ACTUALIZADO COM FOTOS :Pedido ajuda: Socializar gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Lacrima
Membro Júnior
Registado: quarta jul 15, 2009 9:10 pm

domingo nov 11, 2012 9:42 pm

Boa noite, preciso de umas dicas, ou mesmo ajuda para socializar um gatinho com 4 a 5 meses que recolhi da rua, após umas horas cansativas a recolher cães bebés de umas matilhas na minha zona, ao voltar à zona de gatos onde tinha deixado a armadilha, qual não foi o espanto que consegui capturar um dos gatinhos.

Super assustado este debateu-se na armadilha, deu cabeçadas até fazer sangue no narizinho e na boca (nada de grave),umas horas depois fomos ao veterinário e nem vacina, nem desparasitação, nem temperatura, nem verificar pulgas/carraças, não deixou ver nada, simplesmente atirava-se contra paredes tentando trepa-las e bufava de medo.

Ao final de uns minutos desistimos de insistir, pois o menino estava super stressado. Naquele momento (para além do facto de me ter apaixonado por ele no primeiro instante) pensei que iria ser muito complicado leva-lo para o abrigo ou deixa-lo com outra pessoa que não pudesse dar atenção, e então ficou decidido, eu ficava com ele.

Em casa, coloquei-o num quarto sozinho, com tudo à sua disposição, wc, comida, água, brinquedos, e deixei-o a conhecer o sitio deixando-o sair da transportadora. Vimos então que iria ser uma guerra complicada.

Hoje já conseguimos fazer-lhe "festas" muito ao de leve, com calma quando ele se enfia por entre as caixilharias da janela, tentamos falar com ele, mas ele está tão assustado que a sua respiração fica ofegante e não queremos pressiona-lo muito! De tarde ao mexer na cabeça acabamos por descobrir uma carraça na orelha que entretanto conseguimos tirar a muito custo.

Mas resumo da história (que desculpem ser longa, mas preciso explicar o que se passou desde o inicio), ele não se deixa tocar de forma alguma, se nos chegamos muito ele bufa sem parar e encolhe-se.

E queria vos pedir uma ajuda ou até mesmo opiniões se já passaram por situações semelhantes do que acham que devo fazer para ajudar este menino a ambientar-se e a ganhar confiança com as pessoas, e também porque é crucial fazer um check up e desparasita-lo sem falta.

Se me puderem dar uma ajuda seja de que forma for, agradeço imenso, pois queremos que este menino se ambiente e esteja junto de nós sem haver medo, é o mais importante.

P.S.: O sitio de onde o capturamos é um mato onde existem varias matilhas e gatos, e infelizmente para onde vão uns que se intitulam de "senhores" que levam os seus cãezinhos para incita-los a lutar e mais concretamente a caçar os gatos e cães bebés que por ali andam, por isso não sei se ele alguma vez teve algum problema com isto, mas esperemos que não!

Agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar, porque amanhã vou buscar outro gatinho recolhido da rua, da mesma idade, mas este é muito dócil :)

Obrigada
Marta
Última edição por Lacrima em quinta dez 13, 2012 5:35 pm, editado 1 vez no total.
<p align="center"><strong>&ldquo;S&ecirc; a mudan&ccedil;a que queres ver no Mundo&rdquo; </strong>(Mahatma Ghandi)</p>
<p align="center">&nbsp;</p>
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo nov 11, 2012 10:17 pm

Boa noite

Desde já parabéns por ter adoptado este gatinho. É normal que tenha medo e ainda por mais está num sítio que não conhede e não está socializado.

Não tenho muita experiência nestes casos, mas acho que está no caminho certo. Levar as coisas com calma e não o precionar muito.

Muita calma e ignorar os comportamentos mais agressivos que tiver. E vai precisar de muita paciência pois pode demorar tempo. Cada gato é um caso, e não há dois gatos iguais, como qualquer animal. Vamos lá ver como se vão passar as coisas.

Eu tenho em casa uma gata que no princípio era muito agressiva, chegando mesmo a morder. Mas no meu caso até cometi alguns erros, que agora, com aquilo que sei, não os repetiria. Agora está muito mais calma, embora continue um pouco resmungona e não goste muito de mimos prolongados. E não se dá bem com a gata mais velha.
Lacrima
Membro Júnior

domingo nov 11, 2012 10:33 pm

ambv Escreveu:Boa noite

Desde já parabéns por ter adoptado este gatinho. É normal que tenha medo e ainda por mais está num sítio que não conhede e não está socializado.

Não tenho muita experiência nestes casos, mas acho que está no caminho certo. Levar as coisas com calma e não o precionar muito.

Muita calma e ignorar os comportamentos mais agressivos que tiver. E vai precisar de muita paciência pois pode demorar tempo. Cada gato é um caso, e não há dois gatos iguais, como qualquer animal. Vamos lá ver como se vão passar as coisas.

Eu tenho em casa uma gata que no princípio era muito agressiva, chegando mesmo a morder. Mas no meu caso até cometi alguns erros, que agora, com aquilo que sei, não os repetiria. Agora está muito mais calma, embora continue um pouco resmungona e não goste muito de mimos prolongados. E não se dá bem com a gata mais velha.

