Olá pessoal,
já tenho periquito , um apenas, decidimos que por enquanto o melhor era apenas ter um, e o que aconteceu foi o seguinte:
Ele ainda é bébé pelo que vemos , ainda não mostra a íris branca mas pelo o bico já dá mais ao menos para determinar que é macho.
Só o que está a aconetecer é que já o temos à semanas ,e ele apenas "pia" de vez em quando, pensámos que era da adaptção à casa e aos familiares e isso, mas já se torna regular ,passa os dias com a cabeça enfiada num género de tigela, e quando se movimenta na gaiola tem bastante dificuldade em se equilibrar , será das fraquezas?
Só quando vou ao youtube e coloco-o a ouvir outros periquitos a piar é que ele agita e começa a piar também.
Eu e a minha mãe estamos preocupadas que ele esteja depremido ou será que passa com o tempo ?
Bem agradeço todas as respostas que vieram e agradeço pela a atenção.
Boas Festas!
Periquito deprimido
Isso parece algo mais. Tem a certeza de que ele come sozinho? Que dimensões tem a gaiola?
O melhor será leva-lo a um veterinário.
E quando ele estiver melhor arranjar-lhe uma companhia. São aves de colónia. Não importará muito se for do mesmo sexo ou não.
O melhor será leva-lo a um veterinário.
E quando ele estiver melhor arranjar-lhe uma companhia. São aves de colónia. Não importará muito se for do mesmo sexo ou não.
O problema é esse, pelo que eu e a minha mãe vemos ele apenas anda a comer vitaminas , e está bastante fraco , nós antes de comprar-mos outro ,estávamos à espera para ver se não é alguma doença ou assim , para que mais tarde não contagie o outro.
Quanto à gaiola tem 36 centimetros de comprimento , penso que seja o necessário .
Nós tavamos já a pensar em comprar amanhã porque todos os dias temos o posto a ouvir sons de outros periquitos para ver se ele arrebita mas quando desligo ele volta outra vez ao normal , deprimido.
Obrigada pela resposta , cumprimentos
Quanto à gaiola tem 36 centimetros de comprimento , penso que seja o necessário .
Nós tavamos já a pensar em comprar amanhã porque todos os dias temos o posto a ouvir sons de outros periquitos para ver se ele arrebita mas quando desligo ele volta outra vez ao normal , deprimido.
Obrigada pela resposta , cumprimentos
O que são essas "vitaminas"?
Essa gaiola é menos de metade do que deveria ser. O mínimo seriam 80cm a 100cm com os poleiros nos extremos (para forçar o voo), porém existem umas gaiolas de 60 ou 70cm de comprimento que já desenrascam para um par de periquitos (se não se fizer criação). Mas quanto maior em comprimento melhor.
Não arranje outra ave sem saber o que essa tem.
Leve-a a um vet.
À partida poderia ser uma ave jovem que ainda não se alimenta convenientemente, mas se está aí em casa há semanas, já teria morrido se assim fosse. Porém, se fosse possível alimenta-lo à mão pelo menos uma vez ao dia, talvez fosse melhor. Ainda assim, leve-o a um vet para saber mesmo do que se trata.
Essa gaiola é menos de metade do que deveria ser. O mínimo seriam 80cm a 100cm com os poleiros nos extremos (para forçar o voo), porém existem umas gaiolas de 60 ou 70cm de comprimento que já desenrascam para um par de periquitos (se não se fizer criação). Mas quanto maior em comprimento melhor.
Não arranje outra ave sem saber o que essa tem.
Leve-a a um vet.
À partida poderia ser uma ave jovem que ainda não se alimenta convenientemente, mas se está aí em casa há semanas, já teria morrido se assim fosse. Porém, se fosse possível alimenta-lo à mão pelo menos uma vez ao dia, talvez fosse melhor. Ainda assim, leve-o a um vet para saber mesmo do que se trata.
Enganei-me no que toca ao tempo que ele cá tá , ele tá cá à cinco/seis dias, nem uma semana faz, pensei que fosse mais tempo que o tivesse, mas apenas o tenho à cinco/seis dias.
Suponho que seja esse o problema do periquito, ele ainda é bastante jovem, e que o tenham vendido bébé ,não o tenham ensinado a alimentar-se sozinho, não sabemos o que fazer, maioria dos nossos pássaros tem morrido sucessivamente ultimamente .
Quanto à gaiola, iremos pensar em arranjar uma maior com mais espaço para ele treinar o voou.
Suponho que seja esse o problema do periquito, ele ainda é bastante jovem, e que o tenham vendido bébé ,não o tenham ensinado a alimentar-se sozinho, não sabemos o que fazer, maioria dos nossos pássaros tem morrido sucessivamente ultimamente .
Quanto à gaiola, iremos pensar em arranjar uma maior com mais espaço para ele treinar o voou.
Pois, o problema agora é que hoje acordamos , e ele já estava morto no fundo da gaiola.
Tenho bastante pena porque pensei que se levasse ao vet. ele ficasse melhor, mas não chegamos a tempo disso.
Bem, agradeço as respostas, e da próxima vez já sei o que fazer, gaiola maior e um companheiro para que não se sinta só.
Obrigada a todos

Tenho bastante pena porque pensei que se levasse ao vet. ele ficasse melhor, mas não chegamos a tempo disso.
Bem, agradeço as respostas, e da próxima vez já sei o que fazer, gaiola maior e um companheiro para que não se sinta só.
Obrigada a todos