Formas para impedir que o cão lambe as feridas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda nov 05, 2012 10:53 am

Olá foristas,

Desde ontem que reparámos que o nosso rapaz tem umas pequenas feridas nas patas, ele deve tê-las causado quando começou a coçar-se com os dentes. Infelizmente, ontem era domingo e não podíamos levá-lo ao vet ou pelo menos buscar um daqueles funis. Pusémos betadine nas feridas para ver se ajuda um pouco, mas o cão continua a coçar-se quando não o vigiamos. Hoje iremos levá-lo ao vet, só que mesmo assim, queria saber se há maneiras de fazer com que os cães não mexam nas feridas, pois nem sempre podemos ir logo ao vet e queria estar prevenida se acontecer algo semelhante de novo. Alguma ideia??

Obrigado. :)
nanda4
Membro Veterano
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

segunda nov 05, 2012 11:32 am

Os vets(pelo menos a minha)vendem uma espécie de pomada que os "impede"de mexerem nas feridas :wink: quando lá for pergunte se tbm vende.
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
SaRiNhaHh
Membro
Registado: quinta nov 15, 2007 6:42 pm

segunda nov 05, 2012 11:59 am

Bom dia, o meu rafeirolas está com o mesmo, fomos ao vet, e está a fazer um tratamento de 7 dias com um creme. O vet disse, que nesta altura do ano com a chuva e o frio,eles ficam com as "almofadinhas" muito sensíveis,o que torna propício o aparecimento de feridas.
Tentamos um colar no Scooby, mas ele bate em tudo,e durou no máximo 2 horas,até ficar desfeito, optamos por fazer um sapatinho,e vigiarmos,porque se assim não for dura igualmente pouco tempo onde deve estar :lol: :lol:
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

segunda nov 05, 2012 12:19 pm

Uma das minhas cadelas também está com uma ferida num tornozelo, no focinho e na barriga, parece que algo lhe mordeu ou alergia. Pulgas não tem. Mesmo com colar, não evita que coce com as unhas.
Para além de um champô antibacteriano e antipruriginoso, coloco uma pomada antibiótica. Está também a antibiótico oral. O vet disse que, se não passar, temos que fazer colheita à pele e ao pêlo para análise. Ao fim de 5 dias parece estar um pouco melhor, vamos ver.
sheep23
Membro Veterano

segunda nov 05, 2012 12:34 pm

Obrigado pelas sugestões. :) Tenho que ver isso da pomada, assim posso ter algo em caso em caso de não poder iro logo ao vet ou não ter funil. O meu cão destrói as coisas facilmente, até pensei em tapar-lhe as feridas mas ele tiraria aquilo tudo.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda nov 05, 2012 12:43 pm

Não consegue por-lhe umas botas?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda nov 05, 2012 12:44 pm

Ponha-lhe a pomada, depois meta uma compressa por cima e a seguir enfie-lhe uma meia, presa com adesivo. E vigie quanto possa, impedindo-o de roer a meia e lamber a pomada.

É sempre difícil tratar coisas nas patas deles, os cães não gostam de ter as patas ligadas, mas tem de ser.

Uma coisa que eu costumava fazer nesses casos era tratar e sair com eles imediatamente a seguir. Com o passeio, eles distraíam-se do "emplastro" e quando voltavam para casa já não o atacavam tanto.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sheep23
Membro Veterano

segunda nov 05, 2012 1:34 pm

O problema de usar algo para tapar as feridas é que ele pode roê-las, ele é um destruidor nato. :( Mas talvez ajude quando estamos a supervisioná-lo, pois ele para alcançar as ferida terias que destruir primeiro as protecções, e isso podemos impedir com supervisão, nem que seja depois de um minuto ou outro.

Na verdade as feridas estão um pouco mais acima e não exactamente nas patas, só que está a faltar-me a palavra certa para indicar os locais correctos das feridas.

Por acaso tinha um óleo medicinal que tinha um cheiro forte a mentol e que ele não gostava, dava jeito se ainda tivesse isso, e podia tê-lo posto à volta das feridas para ele não ir lá coçar com os dentes.
sheep23
Membro Veterano

quarta nov 07, 2012 11:24 pm

Tenho más notícias, o nosso rapaz tem andado com funis, mas hoje destruiu o 2º que arranjámos. :( E no entanto, conseguiu chegar de novo a uma das feridas e piorou-o de novo...

