domingo nov 11, 2012 2:23 am
Nunca me calharam persas, só tive alguns em FAT durante alguns dias (todos já com dono, apenas "em trânsito") e apesar de ter gostado do seu temperamento, não me imagino com um. Ocupam-nos muito tempo - escovar, limpar olhos, limpar pêlo e só para terem um ar "digno"... UFA! Tenho conseguido evitar e mesmo alguns casos que procuravam donos e me fizeram o "choradinho", consegui encaminhar para quem realmente aprecia e sabe cuidar destas criaturinhas tão dependentes de nós.
Em relação aos mercados paralelos e marginais.. nem sei que diga. Tud se vende, porque tudo se compra, nem sei quem é mais culpado, se aquele que procura, se aquele que oferece... exploradores, todos, sem dúvida, e depois aparecem os casos complicados em situações horrendas. Nenhum animal merece sofrer, é certo, mas acho os persinhas tão frágeis... acho que nenhum conseguiria sobreviver na rua, se para alguns gatos comuns isso já é tão difícil, para um persa é verdadeiramente atroz, ao fim de dois dias já parecem uma esfregona velha e remelosa, tadinhos. Já para nao falar dos que sofrem de doenças genéticas devido aos cruzamentos sem escrúpulos...
Não critico quem compre, eu não seria capaz de comprar e estar a alimentar sei lá que negócios obscuros, já não confio em ninguém; e com o dinheiro que gastaria a comprar um bom exemplar, mesmo que de companhia, poderia ajudar os desafortunados. Também não concebo a compra e a venda de animais como se de coisas se tratassem, como se pudessemos atribuir um valor a um ser que não nos pertence. Quando isso é feito com humanos chama-se escravatura e, caramba, os animais não são nossos escravos... :/