Com LOP ou sem LOP, eis a questão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

terça nov 20, 2012 2:39 pm

eu penso ao contrário, enquanto os donos não se informarem e deixarem de ver um animal como um candeeiro não há entidade responsável que o safe. Aliás é uma pena que tenha de haver tanta entidade humana a controlar a irresponsabilidade em massa dos outros seres humanos.
johnnyblue
Membro
Registado: quarta set 19, 2012 11:12 am

terça nov 20, 2012 2:43 pm

Eu acho que é a pescadinha de rabo na boca: os donos são mal informados e isso convém aos tais criadeiros. Convém que não façam perguntas, que não saibam, que não estejam informados, para não se aperceberem da trafulhice. E para os donos é "bom" porque ficam com um suposto "cão de raça" ao preço da chuva.
"Aprendi que todo o mundo quer viver em cima de uma montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta." GGM
johnnyblue
Membro

terça nov 20, 2012 3:30 pm

acham incorreto um criador vender sem chip?
"Aprendi que todo o mundo quer viver em cima de uma montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta." GGM
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

terça nov 20, 2012 4:11 pm

johnnyblue Escreveu:acham incorreto um criador vender sem chip?
Não, é perfeitamente normal.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça nov 20, 2012 4:13 pm

Não acho incorrecto e já o fiz. Em gatos, porque nunca criei cães.

Se por algum motivo "logístico-vacinante" não der tempo para o novo dono vir buscar já com o chip, combina-se que ele o coloca lá na sua terra.

Entre a vacinação completa e o micro-chip, optei sempre pela vacinação. O meu vet é super chato e não coloca o chip junto com qualquer das vacinas, mesmo que eu diga que o dono vem de Braga buscar.

Mas preferencialmente colocava o chip e com os meus dados. Só por via das dúvidas ... 8)
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça nov 20, 2012 4:28 pm

johnnyblue Escreveu:Enquanto as entidades responsáveis não fizerem o seu trabalho, não haverá donos informados emuito menos responsáveis.
Presumindo que a entidade a que se refere seja o CPC, acho que não se pode dizer que não faça o seu trabalho. O CPC faz o que tem competência para fazer. E uma das competências que não lhe assiste, de modo nenhum, é essa de " educar" as pessoas de maneira a que não se armem em " chicos espertos" e andem sempre à procura da pechincha.
Por muita informação que haja, por muita regra estabelecida, enquanto houver quem compre , há sempre quem venda.
Sofia
johnnyblue
Membro

terça nov 20, 2012 4:31 pm

Foi o que disse, pescadinha de rabo na boca...
Para os donos é "bom e barato" e para os criadeiros é "vender". Mas como já referi também, muita gente compra a criadeiros por falta de informação e não porque se querem armar em chicos espertos, conheço muitos casos. E sei que o CPC não tem o dever de ir a cada uma das pessoas e aconselhar, mas quando a ajuda é solicitada, acho que a devem prestar e não "despachar" na base do "desenrasca-te", como já me aconteceu. É complicado para uma pessoa que não está dentro do mundo dos criadores e criadeiros conseguir distinguir, conseguir fazer uma boa escolha e penso que é aí que o CPC poderia prestar mais ajuda.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça nov 20, 2012 6:16 pm

johnnyblue Escreveu:Foi o que disse, pescadinha de rabo na boca...
Para os donos é "bom e barato" e para os criadeiros é "vender". Mas como já referi também, muita gente compra a criadeiros por falta de informação e não porque se querem armar em chicos espertos, conheço muitos casos. E sei que o CPC não tem o dever de ir a cada uma das pessoas e aconselhar, mas quando a ajuda é solicitada, acho que a devem prestar e não "despachar" na base do "desenrasca-te", como já me aconteceu. É complicado para uma pessoa que não está dentro do mundo dos criadores e criadeiros conseguir distinguir, conseguir fazer uma boa escolha e penso que é aí que o CPC poderia prestar mais ajuda.
.

