Rosellas

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
joaotiagofg
Membro Veterano
Registado: terça jan 10, 2012 6:45 pm

quarta dez 12, 2012 7:04 pm

Adquiri hoje Rosellas, gostaria de saber tudo sobre esta espécie, alguem pode ajudar ?

Estou com duvidas sobre a sexagem, dizem que a fêmea tem a cabeça mais pequena e parecem iguais, também dizem que as penas do rabo da fêmea são mais pequenas, mas estão todas estragadas, vieram assim para casa :S

Dão-se bem com caturras? Poderei por no mesmo espaço das caturras ? tenho um viveiro com 4 metros de comprimento, 2 e tal de altura e 1 metro e meio de largura.. onde as caturras podem voar livremente, gosta de as por lá, posso ?

Que espécies podem estar juntas das Rosellas, ou é uma espécie muito agressiva ?

Cumprimentos
João Tiago Gonçalves
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta dez 12, 2012 9:00 pm

As roselas costumam ser agressivas e nervosas e não devem estar com nenhuma ave de outra espécie, mesmo que seja psitacídeo.

Aconselho a ter apenas um casal por gaiola que se dê bem.

Em relação à distinção entre os sexos, é bastante difícil roselas. No caso da rosela oriental, as fêmeas tendem a apresentar uma coloração mais esbatida e pálida e o bico, por vezes, é menor. No caso da rosela amarela, os machos são maiores, mas nem sempre isto acontece. Já na rosela carmesim, o mesmo se aplica à rosela amarela.
Um teste de ADN feito por um veterinário especializado é bastante útil quando se trata de ter a certeza do sexo destas aves.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quinta dez 13, 2012 6:23 pm

Geralmente a recolha de informação começa antes, muito antes, da aquisição do animal.

Por norma as roselas são aves relativamente agressivas, entre si e com outras espécies. Podem ser mantidas em colónia se em aviários de grandes dimensões, mesmo assim as disputas acontecem. Juntar com outras espécies raramente é boa ideia, mesmo que estejam em minoria.

Em adultos e comparação com os machos, as fêmeas têm uma cor mais pálida e esbatida.
Responder

Voltar para “Aves”