Gato mal comportado?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
InesPereira
Registado: quarta dez 12, 2012 11:03 am

quarta dez 12, 2012 11:07 am

Bom dia!
É o meu primeiro tópico aqui...
Tenho um persa que me foi oferecido, e está com 2 meses e meio, veio a semana passada cá para casa!
O problema é que ele parece muito "mauzinho"... Não conseguimos ir dar-lhe miminho que nos arranha e ferra logo! Basta estendermos a mão que vem logo com as patas arranhar, esconde-se atrás das portas e atira-se às nossas pernas, estamos sentados e faz o mesmo!
Penso que seja normal por ser assim pequenino, mas já começamos a ficar preocupados, até porque quisemos o gatinho porque temos uma bebé e depois seria uma companhia para ela, mas assim é impossível pensar nisso! Vamos castrá-lo aos 6 meses +-, mas tenho medo que não melhore!
O que poderei fazer?

(vou levá-lo ao veterinário na próxima semana para tratar das vacinas e assim, mas queria a vossa opinião)

Obrigada :)
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

quarta dez 12, 2012 11:22 am

Gatinhos são sempre assim e mal deles se não fossem, so lá pelos 7-8 meses começam a sossegar mais. Ate la é sempre a morder pq brincam mto. Percebe-se bem qdo um gato está a brincar ou está mm irritado.

Ralhar sempre com um não ou aiiii alto ajuda. e usava um borrifador pras alturas criticas como qdo queria dormir e ele saltava pra minha cabeça. Agora o meu gato com 9 meses praticamente ja esta mais calmo.
Rosarinho25
Membro Júnior
Registado: terça dez 11, 2012 10:57 am

quarta dez 12, 2012 4:16 pm

Os gatinhos são mesmo assim..mas há uns piores que outros.. tente ralhar e agarra-lo pelo cachaço e dizer um não bem alto pra ele entender que fez mal.
Depois da castração não há garantias que fique mais sossegado o meu mimo está na mesma..um patife como lhe costumo chamar. A nós não faz nada de especial mas ao cão está sempre a provocar e a atirar-se a ele pra puxar brincadeira:)
fm88
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 11:11 am

quarta dez 12, 2012 4:44 pm

Eu também sou iniciada nisto dos gatos principalmente persas.

Pelo que me tenho apercebido um bom e verdadeiro criador de gatos persas (e outras raças) sabe socializar os gatinhos, habituando-os a conviver de forma pacifica e integrada com as pessoas e outros gatinhos. Pelo que tenho lido essa socialização deve ser iniciada bastante cedo, quando o gatinho tem ainda algumas semanas.

Assim, não tendo o gatinho tido um processo de socialização é normal que apresente esses comportamentos, pois não foi habituado a contatar frequentemente com pessoas.

Os persas tem um temperamento muito docil e aprendem rápido. Mas com a idade dela não sei com funciona. Pergunte ao Vet

Tenho uma gatinha persa que é totalmente sociável, até com estranhos. Desde o primeiro dia que dorme comigo na minha cama.

Por isso, é que se deve ter muita atenção quando se vai buscar um persa...Quando eles estão em garagens, jaulas e etc sem terem contato direto com humanos dá nisso. Mas isso é porque se tratam de criadeiros e não criadores. É preciso ter muita atenção.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quinta dez 13, 2012 2:27 am

fm88 Escreveu:Eu também sou iniciada nisto dos gatos principalmente persas.

Pelo que me tenho apercebido um bom e verdadeiro criador de gatos persas (e outras raças) sabe socializar os gatinhos, habituando-os a conviver de forma pacifica e integrada com as pessoas e outros gatinhos. Pelo que tenho lido essa socialização deve ser iniciada bastante cedo, quando o gatinho tem ainda algumas semanas.

Assim, não tendo o gatinho tido um processo de socialização é normal que apresente esses comportamentos, pois não foi habituado a contatar frequentemente com pessoas.

Os persas tem um temperamento muito docil e aprendem rápido. Mas com a idade dela não sei com funciona. Pergunte ao Vet

Tenho uma gatinha persa que é totalmente sociável, até com estranhos. Desde o primeiro dia que dorme comigo na minha cama.

Por isso, é que se deve ter muita atenção quando se vai buscar um persa...Quando eles estão em garagens, jaulas e etc sem terem contato direto com humanos dá nisso. Mas isso é porque se tratam de criadeiros e não criadores. É preciso ter muita atenção.
Por completo concordo e tenho os exemplos em casa.

boa sorte para a sua gatinha e tente com calma fazer dela uma ternura embora tenha de a ensinar a saber o certo e o errado,quem sabe ela nunca em tão pouca vida teve algum carinho??? :roll:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
fm88
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 11:11 am

quinta dez 13, 2012 9:11 am

O que faço com a minha gatinha persa e ele entende e a mudança dos tons de voz (isto foi me ensinado pela criadora e já era aplicado por ela). Quando ela tem um comportamento bom/desejável falo-lhe muito meigamente e elogio-a, para reforçar o comportamento (coisas da psicologia que eu aprendi :p ), quando ela faz alguma coisa que não deve digo lhe um "não" forte ou "chão" e falo de forma menos meiga, e ela percebe logo, e pára de fazer o que está a fazer. Nunca foi preciso "bater", e pelo que tenho lido isso nem é aconselhável, pois o gato pode passar a fazer associação da agressão à pessoa e aí é muito mais complicado.

Tente aplicar esta estratégia. Ao mínimo comportamento bom elogie-o, faça-lhe festas, fale carinhosamente. Quando for um mau comportamento tente mudar tom de voz para mais firme e menos carinhoso. Atenção que estes diferentes tom de voz deve ser utilizados no exato momento em que o gato tem o comportamento, se não ele não vai perceber.

Boa sorte!
Responder

Voltar para “Gatos”