Duvida cruzar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ripe
Membro
Registado: segunda nov 19, 2012 6:50 pm

segunda nov 19, 2012 9:13 pm

kelinhapbl Escreveu:
malvas Escreveu:Se eu quisesse dinheiro tinha comprado um cãe de ração e não tinha ido ao canil com o meu amigo buscar 2 cães.
Nos iriamos cruzar porque ja tinhamos a quem dar, mas ja que não é aconselhado é claro que não o iremos fazer

A esses que "tinham a quem dar", diga-lhes antes para ir ao canil buscar um que esteja mesmo a precisar, como a senhora fez...

É má ideia cruzar animais irmãos. É má ideia cruzar rafeiros (e até cães de raça, se não soubermos o que estamos a fazer).

Quando você foi ao canil, com certeza viu a quantidade de animais que precisam de dono... Não se meta nisso, esterilize a sua cadela, é o melhor que lhe faz. Não a sujeite a uma gravidez, às dores do parto (sim, porque eles também sentem), às complicações que podem surgir, e, sobretudo, não traga mais animais ao mundo....

É o meu melhor conselho. E tive de respirar fundo dez vezes para lhe responder calmamente, porque não tenho palavras para descrever a frustração que sinto cada vez que aparece um tópico destes...

A ver se consigo perceber: Se forem cães de raça, não há problema em criar. Se for sem raça, já há... é isso?
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda nov 19, 2012 9:17 pm

Ripe Escreveu:
kelinhapbl Escreveu:
malvas Escreveu:Se eu quisesse dinheiro tinha comprado um cãe de ração e não tinha ido ao canil com o meu amigo buscar 2 cães.
Nos iriamos cruzar porque ja tinhamos a quem dar, mas ja que não é aconselhado é claro que não o iremos fazer

A esses que "tinham a quem dar", diga-lhes antes para ir ao canil buscar um que esteja mesmo a precisar, como a senhora fez...

É má ideia cruzar animais irmãos. É má ideia cruzar rafeiros (e até cães de raça, se não soubermos o que estamos a fazer).

Quando você foi ao canil, com certeza viu a quantidade de animais que precisam de dono... Não se meta nisso, esterilize a sua cadela, é o melhor que lhe faz. Não a sujeite a uma gravidez, às dores do parto (sim, porque eles também sentem), às complicações que podem surgir, e, sobretudo, não traga mais animais ao mundo....

É o meu melhor conselho. E tive de respirar fundo dez vezes para lhe responder calmamente, porque não tenho palavras para descrever a frustração que sinto cada vez que aparece um tópico destes...

A ver se consigo perceber: Se forem cães de raça, não há problema em criar. Se for sem raça, já há... é isso?
Se houver um bom propósito para criar, se se souber o que se está a fazer, se se fizer as coisas em condições...
Não vejo grande razão para por mais SRD no mundo quando já exisem tantos há espera de um lar.
Quanto aos de raça, na minha opinião, cruzamentos se for para melhorar ou manter a raça (Feitos por quem sabe, com condições etc)

Nesta "fase" não precisamos de "fabricar" cachorros só porque sim aos molhos
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

segunda nov 19, 2012 9:22 pm

Ripe Escreveu:
kelinhapbl Escreveu:

Não. Se for um bom criador, que cria uma determinada raça com o objectivo de encontrar o "tal cão", então ai sim não há qualquer problema. Mas agora criar cães, sejam eles de raça ou não, por todas as outras razões que já foram ditas neste e em muitos outros tópicos sobre o mesmo assunto é reprovável do meu ponto de vista.
Amam-me: sim
Respeitam-me: sim
São fiéis: sim
Existem: sim
Quem são: os meus animais
---------------------------

Odeia-me? Então junte-se à fila. Mas aviso já, a fila é ENORME!!!!! :D

Nos anos 70 culparam o Doberman
Nos anos 80 culparam o Pastor Alemão
Nos anos 90 culparam o Rottweiler
Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
Ripe
Membro
Registado: segunda nov 19, 2012 6:50 pm

segunda nov 19, 2012 9:32 pm

Não concordo de todo. É muito redutor criar para melhorar uma raça. Acho isso bárbaro. Até faz confusão... o homem a querer manipular sempre tudo.

Os propósitos com que se criam são subjectivos. Como vê aquilo que você considera um bom propósito, para mim é repugnante.

Portanto, há que respeitar. Concordo que há muito rafeiros. Mas não há dois rafeiros iguais e há alguns especiais. Por isso há que respeitar os motivos que levam as pessoas a criar seja lá o que for.

Discordo totalmente de si. Na verdade nem sequer consigo entender aquilo que defende.

