A minha Golden Retriever de 8 semanas morde muito.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Mario8585
Registado: segunda dez 17, 2012 7:07 pm

segunda dez 17, 2012 7:22 pm

Boa noite,

Gostava de ouvir algumas opiniões e pessoas mais experientes em relação ao seguinte assunto:

Tenho uma cadela Golden Retriever com 8 semanas. Como é normal em todos os cachorros da sua idade, ela gosta muito de morder. Morde cadeiras, brinquedos, cordões, almofadas, enfim tudo o que lhe aparece à frente.

Ela também gosta muito de morder as mãos das pessoas. Se ela estiver bem acordada e pegarmos nela, ela vai procurar de imediato as nossas mãos. Algo que considero normal, no entanto o que eu estranho é que por vezes quanto dizemos que não, ou não deixamos, ela começa a ladrar e faz mesmo "cara de má", mostrando que está descontente (desculpem-me a expressão). É esse ladrar e a dita "cara de má" que me preocupam. A veterinária já disse que ela provavelmente seria a líder da ninhada.

Acham que é uma atitude normal de um filhote ou podem ser indícios de um distúrbio de comportamento, que deverá ser cuidado e acompanhado com especial cuidado?

O resto de comportamento é perfeitamente normal. Já dorme sozinha sem chorar, gosta de brincar e correr, come sempre tudo e as fezes estão bastante consistentes, duas vezes por dia aprox.

Mário Almeida
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

segunda dez 17, 2012 7:23 pm

Ha quanto tempo é que a tem?

Pedro
Mario8585

segunda dez 17, 2012 7:34 pm

Há uma semana semana.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda dez 17, 2012 7:37 pm

Todos os bebés fazem isso e dói que se farta. Todos os donos dizem "não" e param de brincar. Mas eles fazem isso durante um período e depois acabou.

Pelo menos os meus cães foram assim.
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

segunda dez 17, 2012 7:38 pm

pois, eu tenho um problema semelhante com o meu leão da rodésia que está com 9 semanas..
se tiverem respostas mais informadas também agradecia.

acabei de colocar um tópico aqui:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=102034
diogosvp
Membro Veterano

segunda dez 17, 2012 7:41 pm

a verdade é que o meu anterior arraçado de pit bull também começou assim, e com o tempo aprendeu a brincar e tornou-se um cão amoroso, sem qualquer tipo de problema.
Li algures que é normal enquanto são jovens morderem com força, e que é com a matilha que aprendem a não magoar... mas é sempre por tentativa erro.. e sendo que agora somos nós a matilha deles, vai ter que ser connosco essa aprendizagem...
Mario8585

segunda dez 17, 2012 7:46 pm

Eu tenho algum receio que tenha haver com o facto de a minha Golden ter vindo demasiado cedo e não ter tido tempo de aprender a inibição da mordida com os irmãos e mãe. Não fui eu que a comprei portanto não pude controlar essa situação.
ElMariachi
Membro Veterano

segunda dez 17, 2012 7:50 pm

Se nao aprendeu tem que a ensinar.. :wink:

Sempre que tiver essa atitude agarre-a pelo cachaço (não se assuste se ela der um ganido) e sacuda pois seria exatamente isso que a mãe faria se estivesse com ela..

De resto tem que ter calma e paciencia..ainda é nova e é nesta idade que tem de reprimir estas atitudes.

Pedro
diogosvp
Membro Veterano

segunda dez 17, 2012 7:59 pm

estou a ter a mesma discussão no outro tópico.

e quanto a forma de repreenssão discordo completamente. Anstes do leão da rodésia tive um arraçado de pit bull que tb veio com seis semanas e como tal não teve tempo de aprender a inibição da mordida, e teve que o fazer comigo.
Sempre que morde as maos, leva apenas um "NÃO" firme e interrompia a brincadeira por um minuto. depois voltava e dava-lhe um brinquedo onde podia morder. É importante que o cachorro não identifique a tua mão como algo que o vai magoar, (como uma palmada, ou uma abanadela no cachaço) porque lhe pode ganhar medo e como tal pode levar a que o cachorro a identifique como uma agressão.
Digo-lhe isto porque já experimentei das duas maneiras com diferentes cães e cada vez sou mais adepto da educação pelo reforço positivo.
Acho que é normal que o cão morda nesta idade e com o tempo ele vai perceber que não precisa de morder para chamar a tua atenção..
ElMariachi
Membro Veterano

segunda dez 17, 2012 8:22 pm

diogosvp Escreveu:estou a ter a mesma discussão no outro tópico.

