Tópico para veganos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

quarta nov 28, 2012 4:35 pm

Boas.
Há algo que eu não compreendo no espirito de ser vegano: "Há e tal, o amor aos animais"
Amor?
..

Primeiro que tudo, dizer que sentir amor não é estar apaixonado, isso é fruto da nossa racionalização do sentimento. Na amizade também se sente amor...

Antes do amor, vem o respeito:
Eu conheço uma pessoa ou animal; A minha primeira atitude é de respeito pelo espaço e condição natural, e costumes dessa pessoa, ou desse animal.
Depois do respeito, conhecemos, e então gostamos ou não dessa pessoa ou animal.
A condição natural de um animal é ter uma cadeia alimentar no qual existem presas, e predadores desse animal.

Ora, se:
O respeito vem antes do amor;
O respeito é conhecer e aceitar a condição natural do animal;
A condição natural de um animal é pertencer a uma cadeia alimentar;
De acordo com a cadeia alimentar, nós somos predadores desses animais;

Como podem amar, se nem sequer respeitam?

That´s my opinion...

your turn :D

P.S:Imaginem um leão, ser chamado pelos restantes para fazer uma emboscada a uma cria de gnu, e vira-se:"Ah não, eu fico-me por umas ervas do prado... sou vegano"
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

quarta nov 28, 2012 5:27 pm

:lol: :lol: gostei de ler
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta nov 28, 2012 6:01 pm

Os leões são animais irracionais. Não é suposto pensarem. E biológicamente não poderiam nunca ser herbivoros.
Portanto...não é uma comparação muito inteligente....é básica e infantil.

Não sendo vegan aceito perfeitamente que me digam "não como nada de origem animal por isto, isto e isto".

Não vejo nenhum respeito e muito menos amor na maneira como se trasnportam animais nem como são reproduzidos para alimentação.

E muito menos no impacto que a produção de gado por ex tem no meio ambiente, tanto directa como indirectamente.

Quanto ao peixe, não sei se já viram recolher as redes. Já vi dezenas de vezes e vi muitas vezes as pessoas que assistem afligirem-se com a agonia dos peixes que é terrivel.

Os seres humanos podem perfeitamente passar sem carne e peixe. Criou-se uma estrutura económica que depende desse consumo em quantidades macissas. Mas ver aqui amor, respeito e etc e tal :?

Quanto á cadeia alimentar, não sei se repararam mas já não estamos no paleolitico....é um esquema de ver as coisas um bocado prima´rio para ser usado como desculpa por seres com raciocinio e que já visitam outros planetas....
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

quarta nov 28, 2012 6:14 pm

aconselho-@ a ver o Earthlings. aí sim, diga-me onde está o respeito.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta nov 28, 2012 6:29 pm

Eu não sou vegetariana nem vegan, como carne, peixe e derivados de animais sem problemas. No entanto, não uso roupa de peles verdadeiras por exemplo.

Compreendo perfeitamente quem é vegan ou vegetariano. Já ouvi os mais variados motivos para uma pessoa sê-lo e todos me parecem bem.

Eu como tudo porque, para além de gostar imenso de carne e peixe, considero rejeitar-me a mim própria como animal carnívoro ( é omnívoro, mas refiro-me a comer carne ) que sou.
Não quer dizer que um dia não experimente o vegeterianismo, mas nada definitivo.

Agora, há sim uma coisa que odeio ( e que todos os amantes dos animais devem odiar também ): a maneira como os animais são tratados nos matadouros.
Há muito pouco respeito pelos animais nos matadouros, morrem sem qualquer dignidade, como se fossem meras '' coisas '' sem valor ...
Esta forma repugnante de tratamento faz-me muitas vezes olhar para o frango/coelho/bife que estou a comer e pensar por quanto passou o bichinho, muitas vezes passando-me a fome.
Também não concordo, por exemplo, com a pesca de espécies em vias de extinção.

