Se respeitares as doses que vêm no saco, vais ver que não são assim tão caras. Os sacos de 15 kilos, de eukanuba regular, para um dobermann, dá na boa para um mês e pouco. Custa 8750$, fica-te por mais ou menos 250$ por cada refeição. Estas rações não se comparam pelo preço do saco. Se fores ver as doses das mais baratas, se calhar surpeendes-te.
Claro que se fôr regular raças grandes, o saco custa 9200$, mas o custo da dose quase não se altera e tens uma ração muito mais especializada para o tipo de cão. Essa especialização não encontras noutras marcas de menor qualidade.
Em relação a ser comercializada mais barata nos hipers, isso por vezes não têm haver com qualidade menor, apenas quer dizer que os hiper têm condições de comercialização muito diferentes dos restantes locais de venda, inclusivé venderem abaixo do preço de custo para arrazarem com a concorrência. Eles bem tentaram vender eukanuba ilegalmente abaixo do preço de tabela... mas isso é outra história.
Eu concordo que haja de facto muito marketing nestas rações, mas quem não se lembra da publicidade da pedigree pal na televisão? E é uma ração rasca! E da chappi? e da friskies? Que eu me lembre nunca a eukanuba, purina pro plan, hill's etc.. fizeram estas campanhas. O mais que fizeram foi nas revistas. O que interessa é que eles nem precisam de fazer publicidade, toda a gente as recomenda, sejam vets, sejam criadores, sejam os vizinhos... E os resultados também estão á vista.
Eu tenho uma pet-shop e só vendo disso. Tenho lá as outras, mas ninguém lhes pega. E os raros que costumam levar da baratinha, depois vêm-se queixar que o cão anda com diarreia, que lhes cai muito pêlo, que o cachorro tá enfezado, tá sempre com fome, etc...
Mas é assim, cada um é como cada qual, se há pessoas que se dão bem com rações baratas, tudo bem, mas para aquelas como o kurika, que acham que as rações preeemium são mesmo assim demasiado caras para alguns bolsos, então podem experimentar uma ração de qualidade média, que também obténs bons resultados. Não são tão especializadas, mas para um cão adulto médio, serve perfeitamente. Ex: Purina Excelente ( nas pet-shop), pedigree principal, purina one ( nos hipers), bento kronen da linha criador, e outras que o saco de quinze quilos ronda os 6000$ ou 7000$.
São opções. Eu continuo a achar que o preço não se deve á marca, pois não me parece que seja um artigo de luxo, apenas se paga a qualidade só isso.