Aos Criadores de Hamster's

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
smille
Membro
Registado: segunda jan 05, 2004 4:33 pm
Localização: Hamster's, Piriquitos, Caturras, Mandarins, Forpus, Rolas, 2 gatas e 1 cão, 1casal de Canários

quinta fev 19, 2004 11:20 am

Rita, eu percebi exatamente o que se passou, e acho legitimo os teus pontos de vista, que por acaso até poderão ser iguais aos meus. O que eu acho muito chato, e ai já não concordo contigo – é tu saberes o email da Elsa, e em vez de mandares directamente para ela, fazeres rodar pelo forum, aguçando a curiosidade de quem lê, seja este um tema que interesse ou não...

Quando abri, esta “nova mensagem” aos criadores de Hamster’s, foi depois de ler quase todos os outros artigos, referentes a Hamster’s, e achei uma coisa incrivel o que se passava com ( Hamster – Perguntas e Respostas “minidiogo”), que se falava de tudo menos de hamster’s, de 10 pag.,só meia duzia de linhas escritas pelo Buzio, Elsa ( com a sua paciencia e sabedoria), Raptoresse e por Ti, é que se aproveitava, o resto tu leste. Graças a ti, a Elsa e a barbie julgo que estes 2 pag. Foram bastante ilucidativas, para que tenha hamster russo e não gostava que ficas-se uma pagina de bocas ou recentimentos,
a proposito os meus tios não funcionam tem alguma ideia da razão?
Coincidencia ou não, ainda tenho Hamster no areão ( acabar com o stock), e estes são os unicos que estão a ter crias. ! ?

Beijos

Carlos
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quinta fev 19, 2004 11:38 am

Olá Smille,
Os teus Tios? Serão trios? LOL... É que da tua familia não sei mesmo responder :p Mas se forem os trios dos hamsters, acho que a Elsa te pode elucidar melhor pois eu também não faço criação com trios, prefiro casais. ;)
Em relação ao areão e às aparas: As linhas que já se escreveram aqui não têm conta... Cada cabeça, sua sentença... Como já leste de certeza, o cat-litter pode provocar doenças respiratórias, além de que espalha muito pó e conheço casos de crias recem-nascidas que ficaram coladas ao areão e chegaram a perder membros por isso... Mas cada um decide por si ;)
Quanto às cores que tenho, pronto... Não chores mais :p Aqui estão elas:
- Argente
- Argente diluidos (alguns com colar)
- Argente platina
- Beige
- Branco DEW
- Branco REW
- Dove
- Dove diluidos (alguns com colar)
- Dove platina
- Mottled DEW e REW
- Preto Platina
- Preto
- Opal
- Opal Solido

Esses são os campbell... Além disso tenho todas as variedades de winter white, tenho também roborowskies e chineses.
Pronto Smille... Satisfeito? ;)
Aproveito para acrescentar que se me perguntarem directamente não tenho qualquer problema em responder... Sabes, às vezes somos presos por ter cão e por não ter... Se informas o que tens, os outros acham que te estás a gabar... Se te calas, às vezes também não agradas... Enfim, gregos e troianos :p

Um abraço,
Moya
Última edição por Moya em quinta fev 19, 2004 11:47 am, editado 1 vez no total.
smille
Membro
Localização: Hamster's, Piriquitos, Caturras, Mandarins, Forpus, Rolas, 2 gatas e 1 cão, 1casal de Canários

quinta fev 19, 2004 11:46 am

Moya és um espectáculo.

Quando for grande quero ser como tu.
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

quinta fev 19, 2004 1:24 pm

Olá olá olá!! :D

Mas que animado que isto está!! :p

Smille , quanto aos teus trios...porque não os passas a casal de novo?
O areão: deve ser mesmo coencidencia....

