alguém me pode ajudar, o meu gato está sempre com fome

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

domingo dez 02, 2012 10:54 pm

O Shadow por acaso nunca pedinchou, mas se fizesse como antes, onde ele comia tudo e se voltasse a dar outra dose comia de novo e por ai adiante ele comia tudinho por vontade própria, daí ele ter engordado tanto na primeira semana, por erro meu, pois dava-lhe sempre mais quando via o comedouro vazio, depois comecei a fazer como disse a cima e ele começou a habituar-se e ele já próprio só come aos poucos, várias vezes por dia, geralmente de umas 4 em 4 horas lá está ele a ir comer mais um pouco, nos primeiros dias pesei a ração e meti as 100 gr num copo e fui dando mais vezes ao dia, depois ele próprio se habituou a gerir a sua própria alimentação, mas este gato não me tem dado problema algum em nada até ao momento, só mesmo com as rações, pois muitas ditas de gama alta o organismo dele reage mal e faz muita diarreia, acho que esse é o único problema dele, ele mal mia, só mia quando eu falo para ele com aquela voz de dona babada (Sim, eu falo assim às vezes com o meu gato :lol: ), nunca piou sem ser nesses momentos, é extremamente calado.
Não são todos iguais, os pequenos que tive em FAT comiam e pediam também e tenho a certeza que certamente irei encontrar outro gato com essas manias no futuro. :P
Mas a chave basicamente é não dar mais que o estipulado na embalagem ou aconselhado pelo veterinário, simplesmente resistir e não deixar a dose toda disponível numa só vez para ele não passar o resto do dia e noite sem comer nada.
SuEllY
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 10:04 pm
Localização: Jafinho, para sempre no meu coração! Junior, LiLY e Fox.

segunda dez 03, 2012 9:45 am

Eu também dou AG á minha gata e dou a Light que ela é esterelizada... No incio fazia-me muita confusão as 50g porque aquilo era uma ninharia e dava-lhe 70g... Fora de questão deixar a comida á disposição que ela devorava tudo até as 4h da tarde... Tentei de varias maneiras e agora dou em 3 vezes... 55g. As horas certas de dar a comida lá esta ela sentada a olhar para mim... E de manha até parece que canta LOL Mas ela está mais gordinha, mesmo com as 55g, não sei que fazer.
E agora com a pequenina tenho que pensar numa tactica nova.
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

segunda dez 03, 2012 9:48 am

Pois eu com três não posso andar com pesagens de ração nem tenho tempo para isso, confesso. Além de que, suspeito eu, me faziam a folha. Tenho gatos grandes sim, um deles tenho de ter atenção ao peso mas ele tem-no mantido, logo, não me preoupo muito. Eles comem muitas vezes ao dia e pouco de cada vez. Geralmente 7,5 Kgs de AG dão-me para 2 meses.

Mas raciono os extras, dou uma saqueta por semana, dividida pelos três. Ou uma lata de atum em água. De resto só ração mesmo...

E os meus gatos não são pedinchões, nunca roubam comida (mesmo que fique em cima da bancada), nunca pedem nada quando estamos à mesa (nem sequer ficam perto). Desconfio que, se lhes começasse a retirar a ração à disposição, não seriam tão bem comportados....

Se não há flutuações de peso nem obesidade ou tendência de engordar, não vejo porque não deixar ração à disposição. Gatos são diferentes dos cães, como se disse, gostam de comer frequentemente em pequenas quantidades.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
TiGato
Membro
Registado: segunda jul 23, 2012 11:31 am

segunda dez 03, 2012 11:27 am

No meu caso deixo o que a embalagem diz ser o ideal para eles. Somo o peso dos dois e meto a quantidade correspondente e eles que se orientem.
O peso deles está estável portanto tem resultado.
alin
Membro Júnior
Registado: terça nov 27, 2012 3:24 pm

segunda dez 03, 2012 6:39 pm

Sou nova aqui no forum, e estou muito surpreendida com o que tenho lido sobre a alimentação dos gatos! Eu tenho experiencia com gatos e nunca me passou pela cabeça que as pessoas andassem a controlar a sua alimentação desta maneira! Sinceramente, acho um pouco absurdo esta paranoia das rações controladas ao grama...! Os gatos sempre querem comer... mas se tiverem alimentaçao á disposiçao esles próprios sabem controlar o que necessitam...! Só em casos raros é que o animal fica obeso! Acho que esta complicação com a sua alimentação deve ser um pouco paranoia, digo eu...! A não ser que o animal viva sem qualquer actividade...Os meus vivem em liberdade, dormem muito mas tambem dão umas valentes correrias e trepam às arvores. Se estiverem em apartamento (já tive assim uma gata) tem que se brincar muito com eles de forma a terem actividade. Se calhar é esse o problema!
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

