Cães fora do estalão das raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado nov 24, 2012 12:18 pm

até me arrepio quando vejo dogues de criadores bem conhecidos na praça, e com uns olhos de meter medo ao susto!!

sendo que é uma patologia hereditária, vocês não acham que os portadores da mesma (pelo menos os que mostrassem o fenótipo) deveriam ser afastados da criação?

o Anubis é mesmo um bonitão!! já não o vejo há imenso tempo :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sábado nov 24, 2012 12:43 pm

indigo003 Escreveu:até me arrepio quando vejo dogues de criadores bem conhecidos na praça, e com uns olhos de meter medo ao susto!!

sendo que é uma patologia hereditária, vocês não acham que os portadores da mesma (pelo menos os que mostrassem o fenótipo) deveriam ser afastados da criação?

O ectrópio está associado aos tipos de cabeça que ganham em exposições.

Enquanto os juízes continuarem a colocar cães com aquele tipo de cabeça, mesmo que se tirem todos os cães com ectrópio de reprodução, os que não têm ectrópio, mas que ganham, e que são amplamente usados, têm o potencial de produzir mais cães com ectrópio.

O interessante seria tirar de reprodução todos os cães que produzissem ectrópio... Mas acabava-se com a raça.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado nov 24, 2012 2:15 pm

Imagem

Um dálmata com pala, esta foto foi tirada de um site de um "criador" que reproduz às carradas e se gaba de : animais com olhos azuis, animais com pintas castanhas claras, animais com pala.

Tirando isso...há outros detalhes :roll:
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado nov 24, 2012 2:19 pm

sasquatch Escreveu:Imagem

Um dálmata com pala, esta foto foi tirada de um site de um "criador" que reproduz às carradas e se gaba de : animais com olhos azuis, animais com pintas castanhas claras, animais com pala.

Tirando isso...há outros detalhes :roll:
Com uma pala só na orelha, ou nas 2 orelhas.
O Famoso Pongo tem 1 em cada, mas não é admitida!

Nota: as pintas castanhas são admitidas na côr fígado (castanho escuro) Só não são admitidas nas mais claras (laranja e limão).
Última edição por srYuki em sábado nov 24, 2012 2:39 pm, editado 1 vez no total.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado nov 24, 2012 2:38 pm

Continuando nos dálmatas e nas faltas

Manchas tigradas
Imagem

Coloração laranja ou limão. A Côr laranja é uma diluição da côr fígado
Imagem
Imagem

Pintas das 2 cores
Imagem

Imagem

O cão deve ter pintas. Não deve ter nem palas nem manchas. As pintas devem ser distribuídas uniformemente e devem ser do tamanho de moedas (1 eur|/2 eur)
Imagem
indigo003
Membro Veterano

sábado nov 24, 2012 2:55 pm

Tumbleweed Escreveu:
indigo003 Escreveu:até me arrepio quando vejo dogues de criadores bem conhecidos na praça, e com uns olhos de meter medo ao susto!!

Enquanto os juízes continuarem a colocar cães com aquele tipo de cabeça, mesmo que se tirem todos os cães com ectrópio de reprodução, os que não têm ectrópio, mas que ganham, e que são amplamente usados, têm o potencial de produzir mais cães com ectrópio.

O interessante seria tirar de reprodução todos os cães que produzissem ectrópio... Mas acabava-se com a raça.
eu acompanho pelo facebook alguns criadores da Europa e mesmo fora dela. continuo a ver cabeças grandes, pesadas e com muita beiça e sem sinais de entrópio ou ectrópio. sigo inclusivamente os anuncios das ninhadas e fotos dos cachorros em crescimento e continuo sem ver qualquer patologia associada aos olhos. mas cá em Portugal parece que é mato... noto principalmente em arlequins, pretos e azuis. mas temos uma criadora, que anda aqui no forum, que apesar de tb criar cães cabeçudos não teve até ver nenhum cachorro que apresentasse ectrópio. vamos ver se ela se acusa! :twisted:
</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado nov 24, 2012 3:00 pm

Eu estive a procurar um Cão de Água Português, com defeitos mas não encontrei. :oops: Encontrei apenas uns cachorrinhos com muitas cores...

Depois ao falarmos do entrópio e ectrópio que por acaso não gosto...fui fazer uma visita aos petsites.
E fui parar para os lados dos rott, que já tiveram muito na moda e menos agora.
E vi este rott que o achei muito patusco. Mas ao ver bem esta foto, parece que este cão terá tido o tal entrópio ainda que esteja com alguma correção cirúgica.

Imagem

Mas bonito ele é, embora eu depois veja noutras fotos, as patas dianteiras que me parecem estar assim tão bem. :?

http://arcadenoe.sapo.pt/foto/jucah/377

Cão de Água Português...humm não me parece.

Imagem

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sukki/61255

Cão de Gado Transmontano: Não sei bem que diga...há qualquer coisa, no pêlo.

