Material necessário e duvidas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
- Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português
A pergunta da inexperiencia é para mim?
Deduzo portanto que um PA equilibrado que "não se sobreponha ao dono" não é um bom PA, é isso?VHenriques Escreveu:(...)Existem PA pachorrentos mas um bom PA tem uma personalidade forte e vincada em que é necessário ensinar-lhes quem é o líder de forma a que eles não se sobreponham ao dono.(...)
[quote="VHenriques"
6º NUNCA!!! Em cachorro só coisas de borracha por causa dos dentes. Só em adulto é que já pode dar.
Não terá confundido com ossos normais? É que os ossos prensados podem e devem ser dados logo de início para evitar que roa outras coisas, principalmente na muda dos dentes.
[/quote]
6º NUNCA!!! Em cachorro só coisas de borracha por causa dos dentes. Só em adulto é que já pode dar.
Não terá confundido com ossos normais? É que os ossos prensados podem e devem ser dados logo de início para evitar que roa outras coisas, principalmente na muda dos dentes.
[/quote]
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
DanielBerto Escreveu:4º Visto os PA's serem receptivos a displasia estou um pouco preocupado porque o exterior da minha casa tem uma rampa algo acentuada e pelo que li enquanto cachorros os cãs não devem saltar será que subir e descer a tal rampa também poderá agravar esse problema?
5ºColeiras e Trelas, ja li dezenas de coisas sobre isto e aparentemente não há consenso entre o que é melhor, estranguladora, semi-estranguladora, peitoral qual realmente será a melhor para PA
Displasia da anca.
Não esquecer que é uma doença hereditária e está incluida nas doenças multifatoriais. Além de ter cuidado ao escolher um exemplar, não esquecer que os um dos exemplares pode ter grau C é permitido, com a genética é preciso cuidado.
Ao ser uma genética é também uma doença multifatorial, tem muito trabalho a ser feito ao longo da vida do cão,para não ter surpresas, para bem dele e seu.
[1º Escolher o melhor possível a linha de sangue onde haja o máximo de cuidado na selecção dos exemplares. Ao ser permitido o grau C, é preciso ter cuidado na hora de escolher. ]
2º Enquanto cachorro não o estimular a prolongar passeios ou corridas e outras brincadeiras como fazer o cachorro saltar etc;
3º Não deixar o cão andar nessa rampa, escolher um piso com aderência;
4º Escolher uma boa ração indicada para raças grandes e controlar bem o peso, não o deixe engordar e nem administrar cálcio demais, suplementos só se aconselhado pelo veterinário e mesmo assim pedia 2ª opinião;
5º Passeios regulares de 20 min de caminhada e corrida ligeira, são benéficos. Nadar também é um excelente exercício para fortalecer esses músculos.
Este site já lhe foi facultado, mas veja bem quando for escolher o cachorro.
http://www.cpc.pt/registos/displasia/guia_criador.pdfQual o significado dos diferentes graus da classificação da displasia da anca?
Os graus atribuídos na classificação da displasia da anca em Portugal são os graus definidos pela Federação Cinológica Internacional e que se identificam por letras: A, B,C, D, E.
Os graus A e B são animais sem sinais radiográficos de displasia da anca, os graus C, D, e E correspondem a animais com sinais de displasia da anca. O grau C corresponde a displasia ligeira, o grau D displasia moderada e o grau E displasia grave.
Quais os graus de displasia da anca que posso usar na reprodução?
Em princípio só deveríamos utilizar na reprodução animais com graus A e B. De facto só esses permitiriam reduzir significativamente o número de genes para a displasia. No entanto, nalgumas raças o nível de displasia da anca é tão elevado que se eliminássemos todos os animais com grau C ficaríamos com um conjunto de reprodutores muito limitado. Nestes casos pode utilizar-se um dos progenitores com grau C embora o outro
deve ser A ou B. Esta é uma excepção não deverá ser a regra.
Trelas e coleiras.
Desde cachorrinhos devemos habituar a usar uma coleira e de também ir colocando a trela associando a um estímulo positivo.
Agora uma coleira normal, o cão está em crescimento e no futuro, uma semi-estranguladora.
O peitoral, sou completamente contra. Ao por um no cão, arranje também um trenó. E pode pedir conselhos a um treinador; logo vê o que lhe dizem.
