Duvida cruzar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

malvas
Registado: segunda nov 19, 2012 3:32 pm

segunda nov 19, 2012 3:35 pm

Boa tarde,

Tenho uma cadela rafeira com 2meses e meio. Queria saber se posso fazer uma ninhada com o irmão dela( mesmo pai e mãe)??
E qual é a melhor idade para fazer criação?
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda nov 19, 2012 3:54 pm

É má ideia cruzar irmãos, pais/filhas, mães/filhos, devido à semelhança genética. Doenças hereditárias têm muito maior chances de aparecerem nas ninhadas, e a falta de variedade genética pode trazer uma série de problemas.

É também má ideia ter ninhadas porque a não ser que sejam exemplares que valem mesmo a pena, estaríamos a contribuir para o excesso de população de cães. Estão demasiados cães nos canis e associações que precisam de famílias.
malvas
Registado: segunda nov 19, 2012 3:32 pm

segunda nov 19, 2012 3:58 pm

Se eu quisesse dinheiro tinha comprado um cãe de ração e não tinha ido ao canil com o meu amigo buscar 2 cães.
Nos iriamos cruzar porque ja tinhamos a quem dar, mas ja que não é aconselhado é claro que não o iremos fazer
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda nov 19, 2012 4:20 pm

malvas Escreveu:Nos iriamos cruzar porque ja tinhamos a quem dar,
Se tiver pessoas interessadas em ter cachorros, pode aconselhá-los a adoptar uns. Há sempre cachorros a nascer e para adopção, existem imensos anúncios pela net com cachorros lindos à espera de donos, e que se não arranjarem donos podem vir a ser abatidos ou passar as suas vidas em canis.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda nov 19, 2012 5:05 pm

Vou responder desapaixonadamente e o melhor que sei, ao contrário de users que se deixam levar por paixões e perdem a objectividade.
Não sou criador nem estou nessas lides mas o que lhe posso disser...
Resposta rápida.
Não!

Porquê?

1º Não é que vá fazer isso,mas o 1º cio deve ser sempre deixado em claro.
cruzamentos só a partir do terceiro cio, nas fêmeas,nos machos só a partir do 18º mês.

http://drummondville.tripod.com/id8.html
http://mdemulher.abril.com.br/casa/repo ... 5791.shtml

2º Ambos os progenitores devem fazer o despiste às doenças mais comum à raça e serem seleccionados pela sua carga genética, carácter e morfologia (já para não falar em pedigree) e como os seus são rafeiros terá que fazer despiste a muita coisa pois correrá o risco de ter descendência portadores de graves doenças ou que encurta ou se revele insustentável a uma esperança de vida normal.

3º Apesar de irmãos, como possuem um leque hereditário maior e mais indefinido, tanto as características como o porte podem variar com algum grau elevado.

4º Como já referido anteriormente, entre irmãos é um grau elevado demais de consanguinidade, onde certas malformações ou doenças genéticas ganham muita expressão. Mesmo criadores com anos de experiência podem recorrer ocasionalmene à consanguinidade para ir preservando as características de determinada raça mas nunca com um grau de "in breeding" tão elevado.

5º Dependendo do porte da mãe, uma ninhada pode ter vários elementos, há que ter condições (logísticas e materiais) para o desenrolar .E como não são de nenhuma raça, vai ter imenso trabalho a quem esteja disposto a ter um.

São algumas das muitas razões.
Leia isto. Para ter uma ideia geral
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gen%C3%A9tica_mendeliana
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/ ... mendel.php
http://www.petclube.com.br/noticias/175 ... etica.html
http://www.canilsetimadinastia.com.br/d ... netica.htm
http://www.semeia.com.br/site/artigo.php?ID=44&IDC=3
http://pawpeds.com/pawacademy/genetics/ ... ng_pt.html
http://www.netpets.com/dogs/healthspa/demyst.html
http://forum.adestradoronline.com/showt ... o-calcular
DanielBerto
Membro Júnior
Registado: sábado nov 03, 2012 11:39 am

segunda nov 19, 2012 5:43 pm

mesmo que nao fosse SRD acho que deviam deixar as criações para pessoas experientes que possam realmente encaminhar e tratar os cachorros nos primeiros dias de vida o melhor possível.
Se uma pessoa nem sabe que não se deve cruzar irmãos (independentemente da espécie! (salvo raras excepções)) como é que iria ter conhecimento e condições para cuidar de uma ninhada recém nascida?

objectivamente
Se foi buscar 2 cães SRD a um canil de um amigo e quer fazer cruzamento para oferecer os cachorros a alguém não será mais lógico dar indicar o contacto do canil do seu amigo as pessoas que querem cachorros e elas próprias vão escolher o patudo que querem?