segunda dez 03, 2012 7:29 pm

pessoalmente, peso a ração e dou uma dose mais ou menos certa diariamente.uma vez por semana peso a ração para 7 dias, meto em saquinhos já pesada, e todas as manhãs lhe encho a taça e ela que vá comendo. comecei a controlar as doses depois dela fazer 1 ano de idade e também porque ela começou a engordar um bocadinho e sinceramente prefiro prevenir que remediar, pois parece-me que seria bem mais complicado fazê-la emagrecer, e iria custar-lhe mais esse processo.

dou-lhe entre 50-60 gramas por dia de arden grange e é verdade que ela a meio da tarde já tem tudo comido, mas não pede mais durante o resto do dia, pelo que calculo que não lhe faça confusão. :)
CristinaFrr
Membro Veterano

segunda dez 03, 2012 8:39 pm

Pessoalmente dedico várias horas do meu dia ao exercício do meu gato e mesmo assim quando não controlava ele ganhou bastante peso, sou grande fã daquele instinto caçador dos gatos e por isso brinco com ele de mais, faço-o exercitar-se mesmo muito, visto que estou em casa o dia todo tenho muito tempo para isso, ele precisa de um belo estimulo para brincar, esse estimulo só o consigo com fios ou ratos de computador que já não funcionem, ele não liga a mais nada senão isso e lá ando eu a obrigá-lo a exercitar-se, fora os ataques loucos que ele tem em plena madrugada, que não pára nem um segundo, anda pela casa toda a correr (a minha casa é grande, vivenda), faz um barulho desgraçado porque ele é um matulão a correr, não é nada delicado. :lol:
Nem todos os gatos controlam a alimentação, por exemplo os que eu tive me FAT comiam tudo seguido e já andavam a chatear-me de novo o dia todo, mas esses por acaso nunca tiveram algum tipo de obesidade, estavam sempre com um peso correcto quase sempre, eram gatos elegantes e de pequeno porte, eu dava-lhes como antes dava ao que tenho actualmente e nunca engordaram, mas era um enorme despesa em ração, porque eles comiam basicamente o triplo que as 100gr que o meu Shadow come hoje em dia, era simplesmente muito, eles não tinham um fundo no seu estômago.
Assim como o Shadow também não controlava no início até eu habituá-lo a fazê-lo, vai depender muito de gato para gato e para gatos que têm tendência à obesidade e são castrados ou esterilizados é uma questão de saúde a preocupação com as doses diárias, mesmo a comida sendo da gama esterilizados ou light e mesmo com todo o exercício, cada metabolismo funciona à sua própria maneira, cada gato é um gato e portanto cada caso é um caso, no caso do Shadow sem controle ele ficaria obeso, no caso dos outros que tive não, embora após a castração do último que foi adoptado, que passou cá até à idade adulta por ser preto e branco (os outros eram cores mais claras e foram quase logo enquanto eram bebés) este tenha começado a engordar, mas foi ligeiramente, nada que se compare com o Shadow.
TiGato
Membro

segunda dez 03, 2012 11:16 pm

Cada um faz o que quiser, pode ser paranoia para uns, mas para outros chama-se realidade...
Tenho um gato acima do peso que devia de ter e a outra gata que tem agora 7 meses está com 3 kilos e bem redondinha, portanto se não fosse "paranóico" teria os dois obesos sem necessidade e estaria a gastar comida de forma desnecessária que até é cara. Eles não passam fome, apenas comem o que devem de comer para o peso que têm. Se passassem fome o peso diminuía. Quanto ao exercício, também é abundante cá em casa.
Garfield2010
Membro Veterano
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