As coleiras, uma coleira de passeio que lhe permita conduzir bem o cão e uma de trabalho; para quando for necessário.
A casota melhor para um cão é a casa dos donos...um palheiro, na minha experiência são as melhores casotas.

-
- Membro Júnior
- Registado: segunda out 24, 2011 6:12 am
Pois. Estou de acordo se não estivermos a falar de um cão dominante. Isso funciona normalmente bem em cadelas mas se fôr um macho dominante, brinquedos e comida podem ser vistos apenas como recompensas. E se fôr para corrigir? Como faz?
-
- Membro Júnior
suprem0 Escreveu:Deduzo portanto que um PA equilibrado que "não se sobreponha ao dono" não é um bom PA, é isso?VHenriques Escreveu:(...)Existem PA pachorrentos mas um bom PA tem uma personalidade forte e vincada em que é necessário ensinar-lhes quem é o líder de forma a que eles não se sobreponham ao dono.(...)
Não. Claro que não é isso. A questão é que existem PA dominantes (normalmente os Alpha da matilha) e outros que não. Agora essa caracteristica não define se um PA é bom ou não obviamente
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado nov 03, 2012 11:39 am
Calma vamos por partes
Quanto a casota acho que em vez de mandar fazer sairá mais económico comprar uma ja feita e devidamente tratada (tive a ver uma com telhado plano que abre pata cima tipo um tampo para ser mais facil limpar) nao sei se será uma boa casota que acham?
Quanto a rampa sim é algo inclinada mas o chão é anti derrapante, é muito rugosa para aderir melhor, mesmo assim nos primeiros meses irei ter cuidado com essa parte da casa
Quanto ao osso prensado ou não fiquei algo confuso deve dar-se ou nao?
Quanto a casota acho que em vez de mandar fazer sairá mais económico comprar uma ja feita e devidamente tratada (tive a ver uma com telhado plano que abre pata cima tipo um tampo para ser mais facil limpar) nao sei se será uma boa casota que acham?
Quanto a rampa sim é algo inclinada mas o chão é anti derrapante, é muito rugosa para aderir melhor, mesmo assim nos primeiros meses irei ter cuidado com essa parte da casa
Dê à vontade! Mas dê de um tamanho indicado ao tamanho do cão.DanielBerto Escreveu:Calma vamos por partes
-
- Membro Veterano
Não escolha um qualquer osso prensado.DanielBerto Escreveu:Calma vamos por partes
Escolha uns de material de fácil de digestão e sem aditivos não recomendáveis. Eu sei que há uns de material melhor que outro. Há uns anos falaram-me muito sobre isso...mas esqueci dos detalhes sobre o assunto. Eu sei que um veterinário deu um ao meu cão; que ele adorou. E depois nessa sequência fiquei a saber a diferença.
O osso não deve ser pequeno demais, mas também não deve grande demais. O cão deve ter um osso que permita que ele encaixe bem no maxilar...assim permite que ele mastigue bem e fortalece os músculos da mandibula.
Procure:
Dog Kong toys... eles geralmente gostam bastante.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
dei ao meu em pequeno e ainda continuo a dar o dentastix, é muito bom para a saude oral previne caries e mantem os dentes branquinhos... uma ou outra vez comprei-lhe um desses ossos prensados mas ele nao pegou muito nisso... 

<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
-
- Membro Veterano
Já que falou nisso, em pequeninos é mais fácil habituar a deixarem escovar os dentes; pode fazer isso pelo menos uma vez por semana. Foi o que aconteceu com vários cães, ao não fazerem isso, depois terem de fazer uma destartarização e é sempre melhor prevenir.dragablue Escreveu:dei ao meu em pequeno e ainda continuo a dar o dentastix, é muito bom para a saude oral previne caries e mantem os dentes branquinhos... uma ou outra vez comprei-lhe um desses ossos prensados mas ele nao pegou muito nisso...
Existem esses ossos com flúor... Que são esses dentastix, acho eu.
Os ossos prensados de couro de boi, geralmente são mais saborosos. Dos outros os meus cães não gostavam também.
Mais uma coisa, em cachorros eu dou várias vezes ao dia de comer. Eles têm um estômago mais pequeno, mas têm elevadas necessidades energéticas. O que me dizem é 3 ou 4 vezes ao dia até aos 8 meses, depois 2 vezes por dia, quando adulto. Assim não comem com tanta sofreguidão e também não dilatam demais o estômago.