MHO
Daniel
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

segunda nov 19, 2012 6:09 pm

malvas, não cruze nenhuma das suas cadelas. Não traga mais cães ao mundo. Esterilize-as assim que puder. Assim evita possíveis doenças no útero das suas cadelas e futuras despesas com as mesmas.
Criar cães deve ser deixado a criadores que sabem o que fazem. Ou seja, que criam cães de raça, que estudam quais os melhores exemplares para serem cruzados, que não cruzam mães com filhos, pais com filhas nem irmãos com irmãs, que providenciam todos os cuidados necessários à cadela e cachorros (consultas no veterinário, exames, alimentação, medicação se necessário, etc...), que registam as ninhadas no CPC e que deixam os cachorros irem para as suas novas casas a partir do 2º mês.
Ao criar cães rafeiros, só está a fazer com que um dos seus cachorros tirem um possível lar a outro cão abandonado no canil. E como não se sabe o dia de amanhã, mesmo que você garanta que as pessoas são de confiança, ninguém sabe o dia de amanhã e nada nos diz que um dia essas pessoas não sejam forçadas a abandonar o cachorro.

Por isso, faça um favor a sí e às suas cadelas, não traga mais cachorros ao mundo. Esterilize as suas cadelas que é o melhor que faz.
Amam-me: sim
Respeitam-me: sim
São fiéis: sim
Existem: sim
Quem são: os meus animais
---------------------------

Odeia-me? Então junte-se à fila. Mas aviso já, a fila é ENORME!!!!! :D

Nos anos 70 culparam o Doberman
Nos anos 80 culparam o Pastor Alemão
Nos anos 90 culparam o Rottweiler
Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda nov 19, 2012 6:31 pm

A acrescentar ao que disseram:
Se já tinha donos para os cachorros que iriam nascer, não cruze a cadela, pegue nessas pessoas e convença-as a irem ao canil ou uma associação adoptarem um cachorro.

Para mim não ha razão para criar propositadamente uma ninhada de rafeiros sabendo que tantos outros já cá estão e esperam por um lar.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda nov 19, 2012 7:04 pm

Arguida2 Escreveu:Se a cadelinha tivesse sido dada ESTERILIZADA e o mano estivesse CASTRADO já não passavam pela cabeça dos donos estas ideias "peregrinas". :twisted: :twisted:
Pelo que entendi os animais apenas têm 2 meses e picos... não é prática corrente esterilizar ou castrar animais com esta idade (pelo menos em Portugal).

Agora quanto ao tópico inicial:
Primeiro ponto - o que pretende obter ao cruzar dois animais sem raça definida? Neste momento as associações e canis estão cheias de cachorros lindos, saudáveis e sem raça definida para dar... (mesmo os com raça definida por vezes têm fins tristes...). Tenha consciência disto... há muito animal a necessitar de um tecto... não traga mais animais ao mundo para depois acabarem na rua. E mesmo que tenha pessoas interessadas nos cachorros que a cadela pode dar, acredite que depois de nascerem algumas vão desistir e que não pode controlar o número de cachorros que a sua cadela vai parir... as pessoas que estão interessadas num cachorro dela? Mande-as ir a uma associação ou a um canil... há imensos focinhos larocas à espera que alguém se apaixone por eles.

Segundo ponto - quer cruzar irmãos? Isso potencia a que genes semelhantes se juntem e que se possam gerar animais com maior incidência de doenças genéticas... além de estar a trazer mais rafeiros ao mundo que tiram casa a outros rafeiros estará a trazer rafeiros "defeituosos" ou com potencial a serem "defeituosos"... por favor, nem sequer considere cruzar animais com algum grau de parentesco... por isso é que temos raças com doenças mais prevalentes que outras, as pessoas cruzaram animais com algum grau de parentesco para que se pudesse "apurar a raça" e isto salientou alguns genes que estavam presentes e que começaram a expressar-se (eu sei que o que estou a dizer não está cientificamente bem dito, mas para que se possa entender estou a tentar explicar de uma forma mais simples) e geram-se doenças genéticas...

Espero que o meu ponto de vista seja visto... Obrigada por vir a um fórum colocar a dúvida primeiro para que nós pudéssemos explicar o problema que pode gerar.
Ripe
Membro
Registado: segunda nov 19, 2012 6:50 pm

segunda nov 19, 2012 7:23 pm

malvas Escreveu:Boa tarde,

Tenho uma cadela rafeira com 2meses e meio. Queria saber se posso fazer uma ninhada com o irmão dela( mesmo pai e mãe)??
E qual é a melhor idade para fazer criação?
Muitas das raças que existem, não querendo exagerar - quase todas, foram apuradas cruzando pais com filhos e irmãos e por aí adiante.

Se quer criar rafeiros está no seu direito. Cães, de facto, há muitos, de raça, sem raça, para todos os gostos. Mas só você sabe o que lhe interessa criar.

Conheço vários casos de cruzamentos entre irmãos sem qualquer tipo de problema visível.

Os animais na natureza procriam entre si.

Os cães de raça não só têm consanguinidade, como têm um código genético muito semelhante entre os vários membros, artificialmente seleccionado para obter sempre cães iguais e com determinadas caracteristicas.

