Ajudinha :b

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

quarta nov 21, 2012 9:10 am

Bom dia!

A minha cadela ganhou um mau hábito um bocado chato. Vai comer e espalha ração pela cozinha, vem atrás de mim a espalhar ração pelo corredor, enche a boca e vai comer para a sala. Já lhe ralhei, já disse NÃO, já a mandei para a cozinha, já lhe fechei a porta enquanto come (Acaba por não comer)! Não adianta ela quer é atenção mesmo que seja daquela negativa! Agora simplesmente ignoro para ela ver que não adianta fazer aquilo porque não lhe vou ligar nenhuma e varro só a ração para um cantinho perto da tijela! Tenho a esperança que lhe passe. Mas se não passar alguém me sabe dizer como raio é que eu a faço entender que a comida não se espalha pela casa? :lol: Se calhar até é óbvio mas não estou mesmo a ver :o

Ah já que estou aqui a minha cadela com este tempo de chuva chega a casa um bocado enlameada então passo-lhe uma toalhita de bebé no pêlo, nas partes com terra. Isso afecta a eficácia do Advantix? Penso que não, como é só limpeza superficial mas... melhor confirmar!

Obrigada!
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta nov 21, 2012 9:22 am

A minha mais velha faz o mesmo, enche a boca e vem comer para o pé de nós, aliás faz ainda pior se nós estivermos na sala ela ladra para chamar as outras para comer, quando as outras chegam lá vem ela para a sala de boca cheia de ração, que larga no chão e come.

Como impeço? tento dar-lhes de comer quando estou na cozinha.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
JackCocker
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am

quarta nov 21, 2012 10:35 am

Se os meus me fizessem isso, tirava-lhes a gamela.
Comiam no sitio ou não comiam de todo.. 8)
Os meus comem a horas certas.. quando pouso a gamela demoram 5 mn ao cronometro.. :lol:
Se não comeram, azar :evil: .. levanto a gamela e não fica lá para irem espalhar..

Eu sou mais radical mas dizem-me que estão muito bem educados :wink:
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quarta nov 21, 2012 1:05 pm

O meu Brahma quando está a comer e dá conta que estou na cozinha a fazer qualquer coisa que cheire a comida, também vem ter comigo de boca cheia e depois despeja tudo no chão da cozinha, uma bocarra cheia de comida espalhada no chão. Depois com ar de santinho senta-se e olha para mim à espera de algum petisco, mas tem pouca sorte, porque eu olho para ele e aponto para o chão onde está a ração e ele vai lá e come-a a toda e só depois leva ou não um petisco.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta nov 21, 2012 1:19 pm

JackCocker Escreveu:Se os meus me fizessem isso, tirava-lhes a gamela.
Os meus comem a horas certas.. quando pouso a gamela demoram 5 mn ao cronometro.. :lol:
Se não comeram, azar :evil: .. levanto a gamela e não fica lá para irem espalhar..

E eu acho que sou muito disciplinadora com os cães...ao pé de si, sou um anjo. :twisted:

Eu só ia sugerir para dar de comer quando estiver para sair de casa... :lol:
kat149
Membro Veterano

quarta nov 21, 2012 2:35 pm

Obrigada pelos vossos testemunhos!

Margoustink eu faço isso, deixo-lhe comer quando saio mas ela não come nada! Quando chego está na mesma, vai a correr para a tijela e é uma festa!
Pinfinhas isso é o que ela quer, eu apontava-lhe a ração para ela limpar o chão acho que foi esse o problema ficou a pensar que era um jogo :roll:
Realmente JackCocker, eu sempre lhe deixei a comida à disposição porque ela sabe gerir muito bem e este "problema" é recente mas estou a ver que vou ter que optar por um regime mais militar :lol:
JackCocker
Membro Veterano

quarta nov 21, 2012 3:09 pm

Eu não deixo comida à disposição depois dos 6 meses.

Depois de comermos, vou dar de comer aos cães a porção pp para a idade e actividade fisica. Depois, retiro a gamela e levo-os à rua para fazerem os xixis e có-cós.
Mesmo se o cão não tiver comido tudo, retiro sempre.

O cão demora 12h a fazer a digestão. Por isso, convem alimenta-los numa altura do dia que os possa levar à rua. Basicamente, são ciclos de 12h.