Obrigada pela resposta :)
E sim, o mais importante aqui é ter muito calma e paciência, pois este menino está mesmo assustado, e deve ter tido más experiências, mas penso que com tempo vamos conseguir, só quero mesmo ter a certeza de que fazemos tudo bem e como refere, para não cometer erros, só quero que ele tenha confiança em nós :)
<p align="center"><strong>&ldquo;S&ecirc; a mudan&ccedil;a que queres ver no Mundo&rdquo; </strong>(Mahatma Ghandi)</p>
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

quinta nov 15, 2012 10:20 am

Já experimentou o Controlo de Estresse Feliway Difusor ?

Costuma ter bons resultados a acalmar os gatos.
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
Lacrima
Membro Júnior

quinta nov 15, 2012 10:04 pm

Craycats Escreveu:Já experimentou o Controlo de Estresse Feliway Difusor ?

Olá :) antes de mais obrigada pela resposta!
Por acaso nunca ouvi falar :x isso pode comprar-se onde? Lojas de animais, grandes superficies, online?
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sexta nov 16, 2012 2:35 am

Pelo local onde diz que o apanhou esse menino deve já ter sofrido demais com tão pouco tempo de vida,são os bons senhores que temso que acham muita piada ver os seus belos cães matando animais indefesos.

Creio que vai ao lugar mas com muita calma, carinho e sem forçar tentando sempre mimos e quem sabe ele aprecie conversa com voz tranquila algo que decerto nunca teve.

boa sorte ao gatuxo e obrigada por ter salvo mais um amigo sem lar :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Mortheph
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2008 11:19 pm

sexta nov 16, 2012 4:37 am

Já tive um gato recolhido da rua com uns 3 meses... ao inicio não foi nada fácil, mas com o tempo ele habituou-se perfeitamente... depois de uma semana em casa ele já deixava fazer algumas festinhas. Talvez lhe vá acontecer o que aconteceu com o meu gato: ele nunca tolerou que mais ninguém (a não ser os que viviam com ele diariamente), a lhe fazerem festinhas, brincar, aproximar etc. (o que não é mau de todo! :P)
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

sexta nov 16, 2012 8:26 am

Lacrima Escreveu:

Por acaso nunca ouvi falar :x isso pode comprar-se onde? Lojas de animais, grandes superficies, online?
Eu comprei no veterinário. Mas na online na tienda também há e é muito mais barato.
Tive um problema com os meus por causa de obras e funcionou muito bem.

Boa sorte!
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
Lacrima
Membro Júnior

segunda nov 19, 2012 10:45 am

CarlotaSMAR Escreveu:Pelo local onde diz que o apanhou esse menino deve já ter sofrido demais com tão pouco tempo de vida,são os bons senhores que temso que acham muita piada ver os seus belos cães matando animais indefesos.

Creio que vai ao lugar mas com muita calma, carinho e sem forçar tentando sempre mimos e quem sabe ele aprecie conversa com voz tranquila algo que decerto nunca teve.

boa sorte ao gatuxo e obrigada por ter salvo mais um amigo sem lar :arrow:

Olá :) Obrigada pela resposta :)
Este menino de facto de já está melhor, com calma e tempo nada que não se consiga, claro que não significa que ele se torne super sociável, mas não podemos pedir muito dele.

E de facto nós já conseguimos tocar-lhe e fazer-lhe festas, quando ele come é a melhor altura, ele fica todo contente, ronrona, mia pisca os olhos e quando fazemos festa até ao rabo, ele levanta o rabo todo ^^

Nota-se que ele gosta de mim, só que nunca deixa de ser desconfiado, mas já é uma vitória lhe fazer festas e ele brincar conosco:))) sem se deixar chegar muito, mas no entanto..é bom!
Lacrima
Membro Júnior

segunda nov 19, 2012 10:46 am

Craycats Escreveu:
Lacrima Escreveu:

Eu comprei no veterinário. Mas na online na tienda também há e é muito mais barato.
Tive um problema com os meus por causa de obras e funcionou muito bem.

Boa sorte!

Vou ver então, pode ser que funcione bem de facto, e até para as minhas meninas que ficam super stressadas com as obras aqui na rua :/

Obrigada :)
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça dez 04, 2012 6:36 pm

Como está o felino?? :)
Lacrima
Membro Júnior

quinta dez 13, 2012 5:14 pm

Olá a todos!

Este menino tendo em conta o tempo que passou não podia estar melhor, está um leãozinho, e o mano emprestado que veio depois dele está um tigrezinho ^^

Aqui vão fotos :)))))

O laranjinha é o Keiko (o menino problemático que já está bem melhor)
O tigrado é o Suki que é superrrrrrrrr mimalho desde o primeiro dia :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Lacrima
Membro Júnior

quinta dez 13, 2012 5:31 pm

Olá a todos!

Este menino tendo em conta o tempo que passou não podia estar melhor, está um leãozinho, e o mano emprestado que veio depois dele está um tigrezinho ^^

Aqui vão fotos :)))))

O laranjinha é o Keiko (o menino problemático que já está bem melhor)
O tigrado é o Suki que é superrrrrrrrr mimalho desde o primeiro dia :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
TiGato
Membro
Registado: segunda jul 23, 2012 11:31 am

quinta dez 13, 2012 5:41 pm

Lindos! Felicidades.
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta dez 13, 2012 5:55 pm

Lindos, Parabéns pela adopção :D
Responder