Opcções

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

quarta fev 18, 2004 7:43 pm

Olá a todos,

Como sabem tenho uma paixão por gatos....o meu filho unico chama-se Frederico. Como o forum tem sido alvo de algumas polemicas...resolvi abrir este tópico( para o tornar mais mexido) para que toda a gente dê a sua opinião sobre um assunto que a mim me doi só de pensar que poderei um dia ter de passar pelo mesmo. :(

Ás uns tempos qd fui com o meu mais que tudo ao Vet, estava lá uma senhora tb com um gatito com a modesta idade de 13 anos. O gato sofria de inumeras coisas....ao ponto que ás uns meses para cá já nem se levantava para nada...era ela que tinha de o colocar no caixote, dar-lhe de comer á mão, tratar da higiene, etc,etc.

Visivelmente abalada, a sr desidiu-se pela eutanasia. Explicou ao vet que estava a ver o seu companheiro a ir-se embora aos poucos e que preferia acabar com o sofrimento do pobre animal. Demorou 2 meses a tomar a decisão e para se despedir do seu mais que tudo.

Como o fred é o meu primeiro filho e até agora unico ( cheio de vida - e vai viver uma porrada de anos :D ) - as vezes dou por mim a pensar o que faria nesta sitiação. Confesso que é tão dificil só de pensar que o meu raciocinio vai sempre dar ao NÃO.

E voces.....o que pensam...em que situações é que tomariam uma atitude desta???

Este forum não é para gerar conflitos.....é apenas para trocarmos ideias...ok :D :D :D

Bjs

Sgomes
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta fev 18, 2004 8:29 pm

bom, já tive de fazer isso aos meus velhotes. felizmente que com 13 anos, ainda se mantinham uns "jovens". a queda foi muito repentina. não havia mesmo nada a fazer. a menos que quisesse ve-los ainda a definhar mais. o joão quase que me pedia para acabar com tanto sofrimento :cry: [/quote]
Sigaborabuga
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm

quarta fev 18, 2004 8:33 pm

Boa Noite,

Eu tive que recorrer à eutanasia com o bichano de 11 anos.
Foi a pior e mais dolorosa decisão que tomei até hoje...
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

quarta fev 18, 2004 9:49 pm

ola

já fui confrontada com a situação por duas vezes.....da primeira não tive coragem.............da segunda não tive outro remédio.............não á vez nenhuma que não me culpe de não ter tido coragem da primeira e de tido da segunda..........como vê seja qual for a sua escolha nunca vai ficar livre de conflitos internos nem de se perguntar..........terei feito o correcto????

é muito mas mesmo muito complicado..... :cry: :cry: pelomenos para mim foi e será......

fiquem bem
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

quarta fev 18, 2004 10:52 pm

eu nunca passei por isso e nem quero pensar muito nisso, mas dizer que vamos acabar com o sofrimento!! Sinceramente viver é o melhor que nós temos (para quem ñ acredita na vida após a morte) morrer é desaparecer e a vida é o melhor de tudo. julgo que o que há a fazer é tentar dar uma vida digna aos nossos bichinhos
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta fev 18, 2004 11:19 pm

julgo que o que há a fazer é tentar dar uma vida digna aos nossos bichinhos
o que muitas vezes passa com acabar com o seu sofrimento
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

quarta fev 18, 2004 11:19 pm

infelizmente a eutanasia foi a melhor soluçao para o meu melhor amigo...perdi o nos dias mais dificeis de sempre ...quando os meus pais se separaram ele adoeceu e veio a definhar de mes para mes....depois de varios veterinarios de varios diagnosticos diga se ''negativos'' antes de ser eutanasiado veio me lamber as maos...e a arrastar se deitou se aos meus pés... :( :( :(
espero que nunca tenha que ver uma cena destas...mas quem tem animais sabe que a morte mais cedo ou mais tarde vem...assim como tb pessoas morrem...enfim...
começamos a morrer depois de nascer...!Lei da vida....opçoes dificeis mas provavelmente justas.
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quarta fev 18, 2004 11:37 pm

Nunca tive de tomar tal decisão felizmente e nem quero pensar em tal coisa e quando penso que a minha gatinha tb vai morrer como qualquer ser vivo fico logo com a lágrima no canto do olho.

O que tb já pensei é quando a minha menina morrer como é que vou ficar e claro quero que vá para o cemitérios dos animais, não quero abandonar como muita gente faz, na minha terra usa-se muito isso o animal doméstico morre e vai para um terreno qualquer baldio e isso não quero nem pensar.

