indigo003 Escreveu:eu acompanho pelo facebook alguns criadores da Europa e mesmo fora dela. continuo a ver cabeças grandes, pesadas e com muita beiça e sem sinais de entrópio ou ectrópio. sigo inclusivamente os anuncios das ninhadas e fotos dos cachorros em crescimento e continuo sem ver qualquer patologia associada aos olhos. mas cá em Portugal parece que é mato... noto principalmente em arlequins, pretos e azuis. mas temos uma criadora, que anda aqui no forum, que apesar de tb criar cães cabeçudos não teve até ver nenhum cachorro que apresentasse ectrópio. vamos ver se ela se acusa!Tumbleweed Escreveu:O ectrópio está associado aos tipos de cabeça que ganham em exposições.indigo003 Escreveu:até me arrepio quando vejo dogues de criadores bem conhecidos na praça, e com uns olhos de meter medo ao susto!!
sendo que é uma patologia hereditária, vocês não acham que os portadores da mesma (pelo menos os que mostrassem o fenótipo) deveriam ser afastados da criação?
o Anubis é mesmo um bonitão!! já não o vejo há imenso tempo
Enquanto os juízes continuarem a colocar cães com aquele tipo de cabeça, mesmo que se tirem todos os cães com ectrópio de reprodução, os que não têm ectrópio, mas que ganham, e que são amplamente usados, têm o potencial de produzir mais cães com ectrópio.
O interessante seria tirar de reprodução todos os cães que produzissem ectrópio... Mas acabava-se com a raça.
Sim senhora, tem feito coisinhos dourados ADORÁVEIS!!