A Nata e os Ossos prensados

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ShiroeAmigos
Membro Veterano
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm

quarta nov 21, 2012 1:35 pm

Como disse, a minha veterinária não é fã disso.

Falei-lhe dos ossos de vaca cozidos e ela disse que os cães só devem comer a ração e brincar com os brinquedos apropriados. Para não dar nada disso à minha cadela...

Mas li várias vezes sobre os ossos de vaca, cozidos, que faz bem aos dentes, previne o tártaro... A questão é se já posso dar à minha cadelinha, que tem 5 meses e meio e está a mudar os dentes... Já perdeu 2 caninos, 2 molares e outros que eu não os encontrei no chão :lol:
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta nov 21, 2012 1:42 pm

ShiroeAmigos Escreveu:Como disse, a minha veterinária não é fã disso.

Falei-lhe dos ossos de vaca cozidos e ela disse que os cães só devem comer a ração e brincar com os brinquedos apropriados. Para não dar nada disso à minha cadela...

Mas li várias vezes sobre os ossos de vaca, cozidos, que faz bem aos dentes, previne o tártaro... A questão é se já posso dar à minha cadelinha, que tem 5 meses e meio e está a mudar os dentes... Já perdeu 2 caninos, 2 molares e outros que eu não os encontrei no chão :lol:
Penso que as opiniões de veterinários podem varias de vet para vet. Alguns não gostam de comida crua, outros não gostam de ossos nem cozidos, outros dizem que isso tudo é mais saudável, e por aí fora.

Os ossos fazem parte do que os cães comem (em conjunto com carne e órgãos), é algo natural e limpa os dentes e os entretêm. :) É verdade que há o perigo de se engasgarem, mas desde que damos ossos apropriados e termos alguns cuidados isso é um risco mínimo.
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm

quarta nov 21, 2012 1:44 pm

Obrigada :D

Vou experimentar dar-lhe pedindo no talho que me corte em pedaços menores!
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta nov 21, 2012 1:45 pm

Já agora, com essa idade o meu rapaz já comia ossos prensados. Não sei se pode fazer mal aos dentes de cachorro ou não, mas com o meu não aconteceu nada, só que sem eles, ele andava a dar cabo de tudo por necessidade de roer por causa das trocas de dentes, e se não for objectos da casa eram os donos. :)
mentalimao
Registado: quinta out 11, 2012 11:54 am

quarta nov 21, 2012 2:20 pm

Floripes3 Escreveu:Bonita cadela! :D
E como babada que sou, ao ler semelhante coisa, não me pude conter...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Af_lara
Membro Júnior
Registado: domingo jan 25, 2004 8:20 pm

quarta nov 21, 2012 2:24 pm

Tenho estado a ler esta conversa e fiquei com uma dúvida... Segundo o que os veterinários de todos os cães que tive, os cães não devem comer ossos porque estes "estilhaçam" e uma ponta mais afiada pode provocar problemas graves, tanto que eu sempre só dei ossos mais "moles" (lol)... Esses que vocês estão a falar, da canela ou do joelho da vaca não fazem isso? É que lá está, a minha Luna iria adorar mas eu só nunca dei por medo.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta nov 21, 2012 2:32 pm

Já aqui postei estas fotografias... :oops:
Mas para ajudar um " cadinho" na visualização do tamanho e da forma...cá vai....

Imagem

Imagem

Não posso dizer, como a Floripes e a Water, que os ossos duram, ficam sujos e tenho que os lavar... não! Os meus cães não deixam os ossos durarem e muito menos tenho chance de os lavar para outra " investida". Simplesmente porque desfazem o osso todo.
Sofia
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta nov 21, 2012 2:36 pm

Não, esses ossos grandes de vaca não estilhaçam. Os perigosos, por se partirem em esquírolas, são os ossos tubulares de aves (frango, galinha, peru, etc.), os de coelho e os ossos de costeleta. Assim que me lembre, deve haver mais.

