Olhos Vermelhos
Moderador: lamarosa
-
- Membro
- Registado: segunda jan 05, 2004 4:33 pm
- Localização: Hamster's, Piriquitos, Caturras, Mandarins, Forpus, Rolas, 2 gatas e 1 cão, 1casal de Canários
Muito recentemente, “tirei” entre outros, 3 piriquitos brancos de olhos vermelhos e 2 amarelos de olhos vermelhos.
- Como posso identificar os sexos?
- posso juntar os brancos (macho/femia)? Que cor dá ? e os olhos?
- posso juntar os Amarelos (macho/femia)? Que cor dá ? e os olhos?
Visto os pais serem de outras cores
Obrigado
Carlos
- Como posso identificar os sexos?
- posso juntar os brancos (macho/femia)? Que cor dá ? e os olhos?
- posso juntar os Amarelos (macho/femia)? Que cor dá ? e os olhos?
Visto os pais serem de outras cores
Obrigado
Carlos
ola....kerias ajuda acerca das cores k vao dar...bem aki vai
os perikitos k tens sao lutinos ( amarelos de olhos vermelhus)
i albinos ( os brancos)....os perikitos vêm em duas gamas o azul i o verde....
os lutinos sao os albinos na gama varde...lol
o sexo dos perikitos....normalmente a cera do machu e azul i a da femea e castanha, nos lutinos i nos albinos a unica diferença e k os machos têm a cera lilas muitu fracu ou exatemente da cor dos jovens bebes... :p
acerca das cores.... em principiu o casal de lutinos iria dar lutinos mas como os pais n sao lutinos devera havar uma certa descrepencia..... o mesmu se dá com os albinos..... poderias m dizer as cores dos pais????
mas agora um pouco de genetica....
cientificamente as femeas sao XY sendu o Y mais pekenu i insignificante....i os machus sao XX o k lhes permite "transportar duas cores"...lol
mas axu k istu n ta relacionadu...lol
o albinismo tem a ver com o sexo....
bem teoricamente deveras obter lutinos i albinus....pois segundu akilo k sei os machus albinos n transportam nenhum gene recessivo....
bem ta um pouco konfusu....desculpa....
:p
esperu k a minha explicasao tenha ajudadu em algu (em muitu pouco mas em algu....:p:p)
[[]]vascu

os perikitos k tens sao lutinos ( amarelos de olhos vermelhus)
i albinos ( os brancos)....os perikitos vêm em duas gamas o azul i o verde....
os lutinos sao os albinos na gama varde...lol
o sexo dos perikitos....normalmente a cera do machu e azul i a da femea e castanha, nos lutinos i nos albinos a unica diferença e k os machos têm a cera lilas muitu fracu ou exatemente da cor dos jovens bebes... :p
acerca das cores.... em principiu o casal de lutinos iria dar lutinos mas como os pais n sao lutinos devera havar uma certa descrepencia..... o mesmu se dá com os albinos..... poderias m dizer as cores dos pais????
mas agora um pouco de genetica....
cientificamente as femeas sao XY sendu o Y mais pekenu i insignificante....i os machus sao XX o k lhes permite "transportar duas cores"...lol
mas axu k istu n ta relacionadu...lol
o albinismo tem a ver com o sexo....
bem teoricamente deveras obter lutinos i albinus....pois segundu akilo k sei os machus albinos n transportam nenhum gene recessivo....
bem ta um pouco konfusu....desculpa....
:p
esperu k a minha explicasao tenha ajudadu em algu (em muitu pouco mas em algu....:p:p)
[[]]vascu
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
- Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes
Com tanto "xxxx" nem se consegue ler!...
O facto de teres tirado essas crias ( todas dos mesmos pais? ) quer dizer que esse factor genético é muito forte.
Utiliza-se os lutinos e os albinos para conseguir mutações interessantes ( esses junto com outras cores ), mas se se abusa os pintos podem nascer cegos ou com outros problemas.
E sobretudo, não misturar albinos com lutinos. E evitar a consanguineidade ( ñ sei se se escreve assim )
O facto de teres tirado essas crias ( todas dos mesmos pais? ) quer dizer que esse factor genético é muito forte.