Fui pesquisar então à net, e encontrei uma espécie de colar que se põe à volta do pescoço que o impeça mover muito o pescoço, impedindo-o assim de virar para trás:

http://hagarcollars.com/

Preciso urgentemente de encontrar uma solução, e agora vejo 3 soluções:
- encontrar um funil muito mais resistente;
- encontrar uma coisa dessas para imobilizar o pescoço;
- encontrar a tal pomada que a nanda4 falou (no meu vet penso que não têm isso) - nanda4, se lembrar do nome da pomada, pode dar-me o nome? Para eu perguntar à nossa vet de novo.

No entanto, talvez tento ir arranjando funis que ele destruiu enquanto não tiver outra solução, embora provavelmente ele irá destruí-los ainda mais rapidamente, já que aprendeu que pode fazê-lo. :(

Até arranjava-lhe compressas/meias, se ele não os destruisse... Se tivesse algum tipo de repelente para ele não tirar a meia até ajudava...

Alguém sabe aonde é que posso arranjar funis muito mais fortes ou uma daquelas coisas para imobilizar o pescoço? Ou têm mais alguma solução??
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta nov 08, 2012 2:23 am

bezunte com piri-piri em redor ou no topo da ligadura. é provavel que se sinta desencorajado de ir lambendo! Nunca na ferida!
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta nov 08, 2012 8:43 am

Coitadinho do rapaz :(

Já experimentaste este tipo de colares: http://www.tiendanimal.pt/coleira-isabe ... -5160.html
Imagem

Não sei se são resistentes mas parecem ser menos "intrusivos" para os animais. Isso das pomadas não sei se irá funcionar, comprei uma vez uma ligadura própria com sabor amargo para o meu cão não ir lá tirar e não serviu de muito (http://www.tiendanimal.pt/ligadura-auto ... -5310.html). Queres que te empreste o que sobrou?

É importante que desinfectes as feridas com cloro-hexidina (posso arranjar-te isto) e não Betadine porque a segunda arde e eles não podem lamber e com a primeira é seguro e tem o mesmo efeito anti-séptico. Normalmente é o que os veterinários usam nas consultas para desinfectar e limpar feridas.

Boa sorte e as melhoras do rapaz.
kittten
Membro Veterano

quinta nov 08, 2012 10:05 am

Aqui onde moro, no hospital veterinário há destes colares acima. Segundo as veterinárias são muito menos incomodativos que o colar isabelino.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
sheep23
Membro Veterano

quinta nov 08, 2012 11:01 am

Obrigada pelas sugestões! :)

O problema com o funil é que ele começa a bater em todo o lado, e depois aquilo ao dobrar-se, ou fica com uma parte partida, ou ele consegue pegar uma das aberturas e depois começa a destruir. :(

kitten, pode dar-me o nome e o endereço do seu vet? Se não for muito longe até posso ir lá buscar o mais rápido possível. Pelo menos com aquilo ele não deve conseguir mesmo destruir (espero eu... talvez ele vá lá com as patas e fura aquilo, mas há que tentar).

lsgl, se me puder arranjar as tais comprensas e desinfectante agradecia :) possa ser que essas comprensas funcionem com ele.

Não sei porque é que essas feridas apareceram, pode ser algo que lhe picou, ou por algo que comeu e assim resultou uma reacção alérgica que o fez coçar, ou por alguma razão o fez ficar ansioso. :(
kittten
Membro Veterano

quinta nov 08, 2012 11:24 am

Mandei a informação por mensagem privada sheep23

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta nov 08, 2012 11:25 am

Eu colocava aloé vera, nas feridas e/ou nas ligaduras...ficava uma porcaria porque a terra sujava o tecido todo, mas resultava. Ainda assim é um método muito arcaico.

Mas qual a explicação para o aparecimento dessas feridas? Há alguma explicação para que o cão esteja a coçar até fazer ferida; deve sentir alguma comichão, o veterinário explicou quais as possíveis causas para tal comportamento?
Responder

Voltar para “Cães”