Ratazana
Boas,
Domingo comprei um trio de ratazanas e uma delas pariu hoje. Só que são um bocados "atabalhoadas", pois andavam a estragar o ninho com novas cavações. Gostava de saber se isso é próprio delas, revirarem assim o ninho onde estão os bebés, pois pareceu que ficaram dispersos uns dos outros.
P.S. não sabia que estava prenha, nem se notava muito bem a barriga, e também o vendedor não me disse.
Domingo comprei um trio de ratazanas e uma delas pariu hoje. Só que são um bocados "atabalhoadas", pois andavam a estragar o ninho com novas cavações. Gostava de saber se isso é próprio delas, revirarem assim o ninho onde estão os bebés, pois pareceu que ficaram dispersos uns dos outros.
P.S. não sabia que estava prenha, nem se notava muito bem a barriga, e também o vendedor não me disse.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
É normal a mãe ir mudando as crias de sitio, fazendo e refazendo ninho, mas não desmanchá-lo completamente. Vê lá se não será melhor deixar a mãe sozinha, para já.
Obrigado
O problema é que não tenho a certeza quem é a mãe.
Espero para amanhã e vejo como está a correr, e depois venho relatar o sucedido, para saber se é ou não normal.
O problema é que não tenho a certeza quem é a mãe.
Espero para amanhã e vejo como está a correr, e depois venho relatar o sucedido, para saber se é ou não normal.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
-
- Membro Veterano
Não dá para notar pelas maminhas?
Em principio estarão mais salientes e com uma "roda" de pelo chupado à volta.
Primeiro que tudo peço desculpa não ter dado notícias, mas está tudo bem com os bebés.marianamar Escreveu:Não dá para notar pelas maminhas?
Pretendo ficar com 2 macho, li que podem viver sem problemas. Posso confiar, 2 macho vivem sem disputar a(s) fêmea(s)?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Eu as unicas vezes que tive problemas foi justamente quando existiam varios machos e varias femeas na mesma gaiola, por fim tive de arranjar uma gaiola so de machos e outra so de femeas, alem de que as femeas não vão ter descanso entre as gestações, pois no dia que parem ficam logo com o cio e podem ficar gravidas. Tambem tive machos que ao ficarem junto da femea, depois dela parir se tornaram mais protectores da ninhada que a propria femea e que não me deixavam pegar neles nem meter a mão na gaiola.vitor22 Escreveu:Primeiro que tudo peço desculpa não ter dado notícias, mas está tudo bem com os bebés.marianamar Escreveu:Não dá para notar pelas maminhas?
Pretendo ficar com 2 macho, li que podem viver sem problemas. Posso confiar, 2 macho vivem sem disputar a(s) fêmea(s)?
Obrigado.
Então posso ter os macho novos numa gaiola, depois mais tarde juntar apenas 1 com as fêmeas, assim nao provocarei conflitos.
É que eu pensava que não, mas as ratz sao bastante diferentes dos murganhos e é difícil escolher quem fica e muito pior brincar com elas e quando chega a altura.....enfim
Então posso ter os macho novos numa gaiola, depois mais tarde juntar apenas 1 com as fêmeas, assim nao provocarei conflitos.
É que eu pensava que não, mas as ratz sao bastante diferentes dos murganhos e é difícil escolher quem fica e muito pior brincar com elas e quando chega a altura.....enfim
-
- Membro Veterano
Se entendi o que queres dizer, graças a isso cheguei a ter mais de 40 todas de estimaçãovitor22 Escreveu:(...)e é difícil escolher quem fica e muito pior brincar com elas e quando chega a altura.....enfim

Exacto, muito dificil de desfazermo nos delasBondage2010 Escreveu:Se entendi o que queres dizer, graças a isso cheguei a ter mais de 40 todas de estimaçãovitor22 Escreveu:(...)e é difícil escolher quem fica e muito pior brincar com elas e quando chega a altura.....enfimou era porque ainda não tinha aquele padrão ou cor, ou apenas porque ao crescer criava laços com algumas e iam ficando
-
- Membro Veterano
Com os mus nunca tive esse problema do "desfazer-me" delesvitor22 Escreveu:Exacto, muito dificil de desfazermos-nos delasBondage2010 Escreveu:Se entendi o que queres dizer, graças a isso cheguei a ter mais de 40 todas de estimaçãovitor22 Escreveu:(...)e é difícil escolher quem fica e muito pior brincar com elas e quando chega a altura.....enfimou era porque ainda não tinha aquele padrão ou cor, ou apenas porque ao crescer criava laços com algumas e iam ficando

Ratazana um belo pet, muito bom fiquei impressionado e recomendo.Bondage2010 Escreveu:Com os mus nunca tive esse problema do "desfazer-me" delesvitor22 Escreveu:Exacto, muito dificil de desfazermos-nos delasBondage2010 Escreveu:Se entendi o que queres dizer, graças a isso cheguei a ter mais de 40 todas de estimaçãovitor22 Escreveu:(...)e é difícil escolher quem fica e muito pior brincar com elas e quando chega a altura.....enfimou era porque ainda não tinha aquele padrão ou cor, ou apenas porque ao crescer criava laços com algumas e iam ficando
mas ratz são muito mais inteligentes e interactivas, e é dificl não nos rendermos
Ora viva mais uma vez.
Alguém sabe, porque é que numa ninhada tudo aparentemente normal, tenho 2 que são mesmo enfazadas, relativamente pequenas em comparação com os restantes e magrinhas. Comem e tal, mas são encurvadas e magras.
Será que é por serem as mais fracas do grupo, ou seja na vida selvagem morreriam?
Elas neste momento estão aparte.
Alguém sabe, porque é que numa ninhada tudo aparentemente normal, tenho 2 que são mesmo enfazadas, relativamente pequenas em comparação com os restantes e magrinhas. Comem e tal, mas são encurvadas e magras.
Será que é por serem as mais fracas do grupo, ou seja na vida selvagem morreriam?
Elas neste momento estão aparte.
-
- Membro Veterano
De quantos bebés é essa ninhada? É normal em ninhadas muito grandes, por exemplo de 18 bebés.
A diferença de tamanhos é muito grande? Tipo dobro do tamanho... ou so mais "gordas"? Ideal era uma foto
Elas estão aparte porque? A mãe rejeitou-as? Não a procuram? Não se mexem normalmente?
A diferença de tamanhos é muito grande? Tipo dobro do tamanho... ou so mais "gordas"? Ideal era uma foto

Elas estão aparte porque? A mãe rejeitou-as? Não a procuram? Não se mexem normalmente?
Elas já estão desmamadas.marianamar Escreveu:De quantos bebés é essa ninhada? É normal em ninhadas muito grandes, por exemplo de 18 bebés.
Foram cerca de 10 a ninhada, a diferença é muito significativa, aliás uma segunda ninhada com 2 semanas posteriores são maiores que elas. A diferença é quase o dobro.
Não foram rejeitadas, apenas achei por bem separa las, pois, podia ser subnutridas(os outros a comerem tudo e elas nada)
Elas estão mesmo pequeninas, só têm orelhas.
Vou ver se tiro fotos amanhã, para comparar
-
- Membro
- Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
- Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)
Não sei se poderá ser a mesma coisa, mas em Outubro tive uma menina que era muito mais pequena que a irmã e quando a levei ao vet foi diagnosticada com um problema de coração e por isso não se estava a desenvolver como devia. Infelizmente acabou por morrer porque para além do problema cardíaco também tinha mycoplasma. =(