Gatinha de rua com "bochecha" mt mt inchada!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
carolinas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2011 11:09 pm

segunda nov 12, 2012 10:58 pm

olá a todos. estou desconsolada, tenho tantos gatinhos no meu bairro, tantas por fazer a esterilização, tantos abandonados ( a última foi à uma semana, uma siamesa)... enfim! Tenho uma gatinha adulta, que teve os filhotes à um mês e pouco, não sei se os está a amamentar porque não tem as maminhas para baixo nem nada, está muito doente, para além da doença crónica, doença respiratória (parece que tem asma, tem sempre a
lingua se fora com muitas dificuldades em respirar, espirra muito...) agora tem também à já uns 5 dias uma "bochecha da cara" super inchada, hoje piorou tanto que tem o olhinho desse lado mais fechado. Ela é super dificil de apanhar, já tentei tantas vezes com a armadilha e nada. Amanhã vou à farmácia, têm um veterinário e vou falar com ele... mas para matar já a curiosidade queria saber se ela pode ser medicada se tiver a amamentar e se isto de eu não ver as maminhas dela assim inchadas e caidas se é sinal de que ela não está a amamentar.
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

terça nov 13, 2012 10:23 am

Ela está a precisar de vet com urgência, provávelmente está com infecção na boca e necessita antibiótico, independentemente de estar ou não a amamentar, precisa ser tratada :(

Ela alimenta-se?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 13, 2012 9:16 pm

Aposto que tem PIF.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça nov 13, 2012 10:53 pm

Dinodane, pode ser tanta coisa sem ser PIF... mas de qualquer forma, se não for apanhada e diagnosticada e tratada, não tem grande futuro, não.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça nov 13, 2012 11:03 pm

e porque raios teria PIF??? :o
o mais provável é ter sido mordida e estar com uma grande infecção. As mordidelas na cabeça, especialmente na zona da garganta e das bochechas são comuns na rua, enquanto se alimentam. Enquanto não "rebentar" (ulcerar) o inchaço aumenta, é importante que seja tratada com antibioterapia. Com esses problemas respiratórios, atrever-me-ia a sugerir que é FIV + e por isso qualquer infecção pode vir a ser fatal. Tente por tudo capturar essa gata para tratamento ou, caso seja realmente feral e o tratamento prolongado (mais que uma semana será de certeza...), assegure-se de que toma a medicação diariamente e a horas. Um gato de rua enclausurado pode, realmente, vir a desenvolver PIF - os únicos casos de PIF que conheço em gatos de rua foram de animais que tiveram de ficar fechados... - mas, por outro lado, essa gatinha, na rua, está em sofrimento e se a sua qualidade de vida não puder ser melhorada, é preferível a eutanásia...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 15, 2012 12:53 am

Just a guess:
doença respiratória (parece que tem asma, tem sempre a
lingua se fora com muitas dificuldades em respirar, espirra muito...)agora tem também à já uns 5 dias uma "bochecha da cara" super inchada

Todos os gatos que conheci assim tinham PIF efusiva e líquido nos pulmões.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sexta nov 16, 2012 3:07 am

Eu não. Os gatos que conheci assim tinham pneumonia, bronquite, edema pulmonar... Os gatos necropsiados que apresentavam problemas compatíveis com PIF, tinham ascite ou efusão pleural. com vilosidades. E mesmo assim há uma série de doenças que provocam estes sintomas. Nunca conheci um gato de rua com PIF, nem nunca nenhum dos meu vets diagnosticou PIF por causa de graves problemas respiratórios. Uma coisa é terem efectivamente PIF - o que só se pode saber ao certo na autópsia -, outra são os diagnósticos que fazem e há gente verdadeiramente obcecada com a peritonte infecciosa (que nem é peritonite, é vasculite).

Boa sorte na captura da gatinha, espero que se deixe apanhar depressa...
Responder

Voltar para “Gatos”