Tem estado tudo calmo felizmente.
Quer dizer, com o meu vizinho tem estado tudo calmo mas, na 4ª à noite apanhei um susto dos diabos.
Fui passear com a Maria e, como habitualmente, vou pelas traseiras de minha casa e depois vou pela parte da frente até ao cimo da rua. Quando ía nesta 2ª parte do passeio vi um canito à solta e, de imediato voltei para trás mas, a uma distância bem grande dele.
Não é que o raio do cão veio pela avenida fora desenfreado e, quando chegou perto dela se atirou literalmente para cima? A Maria assustadíssima ficou logo com o pêlo em pé e a rosnar. Eu aflita pois o desgraçado do bicho não a largava e, obviamente que eu não podia com 25 kg ao colo. Aflitíssima comecei a pedir ajuda para afastarem o cão dela de forma a poder ir para o prédio e, ninguém se mexia. Era ela a rodopiar, o canito em cima dela aos pulos, ela cada vez mais assustada.
Houve uma rapariga que se aproximou e tentou afasfá-lo mas, coitada também tinha medo que ela a mordesse. Ao fim duns 3/4 minutos lá consegui arrastá-la para o prédio. Nisto apareceu um fulano com a maior das descontrações a chamar o cão e, obviamente que comecei logo a "mandar vir" com ele a perguntar se não conhecia a lei.
Sabem o que ele me respondeu? Que não havia problema pois ele era cão e ela era cadela.
Passei-me e respondi-lhe que isso não era argumento para a irresponsabilidade dele, pois a distância que o cão percorreu para se atirar a ela, não dava para ver se ela era cão ou cadela e, como tal, ele corria sérios riscos para além de poder vir a arranjar problemas para quem cumpria a lei, uma vez que a cadela estava assustadíssima e podia ter mordido o cão dele.
Ele finalmente lá agarrou o cão que, tinha um pedacinho de trela.
Vim para casa nervosíssima e ao fim de cerca de 10/15 minutos lá desci com a Xiquinha. Esta gosta de começar o passeio pela parte da frente do prédio. Quando vamos a chegar perto da farmácia, aparece novamente o tresloucado do cão a ... tungas, atirou-se à Xiquinha.
Esta ladrava furiosamente, o cão em cima dela aos pulos ... nisto aparece novamente o dono e, para além de lhe ter chamado irresponsável, perguntei-lhe se não achava que era um pouco demais o cão dele "atacar" por duas vezes seguidas os cãos do mesmo dono.
Argumentei também que, a sorte dele é que o cão tinha sido o 1º a passear e que esse não gosta de ir para a parte da frente do prédio pois, caso tal tivesse acontecido, certamente ele iria acabar a noite no vet com o cão dele.
Acho "fantástica" esta irresponsabilidade de certos donos que deixam os animais soltos, ainda por cima animais que não são minimamente obedientes, correndo riscos desnecessários e podendo arranjar problemas não só para eles como para aqueles que estão dentro da lei e cumprem com o que lá está estipulado.
Se volto a encontrar este cão, nem penso duas vezes ... chamo a polícia e mais nada.