Boa tarde a todos.
A situação é a seguinte:
Os meus pais têm um cão rafeiro de porte pequeno (de dois anos e meio e que não está castrado) com o qual vivi até à cerca de um ano altura em que casei e mudei de casa.
Entretanto este ano arranjei uma cadela de raça labrador que nesta altura tem 11 meses e já foi castrada.
este ano o natal será na minha casa e estará lá a familia toda e gostava que os meus pais também levassem o cão deles. Ora o problema começa aqui, pois os 2 não se dão, pois o pequenino começa a rosnar e nem se chega à cadela, mas esta depois da excitação inicial, acalma-se e nem lhe liga, no entanto ele está sempre, aparentemente, cheio de medo.
haverá alguma coisa que possa fazer para melhorar a relação deles?
já tentamos juntá-los num passeio. já tentamos em casa, mas o resultado é sempre o mesmo. o pequeno nem se chega à beira e começa a chorar para o meu pai pegar nele ao colo e se a cadela se chegar ele rosna e ladra.
ele só tem este comportamento com ela o que medeixa ainda mais intrigado... serão ciúmes?
Desde já agradeço qualquer resposta...
Ajuda (cães que não se dão)
Moderador: mcerqueira
Claramente o cão não gosta da sua cadela. Talvez por ela ser jovem e irrequieta e ele não queira interagir com ela. Eles não se pegam pois não? É não deixar a cadela chatear o cão e ter um cantinho no qual o cão se possa abrigar da cadela...
Acho que não é preciso que eles brinquem um com o outro... mas que apenas não impliquem. O cão necessita de saber que apesar da cadela estar lá, esta não o vai chatear e ele pode estar descansado. Também me parece que o cão não está bem sociabilizado e não como não sabe como interagir com outros cães reage de forma defensiva... (digamos que um "não me toques")
Acho que não é preciso que eles brinquem um com o outro... mas que apenas não impliquem. O cão necessita de saber que apesar da cadela estar lá, esta não o vai chatear e ele pode estar descansado. Também me parece que o cão não está bem sociabilizado e não como não sabe como interagir com outros cães reage de forma defensiva... (digamos que um "não me toques")
obrigado pela resposta...
Sim. eles não se pegam. quando estão juntos, ela tenta ir cheirá-lo e ele fica cheio de medo, mas se ela tentar aproximar-se do focinho dele, para o cheirar, como faz com os outros, ele rosna nessas alturas.
ela passado a excitação inicial acalma e nem lhe liga, e mesmo assim ele não se chega a ela.
ele consegue estar no mesmo espaço que ela, mas parece estar sempre em pânico e era isso que queria evitar. não preciso que sejam os melhores amigos, apenas que ele não implique com ela pois ela não tem qualquer interesse nele a não ser brincar.
ele com outros cães ou cadelas não tem este tipo de atitude, o que me deixa ainda mais sem perceber o porque dele reagir assim...
se alguém mais quiser mandar bitaitada eu agradeço.
cumprimentos!
Sim. eles não se pegam. quando estão juntos, ela tenta ir cheirá-lo e ele fica cheio de medo, mas se ela tentar aproximar-se do focinho dele, para o cheirar, como faz com os outros, ele rosna nessas alturas.
ela passado a excitação inicial acalma e nem lhe liga, e mesmo assim ele não se chega a ela.
ele consegue estar no mesmo espaço que ela, mas parece estar sempre em pânico e era isso que queria evitar. não preciso que sejam os melhores amigos, apenas que ele não implique com ela pois ela não tem qualquer interesse nele a não ser brincar.
ele com outros cães ou cadelas não tem este tipo de atitude, o que me deixa ainda mais sem perceber o porque dele reagir assim...
se alguém mais quiser mandar bitaitada eu agradeço.
cumprimentos!
Bom dia!
Peço desculpa por estar a invadir o tópico (apenas o faço para não criar outro com a mesma temática), mas gostaria de expor a minha situação.