Não há ossos mais "moles" do que outros, a menos que o animal tenha tido uma alimentação tão deficiente que não quase não tenha ingerido cálcio. O que há é ossos que se partem ou desfazem de maneira diferente.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Af_lara
Membro Júnior

quarta nov 21, 2012 2:45 pm

Floripes3 Escreveu:Não, esses ossos grandes de vaca não estilhaçam. Os perigosos, por se partirem em esquírolas, são os ossos tubulares de aves (frango, galinha, peru, etc.), os de coelho e os ossos de costeleta. Assim que me lembre, deve haver mais.

Não há ossos mais "moles" do que outros, a menos que o animal tenha tido uma alimentação tão deficiente que não quase não tenha ingerido cálcio. O que há é ossos que se partem ou desfazem de maneira diferente.
Sim... eu sei que não há ossos mais moles, expliquei-me mal. O que eu queria dizer é que por exemplo lhe dou pescoço e costelas de frango (dos de aviário, não dos verdadeiros) porque sempre me disseram que esses não fazia mal.
Mas decididamente vou experimentar os de vaca, de certeza que ela vai adorar! :)
E já agora... Para um cocker, acham que devo pedir para partir em "postas" mais pequenas?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta nov 21, 2012 2:53 pm

Af_lara Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Não, esses ossos grandes de vaca não estilhaçam. Os perigosos, por se partirem em esquírolas, são os ossos tubulares de aves (frango, galinha, peru, etc.), os de coelho e os ossos de costeleta. Assim que me lembre, deve haver mais.

Sim... eu sei que não há ossos mais moles, expliquei-me mal. O que eu queria dizer é que por exemplo lhe dou pescoço e costelas de frango (dos de aviário, não dos verdadeiros) porque sempre me disseram que esses não fazia mal.
Mas decididamente vou experimentar os de vaca, de certeza que ela vai adorar! :)
E já agora... Para um cocker, acham que devo pedir para partir em "postas" mais pequenas?
Sim, pode pedir que lhos cortem em dois ou três bocados, por exemplo. Se forem partidos em pedaços mais pequenos, o cão despachá-los-á mais depressa, perdendo-se o efeito lúdico que esses ossos devem também ter.

Quanto aos ossos de carcaça de frango, tenha cuidado: quando em excesso, podem exceder a capacidade de digestão do animal e acabam por fazer o trânsito inteiros e ir "entupir" a saída das fezes. :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Af_lara
Membro Júnior

quarta nov 21, 2012 3:03 pm

Floripes3 Escreveu:Sim, pode pedir que lhos cortem em dois ou três bocados, por exemplo. Se forem partidos em pedaços mais pequenos, o cão despachá-los-á mais depressa, perdendo-se o efeito lúdico que esses ossos devem também ter.

Quanto aos ossos de carcaça de frango, tenha cuidado: quando em excesso, podem exceder a capacidade de digestão do animal e acabam por fazer o trânsito inteiros e ir "entupir" a saída das fezes. :wink:
Obrigada pelas respostas :D

Quanto aos ossos de frango ela come mesmo muito raramente e são mesmo só dois ou 3 ossos, uma vez de 15 em 15 dias ou nem isso. ;)
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta nov 21, 2012 4:18 pm

ShiroeAmigos Escreveu:Obrigada :D

Vou experimentar dar-lhe pedindo no talho que me corte em pedaços menores!
Não peça que cortem muito pequenos...que é mais perigoso que eles consigam engolir pedaços pequenos, que irem "mastigando" o osso aos poucos.. Que tamanho tem o seu cão? Tem 5 meses já li.

Alguns veterinários dos meus cães também me disseram o mesmo... Explicou-me vários motivos para aquela afirmação. Eles são médicos, temos de perguntar os porquês dos porquês, depois decidimos se arriscamos ou não. Não há fumo sem fogo.

