Cães fora do estalão das raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado nov 24, 2012 7:21 pm

indigo003 Escreveu:
Tumbleweed Escreveu:
indigo003 Escreveu:até me arrepio quando vejo dogues de criadores bem conhecidos na praça, e com uns olhos de meter medo ao susto!!

sendo que é uma patologia hereditária, vocês não acham que os portadores da mesma (pelo menos os que mostrassem o fenótipo) deveriam ser afastados da criação?

o Anubis é mesmo um bonitão!! já não o vejo há imenso tempo :)
O ectrópio está associado aos tipos de cabeça que ganham em exposições.

Enquanto os juízes continuarem a colocar cães com aquele tipo de cabeça, mesmo que se tirem todos os cães com ectrópio de reprodução, os que não têm ectrópio, mas que ganham, e que são amplamente usados, têm o potencial de produzir mais cães com ectrópio.

O interessante seria tirar de reprodução todos os cães que produzissem ectrópio... Mas acabava-se com a raça.
eu acompanho pelo facebook alguns criadores da Europa e mesmo fora dela. continuo a ver cabeças grandes, pesadas e com muita beiça e sem sinais de entrópio ou ectrópio. sigo inclusivamente os anuncios das ninhadas e fotos dos cachorros em crescimento e continuo sem ver qualquer patologia associada aos olhos. mas cá em Portugal parece que é mato... noto principalmente em arlequins, pretos e azuis. mas temos uma criadora, que anda aqui no forum, que apesar de tb criar cães cabeçudos não teve até ver nenhum cachorro que apresentasse ectrópio. vamos ver se ela se acusa! :twisted:

Sim senhora, tem feito coisinhos dourados ADORÁVEIS!!

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

sábado nov 24, 2012 7:31 pm

bem,há com cada exemplar :o ...nem sabia que existiam.. :oops:

Dino o seu Anubis é lindo de morrer. :o ..com nariz romano ou sem ele...é uma perdição... :twisted:

agora uma questão:
a cor "merle" nos DA é permitida no estalão? ...é que nos sites onde li,falaram especialmete do preto,alerquim,dourado e silver...

Imagem
dinodane
Membro Veterano

sábado nov 24, 2012 7:36 pm

Tumbleweed Escreveu:
indigo003 Escreveu:
Tumbleweed Escreveu:
indigo003 Escreveu:até me arrepio quando vejo dogues de criadores bem conhecidos na praça, e com uns olhos de meter medo ao susto!!

sendo que é uma patologia hereditária, vocês não acham que os portadores da mesma (pelo menos os que mostrassem o fenótipo) deveriam ser afastados da criação?

o Anubis é mesmo um bonitão!! já não o vejo há imenso tempo :)
O ectrópio está associado aos tipos de cabeça que ganham em exposições.

Enquanto os juízes continuarem a colocar cães com aquele tipo de cabeça, mesmo que se tirem todos os cães com ectrópio de reprodução, os que não têm ectrópio, mas que ganham, e que são amplamente usados, têm o potencial de produzir mais cães com ectrópio.

O interessante seria tirar de reprodução todos os cães que produzissem ectrópio... Mas acabava-se com a raça.
eu acompanho pelo facebook alguns criadores da Europa e mesmo fora dela. continuo a ver cabeças grandes, pesadas e com muita beiça e sem sinais de entrópio ou ectrópio. sigo inclusivamente os anuncios das ninhadas e fotos dos cachorros em crescimento e continuo sem ver qualquer patologia associada aos olhos. mas cá em Portugal parece que é mato... noto principalmente em arlequins, pretos e azuis. mas temos uma criadora, que anda aqui no forum, que apesar de tb criar cães cabeçudos não teve até ver nenhum cachorro que apresentasse ectrópio. vamos ver se ela se acusa! :twisted:
Estando a falar de canicultura, não os ver não é sinónimo de não haver...

Pode ser que até tenha razão, mas olhando para as raças que têm pele "excessiva" e solta na cabeça, como o Clumber Spaniel, o Basset Hound, o BloodHound, etc; têm olhos em formato de losango.

De uma perspectiva empírica, não me parece lógico que possa haver um excesso de pele solta na cabeça que só vá afectar o tamanho do lábio, sem afectar os olhos. Mas admito que possa estar errada. Quando se encontrar a genética associada a estes problema (que eu penso que deve estar associado à produção anormal de um ou mais tipos de colagéneo) logo vemos se é possível criar estes tipos de cabeça sem existirem problemas de olhos associados.
Vou ilustrar isto com mais uma foto minha, o meu saudoso Ajax, tinha entrópio e o tal olho em losango, mais cabeçudo e beiçudo, ora comparem lá com os olhos do Nubes:

Imagem

Imagem

indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado nov 24, 2012 8:18 pm

o Ghandi só mostra um pedacito do vermelho do olho quando está cansado ou sonolento! de resto tem os olhinhos normais, mas o certo é que tb n tem muita beiça!

já a Yasha tem os olhos perfeitos, aquela cadela é perfeita em tudo!! :D
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
dinodane
Membro Veterano

sábado nov 24, 2012 8:42 pm

Pirata02 Escreveu:bem,há com cada exemplar :o ...nem sabia que existiam.. :oops:

Dino o seu Anubis é lindo de morrer. :o ..com nariz romano ou sem ele...é uma perdição... :twisted:

agora uma questão:
a cor "merle" nos DA é permitida no estalão? ...é que nos sites onde li,falaram especialmete do preto,alerquim,dourado e silver...