Afinal, as plantas também morrem quando as arrancamos para comer ... assim como a carne ou o peixe.

Quero deixar bem claro que nada tenho contra vegans ou vegetarianos e até apoio de certa forma que o façam. Não faz mal a ninguém e cada um tem os seus motivos para o fazer com certeza.

:wink:
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

quarta nov 28, 2012 6:42 pm

sasquatch Escreveu:Os leões são animais irracionais. Não é suposto pensarem. E biológicamente não poderiam nunca ser herbivoros.
Portanto...não é uma comparação muito inteligente....é básica e infantil.
Comecemos pelo inicio :wink:
O leão não é um ser irracional - Certo
Um humano é um ser racional - Certo
Comparação básica - Errado. Porquê?
Porque tanto um como outro é fruto da natureza.Natureza esta que define o alimento de cada ser, assim como milhares de outros aspectos, e equilíbrios.
Logo, tanto um humano como um leão deve respeitar a natureza de si mesmos.
Não sendo vegan aceito perfeitamente que me digam "não como nada de origem animal por isto, isto e isto".
Se eu não quisesse discutir não usava um fórum
sasquatch Escreveu:Não vejo nenhum respeito e muito menos amor na maneira como se trasnportam animais nem como são reproduzidos para alimentação.

E muito menos no impacto que a produção de gado por ex tem no meio ambiente, tanto directa como indirectamente.

Quanto ao peixe, não sei se já viram recolher as redes. Já vi dezenas de vezes e vi muitas vezes as pessoas que assistem afligirem-se com a agonia dos peixes que é terrivel.
bamkorn Escreveu:aconselho-@ a ver o Earthlings. aí sim, diga-me onde está o respeito.
Estou a discutir o argumento (pró) "Amor".
Os seres humanos podem perfeitamente passar sem carne e peixe.
Claro que podem!A minha chinchila também pode comer ovo!
Não há de ficar bem, mas pode comer...
Então o ser humano controla a natureza?
sasquatch Escreveu:Criou-se uma estrutura económica que depende desse consumo em quantidades macissas. Mas ver aqui amor, respeito e etc e tal :?
Existe uma estruturas econômicas que dependem do consumo, desde aspiradores até a jogos de computador. Não é isso que está em discussão (2)
sasquatch Escreveu:Quanto á cadeia alimentar, não sei se repararam mas já não estamos no paleolitico....é um esquema de ver as coisas um bocado prima´rio para ser usado como desculpa por seres com raciocinio e que já visitam outros planetas....
Então não existe natureza?
Tudo é substancia para o humano marchar?
Explique-se :wink:

Nitara, a questão das pescas é muito pertinente!
Existem espécies (não vou dizer "varias" pois não sei, mas existem) aos potes a venda (atum, por exemplo, ou o bacalhau), e estão em vias de extinção. E como existem aos potes (problema maior), ninguém sabe nem vai por em questão!
Omnia
Membro
Registado: terça nov 20, 2012 3:16 pm

quinta nov 29, 2012 10:44 am

bamkorn Escreveu:aconselho-@ a ver o Earthlings. aí sim, diga-me onde está o respeito.

:wink:
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quinta nov 29, 2012 11:19 am

Poderia fazer minhas as palavras da Nitara.
Não sou vegetariana nem vegana, como carne peixe e derivados mas não como certo tipo de animais, coelhos e cabras por exemplo. Quanto a peles, para mim só sintéticas.
Compreendo perfeitamente os argumentos dos veganos e vegetarianos e concordo que a forma como os animais que se destinam a consumo são tratados me mete muita confusão!
Há apenas uma coisa que para mim não faz sentido na dieta vegana, os ovos. Não me parece que deixar de consumir ovos faça grande diferença, pois as galinhas dão ovos naturalmente...
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Omnia
Membro

quinta nov 29, 2012 11:35 am

Já viu como são tratadas as galinhas poedeiras?
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quinta nov 29, 2012 11:46 am