Eu tenho uma cadela SRD com 4 anos e meio, porte mini. Este mês, fui passar um fim de semana à casa dos meus sogros em Lisboa (vivo no Porto) e levei a cadelinha. Já há bastante tempo que passo um fds por mês em Lisboa, mas sempre deixei a cadela na casa dos meus pais. Porém, depois dum episódio mais chato, decidi que prefiro levá-la comigo.
A reacção foi a seguinte: adorou a minha cunhada (tem 10 anos), deu-se muito bem com a minha sogra e no início, não gostou muito do meu sogro (é sempre assim, nunca confia nos homens) mas logo se habituou.
O problema é que eles têm uma cadela labrador com um ano e meio (mais ou menos). São as duas esterilizadas, se for relevante.
Eh pa, foi um fim de semana insuportável. A Aika (labrador) não deixou UM SEGUNDO a minha cadela em paz. A Dollie, no início, cheirou-a e tinha curiosidade em aproximar-se, curiosidade essa que acabou muito rápido.
Eu sei que a cadela da casa é que tem direito a andar por todo o lado, mas também me custou ter de andar com a minha sempre ao colo, ou fechada no quarto.
Por vezes, o meu marido segurava a Aika, e a Dollie andava no chão perfeitamente calma, passava ao lado dela, não ladrava, enfim, ignorava-a totalmente. Não tinha medo, nem se escondia.
O problema é que se a Aika estivesse solta, vinha imediatamente a correr para cima da Dollie. Esta fugia desalmadamente ou então ladrava e até rosnou! A labrador podia estar do outro lado da casa, mal eu saía do quarto com a Dollie ao colo, ela saltava-me logo para cima! De notar que este cão é obeso e extremamente mal comportado (roi tudo o que lhe aparece à frente, atira-se para cima de toda a gente, etc), mas é meiguinha. O que me perturbou foi que ela ignorava simplesmente qualquer correcção para parar. E quando a seguravam, ela debatia-se e gania. Isto não é ansiedade a mais?
Eu sei que a culpa é dos meus sogros, que não a educam, e não da cadela, mas fiquei esgotada.
Alguma sugestão?
Desculpem o testamento.
Peço desculpa por estar a invadir o tópico (apenas o faço para não criar outro com a mesma temática), mas gostaria de expor a minha situação.
Eu tenho uma cadela SRD com 4 anos e meio, porte mini. Este mês, fui passar um fim de semana à casa dos meus sogros em Lisboa (vivo no Porto) e levei a cadelinha. Já há bastante tempo que passo um fds por mês em Lisboa, mas sempre deixei a cadela na casa dos meus pais. Porém, depois dum episódio mais chato, decidi que prefiro levá-la comigo.
A reacção foi a seguinte: adorou a minha cunhada (tem 10 anos), deu-se muito bem com a minha sogra e no início, não gostou muito do meu sogro (é sempre assim, nunca confia nos homens) mas logo se habituou.
O problema é que eles têm uma cadela labrador com um ano e meio (mais ou menos). São as duas esterilizadas, se for relevante.
Eh pa, foi um fim de semana insuportável. A Aika (labrador) não deixou UM SEGUNDO a minha cadela em paz. A Dollie, no início, cheirou-a e tinha curiosidade em aproximar-se, curiosidade essa que acabou muito rápido.
Eu sei que a cadela da casa é que tem direito a andar por todo o lado, mas também me custou ter de andar com a minha sempre ao colo, ou fechada no quarto.
Por vezes, o meu marido segurava a Aika, e a Dollie andava no chão perfeitamente calma, passava ao lado dela, não ladrava, enfim, ignorava-a totalmente. Não tinha medo, nem se escondia.
O problema é que se a Aika estivesse solta, vinha imediatamente a correr para cima da Dollie. Esta fugia desalmadamente ou então ladrava e até rosnou! A labrador podia estar do outro lado da casa, mal eu saía do quarto com a Dollie ao colo, ela saltava-me logo para cima! De notar que este cão é obeso e extremamente mal comportado (roi tudo o que lhe aparece à frente, atira-se para cima de toda a gente, etc), mas é meiguinha. O que me perturbou foi que ela ignorava simplesmente qualquer correcção para parar. E quando a seguravam, ela debatia-se e gania. Isto não é ansiedade a mais?
Eu sei que a culpa é dos meus sogros, que não a educam, e não da cadela, mas fiquei esgotada.
Alguma sugestão?
Desculpem o testamento.

