Prova de Trabalho?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

domingo fev 15, 2004 10:55 pm

Perdoem a minha ignorância.

Mas como estavam no outro tópico a falar de provas de trabalho e como elas não se fazem...

Em Lagos há alguns anos atrás assisti a algo que só posso definir como uma anedota.

Eu só quero saber se aquilo devia ser uma prova de trabalho...

Primeiro houve uma Concurso de Cães no Jardim em Frente à Muralhas da Cidade e que dá para a Fortaleza. Depois fizeram provas de natação com Cães de Água.

Bem... vou ser mais clara: Tentaram fazer provas de natação com Cães de Água!

Os Bichos tinham medo da água e a maioria fugia.

Os restantes só faziam asneira como foi o caso de um cão que devia nadar seguindo o dono e que devia contornar uma bóia. O problema é que o cão embirrou que devia trazer a bóia para terra e não a largava.

Numa outra prova uma dona teve a infeliz ideia de atirar uma barbatana para dentro da água para o cão ir buscar... bem desta vez a culpa foi da dona pois a barbatana afundou-se!

Bem o resultado é que o público ria-se a bom ir e ouvi um senhor perto de mim a comentar: " Isto não são cães de água, são mas é cães de terra" :D

Terá sido isto uma prova de trabalho ou mera diversão preparada pela organização do evento?

Guida
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo fev 15, 2004 11:32 pm

A mim parece-me que de ignorante não tem nada. Na mouche, pensava, não é Guida?
Bem, o que viu eu não sei prq não estava lá, mas isso é uma prova de que o trabalho dá trabalho, nãó é pegar nos caes sejam eles de agua ou de outra coisa e sem qlqr treino querer fazer flores.
Aqui seguem uns links de caes de agua a trabalhar,uma delas uma prova oficial, divulgação e treino de cachorros na iniciação á água. A prova oficial tinha 6 concorrentes.
È que não é só dizer que se tem um cão de agua e deixa-lo ficar no sofá á espera que as ondas cheguem.
Felizmente, já há caes a trabalhar, não muitos, mas como ja disse, o trabalho dá trabalho.

http://waterdog.planetaclix.pt/cascais_2003.htm

http://waterdog.planetaclix.pt/gelo_tvi.htm

http://waterdog.planetaclix.pt/water_video.htm

Espero que goste, ee que finalmente tenha oportunidade de ver aquilo que não viu há uns anitos atrás.
Isabel
Guida__F
Membro Veterano

segunda fev 16, 2004 11:46 am

Perante o que me mostrou parece-me que as pessoas que inscreveram os cães fizeram-no sem estes estarem minimanente praparados....

O que achei estranho é que eu achava que qualquer cão devia fazer estas actividades naturalmente, isto é qualquer cão algarvio e que os donos o levem para a praia.

Eu cresci com um cão rafeiro quando nós iamos tomar banho ele vinha-nos fazer companhia, adorava ir buscar paus que eram atirados para o mar e mergulhava para ir buscar pedras que nós lhe atiravamos.

E aqueles cães do concurso... bem parecia-me que nunca tinham visto água na vida.

Guida
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda fev 16, 2004 10:48 pm

Parabéns Pedra ;) o trabalho dá trabalho mas também muito prazer e orgulho!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Pedra
Membro Veterano

segunda fev 16, 2004 11:08 pm

Existem as aptidões naturais e o facto de o cão ser um cão de água, não quer dizer que necessáriamente tenha "aquela" aptidão tão natural assim.
Tal como em todas as outras raças.
Há também a ideia formada que um cão de água,mesmo que nunca tenha visto mar ou rio ou lago sequer na vida, um dia vai á praia e corre quem nem um doido "AGUA!!!!!!!!!!!!!!......". Não. Não pode esperar que um animal com um ano, 2 ou mais que nunca tenha ido á praia vá a correr para dentro de àgua, só porque é um cão de água. O mais comum, será, como qualquer cão, investigar primeiro o que é aquilo, que nunca viu na vida. Na maioria das vezes eles vão sim, mas atras do dono e na brincadeira.
Os cães já não nascem na praia ou dentro de um barco. Logo, se nunca viram o mar, não podemos esperar mais.
Depois, as provas de trabalho não se limitam a atirar pauzinhos para dentro de agua, ou pedrinhas, ou dar umas braçadas, tem muito mais que isso, e a obediência e o treino é fundamental. O animal tem que saber o que se espera dele e o que deve fazer.
O treino não é dificil se tiver um bom cão com boas aptidões, mas também não se faz com uma perna ás costa. O exemplar adulto que viu, treina, pelo menos na água todos os fins de semana, quer chova quer faça sol, tanto em águas mais calmas, como em águas mais bravias, como é o caso da praia do Guincho (e no Inverno).
Provavelmente os caes que viu, nunca viram água na vida, ou pior, se calhar, foram "apresentados " á agua, da pior maneira possível, como eu já vi muitas vezes fazer. Ou seja, a primeira vez o cão que nunca viu água, retrai-se, o dono, porque acha que um cão de água DEVE ir á agua, pega nele e atira-o de um pontão. Não vais a bem vais a mal....
Por outras vezes, logo de cachorros a apresentação ao mar é feita com ondas altissimas e corrente forte. Erros, que fica muito dificil de corrigir, se não quase impossivel. O cão de água é um cão muito inteligente, com uma memória de elefante. Não esquece. Dái que todo o cuidado seja pouco.
As pessoas que viu provavelmente não estariam preparadas nem os seus cães para tal. Mas pode ter acontecido, como ainda hoje acontece ás vezes, donos de cães que querem participar, apenas por participar, pela brincadeira, e o resultado ter sido o que viu.
Hoje, as provas de trabalho para cães de água assumem um caracter mais sério, mas mesmo assim, qualquer pessoa com um cão de água pode participar, ninguém lhe pergunta se está apto ou não. Isso só se vê no fim da prova, através das pontuaçoes.
Desculpe(m) o testamento.
Isabel
Pedra
Membro Veterano