Portanto, à parte questões éticas, caso exista algum problema, será igual ou até menor a todos os que existem no mundo da criação canina.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda nov 19, 2012 7:48 pm

"Os animais na natureza procriam entre si. "

olhe que não é tanto assim, nem tanto à terra nem tanto ao mar.
Katy500
Membro Veterano

segunda nov 19, 2012 7:56 pm

Ripe Escreveu:Conheço vários casos de cruzamentos entre irmãos sem qualquer tipo de problema visível.
Os animais na natureza procriam entre si.
Não é bem assim. Cruzar animais que são "familiares" uns dos outros é quase um conceito criado pelo homem.

Diz bem em conhecer casos de animais resultados de cruzamentos entre irmãos ou de pais com filhos, mas sem problemas visíveis. O pior é que a maioria das vezes o problema é "invisível" e mata sem que se saiba o porquê...
Ripe Escreveu:Se quer criar rafeiros está no seu direito. Cães, de facto, há muitos, de raça, sem raça, para todos os gostos. Mas só você sabe o que lhe interessa criar.
Pois está, mas não está no seu direito em aumentar a população de cães SRD, que provavelmente irão acabar nas ruas ou nos canis como tantos outros que também são o resultado de quer criou cães porque estavam no seu direito.
Ripe Escreveu:Muitas das raças que existem, não querendo exagerar - quase todas, foram apuradas cruzando pais com filhos e irmãos e por aí adiante.
Lá isso é verdade, mas infelizmente o próprio Kennel Club não condena este tipo de criação (ou até à bem pouco tempo não o fazia), o que resulta em cães deformados e em raças estragadas, como o caso do Pastor Alemão de exposição, que é mais um sapo que um cão, ou do Cavalier King Charles Spaniel, cuja raça foi apurada de uma tal maneira que em alguns exemplares o crânio é tão pequeno que o cérebro não cabe lá dentro.

Agora culpam o Pit Bull
Ripe
Membro
Registado: segunda nov 19, 2012 6:50 pm

segunda nov 19, 2012 8:11 pm

Os casos que conheço, vários, de cães "familiares" cruzados entre si não apresentam nenhum problema. O problema invisível era ironia, como quem diz o cão infelizmente ainda não é capaz de dizer se se sente bem ou se está com dores de cabeça... mas não mata mais do que nos cães de raça.

Isso dos cães sem raça definida irem parar à rua... é melhor não falar do que se desconhece... Os meus não vão. Imaginamos todos que os cães do forista sejam SRD, mas que facilmente arranjam dono, dados ou vendidos, certo?
Katy500
Membro Veterano

segunda nov 19, 2012 8:24 pm

Sim claro, num mundo perfeito ninguém abandonava cães nem gatos nem periquitos nem animal nenhum. Num mundo perfeito só tinha animais quem podia tratar deles, e não quem queria um animal porque sim. Num mundo perfeito todos os donos eram 5 estrelas e os canis não estavam atafulhados de animais, a grande maioria o resultado de experiencias a cruzar a minha cadela com o cão da vizinha porque são os dois muito giros, fofos e pequenitos; de cães que quando eram cachorros eram muito giros mas que depois cresceram e ficaram grandes demais para o gosto dos donos; de animais resultado de cruzamentos porque o veterinário aconcelhou que era o melhor e porque a dona ouvir dizer que a irmã disse à tia que disse ao avô que disse à prima em segundo grau da amiga do marido que as cadelas devem ter pelo menos uma ninhada porque faz bem.
Isto seria o mundo perfeito. Mas infelizmente não é. E não é por imaginar que os possíveis cachorros que o forista quer obrigar a cadela a parir vão para boas casas e para donos 5 estrelas que isso vai mesmo acontecer.

Agora culpam o Pit Bull
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

segunda nov 19, 2012 8:33 pm

malvas Escreveu:Se eu quisesse dinheiro tinha comprado um cãe de ração e não tinha ido ao canil com o meu amigo buscar 2 cães.
Nos iriamos cruzar porque ja tinhamos a quem dar, mas ja que não é aconselhado é claro que não o iremos fazer

A esses que "tinham a quem dar", diga-lhes antes para ir ao canil buscar um que esteja mesmo a precisar, como a senhora fez...

É má ideia cruzar animais irmãos. É má ideia cruzar rafeiros (e até cães de raça, se não soubermos o que estamos a fazer).

Quando você foi ao canil, com certeza viu a quantidade de animais que precisam de dono... Não se meta nisso, esterilize a sua cadela, é o melhor que lhe faz. Não a sujeite a uma gravidez, às dores do parto (sim, porque eles também sentem), às complicações que podem surgir, e, sobretudo, não traga mais animais ao mundo....

É o meu melhor conselho. E tive de respirar fundo dez vezes para lhe responder calmamente, porque não tenho palavras para descrever a frustração que sinto cada vez que aparece um tópico destes...
RS
Responder

Voltar para “Cães”