A minha sugestão em ambos os casos, e de resto é o que faço com a minha.
Sociabilizem bem os cães,optem pela qualidade das experiências e não pela quantidade.
Além dos passeios higiénicos tentem lhes dar voltas maiores para puderem extravasar a energia em excesso e não se transformar em frustração.
Tenham em atenção a idade e o porte dos cães para lhes dar a quantidade de exercício adequado.
Em ambos os casos existe uma diferença de idades, e isso ás vezes conta, efusividade a mais de um dos lados e falta de pachorra do outro.
Pode existir também na equação um complexo de Napoleão a considerar (comum a todos cães piquenos
).
Portanto em resumo.
- cansem os cães (voltas maiores e sistemáticas),deixem explorar o meio circundante (p.e. jardins e parques sempre com trela, extensível de preferência.) tendo sempre em conta a idade e o porte do animal.
-sociabilizem os animais ,quanto mais e melhor,melhor.
- Não peguem nos cães nem lhes dêem festinhas quando demonstram medo,pois só estão a reforçar e recompensar esse comportamento indesejado. Se necessário, intervenham, afastando ou evitando a suposta ameaça e depois ou durante (conforme o caso) falem normalmente com o vosso cão andando normalmente.
Para o labrador obeso,a minha sugestão é:
reduzir a ração e aumentar-lhe o exercício.
Agora é com vocêsses
Bom proveito.
p.s.-a minha quando chega a casa do passeio grande (6,8, 10km) cai para o lado.
Sociabilizem bem os cães,optem pela qualidade das experiências e não pela quantidade.
Além dos passeios higiénicos tentem lhes dar voltas maiores para puderem extravasar a energia em excesso e não se transformar em frustração.
Tenham em atenção a idade e o porte dos cães para lhes dar a quantidade de exercício adequado.
Em ambos os casos existe uma diferença de idades, e isso ás vezes conta, efusividade a mais de um dos lados e falta de pachorra do outro.
Pode existir também na equação um complexo de Napoleão a considerar (comum a todos cães piquenos