O que me incomoda tb muito é quando vejo histórias de animais que perdem os donos, uma vez tive bastante doente e tive que ficar uma semana na casa da minha mãe e pensava sempre e se eu falto a minha menina como iria ser.

Mas o que interessa é que esta tudo bem :D
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

quinta fev 19, 2004 12:28 am

Olá....

Eu tb já tive que tomar essa atitude uma vez com uma cadelita que tive...mas para vos ser sincera...eu era mto nova, embora o meu me tenha dado a opcção, eu ouvi o seu conselho devido a minha inexperiencia. Mas se fosse hoje, provavelmente não teria dito sim...mas o NAO.

Sei que existe situações em que é a melhor solução...costuma-se dizer que todos ficam melhor...pois sofrimento deixa de existir.

Mas não quero nem pensar que isto me vai acontecer como o meu peludinho.....apenas perguntei pois fico curiosa de saber quais as diversas reacções nestes casos.

E como vimos até agora, uns acham que sim em determinadas circunstancia e pelo menos uma pessoa disse que enquanto a vida...devemos deixar estar.

Bjs

Sgomes
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quinta fev 19, 2004 2:00 am

Um doloroso e derradeiro acto de amor!
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quinta fev 19, 2004 8:56 am

A Noggy responde à questão: É um acto de amor.

Se temos um animal que sabemos que tem alguma doença terminal, cabe-nos a nós cumatar esse sofrimento.
Não concordo que a eutanásia seja imediatamente praticada; concordo sim, que a partir do momento em que o nosso animal se encontra em sofrimento, temos a obrigação de o minorar.
Eu acho uma benesse podermos aliviar o sofrimento a um animal que nos é querido.
Sou igualmente apologista da eutanásia nas pessoas. E quando falo em praticar eutanásia em pessoas, é nas situações acima descritas. Em situações terminais em que alguêm definha numa cama, às vezes durante meses, num sofrimento fisico atroz, e que nos pede para morrer... porque a morte vem aí de qualquer maneira...

Sim a eutanásia é um GRANDE ACTO DE AMOR

Jinhos
Beta
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

quinta fev 19, 2004 9:30 am

Fez ontem (18/01) um mês que passei pela experiencia mais dolorosa da minha vida: a eutanásia da minha Yukie de 9 anos ( uma siamesa).
desde Agosto a Janeiro passou por 3 operações ( tinha uma carcinoma galopante na cadeia mamária), mais 2 internamentos para ventilação a oxigénio e retirar liquido da pleura... enfim pormenores dolorosos especialmente para a bichinha. 3 dias antes do seu adormecimento final a vet com muita calma e ternura disse-me " a Yukie não vai ficar conoosco muito mais tempo... ela vai-lhe dizzer quando chegar o dia em que quer ir embora...) Chorei imenso nesse esse dia, recriminando-me "porquê, ela só tem 9 anos, sempre lhe dei tudo do melhor, nunca a privei de nada, será que se tivesse ido mais cedo ao vet tudo seria diferente?...."A vet (espectacular) ajudou-me muito: nos gatos é muito dificil apercebermo-nos de certos sintoma ( ao contrario dos cães) e no caso da Yukie nem ela tinha tido um caso tão rápido... e confortou-me dizendo a verdade a Yukie tinha tido uma vida do melhor , eu tinha feito tudo por ela ... e a Yukie sabia-o! Por isso só me restava ajudál no ultimo estagio : acabar com o seu sofrimento... a eutanásia.
Eu tambem já sofria muito: não dormia sempre a verificar a respiração, ia para casa a correr para lhe dar os medicamentos, limpar a sutura, ajudá-la a ir ao litter, a dar-lhe comer na boca.... Mas a qualidade de vida da minha amiga já não existia.
No domingo 18 de Janeiro, peguei nela, passei-a pela casa levei-a á janela preferida dela, depois coloquei-a na transportadora. ( antes de sair de casa arrumei e retirei da minha vista todos os seus pertences...) . As 10 da manhã eu a vet assistimos enquanto ela fechava os olhinhos pela ultima vez com a cabeçinha na minha mão. Foi muito rapido e indolor ... ela estava muito fraquinha...
Está a descansar no terreno dos meus sogros .... A dor e a saudade mantêm-se... fartei-me de chorar enquanto escrevia este longo ( desculpem ) texto.
O conselho que dou a todos os foristas é : deêm o vosso melhor aos vossos amigos e aproveitem todos os momentos com eles : eles são unicos e irrecuperáveis. E quando chegar a hora , pode ser doloroso para nós que cá ficamos mas para eles que estão a sofrer é um alivio e a melhor prova de amor que lhes podemos dar....Coragem...
Para atenuar a visão da casa vazia... e a dor no nosso coração a solução é arranjar outro amigo... Levei a Luna já com 5 meses para casa no dia seguinte. A primeira sensação é : não é a minha gata. Depois vem o sentimento de traição. as coisas da Yukie agora são da Luna. E dou comigo muitas vezes a chamar pela Yukie a olhar para a Luna...Mas já consigo olhar o album de fotos da Yukie com menos dor... e dar umas gargalhadas com a loucuras e ternura da Luna...E espero adicionar outra gatinha , mas quero outra siamesa , quero apanhá-la bebé pois a Luna já era crescidinha.
Desculpem o testamento... eu vivi 9 anos com medo que " aquele" dia chegasse... e agora sei que fui a melhor dona do mundo para a Yukie ... até ao fim... Yukie para sempre no coração dos donos.
Bugita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 21, 2003 2:25 pm

