Ajuda!! O que saber antes de comprar um gato persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

segunda nov 12, 2012 12:13 pm

fm88 Escreveu:Qual o valor/quantidade de ração gastam por mês?
Eu assim não lhe consigo dizer porque, como tenho 3 gatos, não posso avaliar quanto come só o Persa...
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Garfield2010
Membro Veterano
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

segunda nov 12, 2012 12:14 pm

paulacris2 Escreveu:Desculpe, isso não é um gato, é um leão bebé, que coisa mais linda, também já espreitei o tópico e percebi o quanto já sofreu....
È mesmo, tem alturas em que tosquiado e por causa da côr parece mesmo um leão bebé... :lol:
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Garfield2010
Membro Veterano

segunda nov 12, 2012 12:17 pm

sxmota Escreveu:Nunca me calharam persas, só tive alguns em FAT durante alguns dias (todos já com dono, apenas "em trânsito") e apesar de ter gostado do seu temperamento, não me imagino com um. Ocupam-nos muito tempo - escovar, limpar olhos, limpar pêlo e só para terem um ar "digno"... UFA! Tenho conseguido evitar e mesmo alguns casos que procuravam donos e me fizeram o "choradinho", consegui encaminhar para quem realmente aprecia e sabe cuidar destas criaturinhas tão dependentes de nós.

Em relação aos mercados paralelos e marginais.. nem sei que diga. Tud se vende, porque tudo se compra, nem sei quem é mais culpado, se aquele que procura, se aquele que oferece... exploradores, todos, sem dúvida, e depois aparecem os casos complicados em situações horrendas. Nenhum animal merece sofrer, é certo, mas acho os persinhas tão frágeis... acho que nenhum conseguiria sobreviver na rua, se para alguns gatos comuns isso já é tão difícil, para um persa é verdadeiramente atroz, ao fim de dois dias já parecem uma esfregona velha e remelosa, tadinhos. Já para nao falar dos que sofrem de doenças genéticas devido aos cruzamentos sem escrúpulos...

Não critico quem compre, eu não seria capaz de comprar e estar a alimentar sei lá que negócios obscuros, já não confio em ninguém; e com o dinheiro que gastaria a comprar um bom exemplar, mesmo que de companhia, poderia ajudar os desafortunados. Também não concebo a compra e a venda de animais como se de coisas se tratassem, como se pudessemos atribuir um valor a um ser que não nos pertence. Quando isso é feito com humanos chama-se escravatura e, caramba, os animais não são nossos escravos... :/
Com a perda do oskita considerei a sério a compra de um persa até proque, sempre disse que a ter outro gato, seria desta raça. Apesar do trabalho, em termos de personalidade, se forem todos como o meu, é completamente compatível comigo. Mas a verdade é que não fui capaz, com tantos gatinhos a precisarem de lar não fui capaz de gastar dinheiro com a compra de um animal. Não critico quem o faça mas eu não fui emsmo capaz de o fazer...

Mas adoro a raça, é um facto e eu nem era grande fã de Persas. Primeiro estranha-se e depois entranha-se...
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
KDeG
Membro
Registado: quinta ago 30, 2012 10:43 pm

segunda nov 12, 2012 8:42 pm

fm88 Escreveu:Qual o valor/quantidade de ração gastam por mês?
Quer o valor quer a quantidade vão depender da ração e do gato.

Para ter uma ideia:

O meu come em média 80 g (uns dias um pouco mais mas raramente menos)
Compro o saco de 10 Kg da ROYAL CANIN KITTEN PERSIAN por 65,50€, numa estimativa rápida dá cerca de 0,53€ por dia em alimentação, ou seja, uns 16€ por mês.

Cumps.
"People who say it cannot be done should not interrupt those who are doing it"
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça nov 13, 2012 3:05 am

KDeG espreite os sites espanhois da Zooplus e da Tienda e veja o preço da ração pq a partir dos 39 euros de compras não tem portes de correio, creio que lá fica mais economica.

Eu vou conseguindo por aqui a RC bastante economica mas...não é apenas um gatuxo e o preço especial não é propriamente para mim,alguem amigo o consegue, caso contrario iria até Espanha mesmo por lá é tudo mais economico.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
KDeG
Membro
Registado: quinta ago 30, 2012 10:43 pm

terça nov 13, 2012 8:55 am

CarlotaSMAR Escreveu:KDeG espreite os sites espanhois da Zooplus e da Tienda e veja o preço da ração pq a partir dos 39 euros de compras não tem portes de correio, creio que lá fica mais economica.

Eu vou conseguindo por aqui a RC bastante economica mas...não é apenas um gatuxo e o preço especial não é propriamente para mim,alguem amigo o consegue, caso contrario iria até Espanha mesmo por lá é tudo mais economico.
Olá!

É o que tenho feito CarlotaSMAR, a ração bem como quase tudo é comprada na tienda, poupo logo cerca de 20 € só na ração. Entregam sem portes, rapidamente e sem stress e o Garfield recebe sempre um miminho!