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado nov 03, 2012 11:39 am
Muito obrigado a todos 
Se tiver mais duvidas coloco aqui no tópico ou irei esclarecer com o criador
Boa sorte a todos com os vossos patudos

Se tiver mais duvidas coloco aqui no tópico ou irei esclarecer com o criador
Boa sorte a todos com os vossos patudos

-
- Membro
- Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
- Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português
Eu deduso que quando fala nas correcções está a falar a nivel de obediência, o senta, deita, fica e por ai a fora. Se ao inicio utilizar luring para que o cão faça esses determinados exercicios, quando é cachorro ele através da comida vai fazer esses exercicios, se não os fizer, o seu castigo é que não é recompensado.Ou vai utilizar uma estranguladora num cachorro?VHenriques Escreveu:Pois. Estou de acordo se não estivermos a falar de um cão dominante. Isso funciona normalmente bem em cadelas mas se fôr um macho dominante, brinquedos e comida podem ser vistos apenas como recompensas. E se fôr para corrigir? Como faz?
E á medida que o cão for crescendo vai seguindo os mesmos principios.
Uma pergunta, se estiver a treinar exercicios á distancia com o cão solto como é que o corrige?
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
sei que o que vou dizer nao é exemplo mas o meu sempre teve a raçao á disposiçao e nao ingere grandes quantidades sempre que come... ele é exelente a gerir a raçao porque o saco de 15 kg dura sempre os 30 dias certinhos... certamente este cao ja foi economista numa outra vida...margoustink Escreveu:Já que falou nisso, em pequeninos é mais fácil habituar a deixarem escovar os dentes; pode fazer isso pelo menos uma vez por semana. Foi o que aconteceu com vários cães, ao não fazerem isso, depois terem de fazer uma destartarização e é sempre melhor prevenir.dragablue Escreveu:dei ao meu em pequeno e ainda continuo a dar o dentastix, é muito bom para a saude oral previne caries e mantem os dentes branquinhos... uma ou outra vez comprei-lhe um desses ossos prensados mas ele nao pegou muito nisso...
Existem esses ossos com flúor... Que são esses dentastix, acho eu.
Os ossos prensados de couro de boi, geralmente são mais saborosos. Dos outros os meus cães não gostavam também.
Mais uma coisa, em cachorros eu dou várias vezes ao dia de comer. Eles têm um estômago mais pequeno, mas têm elevadas necessidades energéticas. O que me dizem é 3 ou 4 vezes ao dia até aos 8 meses, depois 2 vezes por dia, quando adulto. Assim não comem com tanta sofreguidão e também não dilatam demais o estômago.
<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
-
- Membro Júnior
jPrudencio Escreveu:Eu deduso que quando fala nas correcções está a falar a nivel de obediência, o senta, deita, fica e por ai a fora. Se ao inicio utilizar luring para que o cão faça esses determinados exercicios, quando é cachorro ele através da comida vai fazer esses exercicios, se não os fizer, o seu castigo é que não é recompensado.Ou vai utilizar uma estranguladora num cachorro?VHenriques Escreveu:Pois. Estou de acordo se não estivermos a falar de um cão dominante. Isso funciona normalmente bem em cadelas mas se fôr um macho dominante, brinquedos e comida podem ser vistos apenas como recompensas. E se fôr para corrigir? Como faz?
E á medida que o cão for crescendo vai seguindo os mesmos principios.
Uma pergunta, se estiver a treinar exercicios á distancia com o cão solto como é que o corrige?
Qd falo em estranguladora é sempre para corrigir comportamentos como a andiedade de correr para cima de outros cães e pessoas, senão como é que o corrige? Bate-lhe? Tensa a trela?
Cada caso é um caso e se tiver um cão ansioso é sempre aconselhável este método pois não há outra forma de corrigir este comportamento a partir de determinada idade.
Os exercícios à distância obviamente que já se trata de, tal como em todos os treinos, de recompensa positiva.
Como digo, cada caso é um caso, e obviamente que, as técnicas apesar de serem quase sempre as mesma têm de ser adaptadas para cada cão. Afinal eles são como nós. Obviamente que, um cão mesmo de carater vincado e ansioso depois de atingir uma boa nota em BH já não padece desta correcção....