Os "peludos" - são ou não PAs?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça fev 17, 2004 1:52 pm

...
Última edição por jcsousa em quinta mai 20, 2004 12:12 pm, editado 1 vez no total.
WeltunionderSchaferh
Membro Júnior
Registado: sexta fev 06, 2004 11:51 pm

terça fev 17, 2004 3:49 pm

josé carlos

Em relação ao Pa de pelo comprido e isto é somente a minha opinião acho um cão belissimo embora compreenda o seu nao enquadramento no estalão da raça pelas razões que referiu. Um caso bastante parecido e comtemplado nos estalões do cães de pastor belga são os TERVUEREN embora , sem ter a certeza , eu julgue que estes tÊm sub pelo. PAra mim esta variedade dos pastores belgas em conjunto com o Malinois são os meus preferidos.

Um outro assunto que eu já experienciei e isso enquanto possuidor e criador para utilização propria foi o Perdigueiro Portugues de Pelo comprido que neste caso parece ter maior aceitação e maior admiração pelos adeptos da raça , embora alguma controversia paire em torno deste assunto tambem. A minha cadela era fantástica , muita pena tenho eu de ter morrido tão nova ( 3 anos ) por atropelamento...

Como ja referi anteriormente nao sou criador mas gostaria de reformular as hipoteses que aqui deixou :

assim em relação á 1ª : vende-los nas mesmas condições... Jamais pelo risco de se ser tido em conta como uma pessoa desonesta que vende gato por lebre. porque apesar de tudo não se trata da mesma coisa. Vende-los sim mas alertando previamente o comprador.

Em relação À 2ª : no meu entender quem se preocupa terá que agir em conformidade e como mais ale prevenir que remediar , achava preferivel preimeiro esterelizar e depois agir da maneira pretendida ou vendendo o cão pelo preço da esterilização mais os das vacinas ou dependendo da perspectiva comercial de cada um tentar rentabiliza-lo porque afinal as despesas dos criadores ainda são elevadas.

Mante-los no canil desde que se lhes possa proporcionar as mesmas condições , estando estes afastados da criação parece-me uma solução optima... Assim como seria uma solução optima proporcionar a esses cães uma vida de alegria e actividade fisica porque afinal eles têm caraceristicas excepcionais para serem usadas e desenvlvidas.

Esta é somente a minha opinião

Boa tarde a todos os foristas
Hugo
hirasclan
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 10:40 pm

terça fev 17, 2004 8:54 pm

Olá a todos, quanto á pergunta se os LCGSD são ou não PAs afirmo que são defenitivamente PAs, são em tudo iguais aos outros e melhor, normalmente têm muito mais osso e dos que conheço pessoalmente todos têm uma garupa que muitos de nós desejariamos, têm um movimento natural muito bom tb.
Dos que conheço só uma não tem subpêlo, de resto todos têm.
Quanto ao vender ou não, sou da opinião que sim deve-se vender alertando o futuro proprietário para isso, custam a criar tanto quanto os outros, não falo em vender pêlo mesmo preço, normalmente vendo-os mais baratos e a pessoas que procuram por LCs.
Quanto a esterelizá-los não concordo por uma simples razão, quantos exemplares seriam sacrificados porque se lembraram que o pêlo comprido não servia, desde que tenha sub-pêlo a resistencia ás intempéries é igual aos outros, imagine-se que o PA branco tinha tomado o mesmo rumo, agora reconhecido pela FCI como Pastor Branco Suiço desde 2003, isso não teria sido possivel.
Um dia poderá acontecer o mesmo com os LCs e poderá não estar assim tão longe.
Eu crio LCs com muito orgulho, aplico as mesmas regras que aplico aos outros, HD, caracter, linhas de sangue, etc.

Luis
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 17, 2004 9:15 pm

...
Última edição por jcsousa em quinta mai 20, 2004 12:13 pm, editado 1 vez no total.
hirasclan
Membro

terça fev 17, 2004 9:28 pm

Resposta a jcsousa

Ora bem pode dizer que eu cruzo dois LCs, no entanto o estudo que faço para esse cruzamento é em tudo identico aos cruzamentos que faço com os PAS standard.
Objectivo: o mesmo dos PAs standard, um cão saudável sem problemas hereditários, HDs com valores dentro do "a", caracter equilibrado, ou seja um cão capaz de fazer de tudo, como é apanágio dos nossos Pastores Alemães.

