Quistos, "caroços", partilhem experiências comigo.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

terça nov 13, 2012 2:56 pm

Olá.

No passado dia 2 de novembro, ao dar banho à minha Bubas, encontrei-lhe um caroço numa virilha. Fui nesse mesmo dia com ela à veterinária ver o dito. A veterinária tentou picar, para ver se tirava algum líquido, mas o caroço é duro.

Está desde aí a fazer medicação, An*****, de 8 em 8 horas, durante 15 dias. No próximo sábado volta à médica para ver a evolução. Se não desaparecer, foram dadas duas hipóteses: citologia e mandar para laboratório, ou cirurgia, remover totalmente o caroço e mandar para laboratório, e fazer também a esterilização da cadela.

Entenda-se que questionei logo a vet se não poderá ser relacionado com o facto de eu ainda não a ter esterilizado (algo que será unicamente culpa minha, com o andar a adiar, adiar, adiar - espero bem não me arrepender disso!).

A vet disse que o caroço não está localizado perto da cadeia mamária, portanto para não estar já a pensar o pior e a culpabilizar-me por antecedência, mas penso que é inevitável pensar logo nisso.

Anyway, como já passaram quase as duas semanas e aquilo está igual, estou à espera da consulta para ver o próximo passo. Se tiver de ser feita uma intervenção, estou a pensar optar pela cirurgia e tirar logo tudo, e então mandar para análise.

Já alguém teve experiências do género, com "caroços" que tenham surgido? Ando angustiadíssima com isto, só espero que não seja nada de grave...

PS: A Bubas não perdeu peso, não perdeu o apetite, continua bem disposta e enérgica como sempre, pêlo brilhante, etc.
RS
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

terça nov 13, 2012 3:05 pm

Alguns dos meus animais velhotes têm caroços. Superficiais e amovíveis. Que idade tem o seu? Aos meus, os vets não aconselharam nada para além de ir controlando o crescimento. Cada caroço é um caroço, não é? Siga o conselho do veterinário se confiar nele.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça nov 13, 2012 3:12 pm

Pela descrição assemelha-se a um quisto sebacio mas pelo sim pelo não,de quê está à espera para fazer uma citologia?
Não deixe tudo à sorte, já devia ter feito esse exame, não ontem mas há duas semanas atrás.
Por amor de Deus, e um pouco de bom senso?
kelinhapbl
Membro Veterano

terça nov 13, 2012 3:21 pm

Desculpe botas, se soubesse que você sabia mais do que o veterinário, teria vindo logo falar consigo em primeiro lugar! Se lê-se bem, entenderia o porquê de esperar as duas semanas. Se lê-se bem, saberia que nada está deixado à sorte, até porque fui com a Bubas à vet no próprio dia em que descobri o caroço, está medicada desde aí, e já tem nova consulta marcada, desde que saí do consultório.

Para mim, bom senso é confiar no que o veterinário diz, e não no que diz um "user da internet". Aquilo que perguntei foi se alguém já teve experiências do género., e para as partilhar. Não pedi conselho veterinário, porque esse peço-o a quem é competente para tal. Como tal, e como na arca nem se podem dar conselhos veterinários, peço-lhe então, por favor, que se abstenha de mais comentários, uma vez que este tópico claramente não é destinado a si.

Joie, a cadela tem 5 anos. Tenho também um velhote de 10 anos, que tem também um quisto desses, benigno e estagnado, e apenas fazemos o controle dele. No entanto estou mais apreensiva com este, até por ser na zona em que é...
RS
botas96
Membro Veterano

terça nov 13, 2012 3:47 pm

Tem toda a razão, subscrevo na totalidade o que diz dos users e da net e dos meus conhecimentos veterinários.
Participei neste tópico porque já experimentei os dois tipos: quisto e tumor.
E apesar de confiar cegamente na minha vet, pois já provou várias vezes de estar à altura do que espero dela e dos resultados que eu espero obter (tenho o hábito de questionar tudo que ela diz e faz e ela tem a pachorra de me explicar tudo muito bem esmiuçado) pois tenho por vezes de fazer ou contemplar certas opções e gosto de as fazer o melhor informado possível.
E vou aprendendo. No futuro se tal situação aparecer sou eu que peço para fazer uma citologia,logo à cabeça, pois por muita confiança que eu tenha na minha vet, tenho muito mais no que a minha cadela ou o corpo dela tem para me disser. .
gosto de agir cedo,quando necessário,e gosto de relaxar quando possível.
kelinhapbl
Membro Veterano

terça nov 13, 2012 3:55 pm

botas96 Escreveu:Tem toda a razão, subscrevo na totalidade o que diz dos users e da net e dos meus conhecimentos veterinários.
Participei neste tópico porque já experimentei os dois tipos: quisto e tumor.
E apesar de confiar cegamente na minha vet, pois já provou várias vezes de estar à altura do que espero dela e dos resultados que eu espero obter (tenho o hábito de questionar tudo que ela diz e faz e ela tem a pachorra de me explicar tudo muito bem esmiuçado) pois tenho por vezes de fazer ou contemplar certas opções e gosto de as fazer o melhor informado possível.
E vou aprendendo. No futuro se tal situação aparecer sou eu que peço para fazer uma citologia,logo à cabeça, pois por muita confiança que eu tenha na minha vet, tenho muito mais no que a minha cadela ou o corpo dela tem para me disser. .
gosto de agir cedo,quando necessário,e gosto de relaxar quando possível.
Peço desculpa se lhe respondi com uma certa brusquidão, no entanto, é como disse, ando angustiada com isto e, como tal, com os nervos à flor da pele. Senti-me insultada ao ser acusada de estar a encarar a situação de forma leviana, o que não corresponde de todo à verdade.

