Cães fora do estalão das raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FawnAngel
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2011 2:54 pm

terça nov 27, 2012 5:40 pm

Pirata02 Escreveu:
kitttten Escreveu:
Chiii Escreveu:Pirata02, parabéns pela iniciativa, achei o tópico muito interessante.

Uma perguntinha de "algibeira": um cão fora do estalão, pode ter LOP?

Se por acaso a resposta for sim, acham correcto?

Obrigada...venham mais fotos, principalmente de "criadeiros" para a malta abrir os olhos sobres este tema :lol:
Pode. Acho correcto que tenha LOP, já que o sangue é igual na ninhada toda, acho é que deveria ter o LOP condicionado (dependendo da falta).
obrigada Chii... :wink:
tem o exemplo do DA cor Merle... tem LOP mas esta fora do estalão...
Tem LOP condicionado
Susana Lapa
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

terça nov 27, 2012 5:59 pm

Hhummm...certo.

Obrigada pelas respostas.

Não percebo muito do assunto, mas é algo que me faz alguma confusão.

Então existe a raça e existe o estalão da raça, é isto?

A ver se alguém escreve um livro do género Considerações sobre LOP's para totós xD

Quando se fala que uma determinada raça, num país aceitam um estalão e nouto país já não aceitam, porque se recusam a considerá-lo como pertencente a determinada raça? (não me recordo agora de nnhum exemplo em concreto, sorry).
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça nov 27, 2012 6:07 pm

Penso que um animal fora de estalão devia ser completamente afastado da reprodução, ou seja, ser esterilizado.
FawnAngel
Membro Veterano

terça nov 27, 2012 6:08 pm

Chiii Escreveu:Hhummm...certo.

A ver se alguém escreve um livro do género Considerações sobre LOP's para totós xD

Quando se fala que uma determinada raça, num país aceitam um estalão e nouto país já não aceitam, porque se recusam a considerá-lo como pertencente a determinada raça? (não me recordo agora de nnhum exemplo em concreto, sorry).
Não, o estalão é escrito pelo país de onde a raça é originária e é só um.
Susana Lapa
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça nov 27, 2012 6:11 pm

Vamos ver, quem regula os estalões das raças é a FCI http://www.fci.be/ logo ou o cão está dentro do estalão que consta na FCI ou não está. É só esse que conta.
Depois tem as americanices que têm cães fora de estalão e criam as ditas "linhas americanas" e querem eles ditar o estalão.
Última edição por kitttten em terça nov 27, 2012 6:12 pm, editado 1 vez no total.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Chiii
Membro Veterano

terça nov 27, 2012 6:11 pm

FawnAngel, desculpe mas não percebi.

É costume ver indicações sobre determinadas raças que num país aceitam um estalão e noutro já não..
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
FawnAngel
Membro Veterano

terça nov 27, 2012 6:15 pm

Chiii Escreveu:FawnAngel, desculpe mas não percebi.

É costume ver indicações sobre determinadas raças que num país aceitam um estalão e noutro já não..
Só existe um estalão. Por exemplo o estalão do Dogue Alemão, é exactamente o mesmo aqui ou na China. É o Clube Alemão que faz o estalão e a FCI que o aprova.

O que fala deve ter a ver com as amputações e disso só posso falar do que sei da "minha raça". Apesar do estalão neste momento só prever as orelhas inteiras, ainda existem muitos países que as permitem amputadas.
Susana Lapa
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 27, 2012 6:22 pm

Não é nada disso e estão a confundir-se conceitos.

Então vou tentar explicar:
cada raça tem o seu standard ou estalão, ou seja, um conjunto de características físicas e de aptidão e temperamento. O que está descrito no standard é o que descreve a raça. Um cão que obedeça a todo o standard dos pés à cabeça passando pelo temperamento típico da sua raça é um cão "perfeito" e isso é uma coisa que é difícil de obter.
O standard é a "biblia" na qual criadores e juízes se apoiam para avaliar exemplares.
No standard aparecem enumeradas algumas faltas, umas são pouco graves, outras desclassificam e nalguns casos impedem um cão de ter registo em pleno.

o pedigree (registo no LOP) é apenas o b.i. do animal, o registo da sua genealogia, apenas garante que o cão É de raça pura, ou seja, filho, neto e bisneto de cães da mesma raça. Para ter pedigree, o animal só precisa de ser descendente de cães da mesma raça e ter essa ascendência reconhecida num Livro de Origens oficial. Portanto, pode ser um bom ou mau exemplar. Um cão fora do estalão ou com falhas graves é um mau exemplar da raça mas pode perfeitamente ter pedigree ou pedigree condicionado (como os boxers brancos e os dogues merle, reconhece-se que são de raça mas os seus filhos não podem ser inscritos em nenhum livro de origens, para que não sejam usados na criação).