Além de ajudar a establecer a hierarquia, o cão ganha disciplina e rotinas.
São métodos que comigo resultam.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta nov 21, 2012 3:32 pm

Nunca deixou a comida à disposição em animais adultos. A comida fica no comedouro uns 15 minutos depois retiro.
kat149
Membro Veterano

quarta nov 21, 2012 3:32 pm

Pronto então já não me sinto tão mal ela só tem 5 meses :lol: mas pelos vistos já acha que é crescida por isso começa a ser tratada como tal! Está a chegar à fase rebelde. Mas nesta altura já posso alimentar 2x por dia ou ainda é cedo e devo "manter" as 3 ou 4?
Obrigada pelas dicas, vou começar a ser mais rígida e a fazer horários! Assim ela sabe que só tem aquela hora para comer e não se distrai com brincadeiras!
kitttten
Membro Veterano

quarta nov 21, 2012 4:42 pm

JackCocker Escreveu:Eu não deixo comida à disposição depois dos 6 meses.

Depois de comermos, vou dar de comer aos cães a porção pp para a idade e actividade fisica. Depois, retiro a gamela e levo-os à rua para fazerem os xixis e có-cós.
Mesmo se o cão não tiver comido tudo, retiro sempre.

O cão demora 12h a fazer a digestão. Por isso, convem alimenta-los numa altura do dia que os possa levar à rua. Basicamente, são ciclos de 12h.

Além de ajudar a establecer a hierarquia, o cão ganha disciplina e rotinas.
São métodos que comigo resultam.
Pois mas tu tens 2 cockers, que comem tudo o que lhes pusermos à frente são capazes de vomitar e voltar a comer, são cockers ...

Eu também ponho comida a hora certa, mas nem sempre fico na cozinha quando lhes dou de comer e se eu não estiver é garantido que a mais velha vai para a sala com a boca cheia de ração.

margoustink Escreveu:Eu só ia sugerir para dar de comer quando estiver para sair de casa...
Se eu fizer isso quando voltar as tigelas estão exactamente na mesma já que elas não comem se eu não estiver em casa.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quarta nov 21, 2012 4:45 pm

JackCocker Escreveu:Se os meus me fizessem isso, tirava-lhes a gamela.

Eu sou igual :P

O Tobias é mais esquisito, e às vezes faz-se de esquisito para comer. O meu truque é chegar ao pé dele e fingir que lhe vou roubar a comida. O gajo passa-se! 5min depois tenho a tacinha limpa! ;)
RS
JackCocker
Membro Veterano

quarta nov 21, 2012 4:50 pm

Pormenor..
eu fico lá a espera que os mocinhos acabem de comer..
Eles estão a comer.. viram-se para ver se lá estou.. vêm pedir-me uma festa.. digo-lhes para irem comer

Se não ficar à espera, a minha sombra deixa de comer para vir atras de mim… :oops:
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quarta nov 21, 2012 4:50 pm

Não comerem quando estão sozinhos não pode ser também indicio de ansiedade por separação? (mesmo que muito ligeira?)

Geralmente uso a ração dos meus para treinar e o resto dou em kongs e outros brinquedos do género por isso não tenho grande experiência com isso mas porque não:
dá a primeira refeição (ponha menos ração na tijela), vamos supor que ela tem fome. Põe a tijela no chão e deixa-a ir comer, se ela voltar até si com a boca cheia diz "não" ou "ops" ou a palavra que escolher para marcar isto, tira-lhe a tijela e deixa-a sozinha por uns minutos. Tenta outra vez até ela comer bem enquanto está na mesma divisão. Depois começa a aumentar a distância dela enquanto na mesma divisão (a 5 passos, a 10, ao pé da porta, já fora da cozinha mas com a porta aberta e com ela a vê-la). Até conseguir que fique no mesmo sitio. Eu não recompensaria com nada extra porque a ração em si já devia ser um reforço ;) Se puser menos comida de cada vez no prato tem mais oportunidades para tentar isto durante o dia :evil:

Não faço ideia se resulta porque, lá está, nunca tentei.
kitttten
Membro Veterano

quarta nov 21, 2012 4:52 pm

JackCocker Escreveu:Pormenor..
eu fico lá a espera que os mocinhos acabem de comer..
Eles estão a comer.. viram-se para ver se lá estou.. vêm pedir-me uma festa.. digo-lhes para irem comer

Se não ficar à espera, a minha sombra deixa de comer para vir atras de mim… :oops:
Vês?? Tal como eu. Ou então marimbo-me e deixo-a ir comer para a sala porque só uma delas faz isso.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
kitttten
Membro Veterano

quarta nov 21, 2012 4:54 pm

greenandme Escreveu:Não comerem quando estão sozinhos não pode ser também indicio de ansiedade por separação? (mesmo que muito ligeira?)
Dúvido, já que as minhas ficam todas juntas no mesmo sítio, no meu quarto, apesar das portas de casa ficarem todas abertas e não há reacção, não ganem, ladram ou uivam quando saímos.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”