Era isso que a sua colega estava a dizer? Que criação só de raças, para melhorar raças?
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda nov 19, 2012 9:43 pm

Ripe Escreveu:Não concordo de todo. É muito redutor criar para melhorar uma raça. Acho isso bárbaro. Até faz confusão... o homem a querer manipular sempre tudo.

Os propósitos com que se criam são subjectivos. Como vê aquilo que você considera um bom propósito, para mim é repugnante.

Portanto, há que respeitar. Concordo que há muito rafeiros. Mas não há dois rafeiros iguais e há alguns especiais. Por isso há que respeitar os motivos que levam as pessoas a criar seja lá o que for.

Discordo totalmente de si. Na verdade nem sequer consigo entender aquilo que defende.

Era isso que a sua colega estava a dizer? Que criação só de raças, para melhorar raças?
Pode não concordar... eu também discordo com muita coisa.

Aceito que se crie para manter e melhorar a raça pois, se isso deixar de ser feito por bons criadores, as raças iam-se "perder".
Neste ponto em que estamos acho que não precisamos de mais ninhadas. Precisamos sim é de conseguir controlar a população de cães...

Por isso, penso que quem goste realmente de cães e que entenda esta realidade, não deverá cruzar "só porque sim", mas deve pensar em procurar esse tal "rafeiro diferente e especial" que já ande por cá...
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

segunda nov 19, 2012 9:50 pm

O propósito que muitos defendem para criar cães/gatos/cavalos também me repugna. Eu não estou a dizer que os rafeiros deviam ser exterminados nem nada que se pareça. Aliás, tenho duas rafeiras em casa e não as troco por nenhum cão, seja ele de que raça for.
Então explique-me uma coisa, que agora quem não percebe sou eu. Você acha que o propósito que eu defendo, ou seja, a criação de cães deve ser deixada a quem sabe, é repugnante e que é só uma das muitas formas que o Homem tem de manipular o que quer e bem entende. Então diga-me, os donos que obrigam as cadelas a ter ninhadas por todos os motivos que já lhe disse, é o quê? Fazer a vontade de Deus ou coisa parecida? A mim também me parece manipulação, mas para um objectivo que para mim não faz sentido. Aliás, tudo, mas tudo neste mundo é o resultado da manipulação humana ao longo dos séculos.

Você defende que não há dois rafeiros iguais. Pois eu aseguro-lhe que não há dois cães de raça iguais. Aliás, não há dois cães iguais, tal como não há dois gatos iguais, nem dois cavalos iguais, nem duas formigas iguais, nem dois seres vivos iguais. Como aluna de biologia que sou, e aliás estou agora mesmo a dar o DNA e o código genético. Garanto-lhe que não existe um ser vivo com o DNA igual ao de outro.

Sim, as raças foram criadas com uma determinada função. Os criadores cruzam e apuram as raças de modo a torna-las cada vez melhores naquilo para que foram criadas (não estou a falar nas "variantes" de algumas raças que são de exposição, isso é o tipo de criação selectiva que me repugna, talvez ainda mais que a criação de cães às três pancadas).
Entende o que eu quero dizer?
Amam-me: sim
Respeitam-me: sim
São fiéis: sim
Existem: sim
Quem são: os meus animais

Odeia-me? Então junte-se à fila. Mas aviso já, a fila é ENORME!!!!! :D

Nos anos 70 culparam o Doberman
Nos anos 80 culparam o Pastor Alemão
Nos anos 90 culparam o Rottweiler
Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

segunda nov 19, 2012 10:04 pm

Ripe Escreveu:A ver se consigo perceber: Se forem cães de raça, não há problema em criar. Se for sem raça, já há... é isso?
Aparentemente, leu na diagonal:
kelinhapbl Escreveu:É má ideia cruzar animais irmãos. É má ideia cruzar rafeiros (e até cães de raça, se não soubermos o que estamos a fazer).
E não, não há problema em criar cães de raça, se souber o que está a fazer. Fazer "criadeirice" de rafeiros NÃO é gostar de animais, pelo contrário! É estar a contribuir para sobrepopulação canina, e para aumentar o número de animais a sofrer neste mundo por não ter dono...
RS
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda nov 19, 2012 11:58 pm

Penso que um dos problemas em juntar cães de grau de parentesco tão próximos está relacionado com o sistema imunitário, devido à falta de variação genética. Alguém mais entendido na matéria talvez possa esclarecer isso melhor.

Já agora, sou uma senhora, não um senhor. :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 20, 2012 12:06 am

...ou do Cavalier King Charles Spaniel, cuja raça foi apurada de uma tal maneira que em alguns exemplares o crânio é tão pequeno que o cérebro não cabe lá dentro.
Isto não é verdade, nem no CKC nem em raça nenhuma. Os problemas dessa raça são muitos e são outros.