Portanto em resumo.
- cansem os cães (voltas maiores e sistemáticas),deixem explorar o meio circundante (p.e. jardins e parques sempre com trela, extensível de preferência.) tendo sempre em conta a idade e o porte do animal.
- Não peguem nos cães nem lhes dêem festinhas quando demonstram medo,pois só estão a reforçar e recompensar esse comportamento indesejado. Se necessário, intervenham, afastando ou evitando a suposta ameaça e depois ou durante (conforme o caso) falem normalmente com o vosso cão andando normalmente.
Agora é com vocêsses

Bom proveito.
Obrigada pela resposta.botas96 Escreveu:A minha sugestão em ambos os casos, e de resto é o que faço com a minha.
Pode existir também na equação um complexo de Napoleão a considerar (comum a todos cães piquenos).
Portanto em resumo.
Agora é com vocêsses
Bom proveito.

A labrador (Aika) não é nossa, é dos meus sogros, e em relação ao facto de ela ser obesa, não posso fazer nada.
A Dollie faz bastante mais exercício, é tranquila e não tem medo da outra, se esta não concentrar toda a energia na minha. Anda sem problema à frente dela, abanando o rabo normalmente e não foge.
O problema maior é mesmo como é que eu (ou o meu marido) havemos de controlar a labrador, se há algo que possamos fazer. Porque é muito chato a minha estar sempre a levar com a outra em cima, é muito chato eu mesma estar sempre a levar com ela em cima (porque ela salta para mim, quando tenho a Dollie ao colo)...
Eu repreendo a minha sempre quando esta demonstra estar medrosa ou nervosa. Digo Nao! e tento cortar o nervosismo. Mas se até eu já estava farta de ser atropelada por uma bola de ansiedade (

Quanto ao labrador. Se não consegue fazer nada com a comida, enfim, ao menos diga a quem de direito que nas sacas de ração está lá a ddr recomendada para o peso do cão e ás vezes também consoante a actividade do cão, o resto depende do auto controlo dos seus sogros.
Quanto à energia, quando visitar os seus sogros,você ou o seu consorte pode sair de casa meia hora a uma hora mais cedo com ela quando forem passear os cães.
Mais tarde irá o outro e vão todos dar uma volta.
Assim se o"terror" não se acalmar durante o passeio com a vossa, irá amainar depois quando chegar a casa,isto é em princípio e é só uma sugestão.
p.s.- tenham também em consideração o facto dela estar obesa.
bom proveito.
Tenho a felicidade de haver um retriever assim cá na minha zona,utilizo-o para pôr a minha a correr. Que eu sou calão.
Quanto à energia, quando visitar os seus sogros,você ou o seu consorte pode sair de casa meia hora a uma hora mais cedo com ela quando forem passear os cães.
Assim se o"terror" não se acalmar durante o passeio com a vossa, irá amainar depois quando chegar a casa,isto é em princípio e é só uma sugestão.
bom proveito.
Tenho a felicidade de haver um retriever assim cá na minha zona,utilizo-o para pôr a minha a correr. Que eu sou calão.

Tenho dois cães da mesma idade, um no exterior e outro dentro de casa. Um é calmo e não gosta de cães excitados, e o outro é precisamente excitado.
Quando se cruzam, limitam-se a ignorar um ao outro e se algum se "estica" tanto um como outro teem formas para dar um "chega pra lá" ou a rosnar ou a enxotar com a pata.
No geral, vivem em paz.
Quando eram mais jovens existiam alguns confrontos entre eles e a resolução passou apenas por corrigi-los várias vezes. Depois de aprenderem os vários limites e territórios de cada um, acalmaram.
Quando se cruzam, limitam-se a ignorar um ao outro e se algum se "estica" tanto um como outro teem formas para dar um "chega pra lá" ou a rosnar ou a enxotar com a pata.
No geral, vivem em paz.
Quando eram mais jovens existiam alguns confrontos entre eles e a resolução passou apenas por corrigi-los várias vezes. Depois de aprenderem os vários limites e territórios de cada um, acalmaram.

<p> </p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Botas96, obrigada pela opinião.botas96 Escreveu:Quanto ao labrador. Se não consegue fazer nada com a comida, enfim, ao menos diga a quem de direito que nas sacas de ração está lá a ddr recomendada para o peso do cão e ás vezes também consoante a actividade do cão, o resto depende do auto controlo dos seus sogros.
bom proveito.

O problema da Aika é que, além de não fazer muito exercício (como tem quintal, os meus sogros pouco a levam à rua), ela come imenso e não só ração. O meu sogro particularmente dá-lhe de tudo do prato dele.

Já os alertei tantas vezes que já levei bocas, a dizer que já tiveram cães antes e também lhes davam muita comida daquela e eles não morreram por causa disso. Ora, tá bem, não digo mais nada. lol
Nós chegamos a levar os cãezitos para dar um passeio juntos. Mas é um pouco complicado, porque eu gosto de soltar a minha em parques ou descampados, porque ela adora correr e não foge. Mas com a Aika não se pode fazer isso, ela foge e a meio do passeio já está exausta.
De facto, quando chegamos a casa, a loucura parou porque a minha sogra deu-lhe um osso de borracha e ela estava tão entretida a desfazê-lo, que a minha estava sentada ao lado dela no sofá!
Mas quando perdeu o interesse no osso, saltou logo e a Dollie ia tendo um ataque cardíaco.