Utiliza-se os lutinos e os albinos para conseguir mutações interessantes ( esses junto com outras cores ), mas se se abusa os pintos podem nascer cegos ou com outros problemas.
E sobretudo, não misturar albinos com lutinos. E evitar a consanguineidade ( ñ sei se se escreve assim )
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
- Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
- Contacto:
"O facto de ter essas crias quer dizer que esse factor genético é muito forte"??? Forte é o verde, que é dominante sobre todas as outras, com excepção dos cinzentos!!!! O factor Ino é recessivo e ligado ao sexo, logo pode dizer-se que não é nada forte - tentem criar machos lutinos ou albinos a partir apenas de fêmeas dessa mutação e de um macho que não seja portador dessa mutação e depois digam-me o que é que é forte!sahara Escreveu: Com tanto "xxxx" nem se consegue ler!...
"Utiliza-se os lutinos e os albinos para conseguir mutações interessantes"? Que mutações interessantes são essas que se obtêm a partir de lutinos ou albinos???
"...mas se se abusa os pintos podem nascer cegos ou com outros problemas"? Porquê?? Só porque sim? Só porque alguém "disse" que era assim?? Discordo plenamente desta afirmação. Deste que não haja consanguinidades entre as aves, não há problema nenhum em cruzar estas aves umas com as outras.
"E sobretudo, não misturar albinos com lutinos"?? Esta sim!!! É uma das afirmações mais infundadas que li até agora... Então porque é que não se pode misturar estas duas mutações??? Agora fiquei muito curioso!!! Pode explicar?? Para quem não sabe, de um cruzamento de duas aves deste tipo, apenas se obtêm aves lutinas (isto claro, se forem puras e não forem portadoras de mais nenhuma mutação) e não há qualquer perigo em cruzá-las!! Quando muito, as aves resultantes deste cruzamento poderão ter tendência a ser diminuir de tamanho, mas apenas tendência, isto devido ao facto de ambas as mutações serem recessivas.
Gostaria que explicasse, fundamentadamente, a razão pela qual não se devem cruzar estas duas mutações!
Um abraço
Alberto Nunes
http://periquitos.pt.vu
PS por favor, quando emitirem opiniões, não as façam com base em "o fulano tal disse", ou "ouvi dizer". Deiam antes as vossas opiniões baseadas nas vossas experiências.
-
- Membro
- Registado: sexta jul 30, 2004 10:59 pm
- Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)
smille, de forma rápida e prática como eu gosto:
Identificação dos sexos (Albinos e Lutinos):
-------------------------------------------------
Machos -> cera cor de rosa-pálido
Fêmeas -> cera castanha
Brancos de olhos vermelhos -> Albinos
Amarelos de olhos vermelhos -> Lutinos
Quer os Albinos, quer os Lutinos têm o tipo de reprodução chamado "Reprodução ligada ao sexo" (não te vou pôr aqui o conteúdo técnico, porque era axaustivo).
Mas deixo-te aqui algumas combinações:
Macho Albino x Fêmea Albino = 100% Albino
Macho Albino x Fêmea Azul = 50% Machos Azul/Albino
50% Fêmeas Albino
Macho Azul/Albino x Fêmea Albino = 25% Machos Azul/Albino
25% Machos Albino
25% Fêmeas Azul
25% Fêmeas Albino
Macho Azul/Albino x Fêmea Azul = 25% Machos Azul
25% Machos Azul/Albino
25% Fêmeas Azul
25% Fêmeas Albino
Macho Azul x Fêmea Albino = 50% Machos Azul/Albino
50% Fêmeas Azul
Macho Azul x Fêmea Azul = 100% Azul
Macho Lutino x Fêmea Azul = 25% Machos Verde/Azul, Lutino (ou Albino)
25% Machos Azul/Albino
25% Fêmeas Lutino
25% Fêmeas Albino
P.S: Belo post... lamarosa. Dá-lhes na cabeça...
Um abraço.