terça dez 04, 2012 9:01 am

TiGato Escreveu:Cada um faz o que quiser, pode ser paranoia para uns, mas para outros chama-se realidade...
Tenho um gato acima do peso que devia de ter e a outra gata que tem agora 7 meses está com 3 kilos e bem redondinha, portanto se não fosse "paranóico" teria os dois obesos sem necessidade e estaria a gastar comida de forma desnecessária que até é cara. Eles não passam fome, apenas comem o que devem de comer para o peso que têm. Se passassem fome o peso diminuía. Quanto ao exercício, também é abundante cá em casa.
Bem, tenho um gato com 8,5 Kgs que me manda pastar mais o exercício se puxo muito por ele e uma gata com 4 meses e perto dos 3 Kgs provavelmente. E um gato que parece muito elegante dado ser bastante grande mas ronda os 5/6 Kgs. E não, não controlo a quantidade de ração que dou, para exercício correm entre eles se quiserem e quando quiserem porque nem sequer me sobra tempo para isso no meu dia a dia, daí ter mais do que um e escolhê-los com mau feitio, entre uma bofetada e um pontapé, lá perdem umas calorias 8) . Segundo o veterinário, nenhum está com obesidade, são pesaditos é certo mas nada por aí além. No entanto, tenho noção do que come cada um e não dou extras. Até porque, tendo uma gata bebé, que come desalmadamente, se fosse a colocar a quantidade aconselhada os outros comiam oxigénio...

Tenho gatos há 18 anos, metade da minha vida e nunca controlei dessa forma a sua alimentação, também porque, felizmente, nenhum necessitava de cuidado especiais em termos de alimentação.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

terça dez 04, 2012 10:19 am

aí ter mais do que um e escolhê-los com mau feitio, entre uma bofetada e um pontapé, lá perdem umas calorias Cool
LOOL

é que consigo imaginar o Vicente a dar uns tabefes a Pintas e uns pontapés, e caramba deve doer!!!! 8)

Os meus tem comida à disposição, dormem quando querem e correm quando querem! geralmente correm quando nos estamos em casa e lá lhes vou lançando umas bolas de papel, e uns elásticos do cabelo para eles brincarem!! estão gordinhos, pesdinhos, estão bem!! [/code]
Garfield2010
Membro Veterano

terça dez 04, 2012 10:33 am

Lucci Escreveu:
aí ter mais do que um e escolhê-los com mau feitio, entre uma bofetada e um pontapé, lá perdem umas calorias Cool
LOOL

é que consigo imaginar o Vicente a dar uns tabefes a Pintas e uns pontapés, e caramba deve doer!!!! 8)

Os meus tem comida à disposição, dormem quando querem e correm quando querem! geralmente correm quando nos estamos em casa e lá lhes vou lançando umas bolas de papel, e uns elásticos do cabelo para eles brincarem!! estão gordinhos, pesdinhos, estão bem!! [/code]
E é tão giro vê-lo enfurecido. Parece um touro em fúria. Aí sim, queima umas quantas calorias. Eta mau feitiozinho...
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
CristinaFrr
Membro Veterano

terça dez 04, 2012 4:32 pm

Só o meu Shadow tem a mania das correrias em plena noite? Será que é o único aqui que gosta de torturar os donos? Eu não durmo de noite, já a minha mãe....
TiGato
Membro

quarta dez 05, 2012 10:01 am

Felizmente os meus dormem a noite toda. De início foi difícil mas já se habituaram à rotina. :D
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta dez 05, 2012 7:55 pm

os animais vivem por instinto e não pela razão. e os gatos são super gulosos. imagine-se quando estão castrados e velhos.
eu tb. não controlo a ração à grama. mas devido à obesidade, uma gata minha morreu com 12 anos. com essa idade, quem a punha a correr? só para o prato :P
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta dez 06, 2012 3:58 pm

A cena de dar ração ao grama diverte-me à brava!

Só me estou a imaginar de tijelas em riste….e estalada à esquerda e à direita!

Quando cozinham para 2 patas cozinham ao grama ? nem todos os animais têm o mesmo apetite…idade, tamanho, constituição e a individualidade de cada um tornam-nos tão únicos como cada um de nós (os 2 patas).
O que vem indicado em cada ração como dose diária é meramente indicativo. Cada animal tem a sua “dose” e a sua hora para comer!

Tenho uma gata semi-paralitica (tem hipoplasia cerebelar) que come muito mais devagar do que todos os outros. Só estou a imaginar o pobre do animal em regime marcial! Já tinha morrido de inanição!
Tenho outra, com cerca de 12 anos que…só come de noite!

8)
Responder

Voltar para “Gatos”