A médica explicou o que poderia ser. Explicou também que não crê que seja algo maligno, no entanto, até para descartar que possa ser algo de origem traumática ou infecciosa, está a fazer a medicação, a ver se reage à mesma. É este o único motivo pelo qual se está a aguardar pela medicação. No próximo sábado, na consulta de controle após a medicação, irei fazer o que ela me aconselhar.

Se for necessário realmente avançar com o próximo passo, estava a pensar avançar logo para a cirurgia, tirar o caroço por inteiro e esterilizá-la. Penso que seja preferível tirar logo tudo, se for o caso. De qualquer forma eu quero esterilizá-la, mesmo...
RS
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça nov 13, 2012 4:14 pm

Eu, como já referi algumas vezes aqui, tenho uma má experiência com um caroço na minha gata.
Aparaceu-lhe uma ferida alta na pata, pensei que a altura era da crosta e esperei uns dias. Como não via melhoria, lá fomos ao vet, que também não gostou do aspecto da coisa. Como ainda por cima era numa pata, quase junto "à mão" o vet achou por bem tirar logo tudo em vez de dar medicação a ver se diminuia, porque se ao invés crescia mais ficava sem pele para fechar, dificultando a cicatrização.
O caroço foi para análise e o resultado foi bastante mau - era um hemangiosarcoma cutaneo. À cautela optamos por amputação total e quimioterapia, já que este tipo de tumor, se atacar um orgão interno é rapidamente fatal.
Em contrapartida já tive 2 situações que acabaram por não ter consequencias: uma com um caroço numa maminha - tirou a cadeia mamaria (o vet prefere, já que anestesia, eliminar o máximo risco possivel) verificando-se ser afinal um quisto e outra que tinha um caroço no lombo que retirou no momento da esterilização. O vet achou que seria um processo inflamatório e nem foi para análise, se reaparecesse mandariamos, mas tudo correu bem. Sou também um bocado avessa a citologia porque tenho uma amiga cujo gato fez citologia num vet até afamado, que custou imenso ao gato e deu como resultado um processo inflamatório, quando acabou por ser operado confirmou-se o fibrosarcoma que se suspeitava de inicio.
Não quero assustar, mas nestas coisas a rapidez é importante.
kelinhapbl
Membro Veterano

terça nov 13, 2012 4:18 pm

É por isso que a fazer intervenção, quero tirar logo tudo. Tudo. Não quero fazer citologia e esperar pelo resultado da análise, que pode ou não ser grave. Penso que será o mais sensato, tirar logo tudo. Se não diminuiu até agora, duvido que diminua até sábado... Daí ter aberto o tópico, já estou a fazer conta de ter de fazer a intervenção, e tendo em conta os relatos que leio, estou em crer que realmente a minha decisão de querer tirar logo tudo será a mais acertada...
RS
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça nov 13, 2012 4:40 pm

kelinhapbl já passei por situações dessas. :cry:

Neste momento tenho a Maria com um caroço pequenino perto da "axila" que tem estado a ser vigiado. Já foi vista pelo vet 2 vezes e, na opinião dele é um quisto sebáceo. Apesar de confiar plenamente no meu vet, confesso que volta não volta, ando estilo mãe coruja e "apalpar" o dito cujo. Não noto que esteja maior mas, agora em Dezembro vai às vacinas e vamos lá a ver se aumentou ou não.

Há cerca de dois anos também lhe apareceu um numa pata e, como estava a aumentar teve de ser tirado pois a continuar a crescer daquela forma, seria difícil operá-la mais tarde por causa da localização.

Tive a Joaninha e o Diogo com imensos lipomas. O Diogo chegou a ser operado pois um deles era no peito e estava a começar a apanhar-lhe a articulação da pata.

Á Joaninha devido à idade avançada, os mesmo íam sendo controlados pela apalpação/medição e citologias.

Actualmente tenho o velhotinho do Sebastião com imensos, imensos lipomas mas nada se pode fazer pois ele já tem muita idade para além de ter leucemia crónica.

O ano passado tinha biópsias marcadas para 3 deles pois o vet desconfiava mas, foi quando lhe foi diagnosticada a leucemia pelo que, não se vai arriscar operá-lo. Vamos controlando na medida do possível.