Elsa, adorei os documentos da genetica e cores dos hamsters ;)
Sabias que de um casal de dourados que eu tenho , as ninhadas vem 50% dourado e 50% dove?
LIndos lindos lindos

Moya querida...quanto aos casais...é assim mesmo...meninos e meninas serias...nada de bigamias :P
Beijos

Xanda
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta fev 19, 2004 5:55 pm

Barbie:

Olá Xanda. Fico muito contente por teres gostado dos documentos. Espero que te ajudem nas tuas criações.
Em relação ao casal de dourados ter dado dove... são ambos portadores do gene preto. A probabilidade deveria ser de 25% mas a natureza tem destas coisas... Eu também tive doves apartir de argentes pela primeira vez. Depois é que fui apurando os dove.

Smille:
Em relação aos trios, é como eu te disse, podem dar-se bem ou não. Se já com um casal ás vezes é complicado, um terceiro elemento pode ser pior. Além disso, a minha experiência reflete apenas os Campbell, que são por natureza mais sociais que os Winter-white. Se não te está a resultar, não percas tempo ( pois a vida reprodutiva deles é curta ), avança para casais e logo vês se te corre melhor.
Eu tive trios sem problemas com boa fertilidade, mas acho que, embora a sobrecarga para a fêmea seja maior, os casais são mais estáveis. Também tive outros trios, em que embora todos se dessem bem, era sempre a mesma fêmea a procriar. Assim estava a desperdiçar o potencial reprodutivo da outra fêmea... acabei por formar apenas o casal e colocar a fêmea excedente com outro macho.

Na criação, há toda uma dose de experimentação e engenho. O que resulta bem para uns, pode não ser o melhor para outros. As variáveis são imensas, desde o proprio caracter dos animais que temos, o seu grau de parentesco, a genética envolvida, o maneio, a alimentação, as instalações...

Em relação ao litter.... eu acho que é apenas coincidência. Não existe nada no litter que possa de alguma forma alterar a sua fecundidade.

Moya:
As tabelas estão quase. Tenho tido pouco tempo ultimamente. :oops:
smille
Membro

segunda fev 23, 2004 11:05 am

Notícias

“tive” ontem 22 fev. a 1ª ninhada com o granulado, quebrando assim a regra, e deixando-me mais tranquilo.

Em relação ao litter....
Eles nasceram no litter, cresceram no litter, já em adultos estiveram no litter, não teria sido uma mudança demasiado brusca muda-los para o granulado? Aparas? Feno?
Afinal foram colocados num “habitat “ que lhes era completamente desconhecido.

Não teria sido estes motivos que os fez retardar a criação?

Carlos
Moya
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 26, 2004 7:11 pm

Olá Smille, ;)
Acho muito dificil estas alterações terem provocado atrasos nos nascimentos... Os hamsters não são animais assim tão sensiveis a alterações. Se falassemos de esquilos ou porquinhos da India, talvez pudesse concordar pois têm uma sensibilidade diferente... Os hamsters comigo não os noto assim tão sensiveis.
Um abraço,
Moya
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

sexta fev 27, 2004 9:34 am

Bem, realmente aprende-se muita coisa por aqui :D
Por exemplo, não fazia a menor ideia que se podia dar comida de gato e de cão aos hamsters!!! Podem-me explicar um pouco melhor? (quantidade, etc...).
Neste momento tenho um hamster sírio (não sou criadora como vocês, gosto simplesmente de ter um dois por gosto) há quase 2 anos. É muito meiga e curiosa. Será que me podem dizer qual é esperança média de vida de um hamster? É que eu já tive alguns e esta tem sido a que tem durado mais... Infelizmente tive outros que duraram pouco tempo :( Não percebia bem porquê. Tinha-os num quarto que talvez fosse um pouco frio. Agora tenho a gaiola na sala e de Inverno a lareira está acesa todos os dias, logo é mais quentinho... ;) Será por isso?

São só algumas duvidas...

Abraços e boa sorte para as criações!
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

sexta fev 27, 2004 9:39 am

Bem, realmente aprende-se muita coisa por aqui :D
Por exemplo, não fazia a menor ideia que se podia dar comida de gato e de cão aos hamsters!!! Podem-me explicar um pouco melhor? (quantidade, etc...).
Neste momento tenho um hamster sírio (não sou criadora como vocês, gosto simplesmente de ter um dois por gosto) há quase 2 anos. É muito meiga e curiosa. Será que me podem dizer qual é esperança média de vida de um hamster? É que eu já tive alguns e esta tem sido a que tem durado mais... Infelizmente tive outros que duraram pouco tempo :( Não percebia bem porquê. Tinha-os num quarto que talvez fosse um pouco frio. Agora tenho a gaiola na sala e de Inverno a lareira está acesa todos os dias, logo é mais quentinho... ;) Será por isso?

