Primeiros Passos!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

segunda fev 16, 2004 11:59 am

Olá,

Este fim de semana foi o primeiro da convivência entre o Igor e a Mel.
Foi um bico de obra fazer com que eles se dessem bem.
No inicio, a Mel era dominante. Chegou a casa e confiscou os ossos e os brinquedos do Igor, não admitia sequer, que ele a cheirasse e começou a comer tanto do comedouro dele como do dela.
Acho que a Mel foi vencida pelo cansaço. Acreditem que eu sei, que ele quando quer, consegue ser chato.
Assim, o mais antigo da casa conseguiu recuperar tudo o que era dele e mais, agora só admite que a Mel se chegue para comer quando ele está satisfeito. Já notei que ela teme-o e afasta-se dele enquanto ele come e só depois se atreve a chegar-se à comida.

Estou a passar agora a fase mais dificil. A fase da ciumeira do Igor.
Torna-se impossivel pegar nos dois ao mesmo tempo, mas tenho tentado fazer festas aos dois ao mesmo tempo e falar, principalmente para o Igor, dizendo que têm que se dar bem e ser amigos.
A melhor solução é eu fazer a um e o meu marido ao outro mas mesmo assim, o Igor não pára de controlar a Mel, olhando-a de canto.

Não sei muito bem como reagir perante isto. Só quando estão sozinhos é que se dão bem, inclusivamente dormem juntos. Quando têm que disputar a nossa atenção é que a porca torçe o rabo :roll:
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda fev 16, 2004 12:09 pm

Entre os meus cães tento dar carinhos repartidos e nunca permito que comam das taças um do outro, se os apanhar levam uma palmada na certa, nem para a água. Cada um tem as suas respectivamente ;)
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

segunda fev 16, 2004 12:23 pm

Viva,
angie_bcl Escreveu: Assim, o mais antigo da casa conseguiu recuperar tudo o que era dele e mais, agora só admite que a Mel se chegue para comer quando ele está satisfeito. Já notei que ela teme-o e afasta-se dele enquanto ele come e só depois se atreve a chegar-se à comida.
Então parece que teve sorte; as coisas resolveram-se por si próprias (entre eles) e as hierarquias parecem bem definidas, parabéns.
angie_bcl Escreveu: Estou a passar agora a fase mais dificil. A fase da ciumeira do Igor.
Torna-se impossivel pegar nos dois ao mesmo tempo, mas tenho tentado fazer festas aos dois ao mesmo tempo(...)
Ora aqui está a estragar tudo o que eles "convencionaram" entre si; ela chegou e tentou impôr-se, não conseguiu, ele recuperou a sua posição dominante e dão-se os dois bem assim...porquê confundir os animais e trocar-lhes as voltas? Reparta os carinhos e recompensas por ambos...mas com método e ordem. Primeiro quem está acima na hierarquia, o Igor, pelo que diz...senão estará a provocar ciúmes desnecessários e a incentivar a cadela arranjar problemas outra vez porque se sente segura...
angie_bcl Escreveu: (...)e falar, principalmente para o Igor, dizendo que têm que se dar bem e ser amigos.(...)
Esta aqui não percebi; acha que eles entendem o que diz? Eles entendem mas não é assim dessa maneira...se lhes chamar nomes com uma voz doce e melosa...para eles é uma maravilha. Por isso não adianta falar como se estivesse a conversar com uma criança...eles simplesmente não entendem discursos.

Como você diz, quando estão juntos e sem ninguém perto dão-se bem...como já disse o problema são vocês. Se respeitarem as regras deles tudo correrá bem; se intervierem erradamente vai ter problemas...

Cumprimentos,
angie_bcl
Membro Veterano

segunda fev 16, 2004 2:29 pm

Olá,
Nrc Escreveu: Ora aqui está a estragar tudo o que eles "convencionaram" entre si; ela chegou e tentou impôr-se, não conseguiu, ele recuperou a sua posição dominante e dão-se os dois bem assim...porquê confundir os animais e trocar-lhes as voltas? Reparta os carinhos e recompensas por ambos...mas com método e ordem. Primeiro quem está acima na hierarquia, o Igor, pelo que diz...senão estará a provocar ciúmes desnecessários e a incentivar a cadela arranjar problemas outra vez porque se sente segura...
Agradeço muito a sua apreciação do problema. Quem analisa de fora consegue ter uma percepção muito mais clara e fez-se luz. Agora percebi o que se passa e o que devo fazer, muito obrigado. A partir de agora primeiro faço festas ao Igor, e só depois à Mel. Mas a experiência que tenho é que o Igor nunca está satisfeito. Quando chegará a hora da Mel receber a sua parte?