Quanto ao tópico em si... é difícil responder de forma desapaixonada.

Mais uma pessoa que adoptou dois cães que já estavam em situação precária e que os quer usar por motivos fúteis para criar mais animais que se poderão ver nos mesmos apertos.

Não há razões para reproduzir mais srd quando os canis, associações e as páginas das adopções estão carregadinhas de animais que vão ter um fim triste por não haver donos capazes para todos.

Não há razão para se reproduzirem cães de raça ou suposta raça por motivos comerciais quando o que mais se vê por aí são efectivos de raças completamente descaracterizados quer a nível de temperamento quer de aparência.

A canicultura deve ser encarada com um hobby e é preciso ter guito e conhecimento para a sustentar. Tudo o resto é contribuir para a hecatombe de animais errantes, abatidos e em risco, patrocínio de comércio desonesto à conta da exploração dos animais e da ignorância das pessoas que não conseguem entender que um cão de criação ética tem valor e tem de corresponder a uma série de requisitos.

Quanto à questão da consanguinidade, os canídeos selvagens não a praticam. Numa matilha ou numa alcateia só o par alfa se reproduz e os machos sexualmente maduros afastam-se para procurar outros grupos.
No apuramento das raças foi feito e continua a ser feito, conhecendo-se a genética das linhas e sabendo-se o que se está a fazer.
Sem o recurso à consanguinidade muitas raças tinham desaparecido, no fim da segunda guerra mundial só existiam pouquissimos exemplares de algumas (muitas) raças e foi graças aos cruzamentos entre esses efectivos que hoje ainda existem, com toda a carga negativa que a pouca diversidade genética trouxe, mas a verdade é que NÃO HÁ NENHUMA RAZÃO LÓGICA para cruzar dois irmãos, ainda para mais cães sem raça definida que ainda nem se sabe como se vão parecer em adultos (posso ter percebido mal, os animais ainda são cachorros).

Disto isto, digo a quem criou o tópico... olhe, faça como entender e sobretudo não meta mais rafeiros no mundo se não se puder responsabilizar por todos os que nascerem.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça nov 20, 2012 12:11 am

Fiquei um pouco chocada mas vou responder na mesma à questão que foi colocada, nem meta a hipótese sequer de cruzar cães SRD, existem (sem querer exagerar) milhões de cães para adopção em canis, se os seus amigos querem rafeirinhos, que façam como você fez, vão aos canis e façam um rafeirinho feliz!!! ele agradece....
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

terça nov 20, 2012 11:21 am

dinodane Escreveu:
...ou do Cavalier King Charles Spaniel, cuja raça foi apurada de uma tal maneira que em alguns exemplares o crânio é tão pequeno que o cérebro não cabe lá dentro.
Isto não é verdade, nem no CKC nem em raça nenhuma. Os problemas dessa raça são muitos e são outros.
Em termos simplistas, é exactamente isto. O cérebro é demasiado grande para a caixa craniana.

http://www.cavalierhealth.org/syringomyelia.htm
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça nov 20, 2012 11:21 am

Em relação à consanguinidade já vi por aqui mt disparate (incesto??!! LOL).

Só o recurso ao inbreeding permite fixar determinadas caracteristicas dos exemplares mas estamos a falar no apuramento de uma raça, não tenha ideias que obviamente esta logica da genética canina nao se aplica a SRD´s porque simplesmente nao faz sentido nenhum.

Ha milhares de animais abandonados, nos canis, a passarem fome, maus tratos enfim....fazer uma ninhada de SRD´s é contribuir para este flagelo.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

terça nov 20, 2012 3:46 pm

Ao contrario do que já vi por aqui escrito, o cruzamento entre animais com grau de parentesco muito próximo é extremamente raro na Natureza. no caso dos lobos só o par Alpha se reproduz. quando os machos chegam á maturidade sexual, deixam o grupo para procurar uma fêmea e assim formar uma nova Alcateia.

Nos cães por vezes é utilizado mas tem que ser por pessoas que sabem muito bem o que estão a fazer, uma vez que este cruzamento tanto pode potenciar e a fixar determinadas características desejadas, como levar á manifestação de genes que levem a doenças congênitas graves.
tlopes

quarta nov 21, 2012 10:38 am

Tópico editado. Por favor consultem as regras de utilização do fórum.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta nov 21, 2012 11:00 am

vanerodrigues Escreveu: como levar á manifestação de genes que levem a doenças congênitas graves.
Essa afirmação nao está correcta, mas nao me vou alongar porque já em outro tópico fui acusada de estar a dar ideias aos criadeiros. Assim, aconselho a informar-se melhor sobre essa questão.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”