Pessoalmente dedico várias horas do meu dia ao exercício do meu gato e mesmo assim quando não controlava ele ganhou bastante peso, sou grande fã daquele instinto caçador dos gatos e por isso brinco com ele de mais, faço-o exercitar-se mesmo muito, visto que estou em casa o dia todo tenho muito tempo para isso, ele precisa de um belo estimulo para brincar, esse estimulo só o consigo com fios ou ratos de computador que já não funcionem, ele não liga a mais nada senão isso e lá ando eu a obrigá-lo a exercitar-se, fora os ataques loucos que ele tem em plena madrugada, que não pára nem um segundo, anda pela casa toda a correr (a minha casa é grande, vivenda), faz um barulho desgraçado porque ele é um matulão a correr, não é nada delicado.
Nem todos os gatos controlam a alimentação, por exemplo os que eu tive me FAT comiam tudo seguido e já andavam a chatear-me de novo o dia todo, mas esses por acaso nunca tiveram algum tipo de obesidade, estavam sempre com um peso correcto quase sempre, eram gatos elegantes e de pequeno porte, eu dava-lhes como antes dava ao que tenho actualmente e nunca engordaram, mas era um enorme despesa em ração, porque eles comiam basicamente o triplo que as 100gr que o meu Shadow come hoje em dia, era simplesmente muito, eles não tinham um fundo no seu estômago.
Assim como o Shadow também não controlava no início até eu habituá-lo a fazê-lo, vai depender muito de gato para gato e para gatos que têm tendência à obesidade e são castrados ou esterilizados é uma questão de saúde a preocupação com as doses diárias, mesmo a comida sendo da gama esterilizados ou light e mesmo com todo o exercício, cada metabolismo funciona à sua própria maneira, cada gato é um gato e portanto cada caso é um caso, no caso do Shadow sem controle ele ficaria obeso, no caso dos outros que tive não, embora após a castração do último que foi adoptado, que passou cá até à idade adulta por ser preto e branco (os outros eram cores mais claras e foram quase logo enquanto eram bebés) este tenha começado a engordar, mas foi ligeiramente, nada que se compare com o Shadow.