nunca acontecer na sua vida.
<p> </p>
<p> </p>
Se me citar a defender a esterilização ofereço-lhe o meu subsidio de Natal.kittten Escreveu:Ah é? Então porque motivo defendem a esterilização para prevenir tumores e infecções uterinas?Argay Escreveu:Pois eu não compreendo que se sujeite um animal a uma intervenção cirurgica para prevenir algo que pode nunca acontecer na sua vida.
<p> </p>
<p> </p>