quinta fev 19, 2004 9:44 am

Bom dia Catlover,

Bem, tenho a dizer-lhe que se a minha patroa entrasse aqui agora eu estava frita, pois estou com os olhos todos vermelhos, tive que dar aqui umas voltas a escritório antes de continuar a ler a sua mensagem.
Comoveu-me muito, dve ter sido muito dificil para si, e o pior é que tudo fez concerteza com a convicção que ela iria ficar boa e afinal....
Tomou concerteza a decisão correcta e ela estará neste momento grata por tudo, mas é sempre dificil não é minha querida? Pois é.
Tenho que me recompor, senão...

Muitos beijinhos
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

quinta fev 19, 2004 10:11 am

Olá CATLOVER,

Antes de mais queria dizer-lhe que aprecio a sua coragem, e que fez muito bem em contar-nos a sua experiência. Além de aprendermos consigo, com certeza sente-se agora mais leve.

A Eutanásia é daquelas coisas sobre a qual não tenho opinião formada. Não critico nem de forma positiva, nem negativa: "Quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro".

Já basta ser uma decisão dolorosa e todas as questões que nos deve deixar para ainda termos que ouvir palpites. Acho que é uma decisão de cada um, embora, em casos criticos, ponha acima de tudo as condições de vida do animal.

A Catlover passou por isso e deve perceber o que quero dizer. Já basta o sentimento de vazio que deve ficar... O que importa o que pensam os outros?
Só queria que soubesse que admiro a sua coragem de ficar com a gatinha até ao fim, para que ela sentisse o seu amor. E, sabe uma coisa, acredito que ela sentiu sim e provavelmente, se estava em sofrimento, até agradeceu :cry: :cry:

Tudo de bom! ;)
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta fev 19, 2004 10:32 am

Olá!

Como já aqui foi dito, eu também acho que a eutanásia é um acto de amor...

Infelizmente já passei por isso e só eu sei o que me custou ter que o fazer. Foi com a minha Kitty, tinha ela 12 anos, no dia 20 de Maio de 1997. Lembro-me como se fosse hoje. Ela começou a ficar murcha, a comer pouco... estava com uma infecção respiratória. Não ragiu aos antibióticos que tomou durante uma semana. De repente começou a ficar com falta de ar, fui a correr para o vet.

Esteve horas a fio a lutar, com oxigénio para a ajudar a respirar. Fez um edema pulmonar agudo (criou líquido nos pulmões) e nem com punções, nem com diurético reagiu.

Eu assisti a tudo e foi difícil ver a minha amiga de tantos anos a parecer que se afogava em seco, sem conseguir respirar.
Ela ia acabar por morrer e antes que isso acontecesse autorizei o vet a adormecê-la :cry: :cry: :cry:

Ainda hoje me custa imenso lembrar disso mas tenho consciência que foi o melhor que fiz, pois tenho experiência de trabalho em clínica e ainda não vi um único animal recuperar de uma situação semelhante.

Acho que por vezes se torna um egoísmo muito grande insistir em manter vivos os nossos amigos em sofrimento e num suplício inimaginável só por acharmos que a natureza deve seguir o seu curso normal ou por dizermos que gostamos tanto deles que não conseguimos tomar essa decisão.

É precisamente por gostarmos muito deles que devemos saber dizer que chega e deixá-los ir de uma forma digna, indolor e sem sofrimento!

Eu se algum dia um dos meus meninos adoecer de forma que o seu sofrimento seja grande e não haja nada a fazer, de certeza que tomarei essa decisão, por muito difícil que seja, por muito que custe e cause dor...

Cumprimentos,
Susana
Responder

Voltar para “Gatos”