Com os seus quase 15 anitos lá anda ele todo contente, bastante activo portanto, é deixá-lo "queimar" os últimos cartuchos feliz e bem-disposto. :wink:

Desejo sinceramente que não seja nada de complicado com a sua menina. :wink:
kelinhapbl
Membro Veterano

terça nov 13, 2012 4:44 pm

Arguida, o quisto que o meu Tobias tem, apareceu tinha ele 8 anos na altura. É regularmente controlado, está no ombro, pelo que se nota bem qualquer evolução, e estamos regularmente a apalpar. Sempre que vai à vet, ela vê o dito, mas como ela diz, o cão ainda está "prás curvas". O coração está impecável, próstata impecável, rins impecáveis.

A Bubas é que me está a deixar muito angustiada, quer dizer, ela tem 5 anos, não é propriamente velha para começarem a aparecer estas coisas... E ser ali na virilha, deixou-me mesmo com o coração apertadinho... Só quero é ter a certeza do que é, rapidamente...
RS
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça nov 13, 2012 4:44 pm

Apenas com a mesma cadela:
Há uns 4 anos.
Ela já teve duas massas moles; tiraram líquido de um lado para análise o outro era mais duro, veio para casa com uma medicação, ao fim de duas semanas estava tudo bem.

Há pouco tempo essa mesma cadela dos meus pais, foi operada tiraram uma massa do fígado, enviaram para análise. Está a recuperar muito bem; faz amanhã duas semanas que foi operada, ao fim de oito dias tiraram pontos, repetiram um hemograma; também está bem...ainda toma medicação.

Neste momento, ninguém diria que era a mesma cadela da semana passada... :lol:

Também já imaginava "trinta por uma linha"; pensava que morria foi só dramas... por acaso ainda está aqui em minha casa a recuperar(fui eu que a ofereci, fico sempre eu penhorada a ela), mas está "fina que nem um alho".

A pensar melhor, já deve estar na hora dela regressar a casa da mãe.

Faça o que pode por ela, siga os passos todos de tratamentos...seja o que for, fez o que podia. :)
botas96
Membro Veterano

terça nov 13, 2012 5:21 pm

Verdade seja dita.
Lá o vet terá as suas razões para desconfiar da natureza benigna.No quisto que o meu cão teve também não foi por citologia e acabou por ter uma função.
O tumor da minha gata foi feito o exame, não era maligno, era maléfico,pois mesmo com operação, seis meses depois foi adormecida (também agimos tarde).
Tenha calma, se fizesse uma citologia já sabia o resultado e estaria mais apta a tomar uma decisão ponderada ou mais agressiva. Mas nunca precipitada.
Mas pode ser um quisto , partindo do princípio pela experiência do seu vet e isso conta para alguma coisa.
kelinhapbl
Membro Veterano

terça nov 13, 2012 5:27 pm

O próprio facto de ter de a sujeitar a cirurgia está a deixar-me de cabelos em pé... Está quase a fazer 1 ano que perdi a minha Jackie numa cirurgia, devido a uma reacção alérgica à quetamina...

Fiquei com um medo terrível de anestesias, tanto que quando fui buscar a Jessie, a minha condição foi que ela já viesse esterilizada, nem que para isso fosse mais velha.

Agora ter sujeitar a minha Bubinhas a uma cirurgia... E sem saber o que poderá ser aquilo... Está a ser muita coisa ao mesmo tempo! Ando com nó no estômago!
RS
botas96
Membro Veterano

terça nov 13, 2012 5:51 pm

leia isto.

http://vetmedicine.about.com/cs/dogdise ... paying.htm

tradução do texto parcial.

Por que o meu veterinário quer fazer triagem pré-operatória de sangue no meu animal de estimação?
Muitos veterinários oferecem pré-anestesia de triagem para os pacientes, e pode ter que assinar um termo se recusar estes exames de sangue.

Por isso é tão importante?
Ele fornece uma maneira para avaliar a função renal e hepática antes de se submeter a anestesia entre outras coisas. O fígado e os rins são os caminhos primários que os anestésicos são desagregados e removidos do organismo. Se eles não estão a funcionar bem, em seguida, a anestesia pode ser mais um risco. Há muitos agentes anestésicos disponíveis, e seu veterinário pode também usar as informações de triagem de sangue para determinar o melhor protocolo anestésico para o seu animal de estimação.
Última edição por botas96 em terça nov 13, 2012 5:58 pm, editado 1 vez no total.
kelinhapbl
Membro Veterano

terça nov 13, 2012 5:54 pm

botas96 Escreveu:leia isto.

http://vetmedicine.about.com/cs/dogdise ... paying.htm

tradução do texto parcial.

Por que razão o meu vet pretende fazer triagem pré-cirúrgica de sangue no meu pet?
Muitos veterinários oferecerem triagem pré-anestesia para os seus pacientes, e pode ter que assinar um termo, se recusar estes testes de sangue.

Por que razão é isto tão importante?
Ela fornece uma forma de avaliação renal e função hepática antes de serem submetidas a anestesia entre outras coisas. O fígado e os rins são as rotas primárias que os anestésicos são discriminadas e removidos do organismo. Se eles não funcionarem bem, em seguida, a anestesia pode ser mais de um risco.
Obrigada! Bem útil, vou lê-lo de uma ponta à outra.
RS
Responder

Voltar para “Cães”