Bom dia,
Tenho dois mandarins que estão a ficar sem penas na parte de trás das costas (do pescoço até ás penas do rabo).
Disseram que poderia ser sarna das penas ou piolho!
Alguém me pode indicar algum medicamento que possa curá-los.
Também me disseram que um medicamento liquido para o caso era melhor do que estar a utilizar medicamentos em pó.
Obrigado.
Mandarins sem penas nas costas
-
- Membro
- Registado: sexta jul 30, 2004 10:59 pm
- Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)
Antes de administrar qualquer medicamento, deve primeiro descobrir o problema das suas aves.
Segure nas aves firmemente e analise as suas penas. Se forem piolhos ( ou outros parasitas ), estes geralmente notam-se muito bem, desde que estejamos com atenção. Também é comum ficarem nas nossas mãos depois de pegarmos na ave.
Verifique também a presença de tumores, muda abundante de pena, lutas e perseguições entre eles, auto-mutilação ( neste caso arrancar de penas ), entre outros.
Não dê nenhum medicamento se não tiver a certeza do/s problema/s das suas aves.
Se for necessário, pode e deve consultar um veterinário especializado em aves.
Segure nas aves firmemente e analise as suas penas. Se forem piolhos ( ou outros parasitas ), estes geralmente notam-se muito bem, desde que estejamos com atenção. Também é comum ficarem nas nossas mãos depois de pegarmos na ave.
Verifique também a presença de tumores, muda abundante de pena, lutas e perseguições entre eles, auto-mutilação ( neste caso arrancar de penas ), entre outros.
Não dê nenhum medicamento se não tiver a certeza do/s problema/s das suas aves.
Se for necessário, pode e deve consultar um veterinário especializado em aves.
-
- Membro
- Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)
Boas Nitara,
vou resumir baseado naquilo que escreveste:
Tumores -> Não vislumbrei nenhum, pelo menos algo que se note do exterior, como ás vezes costuma acontecer nos periquitos.
Muda abundante de penas --> Sim pode ser, mas apenas têm falta na zona das costa e nada mais, e já lá vão pelo menos 2 a 3 semanas. Um bocado suspeito, não?!
Auto-Mutilação ou arrancar as penas uns dos outros -> Não.
Em relação aos Piolhos -> vou verificar. Haverá hipótese de ser sarna?
Veterinário especializado em aves -> na margem sul, Barreiro, Moita, ... não conheço. Alguém conhece algum?
Obrigado.
vou resumir baseado naquilo que escreveste:
Tumores -> Não vislumbrei nenhum, pelo menos algo que se note do exterior, como ás vezes costuma acontecer nos periquitos.
Muda abundante de penas --> Sim pode ser, mas apenas têm falta na zona das costa e nada mais, e já lá vão pelo menos 2 a 3 semanas. Um bocado suspeito, não?!
Auto-Mutilação ou arrancar as penas uns dos outros -> Não.
Em relação aos Piolhos -> vou verificar. Haverá hipótese de ser sarna?
Veterinário especializado em aves -> na margem sul, Barreiro, Moita, ... não conheço. Alguém conhece algum?
Obrigado.
-
- Membro
Estive a ver melhor e encontro pequenas bolinhas amarelas junto à pele nas costas do mandarim.
Alguém me sabe dizer o que é isto?
Estou a usar um medicamento aerosol à base de Piretrinas.
Alguém me sabe dizer onde posso comprar o Allax, o principio activo é a Ivermectina.
Obrigado.
Alguém me sabe dizer o que é isto?
Estou a usar um medicamento aerosol à base de Piretrinas.
Alguém me sabe dizer onde posso comprar o Allax, o principio activo é a Ivermectina.
Obrigado.
-
- Membro
- Registado: domingo set 30, 2012 2:48 pm
Bolinhas amarelas.... podem ser os piolhos mas também podem não ser.... os piolhos não são propriamente redondos.... pelo menos os que já vi.... embora não seja entendida nisso.
Quanto ao medicamento.... 1º aconselhava-o a verificar se realmente são piolhos... depois cuidado com doses porque esse medicamente pode ser toxico se for dado em quantidades grandes nos animais e estamos a falar de mandarins...
Por fim e quanto ao veterinário na margem sul... eu vou á vetexoticos com os meus animais http://www.vetexoticos.pt/pt, é uma clinica só para animais exoticos.
Espero que os seus mandarins fiquem melhores
Carla
Quanto ao medicamento.... 1º aconselhava-o a verificar se realmente são piolhos... depois cuidado com doses porque esse medicamente pode ser toxico se for dado em quantidades grandes nos animais e estamos a falar de mandarins...
Por fim e quanto ao veterinário na margem sul... eu vou á vetexoticos com os meus animais http://www.vetexoticos.pt/pt, é uma clinica só para animais exoticos.
Espero que os seus mandarins fiquem melhores
Carla
-
- Membro
Obrigado Carla, pela dica sobre a clinica veterinária 
Em relação ao aerosol com piretrinas, borrifa-se um pouco na zona afectada.
Em relação ao Allax sei que se coloca uma gota na parte de tras do pescoço, ele depois é absorvido pela pele e através do sangue chega ao figado onde é processada o principio activo, como os ácaros e piolhos chupam sempre um pouco de sangue, eles acabam por morrer.
Deram-me foi uma dica para afastar ácaros de pássaros de pequeno porte, é colocar umas gotas de vinagre de maçã ou sidra na água da banheira e nos bebedouros. Resulta com ácaros exteriores e também com alguns interiores no que diz respeito aos aparelhos respiratório e digestivo, ou seja não faz mal se eles beberem um pouco, pelo contrário.

Em relação ao aerosol com piretrinas, borrifa-se um pouco na zona afectada.
Em relação ao Allax sei que se coloca uma gota na parte de tras do pescoço, ele depois é absorvido pela pele e através do sangue chega ao figado onde é processada o principio activo, como os ácaros e piolhos chupam sempre um pouco de sangue, eles acabam por morrer.
Deram-me foi uma dica para afastar ácaros de pássaros de pequeno porte, é colocar umas gotas de vinagre de maçã ou sidra na água da banheira e nos bebedouros. Resulta com ácaros exteriores e também com alguns interiores no que diz respeito aos aparelhos respiratório e digestivo, ou seja não faz mal se eles beberem um pouco, pelo contrário.