Os preços são efectivamente bons, e para além disso, têm promoções pontuais e apôs cada compra ficamos com um "vale" correspondente a 3% do seu valo para gastar na próxima encomenda.
"People who say it cannot be done should not interrupt those who are doing it"
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

terça nov 13, 2012 9:57 am

Qto a vcs eu nao sei...mas a mim sai-me mais caro ir a espanha pois moro a 70 km de huelva.Ir a espanha nao é um saltinho....so de gasoleo devem ser uns qse 12 euros de viagem fora o desgaste do carro e o tempo perdido.mm ke meta gasoleo e traga coisas, nao compensa tto tempo perdido... mandar vir pela net continua a ser a preferencia.
fm88
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 11:11 am

segunda dez 17, 2012 10:27 am

Obrigada pelas respostas.

Sempre me decidi e comprei uma gatinha persa e estou completamente rendida! Ela é uma doçura, muito carinhosa. Mas também faz das suas, ainda no sábado estava muito bem a dormir de manhã e ela andava em cima de mim e pela casa a fazer correrias para me acordar. É uma fofura.

É de facto uma raça que exige mais tempo para os cuidados. Todos os dias escovar e limpar os olhos, e as vezes la acontece sujar o pelo a ir à wc e tenho de a lavar e secar. Contudo, este "trabalho" não custa nada, já faz parte da rotina, e é recompensador, sem duvida.

Fiquei apaixonada pela minha gatinha e pela raça persa, são sem duvida gatos muito inteligentes. Para verem a minha gatinha ao inicio não ia ao arranhador, então eu fui la com ela raspei lá as minhas unhas, e ela começou fazer o mesmo às dela, indo lá sempre agora afiá-las.

Estou bastante satisfeita com a decisão que tomei... Já não me imagino sem ela :)

Sem duvida que a escolha do criador é muito importante, e ter atenção às condições em que os gatinhos vivem. A minha vivia em ambiente familiar e está muito bem socializada e acho que isso é muito importante.

Muito obrigada a todos por me terem dado dicas que me ajudaram a ter uma decisão consciente.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda dez 17, 2012 10:17 pm

Gostava tanto de ver fotos dela...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

segunda dez 17, 2012 10:30 pm

dinodane Escreveu:Gostava tanto de ver fotos dela...

2x

Fotosssssssssss pleaseeeeee :oops: :oops: :oops:
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça dez 18, 2012 12:44 am

Fm88 a inteligencia e carinho é igual a 1 gato srd ou persa e falo por tudo que tenho mas tambem pelo que vou sabendo e lendo sobre animais em geral.

Conta muito o carinho que elem desde pequenotes recebem e tudo que lhes é ensinado prevalece.

boa sorte á sua gatuxa e se houver fotos são benvindas.
Última edição por CarlotaSMAR em quarta dez 19, 2012 1:23 am, editado 1 vez no total.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça dez 18, 2012 2:48 pm

Praticamente todos os gatos de criador, independentemente da raça, são meigos. Nascem nos nossos quartos, são altamente manuseados, descendem de gerações e gerações de gatos dóceis e dependentes.

Para mim a característica mais marcante, e que me levou à raça, do Persa é a sua soberana tranquilidade. Em adultos não são chatos, não fazem disparates, não trepam para sítios esquisitos, não se põem a balir como cabras durante horas, não andam histericamente à pancada uns com os outros.

E sim, conheço praticamente todas as raças e sim a maioria delas são chatas. 8)

O Persa/Exótico é o molosso do mundo felino, porta-se como um cão gigante: é sossegado.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 18, 2012 8:30 pm

Como recém proprietária de Persa, acho que irá gostar desta leitura:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=30134

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Garfield2010
Membro Veterano

quarta dez 19, 2012 3:27 pm

WaterMonitor Escreveu:Praticamente todos os gatos de criador, independentemente da raça, são meigos. Nascem nos nossos quartos, são altamente manuseados, descendem de gerações e gerações de gatos dóceis e dependentes.

Para mim a característica mais marcante, e que me levou à raça, do Persa é a sua soberana tranquilidade. Em adultos não são chatos, não fazem disparates, não trepam para sítios esquisitos, não se põem a balir como cabras durante horas, não andam histericamente à pancada uns com os outros.

E sim, conheço praticamente todas as raças e sim a maioria delas são chatas. 8)

O Persa/Exótico é o molosso do mundo felino, porta-se como um cão gigante: é sossegado.
Explicou esxactamente os motivos que também me fazem ser uma apaixonada pela raça. tendo em conta que tenho 2 rafeirosos do mais estouvados que existem, o Vicente é um verdadeiro sossego. O meu orgulho e o meu oásis felino...

Á excepção dos ataques de mau feitio...
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta dez 19, 2012 7:57 pm

Pois, alguns têm mesmo mau feitio. Mas devido ao formato corporal bojudo, não conseguem causar os danos que outro gato qualquer consegue. :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”