São só algumas duvidas...

Abraços e boa sorte para as criações!
Jordania
Membro
Registado: quarta fev 25, 2004 6:12 pm

sexta fev 27, 2004 7:18 pm

- A esperança de vida dos Hamster’s varia mediante a raça, podendo ir de 1,5 a 4 anos, em relação aos sírios é de 2 a 2,5 anos, embora haja pessoas que os tenha até aos 4 anos
- O hamster alimenta-se de grãos, ervas, tubérculos e, ao contrário de muitos roedores, tem uma certa predilecção por insectos. Por isso a necessidade proteica do hamster é elevada, O hamster, como todos roedores, tem os dentes incisivos de crescimento contínuo, esses dentes precisam de desgaste, ai entram os biscoitos “duros” . Durante a gestação e enquanto amamenta é aconselhável complementar a dieta com biscoitos de gato.

Mas aqui no forum como já deves ter reparado as umas meninas que são exper. Na matéria, se isto não estiver muito correcto estou certo que intervêm .

Um abraço

Carlos
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta fev 27, 2004 9:16 pm

Está certíssimo carlos!! ;)

Bem vindo ao forum.

só um reparo.... nos hamsters não existem raças. São todos espécies diferentes.
smille
Membro

sábado fev 28, 2004 12:04 pm

Anão Russo Winter-White x Anão Russo Campbells

Após ter lido uns artigos, acho que já venho a fazer asneira à muito tempo.
Só agora soube que estas duas espécies de hamster’s são as unicas que podem ser cruzadas, e como tenho uns hamster’s que no inverso não ficam brancos provavelmente são Campbells, que já deveram ser filhos de Anão Russo Winter-White x Anão Russo Campbells ou seja não totalmente puros.

Anão Russo Winter-White x Anão Russo Campbells = a ????

Onde adquiri-los 100% ?
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 28, 2004 12:54 pm

Olá Smille: :)
Anão Russo Winter-White x Anão Russo Campbells = Dá normalmente asneira ;)
Provavelmente tiras uns hibridos... O que não é muito boa ideia. As vezes que fiz essa experiencia foi para tirar opal solidos e através de progenitores muito escolhidos.
Há uns tempos estive para desistir de winter white mas agora fiz uns casalitos... Tenho 2 ninhadas neste momento, com opals, saphiras e pearl.
Reconhecer um erro é muito bom! Parabens! E nós aqui em Portugal fazemos muitos, infelizmente... Mas assim se aprende ;)
Um abraço,
Moya
smille
Membro

segunda mar 01, 2004 12:25 pm

(Provavelmente tiras uns híbridos... ) !!!!

é possível? há hipóteses de tal acontecer ??
smille
Membro

sexta mar 05, 2004 5:08 pm

Híbrido?!

Para identificar se o seu hamster é puro ou híbrido preste atenção nas diferenças: o hamster campbells tem os olhos menores, cabeça mais curta, nariz pouco proeminente e uma distância quase igual dos olhos para o nariz e dos olhos para as orelhas, enquanto o hamster siberiano tem uma cabeça mais comprida, olhos maiores e mais escuros, uma distância maior dos olhos para as orelhas do que dos olhos para o nariz. Também há diferenças na pelagem: o hamster siberiano tem listras mais escuras nas costas, enquanto o campbells não tem listras ou, quando tem, são bem mais claras e finas.

hamster campbells X hamster siberiano

Se seu hamster apresenta características das duas espécies, ele é um híbrido

http://www.geocities.com/mesocricetus_2000/russos.htm

[b]Mas e se o hamster apresentar caracteristicas de um deles?[/b]
Responder

Voltar para “Exóticos”