Gata doente

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta dez 12, 2012 11:01 pm

assim de fugida, encontro duas grandes diferenças entre o dr House e um bom médico veterinário: a primeira, é que se trata de uma série de ficção, com casos do arco da velha que ninguém antes conseguiu resolver, um Sherlock Holmes da medicina humana; a 2ª, é que os pacientes do dr House falam, podem queixar-se e, para além disso, têm seguro de saúde, que paga todos os exames necessários e desnecessários (sim, que o dr House também se engana ou é induzido em erro)... e por aqui me fico.

Um dos sintomas de melhoras num gato é a crescente dificuldade em medicá-lo. Pelo que li, não deduzo que a medicação foi descontinuada, apenas se tornou mais difícil administrá-la. Quem tem gatos sabe bem o drama que pode ser fazê-los engolir e digerir um simples comprimidinho. Por outro lado, os problemas respiratórios poderiam ser apenas consequência de um sistema imunitário fragilizado, a combater outro foco de infecção, mas jamais me pasria pela cabeça que fizessem um diagnóstico baseado em sintomas vagos. Pproblemas respiratórios requerem exames específicos e um simples raio x pode ser extremamente esclarecedor. Já aqui o disse e repito, não é o equipamento xpto nem uma bateria de exames que faz um bom vet, se este não souber diagnosticar problemas, nada feito. Conheço uma clínica que é 8 ou 80, ou "poupa" nos exames atendendo aos custos, ou testa e/ou medica em todas as direcções, que alguma coisa há-de fazer efeito. Já chegaram a operar-me um animal sem um mero hemograma antes. Por acaso, o problema era fatal de qualquer modo mas era escusado submeter o bicho a uma cirurgia (olhando aos custos... de um hemograma...? :roll: ) perfeitamente inútil. Não só paguei umas centenas de euros pelo disparate, como ainda tive de pedir o eutasil para o animal, que sofria atrozmente sem possibilidades de recuperação. Ah, já me esquecia... fizeram-lhe bioquímicas quando não recuperou após a cirurgia, tinha entrado em paragem renal... mas supostamente não foi a cirurgia que provocou o problema, já havia insuf. real antes. Eu ficaria caladinha, juro... :oops:

O importante é: se a vet da sua amiga não inspira confiança, peçam referências e outra opinião. Claro que sendo a gata velhotinha, há-de morrer de alguma coisa, mas que não seja por incompetência médica.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quarta dez 12, 2012 11:19 pm

sxmota Escreveu:
Um dos sintomas de melhoras num gato é a crescente dificuldade em medicá-lo. Pelo que li, não deduzo que a medicação foi descontinuada, apenas se tornou mais difícil administrá-la. .
O problema é basear as deduções em terceira mão e procurar fazer uma opinião/ diagnóstico baseada nisso.

E as pessoas quer em medicina humana quer veterinaria têm o complexo do dr house, acham que se deve fazer todos os exames complementares e mais alguns, pois acham que é como no SNS em que tudo custa uma fração do custo real ;)
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quarta dez 12, 2012 11:58 pm

um simples rx não é nada do outro mundo e pode despistar um problema simples ou não.

o tal complexo de que fala é quando começam a dizer que é do figado, dos rins, do pif ou felv sem primeiro fazerem simples testes para despiste de outros problemas bem menos complicados...

e qual o problema de se fazer um rx e análises quando se vai operar um animal para se saber se está fisicamente bem para aguentar uma cirugia????

Não é isso que fazem com os humanos????? E porque não com os animais????

E chama a isso complexo de dr House???? poupe-me por favor

Pelos vistos não teve nenhum animal que lhe morreu pq não fizeram nada disso antes de a operarem e pelos vistos já tinha o problema antes disso e o resultado foi ela ter reagido mal à anestesia... e ter acabado por morrer após 8 dias de sofrimento escusado...

Um vet competente verificava se o animal estava em condições ou não.

E não, não é complexo nenhum...

E tenho duas gatas q aparentemente não tinham nada q a auscultação detectasse e um simples rx detectou problemas nos brônquios...