segunda fev 16, 2004 11:10 pm

Obrigada, Cristina
Isabel
Guida__F
Membro Veterano

terça fev 17, 2004 9:16 am

Nesse dia, apesar de ser Verão, o céu estava encoberto e ouviam-se trovões muito no fundo.

Será que os cães estavam assustados e por isso é que tiveram aquelas atitudes?
Não deveriam os cães de exposições estar preparados para ignorar este tipo de ruídos?

O Boby tinha ataques de pânico quando ouvia trovões e corria para debaixo da cama mais próxima (quanto aos Snoopy ainda não sei)...., mas imaginem cães numa exposição a desfilar e começava uma trovoada... e os cães todos a fugir..., quer dizer eles devem ser treinados para ignorar estes ruídos, ou não?

Guida
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

terça fev 17, 2004 3:42 pm

Guida__F Escreveu: Será que os cães estavam assustados e por isso é que tiveram aquelas atitudes?
Não deveriam os cães de exposições estar preparados para ignorar este tipo de ruídos?

quer dizer eles devem ser treinados para ignorar estes ruídos, ou não?

Guida
Não sei em relação aos trovões, nem em relação à água, se seria falta de hábito ou não. Tal como foi dito pela Pedra os cães independentemente de serem ou não cães de trabalho são cães iguaizinhos aos outros. São trabalhados em alguns sentidos que os outros tb o deveriam ser, mas esta é a minha opinião. Acho e pelo que tenho visto são cães bem educados pelos seus proprietários, mas continuarão sempre a ser cães por mais educação que tenham.
Os cães de exposição são cães como os outros só que morfológicamente são mais perfeitos que outros da mesma raça, aprura-se a fisionomia e também o comportamento tipico da raça, agora tal como todos os outros tb têm fobias, algumas menos graves podem ser contornadas outras mais graves não há muito a fazer. Claro que um cão de expo convem ser um cão confiante qb e não pode ter fobias, mas continua a ladrar como todos os outros, a alçar da pata qd pode, embora o que me pareça é que as pessoas em sua grande maioria pensa que os cães de expo são de um planeta diferente, talvez de marte ;) eles pertencem ao mesmo planeta dos nossos cães de casa, à terra! ;)
Pedra
Membro Veterano

terça fev 17, 2004 11:47 pm

Guida__F Escreveu: Não deveriam os cães de exposições estar preparados para ignorar este tipo de ruídos?

mas imaginem cães numa exposição a desfilar e começava uma trovoada... e os cães todos a fugir..., quer dizer eles devem ser treinados para ignorar estes ruídos, ou não?

Guida
Ora cá continuamos nós praticamente num monólogo... Já quase diria que a AISD tem razão, o trabalho não tem interesse, porque o público não se interessa ;)
Como já foi dito, os câes de exposição são cães como os outros, com patas , dentes, olhos, ouvidos, etc.
Se me pergunta que os cães devem ser habituados a praticamente tudo, e muito bem socializados, terem contacto com o mundo exterior, estarem habituados a barulhos, seja trovoada, foguetes, tiros... digo que sim.
No entanto há cãe que reagem a esses barulhos de forma diferente. Sendo rúídos bastante desgradaveis e não sendo o animal surdo, é normal que das primeiras vezes exista, quanto mais não seja um certo "medo", ou pelo menos uma demonstraçao de algo que lhes desagrada. O importante é nessas ocasiões reagirmos como se nada se estivesse a passar e ignorar completamente o facto. Estamos a passear com o cão, há foguetes, continuamos, como surdos. Se o cão mostra medo, e vamos confortá-lo fazendo festas, pegando ao colo, por exemplo, o animal pode interpretar esse consolo como "um consolo" mesmo, ou seja se o meu dono se preocupa então é porque há razão para tal, logo os foguetes é coisa má. Trovoada, vamos para a rua jogar á bola com o cão, dando uma guloseima de vez em quando. Em geral resulta.
Isto é a minha experiência pessoal, mas não sou nem tenho pretensões a treinadora. Talvez os mais entendidos se queiram pronunciar.
Cães de exposição a fugir com medo de trovoada ou foguetes, não é inédito. O ano passado em Santarém, havia muita música alto, fumo, focos de luzes a girar no chão e muitos cães assustaram-se. Curiosamente, na final das raças portuguesas, todos os cães se portaram á altura e não houve fugidas. Outro facto curioso é que houve alguns cães que sempre que passavam por um foco de luz, saltavam, como se estivessem a saltar um obstáculo.
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”