e quanto a forma de repreenssão discordo completamente. Anstes do leão da rodésia tive um arraçado de pit bull que tb veio com seis semanas e como tal não teve tempo de aprender a inibição da mordida, e teve que o fazer comigo.
Sempre que morde as maos, leva apenas um "NÃO" firme e interrompia a brincadeira por um minuto. depois voltava e dava-lhe um brinquedo onde podia morder. É importante que o cachorro não identifique a tua mão como algo que o vai magoar, (como uma palmada, ou uma abanadela no cachaço) porque lhe pode ganhar medo e como tal pode levar a que o cachorro a identifique como uma agressão.
Digo-lhe isto porque já experimentei das duas maneiras com diferentes cães e cada vez sou mais adepto da educação pelo reforço positivo.
Acho que é normal que o cão morda nesta idade e com o tempo ele vai perceber que não precisa de morder para chamar a tua atenção..
Ok rsp no outro topico.. :roll:

Pedro
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda dez 17, 2012 9:57 pm

O nosso rapaz, um rafeiro agora com 1 ano e meio e 30kg, saiu da ninhada com menos de 2 meses porque apanhou parvovirose e foi o único sobrevivente. Quando era mais pequeno, parecia um autêntico tubarão, e é o cão mais forte em termos de carácter que eu já tive, que para ele as tradicionais palmadas só serviram para o excitar mais. Assim, tive que fazer as coisas de outra maneira (embora os velhos hábitos de palmadas de vez enquando ainda aconteciam... velhos habitos difíceis de abandonar).

Primeiro os cachorros mordiscam porque é a forma como interagem, tal como nós interagimos com as mãos. Segundo eles enquanto passam pela muda dos dentes, precisam de mordiscar e roer como necessidade (uns mais que outros).

1 - é necessário criar um hábito de não brincar com mãos ou pernas ou roupa com os cachorros. Se for para brincar, é com brinquedos e somente brinquedos. O dono terá de descobrir o que o cão gosta.

2 - pode criar um hábito para o cachorro roer os seus ossos ou brinquedos. Muitas vezes reprimir uma necessidade não chega, é preciso redireccioná-la.

3 - ensine o cachorro a interagir gentilmente. Sê gentil com festinhas e fala-lhe com um tom de voz contente mas sem o excitar muito. Mostre-lhe o quanto gosta cada vez que dá lambidelas. O cachorro também começa assim a aprnder que festinhas e massagens sabem bem.

4 - diga "não" se ele for bruto e não poder redireccioná-lo. Se ele não parar, levante e afaste. Se ele for atrás de si, pode fazer 2 coisas, conforme o que der mais jeito - castigo por isolamento temporário num sítio não divertido e sem companhia (para mostrar que se abusar fica isolado da "matilha"); ou pegar pelo cachaço para o imobilizar e afastar os seus dentes, e apenas largar quando ele se acalmar (para mostrar que se o dono não quer, ele não consegue mordiscar por mais que tente, numa forma sem precisar de ser agressivo para ele).

Outra coisa importante é ter regras estruturadas em casa e ser consistente, e muito treino e paciência. Ensinar os comandos "deixa" e "espera" ajudam no controlo de impulsos e assim ajuda também nas brincadeiras.
wishe
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2012 9:40 pm

segunda dez 17, 2012 10:29 pm

Subscrevo.:)

Só acrescento que sou um adepto do "tscht" e do "eih". E quando é para disciplinar uso o mínimo de som possível. Como o outro diz, energia e linguagem corporal.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda dez 17, 2012 10:57 pm

Neste caso em particular, o "Não" e o "Ai" também dão jeito. :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
BichoPapao
Membro
Registado: segunda nov 19, 2012 11:42 am

segunda dez 17, 2012 11:46 pm

Eu uso uma técnica altamente eficaz pelo desconforto... Sempre que morde eu agarro o maxilar inferior, com ou sem a língua, até o cachorro pedir para o largar... depressa aprendem que morder mãos é desconfortável.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça dez 18, 2012 8:42 pm

Ihhhh BichoPapão eu adoro fazer isso quando eles são pequenos e chatos!

Mas nunca fiz como correcção (achava eu), sempre fiz porque gosto imenso de lhes segurar a língua ou o maxilar quando me estão a melgar.

Ainda há pouco tempo a cachorra Bulldog de uma amiga começou a roer-me e eu "trucas" puxei-lhe a língua. :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”