Os criadores que fazem um trabalho ético e capaz seleccionam exemplares para a sua criação o mais correctos possível e, conforme o que a Su explicou acima, tentam colmatar pequenos defeitos das suas fêmeas com uma escolha criteriosa de um macho que não os apresente. Os animais fora do estalão são cães de raça como os outros, som,ente não devem ser usados na criação, porque o que se pretende na criação é obter animais correctos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Chiii
Membro Veterano

terça nov 27, 2012 6:29 pm

A minha dúvida vem mais no seguimento do que disse a kitttten: americanices.

dinodane obrigada pela explicação mais elaborada. Mas se são considerados raças, apesar de fora do estalão, não é algo injusto que os filhos não possam ter LOP? São também de raça..é que isso, por si só, não evita criadeiros sem escrúpulos.
FawnAngel
Membro Veterano

terça nov 27, 2012 6:32 pm

Chiii Escreveu:A minha dúvida vem mais no seguimento do que disse a kitttten: americanices.

dinodane obrigada pela explicação mais elaborada. Mas se são considerados raças, apesar de fora do estalão, não é algo injusto que os filhos não possam ter LOP? São também de raça..é que isso, por si só, não evita criadeiros sem escrúpulos.
Não só podem, pelo menos no caso dos DA's, como o têm! Mas condicionado.
Susana Lapa
dinodane
Membro Veterano

terça nov 27, 2012 6:33 pm

FawnAngel Escreveu:
Chiii Escreveu:Hhummm...certo.

Não, o estalão é escrito pelo país de onde a raça é originária e é só um.
exacto.

dinodane
Membro Veterano

terça nov 27, 2012 6:34 pm

Chiii Escreveu:A minha dúvida vem mais no seguimento do que disse a kitttten: americanices.

Injusto como?
Qual o interesse em perpetuar características indesejáveis ou cores que potenciam o aparecimento de cães albinos, cegos e surdos?

Chiii
Membro Veterano

terça nov 27, 2012 6:45 pm

Nenhum. Mas se são filhos de cães de raça, deveriam ser considerados como tal, ou não?

Não é por não o serem, que não serão posteriormente usados para criação.

Já para não falar que o estalão, nalguns casos, não é o "verdadeiro". Quero com isto dizer, as modificações que se fazem e fizeram em determinadas raças, com intervenção humana e não natural. É isto que se valoriza? :s Não se se me estou a fazer compreender.

Veja-se o caso do Pastor Alemão: um cão lindíssimo, mas a "pose" característica destes é, para mim, horrorosa!
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

terça nov 27, 2012 6:52 pm

Os americanos têm a mania de criar a versão americana de tudo ou quase tudo. As raças caninas não foram exepção. Aqui ficam alguns exemplos:

Pastor Alemão, de linhagens alemãs:
Imagem

Pastor Alemão, desta vez de linhagens americanas:
Imagem

Cocker Spaniel Inglês:
Imagem

Cocker Spaniel Americano:
Imagem

Isto são só alguns exemplos, há muitos mais.
Amam-me: sim
Respeitam-me: sim
São fiéis: sim
Existem: sim
Quem são: os meus animais
---------------------------

Odeia-me? Então junte-se à fila. Mas aviso já, a fila é ENORME!!!!! :D
---------------------------

Nos anos 70 culparam o Doberman
Nos anos 80 culparam o Pastor Alemão
Nos anos 90 culparam o Rottweiler
Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
dinodane
Membro Veterano

terça nov 27, 2012 6:57 pm

O cocker Spaniel Americano é uma raça distinta do Cocker Spaniel Inglês portanto não serve como exemplo.

Responder

Voltar para “Cães”