Essa história de falar com eles não fui eu que a inventei e não sei se percebem ou não. Mas assim como percebem quando dizemos "rua", chamamos o nome ou até o "não", tb podem perceber o "amigos".
Agora o que depreendo das suas palavras é que devo agir e não ficar pelas palavras melosas, não é verdade?
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda fev 16, 2004 3:47 pm

Olá Angie,

Quanto à sua dúvida das festas aos cães, o que interessa é que faça festas primeiro ao dominante e depois ao outro. Não interessa o tempo que está com um ou com o outro. Inclusivamente pode dar ao mesmo tempo mas sempre começando pelo alfa.
Quanto à comida pode dar-lhes no mesmo local desde que estejam um pouco afastados um do outro. Seria óptimo se os ensinasse a ficarem sentados e quietos em frente às tigelas (pondo 1º a do dominante e depois a outra) e esperassem até que a Angie lhes desse o sinal de que poderiam comer (palavra ou assobio, por exemplo).
Maria João
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

segunda fev 16, 2004 7:10 pm

angie_bcl Escreveu: Essa história de falar com eles não fui eu que a inventei e não sei se percebem ou não. Mas assim como percebem quando dizemos "rua", chamamos o nome ou até o "não", tb podem perceber o "amigos".
Agora o que depreendo das suas palavras é que devo agir e não ficar pelas palavras melosas, não é verdade?
Olá,

Bom a "rua", o "não" e afins são palavras que se referem a algo conciso; passeio, divertimento, liberdade de movimentos, etc...quando diz rua ele já sabe que vai gostar porque teve experiências anteriores agradáveis. O "não" é inverso, mas também é conciso...seja o que for que o animal faça se receber um não ele já sabe que fez mal; pelo seu tom de voz, e/ou pelas acções que você toma (reprimendas físicas, ignorar o cão, privá-lo do que está a fazer, etc). O "amigos"...na minha opinião você vai ter dificuldade em explicar-lhe esse conceito, isso é muito abstracto para a cabeça deles :D Talvez possa associar a palavra a algo, para que eles percebam que quando a diz, é para se portarem bem. Mas esse conceito de se portarem bem é o seu, o nosso. Para eles... nicles. O melhor é se fizerem asneira, um "não" e mostrar em seguida o que quer que eles façam. As palavras melosas...acho que todos as dizemos aos nossos animais; sejam cães, gatos, coelhos, etc, quando as merecem (e mesmo quando não as merecem eheh). Mas continuo a dizer que teve sorte, eles resolveram sem muitos alaridos os problemas de hierarquias; se eles fazem bem recompense-os (pode ser melosa sim ;) ), se fazem algo que não gosta, meta-os na ordem (e olhe que o tom de voz e segurança faz muito).

Cumprimentos,

PS: A ideia que deram de só comerem à sua ordem é muito boa ideia. Não tenha medo de os transformar numa máquina; quanto mais conseguir controlá-los, mais respeito eles terão por si e não serão menos felizes... até o serão mais porque sentem que lhe agradam; e menos problemas lhe darão :)
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

segunda fev 16, 2004 10:01 pm

O meu primeiro cão, o Boby, entendia o significado da palavra amigo.
Para ele isso signicava "amigo dos donos não morder".

Funcionava como uma espécie de imunidade contra dentadas para as visitas lá de casa. Não as atacava, eram amigos dos donos e portanto não eram invasores, no entanto não se aproximava deles, nem queria amizades.

Guida
angie_bcl
Membro Veterano

terça fev 17, 2004 8:50 am

Bom dia!

Fiquem desde já a saber que aprendi muito convosco e que considero este forúm muito útil.

Confesso que não sendo leiga no assunto das dominâncias, achei que ao adoptar um cadela em vez de um cão, estariam resolvidas estas disputas.
Pelos vistos estava enganada. As vossas respostas, conjuntamente com mais alguma coisa que li depois, fizeram-me compreender que, existem sempre estas relações de dominancia que têm que se estabelecidas dentro do grupo, por forma a encontrar o lider, e que tive sorte porque não tive que intervir.

Ontem pus em prática os conhecimentos adquiridos e fiquei supreendida. Correu tudo às mil maravilhas. Expliquei a mecanica ao meu marido e haviam de ver a familia feliz :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”