Não sei se o CPC aconselhar é assim uma ideia tão boa, acho muito mais ético aquilo que eles fazem, pede-se a lista e eles enviam, os aconselhamentos de nomes de criadores é que poderiam dar azo aos tais compadrios.
As pessoas (algumas) é que não estão para ter trabalho e querem comprar o mais barato possível e ao invés de ir visitar os criadores fazem o mais simples, agarram no telefone e invariavelmente, fazem 2 perguntas. Tem cachorros/as da raça x? Qual é o preço?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
johnnyblue
Membro

terça nov 20, 2012 6:22 pm

Claro que sei que não podem dizer "escolha A" ou "escolha B", mas podem dar informações adicionais sobre os criadores. Por exemplo se já tiveram alguma queixa, se alguma vez uma fiscalização correu mal, etc etc. Uma altura liguei para lá e perguntei sobre um criador (sinceramente n me lembro do nome) e o que me disseram foi "ah, é bom". Quando fui a ver que criava umas três mil raças e entregava em casa...
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça nov 20, 2012 6:48 pm

johnnyblue Escreveu:Claro que sei que não podem dizer "escolha A" ou "escolha B", mas podem dar informações adicionais sobre os criadores. Por exemplo se já tiveram alguma queixa, se alguma vez uma fiscalização correu mal, etc etc. Uma altura liguei para lá e perguntei sobre um criador (sinceramente n me lembro do nome) e o que me disseram foi "ah, é bom". Quando fui a ver que criava umas três mil raças e entregava em casa...
É bom para eles que o criador deve ser cliente vip, ao criar três mil raças e LOP's para essas crias todas...imagine. :lol:

Ai, ai, ai...andamos mal.
Ripe
Membro
Registado: segunda nov 19, 2012 6:50 pm

terça nov 20, 2012 7:49 pm

johnnyblue Escreveu:Boas foristas,

Na semana passada fui à exposição de Braga. Tive a oportunidade de falar com alguns proprietários de cães de várias raças (provenientes de criadores disponíveis na lista do CPC) e que traziam os seus exemplares a passear e para "fazer amigos".

Ora, parte desses donos tinham cães sem LOP, embora os criadores fossem conhecidos do CPC. Outros tiveram de pagar mais 200€ para obter o LOP. A minha questão é a seguinte: Se o registo do LOP só custa, aproximadamente, 20€ e se os criadores éticos nem põe a hipótese de vender o cão sem isso, e se são membros e registados no CPC, isso não é ilegal? Vender o cão sem LOP ou vendê-lo por mais 200€ (10x mais) só para ter o LOP?

Dão demasiada importância ao LOP. O LOP é um papel, não passa disso. Não vejo nenhum problema em vender com LOP, sem LOP, pelo preço que bem entenderem. Qualquer venda de animais é um negócio. Vendem-se coisas e qualquer um é livre de pedir o que quiser por elas.

Se é importante ter LOP, só cada um poderá responder a essa questão. Se o interesse for entrar no mundo das exposições ou tornar-se um vendedor, bem, nesse caso, o LOP será importante.

Vender gato por lebre é um crime, seja em relação ao LOP, seja em relação a qualquer outra coisa. Mais vale vender sem LOP, do que arranjar um LOP falso. Como eu, há muita gente que não faz nenhuma questão em comprar um cão com certificado de origens. Mas também depende das raças.....

Não sabia que se vendiam cães nas exposições. Realmente é estranho, qualquer dia transformam esses eventos em feiras.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça nov 20, 2012 8:13 pm

johnnyblue Escreveu:Claro que sei que não podem dizer "escolha A" ou "escolha B", mas podem dar informações adicionais sobre os criadores. Por exemplo se já tiveram alguma queixa, se alguma vez uma fiscalização correu mal, etc etc. Uma altura liguei para lá e perguntei sobre um criador (sinceramente n me lembro do nome) e o que me disseram foi "ah, é bom". Quando fui a ver que criava umas três mil raças e entregava em casa...
Claro, que esperava? Não acredita que pelo telefone lhe fossem dizer que era mau ...
Acho bem que não dêem as tais informações, repare que se tivessem eventualmente tido queixas deste ou daquele, ou se tivessem alguma fiscalização que tivesse corrido mal eles (CPC) não podem nem devem divulgar.
Eu não ganho nada em defender o CPC atenção, não sou funcionária nem sócia.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

terça nov 20, 2012 8:18 pm

Qualquer cão para provar que é de raça tem que ter LOP. Sem LOP, mesmo que o criadeiro de vão de escada afirme que são do mais puro que há, não passam de rafeiros, visto que não tem maneira de provar que os cachorros são mesmo de raça. Não é só para esta ou para aquela raça, é para TODAS.