É um cão mesmo maluco. Tentar habituá-las vai ser difícil porque só lá vou uma vez por mês.
Hoje, por acaso, vou à vet porque ela vai levar a vacina anual e vou pedir sugestões... Embora milagres não se façam. (Eu devia era educar os meus sogros, mas isso é mais complicado. -.-)
Eu também era assim...despreocupado,até ao dia.
Se me permite a sugestão e com o devido respeito...
Então diga lá aos senhores, seus sogros. O seguinte:
O problema está somente na conduta deles e a falta de auto controlo deles pode vir a delapidar a saúde da cadela, entre muitos outros problemas saliento:
- diabetes
- problemas de articulações e agravamento de uma possível displasia existente (comum entre os labradores).
Quanto à comida e quanto a mim, comida natural, é cozida em água sem sal nenhum,nem qualquer tipo de condimentos. Convém aprofundar os conhecimentos de nutrição,para puder dar uma dieta equilibrada e específica para cães na integra,mas é um bom suplemento/variação ocasional da ração.
Quanto à sociabiização. Nem que o cão em questão tivesse n hectáres só para si,convém sociabilizar com outros e com pessoas.
Para desenvolver as suas capacidades sociais e não só, imprescindíveis a qualquer ser que viva em sociedade.
isto vindo de alguém outrora despreocupado.
Deixo-lhe este material para a/o apoiar.
http://www.cpc.pt/?registos/displasia2012,pt
http://www.saudeanimal.com.br/artigo1.htm
http://pt.ez9articles.appspot.com/artic ... ur-dog-fat
http://essps.pt/01_ESSPS_PORTAL_WEB/_NO ... comuns.htm
http://mdemulher.abril.com.br/casa/repo ... 0829.shtml
http://diariodonordeste.globo.com/mater ... go=1037213
http://forum.adestradoronline.com/showt ... ndamentos)
http://www.dogtimes.com.br/adestramento7.htm
http://www.cachorroverde.com.br/index.p ... idaadulto/
Desejo boa sorte e um bom ano novo.
Bom treino
O problema está somente na conduta deles e a falta de auto controlo deles pode vir a delapidar a saúde da cadela, entre muitos outros problemas saliento:
- diabetes
- problemas de articulações e agravamento de uma possível displasia existente (comum entre os labradores).
Quanto à comida e quanto a mim, comida natural, é cozida em água sem sal nenhum,nem qualquer tipo de condimentos. Convém aprofundar os conhecimentos de nutrição,para puder dar uma dieta equilibrada e específica para cães na integra,mas é um bom suplemento/variação ocasional da ração.
Quanto à sociabiização. Nem que o cão em questão tivesse n hectáres só para si,convém sociabilizar com outros e com pessoas.
Para desenvolver as suas capacidades sociais e não só, imprescindíveis a qualquer ser que viva em sociedade.
Bom treino

Muito obrigada pelos links informativos.botas96 Escreveu:Eu também era assim...despreocupado,até ao dia.
- diabetes
Bom treino

E em relação às duas não se darem bem, acho que também não há muito a fazer... Eu ando a tentar educar a Dollie, para ser menos nervosa, mas sendo o esforço só de uma parte, é difícil. Já sei que quando for à casa dos meus sogros, não posso sair e deixar lá as duas cadelas (porque a Aika destruiria as portas, caso a minha ficasse num quarto fechada), e vou ter de andar sempre com a cadela ao colo, ou então fechada. O que vale é que ela dá uns 5 sprints quando a trago à rua e depois é só dormir.