Algas no aquário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Portwolf
Membro Júnior
Registado: segunda dez 17, 2012 9:38 pm

segunda dez 17, 2012 9:49 pm

Boas noites.
Como novato que sou, tanto na aquariofilia como no fórum, venho colocar-vos uma questão que já deve ter sido debatida, mas à qual não consegui encontrar resposta (apesar de já ter procurado).
Tenho no meu aquário um desenvolvimento de algas (acastanhadas) mesmo por demais.
Já tomaram conta das pedras do fundo, da decoração, do filtro, das paredes..
Tenho feito trocas de água semanais (1/4), colocado sempre a comida aos peixes uma vez por dia e apenas a que consomem em menos de 2 minutos, a temperatura está sempre nos 24~26º, o aquário encontra-se numa sala onde não recebe luz solar directa, tem iluminação programada apenas 8 horas diárias (15~23) e bomba de ar no mesmo horário..
É um aquário pequeno, com cerca de 12 litros, com 2 limpa-fundos, um caracol, 3 neons azuis e 3 rosa. Tem também uma planta totalmente coberta daquilo (não sei o nome do tipo de planta mas posso depois postar fotos).
Tive também 3 guppy mas morreram todos à uns dias.
Foi ciclado e estava tudo ok, mas começou a aparecer o alguedo todo e começou a tomar conta de tudo e todos!

Alguém pode dizer como posso tratar daquilo?
Abraço!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda dez 17, 2012 10:21 pm

É um aquário pequeno, com cerca de 12 litros
Tudo dito.
Batalha impossível e excesso de fauna. 12 litros dá para ter um betta e .. olhe lá.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Portwolf
Membro Júnior

quarta dez 19, 2012 4:15 pm

E agora vou fazer o quê?
Na loja disseram-me que não havia problemas nenhuns com aqueles peixes num aquário tão pequeno.

Não vou eutanizar nenhum!
dinodane
Membro Veterano

quarta dez 19, 2012 4:25 pm

Adquira um aqua maior.

Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta dez 19, 2012 9:03 pm

Tem mesmo de comprar um aquário maior ...
Portwolf
Membro Júnior

quarta dez 19, 2012 9:57 pm

Dinodane, Nitara, obrigado.
Estou a ver que terá mesmo de ser o investimento seguinte.
Até o caracol já ganhou algas na casca...

Algumas perguntas mais:

Qual, segundo a descrição que coloquei acima, será a litragem recomendada?
Entretanto, para impedir a progressão da infestação, o que posso fazer?
Já comprei o raspador, será que posso efectuar a raspagem das mesmas e de seguida fazer uma troca de 50% da água?
Será que se aguentava o tempo suficiente até ciclar outro?
Ao passar os peixes para outro aqua maior, será que não vão "transportar" as algas para ele? (Como o caracol já está "infestado".....)

Cordialmente
Nuno F.
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quarta dez 19, 2012 10:06 pm

A mim disseram-me que havia peixes "comedores" de algas, os ancistros. Tendo esse problema, das algas, o ancistros dá conta de metade?
Sendo a sua base alimentar comida própria para peixes de fundo.
GustavoK
Membro Júnior
Registado: segunda jul 16, 2012 5:09 pm

quinta dez 20, 2012 1:52 am

Titanum Escreveu:A mim disseram-me que havia peixes "comedores" de algas, os ancistros. Tendo esse problema, das algas, o ancistros dá conta de metade?
Sendo a sua base alimentar comida própria para peixes de fundo.
Concordo, aliás, metade não. No meu aquário antigo (também era pequeno) tive uma infestação dessas mesmas algas e comprei um Comedor de Algas Chinês (Gyrinocheilus aymonieri), o peixe limpou o aguá todo em 3 ou 4 dias. E são peixes bonitos, há também a variedade gold do mesmo, ainda que territoriais são bonitos. A desvantagem é que crescem imenso, no seu aquário não era recomendado, visto ainda, que já tem excesso de fauna.
Existe também o Comedor de Algas Siamês (Crossocheilus siamensis) um pouco menor, mas ainda muito grande para o seu aquário.

Os ancistrus, que o Titanum falou, são plecos, na verdade os menores que existem, atingem os 15cm, continuam a ser enormes para um aquário de 12L.

Mas disse que tem um caracol? É estranho ele não tratar dessas algas todas :?
Titanum
Membro Veterano

quinta dez 20, 2012 1:50 pm

Pensava que se fazia distinção entre Ancistrus e Plecostomos. Talvez um caracol não dê conta do recado.. tambem são lentos.
Portwolf
Membro Júnior

quinta dez 20, 2012 7:27 pm

Obrigado pelas respostas, já dá para ter umas luzes do que fazer.
Pergunta parva, mas pertinente..
Adicionar, em vez de um peixe para comer as algas, um caracol..
Sim ou não?
Titanum
Membro Veterano

quinta dez 20, 2012 10:35 pm

O problema com os caracois (as vezes) é que podem dar origem a pragas.
dinodane
Membro Veterano

domingo dez 23, 2012 11:24 pm

Não vai resolver, só vai aumentar a carga biológica do aqua e consequentemente agravar a coisa.

Portwolf
Membro Júnior

segunda dez 24, 2012 2:18 am

Bom, fiz a limpeza ao aquário, inseri uma quantidade minúscula de um tratamento contra algas e mudei para um outro filtro com 3 tipos de esponja, uma delas comprada depois e modificada (corte) para caber lá dentro..

Vamos lá a ver se resulta por uns tempos até ter outro aqua..
Psylocibe
Registado: sábado dez 22, 2012 10:32 am

quinta dez 27, 2012 7:05 pm

Se são umas algas castanhas é normal no inicio da montagem, devem-se ao facto de o aquário ainda não estar completamente estabilizado e normamente desaparecem com o tempo...no entanto aconselho a compra de um aquário maior pois com a sobrelotação pode dar origem a questões mais graves...
Responder

Voltar para “Peixes”