Omnia Escreveu:Já viu como são tratadas as galinhas poedeiras?
Só as de familiares meus! :D
Seria uma questão de melhorar as condições das galinhas e optar por ovos provenientes de explorações onde estas fossem melhor tratadas. Os ovos em si não são contra a natureza das galinhas, se é que consigo fazer entender o meu ponto de vista!
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta nov 29, 2012 12:48 pm

Neste momento já não é a natureza que define o que faz parte da alimentação dos seres humanos.
Os seres humanos começaram a alterar isso a partir do momento que se sedentarizaram e conseguiram ficar com mais opções de alimentação e mais facilidade em obter alimentos.

A natureza fez a maioria dos primatas omnívoros mas isso não implica comer proteínas animais na proporção em que o fazemos bem como outras substancias.
É tão contra a natureza que agora lutamos contra cancros, diabetes, obesidade, hipertensão, etc.

Além disso os seres humanos além de serem racionais possuem (ou dizem possuir) conceitos abstractos de ética, compaixão, empatia e desejo de não causar sofrimento em seres vivos.
São conceitos que é suposto fazerem dos humanos seres civilizados.

Não vejo civilização moral na maneira como nos alimentamos de animais nas sociedades industrializadas e com grande nível de educação.
Também não vejo ética em caça e pesca desportivas, em batidas ou largadas ou na maneira como se produz foie gras.

Comam o que quiserem mas lembrem-se ao menos do modo como essa comida é produzida e do sofrimento que implica. Não argumentem que isso é normal porque a natureza nos fez omnívoros.
Omnia
Membro

quinta nov 29, 2012 1:10 pm

sasquatch Escreveu:Neste momento já não é a natureza que define o que faz parte da alimentação dos seres humanos.
Os seres humanos começaram a alterar isso a partir do momento que se sedentarizaram e conseguiram ficar com mais opções de alimentação e mais facilidade em obter alimentos.

A natureza fez a maioria dos primatas omnívoros mas isso não implica comer proteínas animais na proporção em que o fazemos bem como outras substancias.
É tão contra a natureza que agora lutamos contra cancros, diabetes, obesidade, hipertensão, etc.

Além disso os seres humanos além de serem racionais possuem (ou dizem possuir) conceitos abstractos de ética, compaixão, empatia e desejo de não causar sofrimento em seres vivos.

Não vejo civilização moral na maneira como nos alimentamos de animais nas sociedades industrializadas e com grande nível de educação.
Também não vejo ética em caça e pesca desportivas, em batidas ou largadas ou na maneira como se produz foie gras.

Comam o que quiserem mas lembrem-se ao menos do modo como essa comida é produzida e do sofrimento que implica. Não argumentem que isso é normal porque a natureza nos fez omnívoros.

Sem dúvida. Mas se se pensar muito e se se pesquisar... toda a gente se torna vegan :) Não acredito que uma pessoa compassiva e que saiba como os animais para consumo são tratados, que os coma sem problemas de consciência. Eu tenho! :|
Omnia
Membro

quinta nov 29, 2012 1:12 pm

Sasha9 Escreveu:
Omnia Escreveu:Já viu como são tratadas as galinhas poedeiras?
Só as de familiares meus! :D
Seria uma questão de melhorar as condições das galinhas e optar por ovos provenientes de explorações onde estas fossem melhor tratadas. Os ovos em si não são contra a natureza das galinhas, se é que consigo fazer entender o meu ponto de vista!
Pois, mas não me refiro a "essas" galinhas :|
Charlie3
Membro Veterano

quinta nov 29, 2012 1:58 pm

isto devia chamar-se «tópico para pegar com os veganos». Custa assim tanto respeitar as opções de vida e alimentação de cada um?
Charlie3
Membro Veterano

quinta nov 29, 2012 2:00 pm

sasquatch Escreveu:Neste momento já não é a natureza que define o que faz parte da alimentação dos seres humanos.

Muito bem, é isso mesmo :wink:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”