Peter
Identificação dos sexos (Albinos e Lutinos):
-------------------------------------------------
Machos -> cera cor de rosa-pálido
Fêmeas -> cera castanha
Brancos de olhos vermelhos -> Albinos
Amarelos de olhos vermelhos -> Lutinos
Quer os Albinos, quer os Lutinos têm o tipo de reprodução chamado "Reprodução ligada ao sexo" (não te vou pôr aqui o conteúdo técnico, porque era axaustivo).
Mas deixo-te aqui algumas combinações:
Macho Albino x Fêmea Albino = 100% Albino
Macho Albino x Fêmea Azul = 50% Machos Azul/Albino
50% Fêmeas Albino
Macho Azul/Albino x Fêmea Albino = 25% Machos Azul/Albino
25% Machos Albino
25% Fêmeas Azul
25% Fêmeas Albino
Macho Azul/Albino x Fêmea Azul = 25% Machos Azul
25% Machos Azul/Albino
25% Fêmeas Azul
25% Fêmeas Albino
Macho Azul x Fêmea Albino = 50% Machos Azul/Albino
50% Fêmeas Azul
Macho Azul x Fêmea Azul = 100% Azul
Macho Lutino x Fêmea Azul = 25% Machos Verde/Azul, Lutino (ou Albino)
25% Machos Azul/Albino
25% Fêmeas Lutino
25% Fêmeas Albino
P.S: Belo post... lamarosa. Dá-lhes na cabeça...

Um abraço.
Peter
-
- Membro Veterano
Obrigada pela mensagem objectiva. Apesar de eu ter merecido a «cabeçada»...
Mas não deixa de ser verdade, que se usa um gene deficiente para criar novas mutações... Ou não? Porque muito interessante q seja o passatempo, não é muito respeitador dos bichitos e da Natureza das coisas.
Mas não deixa de ser verdade, que se usa um gene deficiente para criar novas mutações... Ou não? Porque muito interessante q seja o passatempo, não é muito respeitador dos bichitos e da Natureza das coisas.
-
- Membro
- Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)
sahara, por aquilo que eu sei o albinismo nos periquitos é uma mutação como todas as outras, logo penso que não se trata de usar genes deficientes ou não.
Não tenho conhecimento que as mutações de cor dos periquitos afectem a saúde deles (eu já criei muitos periquitos com mutações diferentes, e sinceramente quer em termos de saúde quer em termos de comportamento não notei nenhuma diferença entre eles), porque senão então só os de cor verde clara é que seriam os normais, porque é a coloração base dos periquitos australianos.
Todas as outras cores que actualmente existem são mutações tais como os albinos e os lutinos.
Se assim não fosse, eu também não faria criação deles.
Não tenho conhecimento que as mutações de cor dos periquitos afectem a saúde deles (eu já criei muitos periquitos com mutações diferentes, e sinceramente quer em termos de saúde quer em termos de comportamento não notei nenhuma diferença entre eles), porque senão então só os de cor verde clara é que seriam os normais, porque é a coloração base dos periquitos australianos.
Todas as outras cores que actualmente existem são mutações tais como os albinos e os lutinos.
Se assim não fosse, eu também não faria criação deles.
-
- Membro Veterano
Era só uma auto-meditação...Eu adoro os meus periquitos e os próximos q comprar serão albinos...Sempre quero ver o q é q dá...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Os Albinos têm os dois genes recessivos, por isso são albinos e raros, são encontrados com frequência pois são feitos muitos cruzamentos entre estes piriquitos.
Têm olhos vermelhos, pelo que sei as fêmeas têm cera branca, e castanha quando estão a meter ovos. E a mancha que eles normalmente têm dos dois lados afastadas do bico são brancas. (tive uma)
Têm olhos vermelhos, pelo que sei as fêmeas têm cera branca, e castanha quando estão a meter ovos. E a mancha que eles normalmente têm dos dois lados afastadas do bico são brancas. (tive uma)
-
- Membro
Os periquitos albinos têm em comum o facto de terem a total ausência de melanina, da camada reflectora azulada e do pigmento amarelo.
