Educação LEÃO DA RODÉSIA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

terça dez 18, 2012 5:53 pm

maus tratos que muitas vezes vêm mascarados de dominância.
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

terça dez 18, 2012 5:55 pm

vanerodrigues Escreveu:maus tratos que muitas vezes vêm mascarados de dominância.
Isso vai da leitura que faz da situação.
vanerodrigues
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 6:00 pm

concordemos em discordar então? :D
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

terça dez 18, 2012 6:11 pm

vanerodrigues Escreveu:concordemos em discordar então? :D
Acho que ambos os pontos de vista são pertinentes tendo sempre em linha de conta a situação em que aplicam... :wink:
wishe
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2012 9:40 pm

terça dez 18, 2012 6:15 pm

vanerodrigues Escreveu:acho que ai é mais um caso de medo, os gatos são ariscos e não tem medo de atacar aos olhos, os cães têm tendencia a ter-lhes medo e por isso deixam-nos em paz. o mesmo acontece ao contrario o gato ter medo do cão. agora dominância no sentido correto da palavra, não me parece que seja o que ocorra.

mas aconselho uma pesquisa pela google académico sobre dominância entre espécies. foi quando comecei a querer saber mais do assunto a pesquisar livros, tirar cursos e coisas do genero que mudei de opinião , pois também sou do tempo em que o que vigorava era a teoria da dominância. ainda hoje o meu pai é assim.
Se existisse medo, acha que era possível ver cao e gato, ou cao e outra espécie a dormir ou numa outra interacção juntos?

Que não se goste da conotação do termo dominância ainda percebo, mas andar as voltas com o português para no fim dizermos todos o mesmo mas de maneiras diferentes é chato e massador. O termo teoria das hierarquias soa melhor?!
vanerodrigues
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 6:25 pm

só o facto de isso acontecer nos diz que dominância nesse caso não existe. um gato dominante com um cão não se vai enroscar com ele na almofada. gatos dominantes com outros gatos de certeza que não vão partilhar a mesma cama...
vanerodrigues
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 6:25 pm

cmob Escreveu:
vanerodrigues Escreveu:concordemos em discordar então? :D
Acho que ambos os pontos de vista são pertinentes tendo sempre em linha de conta a situação em que aplicam... :wink:

São sim senhor :)
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça dez 18, 2012 6:28 pm

Aqui está uma cadela a repreender uma cria, muito simples e muito eficaz.

http://www.youtube.com/watch?v=HHwmIZv9DpU

Há pessoas que têm o dom de não saber dar uma palmada, em contrapartida, acho que há pessoas que dão a palmada quase como uma cadela repreende o filhote. Nada dramático e eficaz.

Eu fico-me pelo toque no focinho. Em último caso uso palmadas, porque talvez me foi ensinado que não podia dar palmadas aos cães. Ficou sempre no inconsciênte; fui treinada a não dar palmadas.

Mas conheço quem tenha cães "perfeitos", que volta e meia sai uma palmada. :lol:
Acho que depende muito de quem dá a palmada e de quem a recebe.
vanerodrigues
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 6:33 pm

Sim, uma verdadeira reprimenda,sem drama, ganidos, chocalhar pelo cachaço e por ai fora. deu-lhe um latido de aviso, e mesmo quando a cria não parou rosnou-lhe.

tenho que dizer pobre mãe, nem sabe para onde olhar com tanto filhote a fazer travessura XD
Última edição por vanerodrigues em terça dez 18, 2012 6:38 pm, editado 1 vez no total.
vanerodrigues
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 6:38 pm

[quote="Mas conheço quem tenha cães "perfeitos", que volta e meia sai uma palmada. :lol:
Acho que depende muito de quem dá a palmada e de quem a recebe.[/quote]

Tambem conheço pessoas, que volta e meia sai palmada, e não só, com cães perfeitos. no entanto tambem conheço, donos que as dão e o cão é um terror.

no entanto a ideia de que se tÊm que dar palmadas,etc. para o cão ser bem comportado, é que já considero mitos. são tecnicas diferentes. e se formos a ver a maior parte dos cães de terapias ou mesmo os cães guias são ensinados com recurso a tecnicas positiva (e por isso excluem as palmadas em cachorro) e não é por isso que são mal comportados. muitos destes cães são raças consideradas dominantes .
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça dez 18, 2012 6:53 pm

Com os meus, por exemplo, basta o meu tom de voz. Uma vez até me senti mal. Exagerei e o meu cão atirou-se (literalmente) para o chão e colocou-se de barriga para o ar... :roll: Se falasse, diria: "Ok. Ok. Desculpa. Não volto a fazê-lo!"
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça dez 18, 2012 7:00 pm

bhess Escreveu:Com os meus, por exemplo, basta o meu tom de voz. Uma vez até me senti mal. Exagerei e o meu cão atirou-se (literalmente) para o chão e colocou-se de barriga para o ar... :roll: Se falasse, diria: "Ok. Ok. Desculpa. Não volto a fazê-lo!"
:lol:

Sim, acontece...funciona como a rosnadela na espécie deles. :lol:
A palmada técnica (calinada minha eu sei. :oops: ainda hoje falei com o meu avô sobre isto e ele até suspirou... :oops: ), deve ter um efeito semelhante ao toque dos dentes...geralmente a palmada é acompanhada com outras forma de reprovação.
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça dez 18, 2012 7:13 pm

Bom. quanto a essa discussao do assertivo/dominante não vou emitir grandes pareceres.. Concordo com ambos que me parecem estar a falar mais ou menos da mesmo coisa, embora insistindo em dar nomes diferentes...

O que tento fazer é ser o mais consistente possivel, e quando e se porta pior, impor o respeito. às vezes com o "não" dou lhe um toque no focinho, mas nunca lhe dei uma palmada. Já eduquei cães que ficaram bem treinados em que em tempos recorria a elas (isso e outras coisas mais idiotas, como aquela de mostrar os xixis ao cão e dar lhe uma reprimenda), mas era devido à minha ignorância.
Com o tempo, e depois de algumas leituras, decidi fazer a coisa de outra forma. Com o meu cão anterior, um arraçado de pit, funcionou na perfeição. Podia ir inclusive as compras e deixá-lo cá fora a espera sem o prender que ele ficava sentado à minha espera...

E quanto ao mimo, não se preocupem.. ele é mais do que mimado... :wink:
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça dez 18, 2012 7:15 pm

e sim claro.. educação e treino sempre pelo reforço positivo.. apenas me referia às reprimendas..
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça dez 18, 2012 8:37 pm

Eu também sou toda pelo reforço positivo.

Quando fazem $%&# levam um reforço em cheio no nariz que é do mais positivo que há.

Agora (vou-me repetir pela milésima vez) como diz aqui uma pessoa que é a Floripes, há que saber ler o cão. Se a este tipo que tenho lhe desse mais do que um enxota moscas, o cão tinha um chilique.
Responder

Voltar para “Cães”