Luis
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 17, 2004 9:37 pm

...
Última edição por jcsousa em quinta mai 20, 2004 12:14 pm, editado 1 vez no total.
hirasclan
Membro

terça fev 17, 2004 10:02 pm

Aceito o seu ponto de vista e aposto que com os brancos aconteceu o mesmo e deu no que deu. Se visitou o site que eu aqui divulguei viu que se pode fazer coisas muito boas quando são bem feitas.
Estando fora do standard não deixam de ser funcionais e o objectivo é esse o resto vem por acréscimo.
Quando comecei a criar LCs sabia que iria encontrar opiniões como a sua mas também sei que usufruir da companhia de um desses exemplares é uma experiencia algo diferentedos outros PAs, quando vejo todos juntos(standard e LCs) os ultimos destacam-se pela sua vivacidade e pelo seu porte, direi que são talvez mais exuberantes em todos os aspectos.
Não pretendo inferiorizar nenhum até porque não seria justo, mas que me dá muito gozo isso dá, e afinal é disso que se trata de usofruir da companhia deles.

Luis
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 17, 2004 11:05 pm

...
Última edição por jcsousa em quinta mai 20, 2004 12:15 pm, editado 1 vez no total.
Casaalema
Membro
Registado: terça fev 10, 2004 3:39 pm

quarta fev 18, 2004 1:13 am

Resposta a jcsousa
Gostaria de fazer uma ressalva

......Por exemplo, imagine que eu também gostava muito de PAs totalmente despigmentados e me dedicava a potenciar essa característica como objectivo de criação... estaria a contribuir para o tal "aperfeiçoamento da raça" de que tanto se fala?....

Caso a sua ideia da despigmentação contribui-se de alguma forma para o evoluir da raça, porque não!!!! Foi assim que a mesma foi evoluindo ao longo dos anos.
Os Portugueses até são bons em descobertas...
Veja, se a criação de PA´s LC for feita segundo todas as normas impostas pela WUSV, apenas diferenciando o pelo comprido dessa mesmas normas, em que contribuirá, a não criação destes exemplares em muitos pontos evoluídos.
Terá alguma lógica No Brasil ou em Portugal por exemplo, os PA´s Lc não serem reconhecidos, ou porque na Alemanha ou noutros países onde o frio é de rachar, tenha toda a lógica o seu não reconhecimento, temos de seguir o mesmo sentido.
Possivelmente nunca os Alemães tiveram qualquer país de regiões mais quentes
A propor o seu reconhecimento.
Será que a raça ficaria a perder.
Cptos
João
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 18, 2004 1:29 pm

...
Última edição por jcsousa em quinta mai 20, 2004 12:16 pm, editado 1 vez no total.
WeltunionderSchaferh
Membro Júnior
Registado: sexta fev 06, 2004 11:51 pm

quarta fev 18, 2004 5:28 pm

Boa tarde jose carlos

Em relação aos long coated ainda acabei de ver ha pouco tempo uma coisa q em certa parte me deixou pasmado.
A senhora margit v. dorsen do canil arlett anuncia a venda de 2 cachorros lon coated no seu site. Não lhe parece estranhoainda por cima duma casa conhecida como é a dela!?!?

Outra pergunta: É possivel calcular a grau de transmissibilidade da pigmentação provenientes dum cruzamento???
Sabe se o facto de um cão ter máscara preta bem marcada será uma caracteristica dominante e transmissivel para a descendÊncia?

Cumprimentos
HUGO
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 18, 2004 5:46 pm

...
Última edição por jcsousa em quinta mai 20, 2004 12:17 pm, editado 1 vez no total.
hirasclan
Membro

quarta fev 18, 2004 9:12 pm

Resposta a jcsousa

Não vejo qual o problema em criar segundo as normas da wusv os PAs standard e criar os LCs sem registo por enquanto mas com um livro de cria á parte onde são registados todos os cruzamentos e ninhadas.
Não me parece que seja dificil de fazer.

Abraço
Luis[/list]
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta fev 18, 2004 10:50 pm

Gostaria de reforçar o seguinte ponto:

Existem dois tipos de pa pelo comprido:
1º) o que se encontra mais frequentemente, em que o cão tem muito sub-pêlo é grande e maciço, com boa inclinação angular e óptimo cão de trabalho. Este tipo (o do Bonga) é bem resistente, ao frio e ao calor já que o sub-pêlo serve como isolante.
2º) pêlo ainda mais comprido que o do tipo anterior e muito mais mole. Quase não têm sub-pêlo. São cães altos e não têm boa angulação. São cães finos de osso (são estreitos) e têm um focinho muito mais comprido que o normal. Acho que devem ser também bastante bons em trabalho pois vêem-se bastantes em sites e forças de segurança/salvamento.

Na minha opinião, o descrito em 1º é um pastor alemão só que, de pêlo comprido. O descrito em 2º em termos de estrutura e resistência já não consideraria pa.
Maria João
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

quarta fev 18, 2004 11:16 pm

Sem mais comentários da minha parte no que ao PA de pelo comprido diz respeito quero simplesmente dizer e deixar aqui a minha opinião! Sendo que a mesma vale o que vale! E com isto estará tudo dito a cerca do mesmo! A quem feio o ama bonito lhe parece! Tenho dito !
Comprimentos!
Vítor Oliveira
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”