Imagem
O merle nasce nas cruzas arlequim - arlequim ou preto - arlequim quer se queira quer não se queira. é uma cor excluída das expos, embora hoje em dia já tenham LOP condicionado, que os impede de ter a sua descendência registada no LO, daqui se depreende que não é uma cor que se deva cruzar. No entanto, são dogues puríssimos como os outros, lindos de morrer e pets espectaculares.
Para quem queira saber mais há tópicos de interesse sobre os merle (ou porcelanas) no sub-fórum do DA.

Pirata02
Membro Veterano

sábado nov 24, 2012 8:44 pm

obrigada...vou lá espreitar :wink:
dinodane
Membro Veterano

sábado nov 24, 2012 8:48 pm

Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sábado nov 24, 2012 9:44 pm

sasquatch Escreveu:Talvez porque alguns exemplares muito perfeitos o tenham sido conseguidos à força de muito cruzamento consanguíneo que depois acentuou fragilidades.... :?

Não se encontram muitos CAP fora de estalão porque graças a todos os santinhos a raça não ficou nunca na moda. Mas nos EUA admitem percentagens de branco que cá penso que não são admitidas.

Lá já há animais agressivos, quando a raça é social e calma e distribuições esquisitas de cor.
Não encontra muitos CAP "fora do estalão" ou porque não conhece bem o estalão ou porque não encontra muitos... Há por aí muita porcaria.

O piebald, é uma coisa que pode acontecer quando se cruzam cães com Irish Spotting, e não é grave.

Falta de tipo, focinhos bicudos, cães compridos ou com pouco osso, parece-me bem mais grave.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado nov 24, 2012 9:50 pm

Não vejo muitos não.
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

sábado nov 24, 2012 9:58 pm

Podiam por uma foto de um pinscher miniatura fora do estalao e outra com um dentro do estalao? Eu tenho um pinscher miniatura fora do estalao.
Obrigada!
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sábado nov 24, 2012 10:14 pm

Imagem

Eu acho este cão bonito, mas não consigo encontrar uma foto dele em que não esteja demasiado esticado atrás...
Pirata02
Membro Veterano

sábado nov 24, 2012 10:15 pm

obrigada Dinodane...li tudo e so tenho a dizer que esta espectacular o topico... :wink: e percebido o porque do Merle estar fora do estalão... :wink:
dinodane
Membro Veterano

sábado nov 24, 2012 11:10 pm

Antigamente haviam muitos tópicos assim, ultimamente... enfim, as pessoas não se interessam por assuntos ligados à canicultura ou não conseguem debater um assunto de forma isenta sem acharem que o comentário assim ou assado é uma ofensa a si mesmos ou aos seus cães, dou como exemplo o tópico onde se falou das origens do Cane Corso.
Só perdemos com isso, e os tópicos da Arca cairam no marasmo, quem podia ensinar alguma coisa há muito que perdeu a vontade e deixou de cá vir, ou por causa dos complexos do beija-flor ou por causa dos trolls que foram aldrabados na compra de um cão e que acham que quem advoga a criação ética e a defesa das raças caninas só pode ser criador e andar aqui para angariar clientes ou para vender rações e quejandos. Não há pachorra.
Desculpem o desabafo.
Ainda assim, há bons tópicos enterrados nas profundezas deste baú, só é pena que a função de pesquisar não seja usada ou não funcione muito bem. De vez em quanto desenterram-se tópicos mas é só aqueles que não têm relevância nenhuma, tipo "ainda tem o cão para dar?" anos depois do tópico ter sido publicado. :lol:

sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

sábado nov 24, 2012 11:37 pm

Tumbleweed Escreveu:Imagem

Eu acho este cão bonito, mas não consigo encontrar uma foto dele em que não esteja demasiado esticado atrás...
Obrigada.. É tao lindo. Este esta dentro do estalao nao é?
Pois o meu é demasiado pequeno e raquitico, coitadinho..
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

domingo nov 25, 2012 11:34 am

Acho que podemos melhorar.
As pessoas também precisam de ser ensinadas a pensar. Muitas vezes estão agarrados a conceitos sociais de plástico, que dificulta a comunicação, mas acho que com o tempo isso pode melhorar. Quando se fala dos cães, não estamos a atacar o dono ou o animal em si. E isso é preciso que fique entendido.

O CAP, surgem assim já com tantos problemas ... :? Deve ser culpa do Obama. :)
Por acaso, na foto do estalão daqui da arca está uma foto que o cão parece curvado, já viram :?: (não tenho a tecla do ponto de interrogação a funcionar, tem de ser assim.)
Responder

Voltar para “Cães”