As fêmeas são brancas de olhos vermelhos e a cera é acastanhada.
Os machos são brancos de olhos vermelhos e a cera tem um tom rosado.
As fêmeas são brancas de olhos vermelhos e a cera é acastanhada.
Os machos são brancos de olhos vermelhos e a cera tem um tom rosado.
-
- Membro
Então ?! Compraste o periquito ainda novinho ?
Os machos têm tendência a serem mais mexidos que as fêmeas, mesmo quando ainda são novos (ou seja, numa altura, em que a cor da cera ainda não é muito diferenciada).
Os machos têm tendência a serem mais mexidos que as fêmeas, mesmo quando ainda são novos (ou seja, numa altura, em que a cor da cera ainda não é muito diferenciada).
-
- Membro Veterano
Bom, acho que é uma fêmea...Não é lá muito mexida, e foi saudada pelos machos e «bicada» pelas fêmeas, o q cá na minha terra quer dizer que...
Claro que observo as aves antes de as comprar, mas numa gaiola com 20 pássaros lá dentro, joga-se a mão e aqui vai disto!
Esta loja tinha a particularidade de ter um viveiro bastante razoável, com 4 pássaros brancos lá dentro. Isto meses a fio... ( como eu passava lá de carro até pensei q eram canários ).
Por isso é q fui comprar lá, porque tinha a certeza de não serem juvenis. Qd lá cheguei, tinham mudado o viveiro para uma gaiola menor com montes de pássaros, com os 4 albinos lá dentro... Agora não me atrevo a comprar lá outro albino, porque até devem ser da mesma ninhada...
Claro que observo as aves antes de as comprar, mas numa gaiola com 20 pássaros lá dentro, joga-se a mão e aqui vai disto!
Esta loja tinha a particularidade de ter um viveiro bastante razoável, com 4 pássaros brancos lá dentro. Isto meses a fio... ( como eu passava lá de carro até pensei q eram canários ).
Por isso é q fui comprar lá, porque tinha a certeza de não serem juvenis. Qd lá cheguei, tinham mudado o viveiro para uma gaiola menor com montes de pássaros, com os 4 albinos lá dentro... Agora não me atrevo a comprar lá outro albino, porque até devem ser da mesma ninhada...

-
- Membro Veterano
Moral da história:
tenho um casal de azuis de asas cinzentas, mas o macho é quase branco;
tenho outro casal em que o macho é verde claro, de asas cinzentas, com a face amarela e pintas violeta, e a q eu não sei se é mesmo fêmea, apesar de estarem sempre a «trocar alimento», tem as mesmas cores mas tipo «mosaico» : amarela até meio, dois tons de verde e as duas «spots» violeta, e a cera lilás e as patitas ainda rosa ( ainda é juvenil ). Erro de principiante...
Mais os hóspedes ( um azul malhado e uma fêmea albina muito agressiva ) e agora, a «fêmea» albina.
Estava a pensar mandar os hóspedes para casa deles e comprar um macho malva ( violeta ) para ficar a comunidade equilibrada...
Q achas, peteralien?
tenho um casal de azuis de asas cinzentas, mas o macho é quase branco;
tenho outro casal em que o macho é verde claro, de asas cinzentas, com a face amarela e pintas violeta, e a q eu não sei se é mesmo fêmea, apesar de estarem sempre a «trocar alimento», tem as mesmas cores mas tipo «mosaico» : amarela até meio, dois tons de verde e as duas «spots» violeta, e a cera lilás e as patitas ainda rosa ( ainda é juvenil ). Erro de principiante...
Mais os hóspedes ( um azul malhado e uma fêmea albina muito agressiva ) e agora, a «fêmea» albina.
Estava a pensar mandar os hóspedes para casa deles e comprar um macho malva ( violeta ) para ficar a comunidade equilibrada...
Q achas, peteralien?
-
- Membro Veterano
Peteralien! Acabei de descobrir q és do Shangai!
A loja q me refiro é em Alhos Vedros, provavelmente até já lá passaste!
A loja q me refiro é em Alhos Vedros, provavelmente até já lá passaste!