Criar cães não é sinónimo de ser vendedor de cães. Ser criador é um hobbie, não é um negócio. E só pratica este hobbie quem tiver posses para tal, ou seja, uma vida estável, bons conhecimentos na área e tudo o mais.
Ripe Escreveu:Não vejo nenhum problema em vender com LOP, sem LOP, pelo preço que bem entenderem.
Pois, pena a grande maioria da sociedade ainda pensar como você :roll: :roll:
Amam-me: sim
Respeitam-me: sim
São fiéis: sim
Existem: sim
Quem são: os meus animais
---------------------------

Odeia-me? Então junte-se à fila. Mas aviso já, a fila é ENORME!!!!! :D
---------------------------

Nos anos 70 culparam o Doberman
Nos anos 80 culparam o Pastor Alemão
Nos anos 90 culparam o Rottweiler
Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
GoldPanther
Membro
Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am

terça nov 20, 2012 8:41 pm

Ripe Escreveu:
johnnyblue Escreveu:Boas foristas,

Na semana passada fui à exposição de Braga. Tive a oportunidade de falar com alguns proprietários de cães de várias raças (provenientes de criadores disponíveis na lista do CPC) e que traziam os seus exemplares a passear e para "fazer amigos".

Ora, parte desses donos tinham cães sem LOP, embora os criadores fossem conhecidos do CPC. Outros tiveram de pagar mais 200€ para obter o LOP. A minha questão é a seguinte: Se o registo do LOP só custa, aproximadamente, 20€ e se os criadores éticos nem põe a hipótese de vender o cão sem isso, e se são membros e registados no CPC, isso não é ilegal? Vender o cão sem LOP ou vendê-lo por mais 200€ (10x mais) só para ter o LOP?

Dão demasiada importância ao LOP. O LOP é um papel, não passa disso. Não vejo nenhum problema em vender com LOP, sem LOP, pelo preço que bem entenderem. Qualquer venda de animais é um negócio. Vendem-se coisas e qualquer um é livre de pedir o que quiser por elas.

Se é importante ter LOP, só cada um poderá responder a essa questão. Se o interesse for entrar no mundo das exposições ou tornar-se um vendedor, bem, nesse caso, o LOP será importante.

Vender gato por lebre é um crime, seja em relação ao LOP, seja em relação a qualquer outra coisa. Mais vale vender sem LOP, do que arranjar um LOP falso. Como eu, há muita gente que não faz nenhuma questão em comprar um cão com certificado de origens. Mas também depende das raças.....

Não sabia que se vendiam cães nas exposições. Realmente é estranho, qualquer dia transformam esses eventos em feiras.

Sou dono de um Perdigueiro Português (com LOP), comprado a um criador, e também sou dono de uma Golden Retriever (sem LOP), que me foi oferecida por um conhecido, que tem um Golden lindissimo, e a mãe também é lindissima... Sou conhecedor do estlão da raça Perdigueiro Português, mas sou "alien" ao que toca aos Golden, conheço a raça e as suas caracteristicas, mas não sou nenhum expert, mas no que me toca, a cadela é um exemplar perfeito da raça, exactamente o que procurava...
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça nov 20, 2012 8:58 pm

GoldPanther, tenho uma cadela que adoptei numa associação e que é vagamente parecida com um Dogue Alemão arlequim (ou talvez um Dálmata que tivesse tomado muitos esteróides).

É uma rafeira. Não tem LOP. Gosto menos dela por isso? Claro que não.

Mas é rafeira? É.

O mesmo se passa com a sua Golden.
Responder

Voltar para “Cães”