Imagem

http://arcadenoe.sapo.pt/foto/lindona/304554

Mas esta é uma raça que gosto muito.
indigo003
Membro Veterano

sábado nov 24, 2012 3:03 pm

essa foto do rott era de uma foristca aqui da arca, a Susanastrat se não estou em erro. quanto à posição das patas, pode ser apenas do momento em que foi tirada a foto. o ghandi às vezes parece uma vaca desajeitada, das posições estranhas em que se mete!! :lol:
</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado nov 24, 2012 3:08 pm

indigo003 Escreveu:essa foto do rott era de uma foristca aqui da arca, a Susanastrat se não estou em erro. quanto à posição das patas, pode ser apenas do momento em que foi tirada a foto. o ghandi às vezes parece uma vaca desajeitada, das posições estranhas em que se mete!! :lol:
Bem que me desculpe a forista...Os petsites são bons, também para ver estas coisas.

Mas acho o cão muito bonito e com uma bela cabeça. E sim pode ser da posição. Mas não sei não...pelo menos numa das patas. Isso e se tiver entrópio...já era.

E o Cão de Água Português também não têm aquelas cores todas.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado nov 24, 2012 3:15 pm

Eu quero um dálmata cm pintas tigradas e bicolores, e também o labrador "mabeco"! Realmente, salvo algumas exceções, não há nada como a pelagem dos gatos. :P
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado nov 24, 2012 3:44 pm

Os whippets por exemplo o estalão prevê qualquer cor.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Tumbleweed
Membro Veterano

sábado nov 24, 2012 4:03 pm

indigo003 Escreveu:
Tumbleweed Escreveu:

eu acompanho pelo facebook alguns criadores da Europa e mesmo fora dela. continuo a ver cabeças grandes, pesadas e com muita beiça e sem sinais de entrópio ou ectrópio. sigo inclusivamente os anuncios das ninhadas e fotos dos cachorros em crescimento e continuo sem ver qualquer patologia associada aos olhos. mas cá em Portugal parece que é mato... noto principalmente em arlequins, pretos e azuis. mas temos uma criadora, que anda aqui no forum, que apesar de tb criar cães cabeçudos não teve até ver nenhum cachorro que apresentasse ectrópio. vamos ver se ela se acusa! :twisted:
Estando a falar de canicultura, não os ver não é sinónimo de não haver...

Pode ser que até tenha razão, mas olhando para as raças que têm pele "excessiva" e solta na cabeça, como o Clumber Spaniel, o Basset Hound, o BloodHound, etc; têm olhos em formato de losango.

De uma perspectiva empírica, não me parece lógico que possa haver um excesso de pele solta na cabeça que só vá afectar o tamanho do lábio, sem afectar os olhos. Mas admito que possa estar errada. Quando se encontrar a genética associada a estes problema (que eu penso que deve estar associado à produção anormal de um ou mais tipos de colagéneo) logo vemos se é possível criar estes tipos de cabeça sem existirem problemas de olhos associados.
Tumbleweed
Membro Veterano

sábado nov 24, 2012 4:26 pm

sasquatch Escreveu:Esses pastores alemães são bastante estranhos :? O curioso é que o padrão do focinho deles é igual a uns rafeiros que dei há uns anos nascidos numa criadora de gado que tinha sempre cadelas a parir lá na quinta.

Eram bem engraçados, porte pequeno, pata curta, pêlo comprido, espertissimos e o focinho e a coloração geral, tal e qual esses PA.
Eu também acho os P.A. Bastante estranhos, e seria a primeira a dizer que tinham ali posto outra raça se não tivesse visto isto. É mesmo uma mutação.

http://pandashepherds.com/genetic_panda_info
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado nov 24, 2012 5:50 pm

A minha Basset não tinha qualidade nenhuma em termos de exemplar da raça, talvez por isso os olhos não descaíssem muito. Mas a verdade é que viveu uma vida inteira sem um único problema de olhos.

Mais, não teve uma única otite, não deitava aquele cheiro mau da peitaça, não queimava a pele da peitaça, não teve um problema de pele.

A minha Bulldog, outro exemplar com categoria de companhia, não stressava, não respirava mal, não teve cherry eye, não teve hot spots, enfim nada das chatices características.

Às vezes os exemplares foleiros ...
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado nov 24, 2012 6:11 pm

Talvez porque alguns exemplares muito perfeitos o tenham sido conseguidos à força de muito cruzamento consanguíneo que depois acentuou fragilidades.... :?

Não se encontram muitos CAP fora de estalão porque graças a todos os santinhos a raça não ficou nunca na moda. Mas nos EUA admitem percentagens de branco que cá penso que não são admitidas.

Lá já há animais agressivos, quando a raça é social e calma e distribuições esquisitas de cor.
Responder

Voltar para “Cães”