Boa tarde a todos.
A minha história e relativa a 3 periquitos que se encontravam até a pouco tempo numa gaiola todos juntos.
2 Femeas e 1 macho.
Uma primeira femea começa a por ovos, (2 ovos) e passado 2 semanas a outra femea que havitava a mesma gaiola, tb quiz ocupar o ninho e (fe-lo) pondo tb 3 ovos.
Uma semana atrás reparo que os passaros andam muito irrequietos. Observo-os e reparo que a 2ª periquita em conjunto com o macho tentavam a todo o custo expulsar a 1ª periquita que ocupou o ninho.
Reparei tb que a 2ª periquita se encontrava com manchas de sangue numa vista e a 1ª toda picada na cabeça, sem algumas penas.
Retirei de imediato o periquito macho e a 2ª femea.
Neste momento existem 5 ovos.
A minha questão é a seguinte:
Será que quando nascerem os filhos, não vai haver uma subcarga para a periquita que está a tomar conta dos ovos?
Será que fiz a opção correcta em retirar tb o macho?
PS: o macho dá-se muito melhor com a periquita que está neste momento numa outra gaiola.
Podem ajudar-me?
Obrigado
Rui
Periquitos
Moderador: lamarosa
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
- Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
- Contacto:
Olá Rui!
Nunca se deve ter menos ninhos que fêmeas num viveiro. A regra minima manda que tenhamos no minimo 2 ninhos por cada fêmea. O numero de machos não interessa.
É possível que a fêmea que está no choco tire todos os ovos mas também é bem possível que não os consiga criar todos... Isso vai depender mesmo da fêmea...
Acho que não deveria ter tirado o macho. Apesar de ele se dar bem melhor com a fêmea que retirou, se ficasse sozinho com a fêmea que está a chocar, acabaria por se dar bem com ela uma vez que não se deixaria "influenciar" pela outra fêmea. Na minha opinião, acho que deveria ter tentado colocar pelo menos mais um ninho e não ter retirado as aves. A opção de as retirar viria apenas se o comportamento agressivo se mantivesse mesmo depois de terem mais um ninho disponível.
Nunca se deve ter menos ninhos que fêmeas num viveiro. A regra minima manda que tenhamos no minimo 2 ninhos por cada fêmea. O numero de machos não interessa.
É possível que a fêmea que está no choco tire todos os ovos mas também é bem possível que não os consiga criar todos... Isso vai depender mesmo da fêmea...
Acho que não deveria ter tirado o macho. Apesar de ele se dar bem melhor com a fêmea que retirou, se ficasse sozinho com a fêmea que está a chocar, acabaria por se dar bem com ela uma vez que não se deixaria "influenciar" pela outra fêmea. Na minha opinião, acho que deveria ter tentado colocar pelo menos mais um ninho e não ter retirado as aves. A opção de as retirar viria apenas se o comportamento agressivo se mantivesse mesmo depois de terem mais um ninho disponível.
Boa tarde Alberto,
Desde já agradeço o conselho relativo á Minha Questão.
Já tenho mais 4 Periquitos, e estou a seguir o conselho que me deu.
Obrigado mais uma vez.
Abraço,
Rui
Desde já agradeço o conselho relativo á Minha Questão.
Já tenho mais 4 Periquitos, e estou a seguir o conselho que me deu.
Obrigado mais uma vez.
Abraço,
Rui
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
- Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
- Contacto:
Não se deve ter mais fêmeas do que machos. Elas vão lutar pelo unico macho até à morte e é um problema quando ambas pôem ovos.