No entanto, sempre dei ossos em especial as rótulas, as terminações do fémur dos ossos de bovinos. E dei sempre cruas, embora muitas pessoas prefiram cozer.
As cabeças do fémur, geralmente são ossos que se desfazem e não lascam.
Acho bastante bom, quando as rótulas trazem bastante cartilagem e nervos agarrados, que eles adoram roer aquilo tudo. E até um cachorro é capaz de gostar de roer aquelas partes.

A FDA acabou por lançar de facto o seguinte a respeito:

Básicamente são os problemas que podem causar em todo o aparelho digestivo do cão, ao roer o osso e as coisas correrem mal.
Here are 10 reasons why it’s a bad idea to give your dog a bone:

Broken teeth. (Dentes partidos) This may call for expensive veterinary dentistry.
Mouth or tongue injuries (traumatismo na língua e boca) . These can be very bloody and messy and may require a trip to see your veterinarian.
Bone gets looped around your dog’s lower jaw. (basicamente é o osso ficar preso nos dentes e eles não conseguem mover o maxilar...) This can be frightening or painful for your dog and potentially costly to you, as it usually means a trip to see your veterinarian.
Bone gets stuck in esophagus (osso preso no esófago) , the tube that food travels through to reach the stomach. Your dog may gag, trying to bring the bone back up, and will need to see your veterinarian.
Bone gets stuck in windpipe. (osso preso na traqueia) This may happen if your dog accidentally inhales a small enough piece of bone. This is an emergency because your dog will have trouble breathing. Get your pet to your veterinarian immediately!
Bone gets stuck in stomach. (osso preso no estômago) It went down just fine, but the bone may be too big to pass out of the stomach and into the intestines. Depending on the bone’s size, your dog may need surgery or upper gastrointestinal endoscopy, a procedure in which your veterinarian uses a long tube with a built-in camera and grabbing tools to try to remove the stuck bone from the stomach.
Bone gets stuck in intestines and causes a blockage. ("ossos que causam algum bloqueio nos intestinos") It may be time for surgery.
Constipation due to bone fragments. (fragmentos de ossos que causam obstipação do intestino) Your dog may have a hard time passing the bone fragments because they’re very sharp and they scrape the inside of the large intestine or rectum as they move along. This causes severe pain and may require a visit to your veterinarian.
Severe bleeding from the rectum. (hemorragia do recto) This is very messy and can be dangerous. It’s time for a trip to see your veterinarian.
Peritonitis. (infecção provocada pela perfuração da parede do intestino) This nasty, difficult-to-treat bacterial infection of the abdomen is caused when bone fragments poke holes in your dog’s stomach or intestines. Your dog needs an emergency visit to your veterinarian because peritonitis can kill your dog.
http://www.fda.gov/ForConsumers/Consume ... 208365.htm

Os meus cães sempre comeram ossos e vão comer.

mentalimao, a Nata é muito linda e, tem umas mantas muito boas...O nome é original, fica-lhe bem.
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quarta nov 21, 2012 4:38 pm

A Nata é tão linda :)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta nov 21, 2012 5:44 pm

A Nata é linda sim e uma grande sortuda pois tratou-se de uma adopção.

As fotos da Nica dizem tudo. É mesmo aquilo e a mim foi o meu vet que disse para dar.

Faço o que a Floripes refere: para o meu Jimmy, que é um pequenote, peço que cortem bocados. Não estilhaça de forma perigosa e os Dogues evaporam ossos do tamanho daquele da foto da Nica. "PUF" desaparecem.

Se dou com um bocado no jardim, lavo e dou outra vez passado uns dias.

O meu vet também me ensinou o seguinte: compra-se pão integral, deixa-se endurecer ao ar até ficar bem duro e depois dá-se. Ajuda a limpar os dentes.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quarta nov 21, 2012 7:42 pm

pode tambem experimentar de outras marcas, pode haver uma que n tenha o ingrediente que lhe dê diarreia
Responder

Voltar para “Cães”