E mais não digo q o tópico não é o meu. E por mim a conversa acabou. E espero q mais alguém tenha o bom senso de parar também
Última edição por ambv em quinta dez 13, 2012 12:11 am, editado 1 vez no total.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta dez 13, 2012 12:07 am

Animal meu que precise de ser operado (nem que seja uma castração) tem de fazer tudo a que tiver direito. Quem decide sou eu, não o vet.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta dez 13, 2012 12:08 am

AQuartelmar Escreveu:
sxmota Escreveu:
Um dos sintomas de melhoras num gato é a crescente dificuldade em medicá-lo. Pelo que li, não deduzo que a medicação foi descontinuada, apenas se tornou mais difícil administrá-la. .
O problema é basear as deduções em terceira mão e procurar fazer uma opinião/ diagnóstico baseada nisso.
Foi exactamente o que fez o AQuartelmar: por se falar em dificuldade, deduziu que a gata tinha deixado de ser medicada. E concordo com a ambv, um raio x, um hemograma, são exames básicos, complementares ou excessivos desde quando? só se for para medir a temperatura... :roll:
AQuartelmar
Membro Veterano

quinta dez 13, 2012 12:30 am

E tem a capacidade de fazer essa avaliação ? Não me parece.
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quinta dez 13, 2012 10:06 am

sxmota Escreveu:
AQuartelmar Escreveu:
sxmota Escreveu:
Foi exactamente o que fez o AQuartelmar: por se falar em dificuldade, deduziu que a gata tinha deixado de ser medicada. E concordo com a ambv, um raio x, um hemograma, são exames básicos, complementares ou excessivos desde quando? só se for para medir a temperatura... :roll:
X2
Arguida2
Membro Veterano

quinta dez 13, 2012 10:09 am

AQuartelmar Escreveu:E tem a capacidade de fazer essa avaliação ? Não me parece.
Por isso é que se vai ao vet ou não será assim? Se um dono soubesse avaliar o estado clínico do seu animal, não seriam precisos vets. :roll: :roll:

Um vet que se PREZE não se põe a "disparar em todas as direcções" apresentando diagnósticos tão díspares sem 1º fazer exames ao animal ... :roll: :roll:
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quinta dez 13, 2012 2:51 pm

O que estranhei com esta veterinária é que a bicha estava com problemas respiratórios, sugere cancro dos pulmoes, depois as análises hepáticas nao estavam boas, sugere cancro do figado. Era cancro em todo o lado. Depois da ecografia, afinal é pancreatite. Nao vale a pena assustar os donos sem saber o que é e rotular tudo de cancro.
Sugeri que fosse à Faculdade de Medicina Veterinária.

Ela nunca deixou de tomar a medicacao, mas como disse alguém acima, um sinal de que um gato está melhor é quando fica difícil medicá-lo.

E lá por ser velha e ter de morrer de alguma coisa, nao quer dizer que tenha de se desistir dela já.

Agora o importante é saber se pode viver com a pancreatite ou nao.
Arguida2
Membro Veterano

quinta dez 13, 2012 3:47 pm

Lourença, este diagnóstico da pancreatite foi feito pela mesma vet que já tinha feito outros "300"?? :roll: :roll:

Caso assim seja, eu muito sinceramente aconselharia a sua amiga a ir ouvir outra opinião. Pelo menos é o que eu faria. Boa sorte com a gatinha. :wink:
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta dez 13, 2012 5:01 pm

uma pancreatite não é para brincar. pode culminar em morte fulminante
AQuartelmar
Membro Veterano

quinta dez 13, 2012 11:14 pm

O que a sua amiga pode fazer, já que duvida tanto do veterinario é ter uma segunda opinião...se ela anda a seguir indicações de leigos por terceira ordem, não admira que se angustie... :o
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

sexta dez 14, 2012 7:37 am

O diagonóstico foi feito por um veterinário diferente, que fez a ecografia. Mas já lhe sugeri uma segunda opiniao.

Ninguém anda a seguir indicacoes de leigos em terceira mao. Ela tem ido ao veterinário quase todos os dias.
Arguida2
Membro Veterano

sexta dez 14, 2012 9:39 am

AQuartelmar Escreveu:O que a sua amiga pode fazer, já que duvida tanto do veterinario é ter uma segunda opinião...se ela anda a seguir indicações de leigos por terceira ordem, não admira que se angustie... :o
Deve ter lido algo que nós não lemos. :o :o Onde é que está aqui escrito que a amiga da Lourença tem andado a seguir indicações de leigos??? :o :o

Quer-me parecer que, qualquer dono consciente, ficaria extremamente angustiado, ao ser confrontado com diagnósticos tão "diversos", constatar que o seu animal está doente ... sem saber concrectamente com o quê. :roll: :roll:
Arguida2
Membro Veterano

sexta dez 14, 2012 9:39 am

Lourenca Escreveu:O diagonóstico foi feito por um veterinário diferente, que fez a ecografia. Mas já lhe sugeri uma segunda opiniao.

Ninguém anda a seguir indicacoes de leigos em terceira mao. Ela tem ido ao veterinário quase todos os dias.
Não tinha visto que a Lourença tinha respondido. :wink:

As melhoras da gatinha.
Responder

Voltar para “Gatos”